As aptasias são más ?


Recommended Posts

As aiptasias são péssimas, arruinam-te com o aquario pois tudo o que elas tocam queimam e matam, para além de se propagarem imenso no aquario e crescerem até proporções bem grandes.

Eu sugeria arranjares um burguessi para limpa-las todas ou então um tratamento com uma seringa e kalk

  • Votar - 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Luís eu tive a pesquisar e encontrei que a Berghia é o melhor para aptasias. Eu também tenho no meu e não sabia que faziam mal. Agora só falta descobrir onde consigo encontrar a Berghia para comprar.

Senão tira a pedra para fora e queima e raspa com a faca.

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Uma forma fácil e relativamente acessivel de controlar essas "meninas" é com um Auriga, este peixe faz maravilhas no seu controle além de que pode sempre ser trocado com outro membro que tenha aptasias. Isto porque quando se acaba a sua dieta principal ele por vezes dá umas trincas nos corais :)

Mas resulta.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 8 meses depois...

Tenho controlado no meu aquário com uma seringa e vinagre, coloco directamente nela e desaparece, faço isto antes da tpa e muito raramente surge alguma ou sobrevive ao vinagre.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 8 meses depois...

speedchasso tem-te aparecido novas aiptasias? Uso o truque do vinagre, funciona as vezes, outras vezes não e algumas no meio de zoanthus ou perto de corais, onde usar vinagre é um risco. Mas não acho que as aiptasias sejam grande problema no aquario.

Vi um video do aiptasia-x e gostei, podes por mesmo perto de polipos.

 

A solução que eu sempre procurei e queria eram nudibranquios berghia, até por interesse em diversidade, mas em Portugal é dificil de encontrar. Além disso é uma forma bem cara para tratar o problema, são atacados por anfiopodes e dependem da manutenção de aiptasias, se calhar por isso são quase impossiveis de encontrar. A solução seria alguem interessado em nudibranquios uteis e seguros em recife e procriar...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

O meu aquário tem quase 1 ano e devo ter tido umas 5 aptasias mais coisa menos coisa durante esse tempo...de qualquer maneira não vejo nenhuma há uns meses...

O aiptasia-x segundo disseram na loja, que confere com o que diz nas instruções, é seguro para o resto do aquário...basicamente dás o liquido a "comer" às aiptasias com uma seringa (incluida na caixa...). Elas agarram-se à seringa rapidamente, é só largar um bocado do líquido e pronto...basta um tratamento desses a cada uma!

 

Eu também prefiro soluções naturais para os problemas que vou tendo mas, no caso das aiptásias, como as pintam como sendo tão más para o que as rodeia, não quis estar a arriscar com animais que podiam não funcionar ou levar o seu tempo...

  • Votar + 1
9487613f7e9fda188658c8a80dcfbffeu799a701.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado speed! Já me tocaram em actinodiscus, zoanthus, clavularias. Chatas, mas não mataram. Por isso preciso de uma solução segura, mas não radical.

 

Tenho duas grandes escondidas e andam a lancar crias, desconfiei que algo se passava para aparecerem assim do nada.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais