ajuda no novo projeto ciclídeos africanos


Recommended Posts

Boa noite a todos,

 

Depois de ter me iniciado num aquário comunitário rapidamente passei para um biótopo da America do sul, começando com escalares... Mas a minha grande paixão sempre foi os ciclídeos...

Tenho lido muitos artigos aqui no fórum que me tem ajudado bastante, mas de inicio tudo faz confusão :character0050:...

Tenho um aquário com as medidas 150Cx50Lx60A e a minha duvida está na escolha da Fauna e tudo o que a engloba....

 

As questões:

 

1- Ciclídeos do lago Malawi ou Tanganicas ???

2- Dependendo da escolha, quias os ciclídeos a considerar para o aquário com estas dimensões ???

3- Se possível que me ajudassem no numero ou casais a ter..??

 

 

Obrigado pela vossa atenção

 

Aguardo a vossa ajuda.

 

Ass Pedro Almeida

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

o aquário tem umas boas medidas para africanos.

quanto a malawi, ou tanganica, a escolha tem de ser tua.

quem tem malawi, vai-te recomendar malawi, e vice versa.

eu pessoalmente tenho malawi porque gosto mais de ter muita cor e variedade de espécies no aquário, e porque gosto mais de malawis.

 

são aquários muito diferentes a todos os níveis, portanto o resto só depois dessa escolha.

Editado por Rui Cardoso

Um Abraço

Rui Cardoso

discusani2.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Rui ja esta decidido vai ser Malawi preciso de uma ajudinha

 

Relação 1 / 3 sendo 1 o macho e 3 as fêmeas

P elongatus ou L mbamba ( será possivel ter as duas especies evitando o hibridismo )

P. socolofi albino

P. socolofi

L. caeruleus yellow

L. trewavasae OB laranja

Agora as perguntas

O que acham da fauna?? é compatível, evito o hibridismo?

A filtragem é suficiente visto que teria cerca de 20 peixes?

É fácil encontrar esta fauna?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não sei qual é a filtragem que tens no aquario.

quanto a especies, penso que não deves por os 2 primeiros juntos, pois são especies muito parecidas.

juntar socolofi com socolofi albino tambem é capaz de dár asneira.

nao gostas dos metriaclima?

tens vários muito giros.

tambem podes por uma cynotilapia.

melanochromis e tropheops não te recomendo, pelo menos de inicio, mas de resto podes por tipo:

 

-1 especie de cynotilapia

-1 especie de labeotropheus

-1 ou 2 especies de labidochromis(escolher 2 bem diferentes)

-2 ou 3 especies de metriaclima

-2 ou 3 especies de pseudotropheus

 

nem todos precisam de trios , algumas especies mais calmas podes manter casais, nas mais agressias podes por trios.

 

Escolhe peixes de padrões de cores diferentes. Nunca escolhas uma espécie com fêmeas iguais (exemplo as fêmeas amarelas).
Isto se quiseres um projecto em condições, ou seja, montado por diversos anos.

 

Se quiseres montar um aquário cheio de mbunas por meio ano ou um ano, mete os que quiseres, não há crise nenhuma.

Editado por Rui Cardoso

Um Abraço

Rui Cardoso

discusani2.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

muito obrigado mais uma vez pela boa explicação eu quero fazer algo como deve de ser biggrin.png' alt=':biggn:'> .

 

O aquário tem cerca de 350 litros de água agora a minha grande duvida depara-se com a filtragem..

 

mais uma vez muito obrigado é bom falar com quem entende das coisas :)


a filtragem que tenho neste momento é

 

1 filtro rena xp4 e 1filtro cristalprofi 401

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a capacidade dos filtros é respectivamente 1500 lts e 450 lts hora

 

Em relação á fauna

1 especie de cynotilapia sp hara

1 especie de labeotropheus trewavasae

1 ou 2 especies de labidochromis caeruleus e White

2 ou 3 especies de metriaclima zebra chilumba; elongatus chewere e Metriaclima Gome

2 ou 3 especies de pseudotropheus zebra gold; emmiltos e callainos

Quantos deveria colocar e quais deles deveria fazer casais e trios??

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a filtragem dá, mas se tiveres hipótese põe um filtro mais forte em vez do de 450l.

 

cynotilapia hara com zebra chilumba não dá.são peixes muito parecidos, e ambos , muito agressivos.

ou um, ou outro.

 

caeruleus e caeruleus white tambem não, certamente irias gerar hibridos.

são peixes "iguais", só muda a côr.

mantem o que mais gostares, e escolhe outro.

 

esse pseudotropheus emmiltos, nunca ouvi falar, e penso que nunca vi em nenhum sitio para venda.

 

a nivel de racios, punha trios nos hara ou chilumba, depende qual optares.

idem para os c aeruleus.

chewere tb trio (se não te importares com criações, caso contrario põe só um casal.estes é tipo coelhos...pelo menos no meu aquario).

Um Abraço

Rui Cardoso

discusani2.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite Rui, depois de hoje ter partido a cabeça a pesquisar e visitar lojas e ter obtido alguns contactos de criadores de ciclídeos ( pois quero saber se conseguia arranjar os peixes que queria ) ja fiz a minha escolha apenas precisa de umas afinações que com a sua ajuda vou la chegar certamente... :)

 

Finalmente a fauna escolhida, agradecia que me ajuda-se a nivel de racios e se acha que está tudo direito para evitar o hibridismo, agradeço tambem novas sugestões pois como ja disse quero fazer algo com pés e cabeça :baned:

 

Cynotilapia afra red top

labeotropheus trewavasae thumbi west

labidochromis caeruleus

labidochromis sp perlmutt

metriaclima hajomaylandi

metriaclima lambardoi

pseudotropheus acei ngara

pseudotropheus red zebra

pseudotropheus demasoni ou pseudotropheus elongatus?????qual posso colocar nesta fauna evitando o hibridismo, gosto bastante dos dois por isso a escolha n será dolorosa loool ????

 

 

 

Os peixes serão comprados certamente com o tamanho entre 2 a 4 cm todos eles, neste caso qual as espécies deveria introduzir no aquário primeiro??? devo aguardar quanto tempo entre espécies no que diz respeito á entrada no aquário para que eles possam estabelecer o seu território ?????

 

 

preciso de ajuda

 

obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Pedro

 

Pela minha experiencia e certamente outros hibridismo é coisa que não consegues evitar mas sim minimizar e o conselho que dou e que me deram é que se não ves o acasalamento não aproveites a boca. posso dizer que já tive um Lab. Hongi que acasalou com uma aulonocara por isso.....

 

Quanto ás espécies e rácios dos que apontas apenas o demasoni recomendo superior a 1:1 ou seja 1:2 ou 1:3 mas difícil será encontrares.

Os restantes podes ter 1:1

 

A introdução das espécies idealmente seria todos ao mesmo tempo ou na mesma semana para definirem territorios mas se forem todos jovens não tens problema

 

 

Abraço

Luis

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Luis,

 

Os peixes que indiquei consigo certamente arranjar :) e a preços bastante apelativos mas o grande problema esta que com o tamanho que os consigo arranjar n me garantem a sexagem e dai pensar em optar por trios e apos formar o casal retirar o que está a mais

Link to comment
Partilhar nas redes sociais