Lily pipe vs Flauta em plantado


Recommended Posts

Boas.

 

Preciso de melhorar a circulação da agua no meu aqua de 100L mas por enquanto não quero comprar um filtro mais potente.

 

Tenho um Tetratec EX 700, 700l/h, dizem eles...

 

Tenho uma bomba de circulação de 600l/h.

 

O que criará melhor circulação?

 

Uma flauta, varias, a todo o comprimento do vidro de traz do aqua a apontar ao vidro da frente? Terá "força" o filtro para tanto buraco?

 

Ou um desses Lily pipes da moda? Serão realmente eficazes em termos de circulação de agua ou são mais estetica que outra coisa?

 

Agradeço toda a ajuda que possam forneçer...

 

Cumps.

Cumprimentos,

Luis Batista

Wet Dream 100x30x45 (9 Abril 2014) Easy Rider 50x50x50 (28 Maio 2015)

Green Velvet 53x26x34 (12 Outubro 2015)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, eu usava lily pipe no inicio e fiquei-me por uma flauta,

A circulação fica mais forte por haver mais pressão caso uses poucos buracos e consegues ter mais movimentação na água se apontares a flauta para cima com ela dentro da água.

Projecto de um mundo submerso

15lt Shrimp Booty Camp

 

"You think you're the only ones who matter. You think you can put off death. But that peace made you foolish and thoughtless. If you kill someone, someone else will kill you… this hatred binds us together."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

 

Boas, eu usava lily pipe no inicio e fiquei-me por uma flauta,

 

A circulação fica mais forte por haver mais pressão caso uses poucos buracos e consegues ter mais movimentação na água se apontares a flauta para cima com ela dentro da água.

Boas.

Também me parece que a flauta seja melhor a circular a agua, pelo menos em aquas de maior dimensão.

Já andei a estudar a coisa e amanha vou comprar tubo de pvc e um par de cotovelos para testar isso...

Já agora usas a flauda na lateral como eu ou usas no vidro de traz?

Cumps.

 

Enviado através da ponta dos meus dedos!

 

 

Cumprimentos,

Luis Batista

Wet Dream 100x30x45 (9 Abril 2014) Easy Rider 50x50x50 (28 Maio 2015)

Green Velvet 53x26x34 (12 Outubro 2015)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uso na lateral, com a entrada de água abaixo,

 

O fluxo assim vai de cima, bate na lateral em frente, vai para baixo, e varre tudo,

 

Com a lily não era nada disto, era uma confusão a menos que arranjes uma que tenha curvatura para cima, mas são caras e apenas te dão uma visão um pouco melhor,

Uma flauta nem se nota assim tanto :)

 

Ora vê:

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=220633&page=11http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=220633&page=11

Projecto de um mundo submerso

15lt Shrimp Booty Camp

 

"You think you're the only ones who matter. You think you can put off death. But that peace made you foolish and thoughtless. If you kill someone, someone else will kill you… this hatred binds us together."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uso na lateral, com a entrada de água abaixo,

 

O fluxo assim vai de cima, bate na lateral em frente, vai para baixo, e varre tudo,

 

Com a lily não era nada disto, era uma confusão a menos que arranjes uma que tenha curvatura para cima, mas são caras e apenas te dão uma visão um pouco melhor,

 

Uma flauta nem se nota assim tanto :)

 

Ora vê:

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=220633&page=11http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=220633&page=11

Tens um aqua todo bonito parabéns

Agora tou no móvel mas logo que possa vou ver essas fotos no PC para poder ver isso ao pormenor.

Que tapete tens?

O meu de marsilea não ha meio de fechar...

Cumps

 

 

Enviado através da ponta dos meus dedos!

 

 

Cumprimentos,

Luis Batista

Wet Dream 100x30x45 (9 Abril 2014) Easy Rider 50x50x50 (28 Maio 2015)

Green Velvet 53x26x34 (12 Outubro 2015)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado :)

Agora o aqua ta um pouco diferente, menos denso pois andei a remover plantas e colocar outras, irei atualizar quando ele estiver mais maduro,

Tinha tapete de hydrocotyle tripartita mas davam imenso trabalho a manter e eram demasiado altas para a planta de tapete que quero, por isto retirei.

Projecto de um mundo submerso

15lt Shrimp Booty Camp

 

"You think you're the only ones who matter. You think you can put off death. But that peace made you foolish and thoughtless. If you kill someone, someone else will kill you… this hatred binds us together."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caros,

 

Flautas e Lilly Pipes são coisas completamente diferentes e com objectivos diferentes.

