conhecimento de eletricidade ou eletronica


Recommended Posts

yqytevur.jpgalguem pode me ajudar a montar um sistema de nivel agua doce para reposiçao é que estou com receio de fazer as ligaçoes

tenho um transformador

tenho duas boias sensor

e uma bomba

 

tudo para ligar neste rele mas o problema é que nao faço ideia nenhuma o que fazer

Edited by camposbruno
Link to comment
Share on other sites

os sensor não se ligam automaticamente ás bombas? Ou seja, sensor faz corte de corrente do positivo na bomba?

 

Pelo menos a meu ver assim acho que é assim

Link to comment
Share on other sites

Boas,

A meu ver (sem saber quais os sensores) diria que tens de ligar os sensores em série com a bobine do relé A1- A2 para que quando ligarem o relé ative a bomba para fazer a reposição da água (1-3). O transformador é para que? Se conseguires dar mais alguma informação é mais fácil achar uma solução.

Link to comment
Share on other sites

Olá boa noite Campos

Bom é assim se esse transformador for de 12V então você não precisa do relé, pode fazer a ligação do sensor (ou boia) em série com a bomba que está dentro da água para reposição.

Quando esteve aqui em minha casa foi pena não termos falado do assunto, pois eu mostrava-lhe os dois sistemas que tenho a funcionar, um é o descrito anteriormente e lá em baixo na garagem tenho um sistema com um relé, mas neste caso como as bombas são de 220V eu usei o relé onde ligo o sensor e assim evito os 220V no sensor (neste caso o sensor fica a comandar o relé) e por sua vez o relé vai ligar/desligar a bomba.

no seu caso eu dispensava o relé pois para esse tipo de bomba e a trabalhar a 12V não se torna necessário.

é apenas a minha opinião

um abraço

Link to comment
Share on other sites

Obrigado desde ja aos 3 pela ajuda ,sr Afonso pois nao pensei nisso quando estive consigo vou meter fotos do material é mais facil

Link to comment
Share on other sites

Olá de novo Campos

sim essa bomba é igual á minha que está cá em casa, de facto não precisa do relé, portanto na saída do transformador é só ligar em série a bomba com o sensor (essa boia preta) , proteja os fios eléctricos da água e tem o problema resolvido.

Penso que sabe o que estou a dizer mas se não levar a mal, eu explico um pouco mais para quem não sabe nada, isto é:

o transformador tem na saída dois fios (com 15V corrente contínua) um desses fios liga a um fio do sensor o outro fio do sensor liga a um fio da bomba e o outro fio da bomba vai ligar ao outro fio do transformador, assim fica a série concluída, depois dos fios isolados, coloque o sensor na sump na altura que deseja manter o nível, e a bomba no depósito de água de osmose, e pronto é só ligar o transformador á corrente .

abraço

Edited by afonso321
Link to comment
Share on other sites

Pois eu já tinha pensado nisso sr Afonso o problema foi mesmo o relê porque eu já comprei tudo junto logo já vou experimentar e dou o feedback , abraço obrigado pelas dicas e bom dia

 

 

Sent from my iPhone using Tapatalk

Link to comment
Share on other sites

ola sr afonso certinho direitinho esta a funcionar embora haja aqui qualquer coisa na bomba que nao trabalha continua mas sim aos soluços mas ja deu para ver a coisa a trabalhar ,muito obrigado e comprimentos extenciveis a sua senhora ,abraço amigo

Link to comment
Share on other sites

Olá Campos boa noite

ainda bem que conseguiu assim já pode ligar á vontade quando quiser.

em relação á bomba trabalhar aos soluços, não é normal mas veja se o sensor está quieto, ou se flutua com a circulação da água. eu não sei onde fez a experiencia para o ajudar melhor.

o sensor tem de ficar num local onde a água tenha o menos movimento possível, pois de outra forma pode provocar esses soluços.

Link to comment
Share on other sites