Aquário 60x60x40 - Tanichthys Albonubes - Principiante


Recommended Posts

Boa tarde,

 

Para este aquário inicialmente tinha pensado em montar um biotopo amazônico mas sendo eu principiante decidi deixar esse projecto para depois e fiquei por uma espécie de biotopo para white clouds.

 

O aquário foi a única coisa que não chegou pois na Vidromoldura os trabalhos estão bastante atrasados devido a época de férias.

 

Então aqui deixo o setup e umas fotos dos equipamentos que já chegaram e queria agradecer ao Fernando da Aquahobby que me tem dado uma grande ajuda na escolha de equipamentos.

 

Setup:

 

Aquário em vidro extra-claro de 8mm de 60x60x50 (CxLxA)

 

Estrutura em ferro metalizado pintado de branco com portas em vidro temperado e placa traseira em contraplacado marítimo para a colocação das tomadas

 

Filtro eheim Classic 2213 250

 

1l de sera siporax

 

Termostato eheim jager de 150w

 

Lilypipes aquagro

 

Termômetro de vidro da ADA

 

Testes JBL (PH, kh, gh, nh4, no2 e no3)

 

Limpador de vidros magnético Magfloat

 

Aspirador de substrato a pilhas eheim quick vac pro

 

Controlador de arrefecimento jbl cool control

 

Ventilador Dymax w5

 

Saco de 25litros de areia inerte (não havia mais pequeno)

 

Raspador de algas Kent pro scrapper

 

Bomba eheim compact 600 regulavel (TPAS)

 

Termômetro digital (para o caso de o outro falhar e vice versa)

 

Seiryu Stones da ADA para o hardscape

 

Calhas de leds dyi feito por um membro aqui do fórum que me foi aconselhavo pelo alvarenga

 

Fotos:

 

https://copy.com/h9gLFwhenLYP3TLX

 

https://copy.com/vWzRaQpwxDmtYjAL

 

https://copy.com/9omxDa8BCjpZ19Zx

 

https://copy.com/Rsj4OIc7bCoyvpu9

 

https://copy.com/eKuojNFvptYEWcxv

 

https://copy.com/8wPSufLcQlGmG1sZ

 

https://copy.com/6ssm4fe3xhQXdVSS

 

https://copy.com/TLQEOJTY8z8cgtsR

 

https://copy.com/tGt22lffCPo9grC1

 

https://copy.com/Q9ol3dZM0ZcE2V4P

 

https://copy.com/ZkhiABVVKX0SSe9M

 

https://copy.com/QqH8baiXI2mKVJwx

 

Quanto a fauna apenas terei white clouds e ainda não decidi quanto à espécie para ajudar na limpeza do aquário

 

Quanto à flora apenas terei algumas salvinias natans

 

Fico a aguardar opiniões :)

Editado por pedr0aquari090
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola Pedro

 

Bem, estas a fazer uma coisa que eu Amava fazer e ainda vou fazer :tongue: um aquario so para tanictis (white clouds) ...

 

Agora a minha opinião... compraste tanta coisa desnecessaria :confused4: Se queres ver esses animais na sua verdadeira beleza não coloques termostato, não é mesmo necessario, esses peixes dao-se melhor com as mudanças de temperatura do nosso clima

Tanto o Controlador de arrefecimento como o Ventilador são totalmente desnecessarios, para o que vais fazer, não vejo mesmo a sua utilidade

 

As salvinias natans são excelentes plantas para o projeto porque teem raizes fortes e todos os alevins se podem esconder la e comer tambem, no entanto aconcelho-te a comprar mais plantas para te facilitar o trabalho e reduzir as tpa´s

 

Abraço e boa sorte ;)

  • Votar + 1

Guilherme Martins

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Grande escolha! Eu tenho uma história com os neon chinês. Há 5 anos atrás quando decidi retomar o hobby e após muita leitura aqui pelo forum e após ciclar o aquário passei na Avipeixe de Carcavelos e perguntei a quem em atendeu quais seriam os melhores peixes para arrancar num aquário e fui aconselhado a escolher estes mesmos peixes e assim voltei para casa com um pequeno cardume deles. Os bichos forma do mais resistente que encontrei, mudaram duas vezes de aquário e tudo aguentaram tendo ficado com um último resistente que quando decidi vender o scalare160 com muita pena minha foi junto para o meu amigo Bruno que me tinha comprado o aquário. Uns meses depois, após a petfestival2014, fui "obrigado" :) a aceitar uns 20! que tinham sido colocados no aquárioTV da feira e cá os mantenho no Provisória(mente). Isto tudo para te dizer que apesar de menosprezados em relação aos seus irmãos mais coloridos - neon - são uma espécie magnifica e fácil de manter. E com a vantagem de não necessitarem de aquecimento no caso de viverem sozinhos num aquário. Como pretendes colocar outras espécies e manter o estatuto de biótopo que tal uns camarões red cherrys? Assim não necessitavas de usar o termostato, que podes guardar para um segundo aquário (sim, com o passar do tempo vais perceber que necessitas de mais 1,2,3 aquários :P ) E podes perfeitamente usar plantas de rizoma como fetos de java ou anúbias que além de permitir alguns refúgios e serem agradáveis aos nossos olhos são boas na melhoria da qualidade da agua para a fauna. E já agora uns musgos para os camarões ;)

