Qual a possibilidade....?


Pedro Bernardo

Recommended Posts

Boas,

 

Tenho um aquário de 200 litros plantado e tenho andado a fazer algumas alterações na flora e ponderava alterar um pouco a fauna.

 

Adoro ver os cardume dos cardinais, mas queria mais vida no aquário... adorava ter Discus

 

Actualmente tenho um Betta que brevemente irá para um outro aquário, tenho um casal de colisas que também irá para outro aquário.

 

Resumindo ficarei com os cardinais, e com ottos's, cory's, ancistrus e um gato bajo.

 

Tenho dois filtros um eheim pro 3 350 + eheim classic 250 + filtro UV de 18W com espiral para os duzentos litros.

 

A temperatura da água tem andado nos 29º (está calor no Algarve), PH +/- 6.7, dureza baixa.

 

Faço fertilização pelo método E.I. com sais dissolvidos em solução liquida, adicionado determinada quantidade diariamente com TPA de 50% ao Domingo, todas as semanas.

 

Estou na dúvida se terei as condições para dar uma óptima qualidade de vida aos Discus, ponderando 4 exemplares...

 

Preocupa-me o facto de ter o fundo composto por subtrato activo e não o posso aspirar ou sinfonar, temo que se possa acumular alguma sujidade...

 

 

Cumprimentos

Pedro Bernardo 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu penso que sim mas também não sou nenhuma expert.

Só posso dizer-te que tenho os meus em condições parecidas ha um ano e meio e nunca tive problemas de maior...

Desde que sejas certo com a manutenção e principalmente tpas não vejo porque não...

Editado por Samanta Figueiredo
  • Votar + 1

É melhor arriscar coisas grandiosas,alcançar triunfos e glórias,mesmo expondo-se a derrota,que formar fila com os pobres de espírito que nem gozam muito nem sofrem muito,porque vivem nessa penumbra cinzenta que não conhece vitória nem derrota.Roosevelt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelo comentário... Ainda há muito que saber sobre este meninos, mas queria aprofundar o estudo caso fosse viável te-los...

 

 

Pergunta da praxe, existe alguma loja online ou fisica que faça expedição?

 

Aqui no Algarve, comprar nas lojas de centro comercial não me agrada, não suporto ver os animais como os vejo... e já tive más experiências... A única loja de referencia neste momento não tem e nem tão cedo....

 

Cumprimentos

Pedro Bernardo 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As TPA's são feitas religiosamente todas as semanas, 50% que são cerca de 100 litros.

 

Tenho feito alguma pesquisa, e percebo que existem muitas lojas que vendem, mas... lá está a qualidade....

 

Estou entusiasmado com esta possibilidade!

 

Grande Abraço

 

PS: (Não querendo abusar, mas abusando, se for possível a indicação de uma loja de confiança que faça expedição ou de algum colega do forum que se dedique à criação agradecia informação por PM... )

 

Cumprimentos

Pedro Bernardo 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pedro,

Lojas e criadores que façam expedição ha alguns mas na minha opinião,seja loja ou criador, se puderes faz tu antes a viagem e escolhe o exemplar....era o que faria...

Opta por peixes com cores vivas, activos,e bem nutridos se puderes pede para os alimentarem para veres quais são os mais espevitados, atencao a discus pontiagudos,com os olhos demasiado grandes, letargicos eou com buracos na cabeça...de resto muita papinha boa e variada,trocas de agua e paciência que demora mas quando se ambientam na totalidade quase parecem cachorrinhos ;)

 

 

  • Votar + 1

É melhor arriscar coisas grandiosas,alcançar triunfos e glórias,mesmo expondo-se a derrota,que formar fila com os pobres de espírito que nem gozam muito nem sofrem muito,porque vivem nessa penumbra cinzenta que não conhece vitória nem derrota.Roosevelt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Mesmo que o projecto tenha ficado sem efeito ou adiado, deixo aqui a minha experiencia...

Também eu tinha um aqua plantado de 200l....desde que entrei no mundo da aquariofilia os meus aquas foram sempre plantados....a beleza das plantas (jardinagem) aliada aos cardumes fascinavam-me....

 

Tinha um amigo que está nos salgados mas que antes foi um fã dos discus....que não parava de me incentivar com os discus.

 

Numa fase mais atribulada da minha vida pessoal o plantado ficou um pouco desleixado e quando já estava prestes a desligar tudo...surgiu a ideia da experiencia com os discus.

 

Discus para mim eram apenas uns animais fascinantes mas nos aquas dos outros...pois sem experiencia alguma com eles e havendo o mito de serem peixes muito delicados e exigentes...estavam fora dos meus planos.

 

Mas...a curiosidade falou mais alto...e resolvi meter-me na aventura.

 

Precisamente para poder sinfonar devidamente o fundo...percebi que o substrato que tinha para o plantado nao era a melhor opção....resolvi alterar tudo. Ficou um layout muito simples....areao do rio e uns troncos, até porque...os 200l ficam um pouco curtos para os discus....e por isso queria deixar espaço livre para eles

Introduzi 4 discus ainda pequenitos (10 euros cada)...contando que certamente iria ter algumas fatilidades...na esperança de conseguir manter dois.

 

Demorou tempo a habituar-me ao novo layout do aqua...para quem estava sempre habituado a ver tudo verdinho...agora mais parecia um mero fundo de um dos nossos rios....ainda por cima os discus nao tinham cor...

 

Começou o desafio...e os rituais de alimentação...foram crescendo uns mais que os outros....a cor foi-se formando neles...e ao mesmo tempo foi aparecendo o fascinio. Seis meses depois...nao resisti a um discu red marlboro...e acabei por o comprar....juntando ao grupo. Novas reacções comportamentais e como tal novo desafio a superar.

 

Concluindo...descobri que com os discus...os fascinio está mesmo nesses animais...e a relação que se estabelece com eles....é fascinante.

Por isso...se hoje esse projecto ficou sem efeito ou adiado...quando tiveres a oportunidade...não hesites na experiencia.

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais