conhecimento de eletricidade ou eletronica

Recommended Posts

yqytevur.jpgalguem pode me ajudar a montar um sistema de nivel agua doce para reposiçao é que estou com receio de fazer as ligaçoes

tenho um transformador

tenho duas boias sensor

e uma bomba

tudo para ligar neste rele mas o problema é que nao faço ideia nenhuma o que fazer

Edited by camposbruno

os sensor não se ligam automaticamente ás bombas? Ou seja, sensor faz corte de corrente do positivo na bomba?

Pelo menos a meu ver assim acho que é assim

Boas,

A meu ver (sem saber quais os sensores) diria que tens de ligar os sensores em série com a bobine do relé A1- A2 para que quando ligarem o relé ative a bomba para fazer a reposição da água (1-3). O transformador é para que? Se conseguires dar mais alguma informação é mais fácil achar uma solução.

Olá boa noite Campos

Bom é assim se esse transformador for de 12V então você não precisa do relé, pode fazer a ligação do sensor (ou boia) em série com a bomba que está dentro da água para reposição.

Quando esteve aqui em minha casa foi pena não termos falado do assunto, pois eu mostrava-lhe os dois sistemas que tenho a funcionar, um é o descrito anteriormente e lá em baixo na garagem tenho um sistema com um relé, mas neste caso como as bombas são de 220V eu usei o relé onde ligo o sensor e assim evito os 220V no sensor (neste caso o sensor fica a comandar o relé) e por sua vez o relé vai ligar/desligar a bomba.

no seu caso eu dispensava o relé pois para esse tipo de bomba e a trabalhar a 12V não se torna necessário.

é apenas a minha opinião

um abraço

Obrigado desde ja aos 3 pela ajuda ,sr Afonso pois nao pensei nisso quando estive consigo vou meter fotos do material é mais facil

Olá de novo Campos

sim essa bomba é igual á minha que está cá em casa, de facto não precisa do relé, portanto na saída do transformador é só ligar em série a bomba com o sensor (essa boia preta) , proteja os fios eléctricos da água e tem o problema resolvido.

Penso que sabe o que estou a dizer mas se não levar a mal, eu explico um pouco mais para quem não sabe nada, isto é:

o transformador tem na saída dois fios (com 15V corrente contínua) um desses fios liga a um fio do sensor o outro fio do sensor liga a um fio da bomba e o outro fio da bomba vai ligar ao outro fio do transformador, assim fica a série concluída, depois dos fios isolados, coloque o sensor na sump na altura que deseja manter o nível, e a bomba no depósito de água de osmose, e pronto é só ligar o transformador á corrente .

abraço

Edited by afonso321

Pois eu já tinha pensado nisso sr Afonso o problema foi mesmo o relê porque eu já comprei tudo junto logo já vou experimentar e dou o feedback , abraço obrigado pelas dicas e bom dia

Sent from my iPhone using Tapatalk

ola sr afonso certinho direitinho esta a funcionar embora haja aqui qualquer coisa na bomba que nao trabalha continua mas sim aos soluços mas ja deu para ver a coisa a trabalhar ,muito obrigado e comprimentos extenciveis a sua senhora ,abraço amigo

Olá Campos boa noite

ainda bem que conseguiu assim já pode ligar á vontade quando quiser.

em relação á bomba trabalhar aos soluços, não é normal mas veja se o sensor está quieto, ou se flutua com a circulação da água. eu não sei onde fez a experiencia para o ajudar melhor.

o sensor tem de ficar num local onde a água tenha o menos movimento possível, pois de outra forma pode provocar esses soluços.