  • Votar + 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Todos servem para designar o nome da espécie. Mas já que falas nada como passar o link da ficha deles:

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=56822

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite Magikarp,

 

Antes de mais obrigado pelas opiniões :)

 

Em relação aos equipamentos a mais o mais certo e não os usar pois apenas os tenho pois já os tinha encomendado pois o aquário inicialmente era para ser um biotopo amazônico.

 

Achas que não necessito mesmo de termostato? A divisão onde o aquário fica é um pouco quente no verão e fria no inverno. Ou seja tem bastantes picos de temperatura. Achas que mesmo assim não é preciso termostato?

 

Em relação às plantas inicialmente vou ficar apenas pelas salvinias pois não tenho grande experiência com plantas e não terei grande altura de areia para ter plantas. Prefiro ter apenas as flutuantes e manter uma coisa mais para o biotopo de white clouds que quase não tem plantas. Mais tarde logo se vê.

 

Obrigado :)

 

Ola Pedro

 

Bem, estas a fazer uma coisa que eu Amava fazer e ainda vou fazer :tongue: um aquario so para tanictis (white clouds) ...

 

Agora a minha opinião... compraste tanta coisa desnecessaria :confused4: Se queres ver esses animais na sua verdadeira beleza não coloques termostato, não é mesmo necessario, esses peixes dao-se melhor com as mudanças de temperatura do nosso clima

Tanto o Controlador de arrefecimento como o Ventilador são totalmente desnecessarios, para o que vais fazer, não vejo mesmo a sua utilidade

 

As salvinias natans são excelentes plantas para o projeto porque teem raizes fortes e todos os alevins se podem esconder la e comer tambem, no entanto aconcelho-te a comprar mais plantas para te facilitar o trabalho e reduzir as tpa´s

 

Abraço e boa sorte ;)

Olá Antônio Nunes,

 

Obrigado pelas opiniões e por partilhares a tua história :)

 

Quanto a tua sugestão dos camarões, eu não sou grande aficionado de camarões já para não falar que prefiro ter o mínimo de plantas que não sejam flutuantes para facilitar nas TPAS fertilizações etc pois não tenho experiência nenhuma disso.

 

Quanto ao termostato e ao controlador já decidi não usá-lo mesmo.

 

Obrigado

 

Grande escolha! Eu tenho uma história com os neon chinês. Há 5 anos atrás quando decidi retomar o hobby e após muita leitura aqui pelo forum e após ciclar o aquário passei na Avipeixe de Carcavelos e perguntei a quem em atendeu quais seriam os melhores peixes para arrancar num aquário e fui aconselhado a escolher estes mesmos peixes e assim voltei para casa com um pequeno cardume deles. Os bichos forma do mais resistente que encontrei, mudaram duas vezes de aquário e tudo aguentaram tendo ficado com um último resistente que quando decidi vender o scalare160 com muita pena minha foi junto para o meu amigo Bruno que me tinha comprado o aquário. Uns meses depois, após a petfestival2014, fui "obrigado" :) a aceitar uns 20! que tinham sido colocados no aquárioTV da feira e cá os mantenho no Provisória(mente). Isto tudo para te dizer que apesar de menosprezados em relação aos seus irmãos mais coloridos - neon - são uma espécie magnifica e fácil de manter. E com a vantagem de não necessitarem de aquecimento no caso de viverem sozinhos num aquário. Como pretendes colocar outras espécies e manter o estatuto de biótopo que tal uns camarões red cherrys? Assim não necessitavas de usar o termostato, que podes guardar para um segundo aquário (sim, com o passar do tempo vais perceber que necessitas de mais 1,2,3 aquários :P ) E podes perfeitamente usar plantas de rizoma como fetos de java ou anúbias que além de permitir alguns refúgios e serem agradáveis aos nossos olhos são boas na melhoria da qualidade da agua para a fauna. E já agora uns musgos para os camarões ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Pedro

Primeiro de tudo parabéns pela escolha dos neons chineses pois são fantásticos companheiros...

O ano passado fiz algo do género (pena que foi por pouco tempo essa montagem pois não resisti a os passar para outro aquário maior, em outro tipo de montagem) dá uma olhadela nas fotos desse projecto meio perdido no tempo http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=220254

 

O que posso dizer nesta altura do campeonato é que só as salvinia natans como flutuantes deve ficar algo despido.

Pensa mesmo em mais alguma flora para dar um ar verde e mais agradável à vista, dentro daquilo que tinhas em mente, e eles também agradecem.

Podes experimentar as anubias (mais caras) os fetos de java ou mesmo a Limnophila sessiliflora (fácil de arranjar aqui no forum e super barata)

Sei que existem membros que não gostam dessa ultima planta, essencialmente pelo seu crescimento rápido e constante poda, mas aguenta-se bem em agua fria, sem necessidades extra de co2 , sem necessidade de luz XPTO para plantados e resiste a ser plantada em areia (não perdes quase nada em investigar, experimentar as plantas mais fáceis e começar a aprender nesse campo também)

 

Força ai e esperamos por fotos!

Cumps

 

PS: Lá porque não vais colocar plantas não quer dizer que não tenhas que fazer TPAS, podem ser mais espaçadas no tempo se o filtro for bom, mas os neons chineses adoram agua nova e "fresquinha", e os aquas agradecem sempre manutenção periódica. :thumbup3:

Editado por Limafish

"Onde existe uma vontade, existe um caminho."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Pedro

Primeiro de tudo parabéns pela escolha dos neons chineses pois são fantásticos companheiros...

O ano passado fiz algo do género (pena que foi por pouco tempo essa montagem pois não resisti a os passar para outro aquário maior, em outro tipo de montagem) dá uma olhadela nas fotos desse projecto meio perdido no tempo http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=220254

 

O que posso dizer nesta altura do campeonato é que só as salvinia natans como flutuantes deve ficar algo despido.

Pensa mesmo em mais alguma flora para dar um ar verde e mais agradável à vista, dentro daquilo que tinhas em mente, e eles também agradecem.

Podes experimentar as anubias (mais caras) os fetos de java ou mesmo a Limnophila sessiliflora (fácil de arranjar aqui no forum e super barata)

Sei que existem membros que não gostam dessa ultima planta, essencialmente pelo seu crescimento rápido e constante poda, mas aguenta-se bem em agua fria, sem necessidades extra de co2 , sem necessidade de luz XPTO para plantados e resiste a ser plantada em areia (não perdes quase nada em investigar, experimentar as plantas mais fáceis e começar a aprender nesse campo também)

 

Força ai e esperamos por fotos!

Cumps

 

PS: Lá porque não vais colocar plantas não quer dizer que não tenhas que fazer TPAS, podem ser mais espaçadas no tempo se o filtro for bom, mas os neons chineses adoram agua nova e "fresquinha", e os aquas agradecem sempre manutenção periódica. :thumbup3:

Obrigado pelos comentários :)

 

Já algumas plantas que gostaria de por mas o meu receio e que comecem a ficar feias por falta de fertilização, água fria, areia inerte etc. Gosto muito das valisnerias nanas e das anubias nana também. Elas dão-se com as condições que estou a dizer ou vão morrer facilmente?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Boa tarde a todos,

 

Finalmente já tenho tudo praticamente montado e a cíclar :)

 

Deixo aqui uma foto para terem noção de como estão as coisas. Peço desculpa pela má qualidade da foto mas foi o que consegui na altura.

 

Fico a aguardar opiniões :)

 

547C1EDF-EABB-4E48-9E99-4CD0457724E7_zps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Adoro :) está simples, natural e bonito ao mesmo tempo. Esse areao é muito fininho mesmo não é?

Boa tarde,

 

Obrigado :) sim é bastante fino. Estavam a aconselhar-me a areia de sílica mas eu não gosto muito pois além de a achar muito artificial esta mesma suja-se muito mais rapidamente.

Está Mt fixe

 

 

Sent from my iPhone using Tapatalk

Obrigado 👍

As pedras dão muito o efeito de uma roda. Acho que podias ter feito melhor

Sinceramente também acho que está demasiado redondo. Quero ver se mexo um bocado naquilo. Como ainda faltam as plantas pois ainda só tem uma pequena quantidade de musgo de Java na rochas não me preocupei muito com isso.

 

Mas obrigado pelo reparo ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pessoal, precisava de uma ajuda.

 

Comprei na leroy merlin uma placa de roofmate para por entre o aquario e a estrutura. Já tinha usado uma vez dessas placas azuis noutro aquario que até era maior e vi que era muito porreiras. Na leroy merlin alertaram-me que tinha mudado de fornecedor e que eram muito diferentes. Eu reparei que agora eram cinzentas, mais moles e as alturas eram maiores. Mesmo assim cortei à medida e puz o aquario em cima. Puz a areia, pedras e água e só depois é que olhei que a placa na parte da frente entrou um pouco para dentro.

 

Parece-me que não mexeu mais desde então mas de qualquer forma estou um pouco preocupado pois dia 3 de Novembro vou para fora do país em trabalho e só volto em dezembro. Queria ir embora descansado com o aquario a cíclar.

 

Pensei em colocar uma placa de madeira cortada a medida mas o problema é mesmo retirando a água toda o aquario com as rochas e a areia não da para ser levantado por duas pessoas apenas. O problema é que só estarei em Lisboa Domingo e Segunda. Será que alguém me poderia dar uma mãozinha em algum destes dois dias?

 

A minha outra hipótese que pensei foi por um móvel que tenho cá em casa em madeira quase da mesma altura que a estrutura (difere cerca de 1cm) com uma placa de roofmate em cima e deslizar o aquario (sem água) de uma placa para a outra. Por a placa de madeira que já terá menos altura e depois deslizar novamente para a estrutura. Acham que este método é seguro?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se as rochas estiverem bem equilibradas o deslizar não me parece mau de todo. Não podes retirar as rochas?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora andam a usar muito a areia de silica.. é barata e serve para o propósito.. eu ca sempre fui da opinião que o barato sai caro mas ha quem aposte nisso..

Olá Magda,

 

Mas eu até estou a usar uma areia mais barata que a de sílica. E com algumas vantagens. A cor é mais amarela e realista (mas isso é uma questão de gosto) e esta não afecta a química da água. Pelo menos foi o que li e me explicaram pois sou um principiante nisto da aquariofilia :)

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Venho aqui deixar mais algumas mudanças no meu setup.

 

As mudanças foram:

-Troca de mangueiras do filtro das verdes para as transparentes

- Colocação de batentes nas tampas

-Adicionei um termômetro digital

-mudei um pouco os sitios das pedras

-troquei a base do aquario que era de roofmate (demasiado alto - começou a ceder) por uma placa de MDF

 

Já puz o termostato na temperatura indicada mas está a acontecer uma coisa estranha: sei que é necessário fazer uns ajustes, mas o estranho é que já tenho o termostato no mínimo a cerca de dois dias e a temperatura do aquario não desce dos 24/25 nem por nada. E quando desligo o termostato por um tempo a temperatura volta aos 21.

O termostato é um eheim jager de 150w.

Que acham?

 

Deixo aqui algumas fotos de como estão as coisas

 

EEC72F79-DE05-4EBF-BFF7-B0F9AAB91C07_zps

CEA3DC14-0631-4E48-B3C3-55B4BD009AD4_zps

56152C23-7F3F-4FB7-BCB5-6F3BDAEB7376_zps

F3E8A7CA-4265-46A6-A7BA-51CD9C14D7B6_zps

1ED3257C-56D5-47C3-8062-EDE765D45855_zps

9C8FB875-69B3-4BE0-B33D-E286BCFEC148_zps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Magda,

 

Mas eu até estou a usar uma areia mais barata que a de sílica. E com algumas vantagens. A cor é mais amarela e realista (mas isso é uma questão de gosto) e esta não afecta a química da água. Pelo menos foi o que li e me explicaram pois sou um principiante nisto da aquariofilia :)

Obrigado

É verdade e por acaso adoro essa areia.. muito simples e delicada :) qual é? :P se se puder saber claro :P Editado por Magda Amorim
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora falta o verde!

Olá André,

 

Deixei o aquário assim sem muitas plantas por uma razão. Estou fora do país neste momento em trabalho, então decidi deixar o aquario a cíclar até eu voltar no dia 28. A razão para não ter posto logo mais plantas é o facto de as minhas calhas de Leds estarem com algum problema em que 3 leds de cada uma nao funcionam. Então deixei assim para ver quando chegar como está o aquario em termos de algas e como está o musgo de Java. Assim depois vejo o que tenho de fazer mesmo com a iluminação. Mas quando chegar vai levar logo mais plantinhas eheh :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.