Se falamos de um plantado com injecção de CO2 e fertilização na coluna de água (diárias ou não), o Lilly Pipe, desde que de qualidade, conseguirá uma muito melhor circulação.

Raparem que num plantado, eventualmente com plantas de caule, o que se pretende não é a água a sair com "mais pressão" mas um movimento o mais homogêneo possível em todo o aquário. A razão é simples: levar nutrientes a todo o lado, incluindo nas zonas de plantas de caule.

Alem disso, muita força faz com que as plantas de caule façam "surf" e não será isso que se pretende pq esteticamente ficará feito.

 

As flautas, com demasiada movimentação na superfície, tb tendem a fazer perder mais CO2.

 

O Lilly Pipe, tendo uma "boca" mais larga, faz com que a água não seja direcionada apenas em frente para para todos os lados da saída, permitindo que haja mais locais com a água a ser movimentada mas, obviamente, com menor velocidade.

Claro que há vários "glasswares" e com vários tipos de saída. Os Violet Pipes, inclusivamente, têm uma movimentação mais diagonal que é excelente para plantas de tapete.

Muitos deles têm formatos de saída que possibilitam um remoinho no topo para evitar a gordura no topo de água.

 

Pedro.

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caros,

 

Flautas e Lilly Pipes são coisas completamente diferentes e com objectivos diferentes.

Se falamos de um plantado com injecção de CO2 e fertilização na coluna de água (diárias ou não), o Lilly Pipe, desde que de qualidade, conseguirá uma muito melhor circulação.

Raparem que num plantado, eventualmente com plantas de caule, o que se pretende não é a água a sair com "mais pressão" mas um movimento o mais homogêneo possível em todo o aquário. A razão é simples: levar nutrientes a todo o lado, incluindo nas zonas de plantas de caule.

Alem disso, muita força faz com que as plantas de caule façam "surf" e não será isso que se pretende pq esteticamente ficará feito.

 

As flautas, com demasiada movimentação na superfície, tb tendem a fazer perder mais CO2.

 

O Lilly Pipe, tendo uma "boca" mais larga, faz com que a água não seja direcionada apenas em frente para para todos os lados da saída, permitindo que haja mais locais com a água a ser movimentada mas, obviamente, com menor velocidade.

Claro que há vários "glasswares" e com vários tipos de saída. Os Violet Pipes, inclusivamente, têm uma movimentação mais diagonal que é excelente para plantas de tapete.

Muitos deles têm formatos de saída que possibilitam um remoinho no topo para evitar a gordura no topo de água.

 

Pedro.

Boas.

Tendo os Lilly pipes o bocal de saída maior, não será necessário um filtro de maior potência para alcançar uma movimentação homogénea em toda a coluna de agua?

Verifico isso mesmo se retirar a flauta do meu, ficando apenas com o bocal que nela encaixa.

Nada como testar um qualquer tipo de glassware destes mas não me parece que seja eficaz num aquário plantado com tronco e rochas ao centro como o meu.

Obrigado pelo teu feedback

Cumps.

 

Enviado através da ponta dos meus dedos!

 

Editado por Luis Batista

Cumprimentos,

Luis Batista

Wet Dream 100x30x45 (9 Abril 2014) Easy Rider 50x50x50 (28 Maio 2015)

Green Velvet 53x26x34 (12 Outubro 2015)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Luís,

 

E como se "comportam" as plantas de caule com flauta no topo?

Se tiveres plantas mais frageis como a Didiplis Diandra, etc, vais ver que dificilmente as vais conseguir manter.

 

Mas lá está, depende do aquário, das plantas, do hardscape, etc...

 

Pedro.

  • Votar + 1

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

 

Luís,

 

E como se "comportam" as plantas de caule com flauta no topo?

Se tiveres plantas mais frageis como a Didiplis Diandra, etc, vais ver que dificilmente as vais conseguir manter.

 

Mas lá está, depende do aquário, das plantas, do hardscape, etc...

 

Pedro.

De facto cada aquário ė único, com a disposição de flora e hardscape singulares.

Ate acho a sua piada ao glassware e tou tentado a experimentar um conjunto desses baratuxos do eBay.

 

 

Enviado através da ponta dos meus dedos!

 

 

Cumprimentos,

Luis Batista

Wet Dream 100x30x45 (9 Abril 2014) Easy Rider 50x50x50 (28 Maio 2015)

Green Velvet 53x26x34 (12 Outubro 2015)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais