De regresso á aquariofilia...


Carlos

Recommended Posts

Após vários anos de interregno (forçado por algumas circunstâncias)... estou agora com condições de pensar regressar ao hobby.

Já estou a preparar os equipamentos (alguns que ainda tinham ficado na arrecadação) e já pensei bem no que quero fazer.

Meu regresso será pelos killfish (já no passado mantive várias espécies e fui a uma convenção da APK em Monsanto), aos Cíclideos não penso ainda voltar (já fui sócio da APC e participante em reuniões) pois o material para isso foi do que vendi.

 

Assim, precisava de uma ajuda para conseguir um casal de killies

 

-escolhi como objectivo manter e reproduzir Aphyosemion Striatum (se possível LEC 93/29)

 

e tb se alguem poder dispensar starters de alguns alimentos vivos (vermes de grindal, tenebrios do amendoim e microvermes) agradecia.

 

 

 

Abraço

 

Carlos Domingos

 

 

bannerExpoGuppy.jpg

Carlos

APGuppy#2 //APC#6 //APK#164

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom, as culturas já adquiri e tb compro um casal ou ovos da espécie que pretendo.

Se alguem tiver disponivel peço que me contactem.

 

Obrigado

bannerExpoGuppy.jpg

Carlos

APGuppy#2 //APC#6 //APK#164

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, como parece que por cá os killifish foram de férias tb ja adquiri o casal pretendido num leilão do aquabid.

Foram enviados hoje e espero que estejam acomodados cá ainda esta semana.

bannerExpoGuppy.jpg

Carlos

APGuppy#2 //APC#6 //APK#164

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Carlos, conheço pouco de killfish, mas pela dedicação que tens mostrado concerteza isso vai estar com um óptimo aspecto.

 

Queremos ver fotos.

 

Vaí dando notícias estou acompanhando.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Passado este tempo, devo dizer que este regresso está a correr bem. Já começaram a nascer peixes do casal de Aphyosemion Striatum LEC 93-29. Desde o passado dia 21/9 já nasceram 12.

 

Fiz o seguinte procedimento:

Recebido o casal, mantive-os 4 dias em tanques separados, bem alimentados ( á base de alimentos vivos e artémia congelada).

Juntei o casal num tanque com 2 mops e passados 2 dias comecei a recolher ovos.

 

As 2 primeiras recolhas coloquei os ovos em petris apenas com água mineral (22 ovos dos quais até agora não nasceu nenhum peixe e retirei a grande maioria dos ovos fungados).

 

A recolha seguinte coloquei numa caixa pequena com turfa húmida com um pedaço de pano vileda por cima (de 14 ovos nasceram 8 peixes assim que passei o pano para uma caixa com água mineral).

 

A ultima recolha coloquei 14 ovos numa petri com água mineral com uma muito ligeira coloração com azul metileno (de 14 ovos nasceram até hoje 4 peixes).

 

Conclusão vou passar a usar o método de colocar em turfa húmida com o pano vileda...

 

Passada uma semana de recolha de ovos, voltei a separar o casal (para recuperação da fêmea). Após 2 semanas vou voltar a junta-los e continuar o processo de recolha dos ovos.

 

Cumprimentos

bannerExpoGuppy.jpg

Carlos

APGuppy#2 //APC#6 //APK#164

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Carlos

Excelentes noticias fico satisfeito

 

Mete ai umas fotos que aposto que toda a gente vai agradecer ahah ;)

 

Abraço

 

Sent from my X10i using Tapatalk 2

 

 

Guilherme Martins

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

... isto dos killis parece uma loja maçónica, com tanto secretismo!!!!!!

Nem falam, nem mostram, livra ...

"Enquanto o poço não seca, não sabemos dar valor à água." Thomas Fuller

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Passado este tempo, devo dizer que este regresso está a correr bem. Já começaram a nascer peixes do casal de Aphyosemion Striatum LEC 93-29. Desde o passado dia 21/9 já nasceram 12.

 

Fiz o seguinte procedimento:

Recebido o casal, mantive-os 4 dias em tanques separados, bem alimentados ( á base de alimentos vivos e artémia congelada).

Juntei o casal num tanque com 2 mops e passados 2 dias comecei a recolher ovos.

 

As 2 primeiras recolhas coloquei os ovos em petris apenas com água mineral (22 ovos dos quais até agora não nasceu nenhum peixe e retirei a grande maioria dos ovos fungados).

 

A recolha seguinte coloquei numa caixa pequena com turfa húmida com um pedaço de pano vileda por cima (de 14 ovos nasceram 8 peixes assim que passei o pano para uma caixa com água mineral).

 

A ultima recolha coloquei 14 ovos numa petri com água mineral com uma muito ligeira coloração com azul metileno (de 14 ovos nasceram até hoje 4 peixes).

 

Conclusão vou passar a usar o método de colocar em turfa húmida com o pano vileda...

 

Passada uma semana de recolha de ovos, voltei a separar o casal (para recuperação da fêmea). Após 2 semanas vou voltar a junta-los e continuar o processo de recolha dos ovos.

 

Cumprimentos

Não precisas da parte do pano vileda, uma caixa com tampa serve perfeitamente pois isola a humidade da turfa. É assim que faço com os ovos dos meus A. australe BSWG 97/24 "Cap Estérias" e com os dos Aplocheilus lineatus "Gold" e "Golden Red".

 

Btw, arranjo-te ovos de ambas as espécies se estiveres interessado já que deves ter a artémia a eclodir para os bebés dos striatum.

Já agora tens alguma espécie além dos striatum para troca?

Editado por Bangai
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Para já os Striatum são a unica espécie que mantenho.

O pano vileda facilita 2 tarefas:

 

1- controlar os ovos (ficam bem mais visiveis que na turfa

2- colocar em agua apenas o pano (nascem os alevins em agua limpa sem estar cheia de pedaços de turfa)

 

Para já só vou manter esta espécie e equaciono mais tarde arranjar mais uma:

 

Aphyosemion Bitaeniatum

 

Abraço

bannerExpoGuppy.jpg

Carlos

APGuppy#2 //APC#6 //APK#164

Link to comment
Partilhar nas redes sociais