TetraTec EX1200


Recommended Posts

Boas amigos.

Neste momento tenho um aqua de 100 comp ,30 de largura e 40 de altura..

Tenho um ALEAS XP-08 que comprei à um ano e usava num aqua de 50litros...

Mas reparo que este filtro não filtra como deveria,a água fica verde e muitos detritos de fezes no fundo...

Estive a ver preços e reparei nos TetraTrec ,e estava a pensar adquirir um deles...

Eu não sei se são bons e se fazem o trabalho 5estrelas e é por isso que estou a aqui para vos perguntar.

Poderei comprar o TetraTec EX1200 mesmo tendo o aqua 120litros? É que se comprar o EX700 e quiser fazer um update no futuro teria de comprar o EX1200 na mesma,porque o 1200 é para aquas de 200 a 500 litros e o 700 de 100 a 250...

Faz mal ter um filtro demasiado forte para um aqua mais pequeno?

 

Bem axo que é tudo,mas mais alguma coise eu pergunto

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

O único problema poderá ser a circulação que o filtro fará na coluna de água.

Pessoalmente gosto de bastante circulação, considero que promove boa qualidade da água e limpeza.

 

Se verificares circulação a mais, podes sempre colocar flautas maiores, abrir furos maiores nas flautas, ideias desse género.

 

Filtragem a mais, ou mais espaço para matérias filtrantes, nunca fez mal a nenhum aquário :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se puderes comprar o 1200, é sempre melhor :D

Ainda por cima se a intenção é no futuro fazer um upgrade do aquário, acabas a médio/longo prazo por poupar dinheiro.

 

Tenho 1 EX1200 e considero-o um bom filtro, a todos os níveis :thumbup3:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então irei comprar o 1200,mas isso de fazer metade do que a marca diz,não percebi

 

Qualquer filtro é testado com o copo vazio, ou seja, sem nenhum tipo de atrito das matérias filtrantes.

Quando um filtro tem a capacidade de 1200 l/h quer dizer que foi testado vazio e que faz esse fluxo.

 

Depois depende das matérias filtrantes que usares. Todas as matérias reduzem o fluxo, mas nem todas o reduzem na mesma proporção.

De qualquer modo eu nunca considero um filtro apenas pela capacidade de l/h que anuncia. Vejo o tamanho do copo do filtro, vejo o consumo energético que faz e a qualidade dos materiais de construção do próprio filtro. Para mim é importante um filtro que eu preveja que me vai durar, dar poucos ou nenhuns problemas mecânicos e que tenha uma capacidade grande para poder colocar matérias filtrantes, especialmente biológicas.

Se tiveres um bom filtro com matérias filtrantes más ou inadequadas, a filtragem será deficiente. Um filtro muito potente, mas sem espaço para matérias filtrantes obriga-te a uma manutenção periódica mais curta e eu não gosto de andar sempre a abrir os filtros.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Todas as marcas perdem caudal. Até mesmo dentro das marcas existem diferenças nos diversos modelos que a marca possa ter. Não podemos comparar 1 Ecco Pro da Eheim com um Eheim Clássico, por exemplo, e são da mesma marca.

Todas as marcas também têm os seus prós e contras, é como tudo na vida.

 

As matérias filtrantes têm a maior parte da influência na perda de caudal. Até o tamanho das mangueiras que mantemos desde o filtro ao aquário tem influência. O filtro quando está mais sujo, perde caudal. Eu tenho filtros da JBL, da Tetra e da Eheim e considero as 3 marcas como boas apostas.

 

Se vais fazer 1 compra a pensar num upgrade de aquário, compra já um filtro a pensar nisso. Pegando no exemplo da Tetra, compras 1 Ex700 por 75€, mais tarde nos classificados valerá metade disso, é assim que funciona. Se investires agora 120€ num EX1200 ficas com filtro para este e para próximos aquários. Verás que pouparás dinheiro no fim das contas.

 

Do mesmo "calibre" do EX1200 tens também o JBL e1501, a Eheim tem várias gamas com a qualidade Eheim e também conheço pessoas que têm dito bem dos filtros da Odyssea (Eu nunca tive, não conheço).

 

Abraço :thumbup3:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito Obrigado Amigo :) :smile: :)

Irei ver o modelo da jbl e depois digo algo :)

Boa Semana!


O jbl é mais filtragem biologica?

Qual mesmo o melhor o JBL e1501 ou o TetraTec EX1200 e que deixe a água transparente e que o aquario não fique verde..e sem dejetos no fundo aahhaahhaah

Editado por JoãoVieira
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O JBL não é filtragem biológica. Os filtros da JBL trazem cerâmicas de oferta e umas esponjas.

Em qualquer filtro que tenhas tens de fazer um equilíbrio entre filtragem mecânica, normalmente esponjas que retêm o lixo, e a filtragem biológica, matérias onde as bactérias se alojam.

 

Eu aposto em manter mais filtragem biológica do que mecânica, mas isso são opções pessoais. A qualidade das matérias filtrantes faz toda a diferença na qualidade da filtragem.

 

Eu tenho 1 e1501 e 1 EX1200. Recomendaria ambos.... Talvez possa apontar a JBL com a vantagem de ser mais fácil de encontrar Spare parts.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais