Ajuda para um Principiante


Recommended Posts

Boa noite amigos,

 

Sou novo nestas andanças e estou cheio de dúvidas.

 

Adquiri um aquário que não leva mais de 25 Litros de água mas não sei que tipo de peixes são aconselhados para esses mesmos aquários.

 

Pesquisei um pouco e encontrei um tipo de peixe a que lhe chamam NEONS, achei bastante giros sei que existe vários tipos mas não sei muito mais que isso.

 

Gostaria que alguem me ajuda-se e me desse sugestões para que tipo de peixes ponho no aquário.

 

Obrigado

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Num aquario de 25 litros punha um cardume de peixes pequenos.

Tetra limao, tetra glowlight, nariz de bebado, rasbora arlequim, neons, cardinais .. qualquer coisa assim, depende do teu gosto. :)

Sands

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caso opte por NEONS + tetra glowlight + Tetra limao quantos peixes de cada espécie posso por no meu aquário?

​E em relação á reprodução, num aquário de 25l há hipóteses de haver reprodução de uma dessas espécies que referi?

 

Gostava de ter uma ideia do preço dos peixes sabes algum sitio onde posso informar-me acerca do preço dos peixes?

 

Peço desculpa pelas perguntas é que sou amador nesta área :)

 

Cumps

Editado por André Machado
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu sinceramente não gosto de misturar peixes de cardume, ate porque com 25 litros não dá para muito.

Eu escolhia uma especie e colocava entre 7 a 10.

A "regra" é mais ou menos 1 litro por 1cm. Vou dar o exemplo dos cardinais, chegam aos 2cm, se tens um aquario de 25lts brutos, 10x2cm = 20, é aceitavel.

 

Na questão da reprodução não te consigo ajudar, vai pesquisando no google ou lendo aqui pelo forum mas sei que os neons sao muito complicados de reproduzir.

 

Os preços podes ir vendo aqui nas lojas online, o forum tem uma secção para elas.

Pergunta tambem a alguem da tua zona se conhece lojas de confiança e passa por lá.

Sands

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito obrigado pelas explicações ;)

 

Gostaria ter mesmo várias espécies de peixes no meu aquário mesmo sendo apenas de 25 Litros.

 

Gosto dos guppy e do nariz de bêbado, são 2 dos peixes que gostaria de ter no aquário.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ninguem te impede de ter mas tens que ter em atenção o tamanho do aquario e a quantidade de peixes. :D

Por exemplo, podes ter corydoras que são peixes de "fundo", pode-se dizer que os cardumes andam pelo meio do aquario e um betta no topo.

Podes conjugar isso.

 

Se queres guppys, coloca uns 2 machos e 3 femeas, sempre mais femeas que machos, porque eles são chatinhos e stressam as femeas e passado 1 mes ou 2 tens o aquario cheio ou entao, um truque, passas por uma loja e compras uma das femea já "gravida". :D

Sem duvida que fica um aquario mais vistoso.

 

Inclui sempre uma planta ou outra de facil manutenção, anubias agarradas a um tronco, feto de java ou musgo numas pedras. Fica mais bonito :)

 

Cumps,

Sands

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas André Machado

Se já montastes o aquário,não te esqueças de fazer o ciclo do azoto

demora +ou- um mês,depois disso vez que ph ficas,e ai começas a

pensar nos peixitos. :eusathink:

 

Cump; Álvaro Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Platys, molinesias e lebistes, sao especies de pequeno porte, chegando no maximo em 7cm e podem viver juntos em harmonia.

Alem disso, seu aqua ficara bem colorido, platys e lebistes tem uma infinidade de cores, molinesias nem tanto.

E como vc disse que quer peixes de facil reproduçao, estes sao otimos, basta colocar bastante esconderijo para os alevinos para que os adultos nao os comam. (Esconderijos sao plantas artificiais e naturais, pedras e outros ornamentos).

Espero ter ajudado!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas André

 

Também sou iniciante, mas queria partilhar umas coisas que já aprendi.

Primeiro aconselhava te um aquário de 60l, porque? porque quanto mais litros de água o aquário tiver, mais fácil vai ser de manter, os parâmetros da água como os de pH, amônia, nitritos e nitratos. Num maior como por exemplo um de 60l já havia mais água para tolerar certos erros.

Depois também tinhas a vantagem de poder ter mais peixes, da uma olhadela nós classificados as vezes aparecem lá aquários a muito bom preço?

  • Votar + 1

A configurar aquário de 80x30x40

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O que o António Rodriguez disse seria o mais indicado e num aqua de 60l, conseguias ter os tais 20 neons, sem muitas perdas.

Sendo um iniciante, tu poderás ter azar e a falta de experiencia não vai ajudar a manter o aquário de 25l brutos(vamos acreditar que tenha os 25l) estável.

Criação com neons, não contes não é simples. Se não podes arranjar um aqua maior e queres fazer criação. Opta pelos vivíparos como o João Paulo Marques disse.

Eu na tua situação, não começaria com muitos peixes. Talvez duas corydoras, um trio de guppys (1macho2femeas), ou mollys, ou espadas, e até os platys (mesmo não sendo vivíparos).

Para evitar um excesso de povoação, colocaria uns caracóis para ajudar na limpeza das algas. Sim leste bem, excesso de povoação, os vivíparos são dotados na procriação, dois a três meses já terias uns 20 indivíduos a mais dentro do aqua. E falo apenas em 20 porque com sorte alguns escapam de serem papados pelos pais.

 

Vai pondo questões, e faz com calma. Muita gente entra nisto dos peixinhos com pouca calma, os peixes morrem e deixam de ter aquários. O oposto também é verdade, o pessoal que de alguma maneira consegue ter calma, não desanima e acaba por fazer coleção de aquários. :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.