Identificação de camarão


nuno407

Recommended Posts

Foi-me vendido numa loja 3 camarões. Foi-me dito que eram caridinas mas que não sabiam o tipo. Como caridinas que eram também disseram que eram óptimas para limpar algas e afins.

Apenas consegui apanhar o seguinte para vos mostrar

Imagem colocada

Imagem colocada

Imagem colocada

Imagem colocada

S3 Imagem colocada

Sei que as fotos tem pouca qualidade mas vou tentar mais a medida que os veja.

Existe um dos Camarões que até tem tons azulados..

Qual é a espécie a que se assemelha?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O que tens ai é um Atyaephyra desmaresti, esses camarões podem se encontrar nos nossos rios.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Confirma-se estive a pesquisar no google sao iguais eheh

Atyaephyra desmaresti Ibérico.

 

Características da água:

Temperatura: 5ºC a 29ºC

pH: 6 8

GH: desde muito mole GH 2 a águas duras GH 20

Apesar dos Atyaephyra desmaresti serem muito resistente quando aos parâmetros da água, não toleram mudanças bruscas de temperatura, pH e GH, convém sempre fazer-se uma boa aclimatização e demorada, sempre que os mudamos de parâmetros da água.

 

Alimentação: essencialmente só se alimenta de algas e de detritos,

(gostam muito de comida para peixes e de caracóis esmagados).

 

Comprimento: 2cm os machos 2,5 a 3cm as fêmeas

 

Reprodução: - Na natureza iniciam a desova em Maio e já cheguei a apanhar

fêmeas ovadas em Outubro. Em aquário são muito difíceis de reproduzir com sucesso em virtude de serem camarões da ordem inferior (têm estagio larvar), e como tal mesmo os filtros mais fracos são suficientemente fortes para aspirar as larvas recém nascidas, mas em aquários com muito musgo de Java e filtragem fraca sempre se safam uns quantos.

 

Longevidade: a temperatura, não superiores a 24ºC, vivem mais

de 2 anos, mas nunca registei algum ter alcançado os 3 anos de idade.

 

Zonas do país onde se podem encontrar:

Em todos os riachos, represas e barragens do Alentejo, sendo mais abundante no interior.

Também está confirmado a sua presença no rio Tejo e Mondego e respectivos

afluentes, (se existem mais para norte não posso confirmar, nos riachos das Serras Algarvias também existem)

 

Coloração:

Este camarão é um autêntico camaleão, eles conseguem mudar de cor consoante o meio onde estão e nível de stress, desde cristalino translúcido, ou castanho, verde, cinza com pontos brancos e azul, já vi o mesmo camarão obter essas colorações diferentes, vermelho é que nunca vi, mas castanho avermelhado consegue imitar.

Os camarões jovens, são praticamente transparente, mesmo quando apresentam alguma coloração são translúcidos.

As fêmeas têm maior mimetismo do que os machos, principalmente as ovadas ficam praticamente da mesma cor do local que escolheram para refúgio.

 

As fêmeas são maiores e normalmente mais coloridas

Tudo o que foi dito por mim neste tópico, são observações e deduções minhas, não tem qualquer valor científico.

 

Espero que gostem de saber que a nossa fauna aquatica também tem umas jóias que em nada ficam a dever aos camarões do sudeste asiático, mas infelizmente a introdução de peixes estranhos aos nossos rios e o facto de muitos rios que tinham água todo o ano têm vindo a secar no Verão estas preciosidades (e outras), da nossa fauna tão a ficar ameaçadas e correndo sérios riscos de desaparecerem dos nossos rios.

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E estes desmaresti sao alguivaros? Faz mal estarem juntos de red cherry?

 

Sim gostam de comer algas e podes manter com red cherry sem problemas, não vão cruzar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito obrigado Paulo Figueiredo. Faz sentido porque sou de Faro e como existe no sul do país devem ter sido dados a loja onde fui(pelo que percebi alguém tinha ido entregar os camarões)

O facto de mudarem de cor e bastante interessante.

Vale a pena apoiar o produto nacional :pp

Fábio Silva ok visto ter em ideia comprar caridinas japonica para as algas.... Mas se estes comem esta óptimo (o sr na loja tinha caridina japonica só que minúsculas e nada parecida com as fotos... Pelo que fui para estes) e se os red tiverem juvenis? Existe algum problema?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não existe nenhum problema em os misturar com neocaridinas. Os pequenos não vão ser comidos não te preocupes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Mais um caso de lojas vender gato por lebre, sendo a venda do 'gato' proibido... Cuidado que se eles foram apanhados há pouco tempo do rio, podem trazer bactérias e doenças que o teu aquário não está 'preparado para combater'.

 

Outra coisa, consegues tirar uma foto geral ao aquário? Parece que tens também umas plantas que não são de aquário, mas não consigo decifrar bem...

 

cumps,

David

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Foi me dito que ele não sabia o que era e que lhe tinham trazido. Penso que já tem algum tempo. Mas obrigado pelo aviso.

Segue a imagem então Imagem colocada

A que está ao lado da foxtail, a verde de folhas redondas, já não está lá.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...
  • 2 semanas depois...

Este segundo camarão parece-me um híbrido de Neocaridina.

 

Cumprimentos.

:default_Smile-PT: Brevemente AF-SHRIMPS - SHRIMPROOM ALL DIY PROJECT:default_Smile-PT:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais