Nova paixão 100 L


S.Gomes

Recommended Posts

Ola a todos!

Como já disse no tópico do meu outro aqua, adquiri há pouco tempo um aquario de 80*30.9*47.2. Já concluí a construção do móvel para o mesmo.

 

De momento tenho uma biobox com termostato, que fazia parte do kit, tenho 15Kg de areão preto. Pretendo adquirir 5Kg de substrato fértil pois quero adicionar algumas plantas de manutenção mais fácil. Estou a pensar em anubias nana, feto de java e talvez musgo, aceitam-se opiniões e sugestões. Assim que possível coloco a descrição exata dos equipamentos do aquário, agora não me lembro quantos watts tem de iluminação, apenas sei dizer q é em led.

 

No que respeita ao hardscape estou a pensar em rochas ou uma raiz (ou ambas) depois de ver tudo no sítio vou ver se faço ou não um tapete. Que planta me sugerem para esse efeito? Não é para já pois ainda não tenho sistema de co2, por isso não pretendo plantas muito exigentes por enquanto.

 

Sérgio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, como prometido aqui fica a tentativa de uma melhor descrição do novo aquário da casa.

 

Aquário: ICA Aqua Led Pro - 80cm x 30,9cm x 47,2cm - 100L (116 brutos +/-)

 

Filtro: Biobox Bio Power Pro com termostato de 100w e bomba de 260 l/h (acho pouco mas o orçamento não me permite comprar um filtro externo para já, pensei complementar com um outro filtro interno pequeno, vamos ver como se comporta primeiro)

 

Iluminação: Fita de Led com 39 Leds - Aqui a grande dúvida, em lado nenhum vem qualquer referência à iluminação, não sei se será um watt por cada Led, se alguém puder ajudar agradeço.

 

Subtrato inerte: Gravilha preta

 

Substrato fértil: Em estudo (aceito sugestões)

 

Flora em estudo: Anubias nana; Feto de java e algum musgo (aceito sugestões dentro das plantas de manutenção mais fácil devido à minha falta de experiência)

 

Fauna em estudo: Corydoras Paleatus (4 ou 6)

Ottos (4)

Neons (20) (se não forem demasiados para o tamanho do aqua)

Mais alguns dentro das compatibilidades, não quero o aqua muito lotado.

 

Fertilização: Não tenho sistema de co2 e não vou adquirir tão depressa, aceito sugestões nesta área, por que produtos devo optar.

 

Ficam então algumas fotos que é o que a malta quer :smile2:

 

20140729_221714_zpshrjgd4fw.jpg

 

20140731_202323_zpsnuammfjp.jpg

 

20140809_140500_zpsjg80x50o.jpg

 

20140810_041906_zpsjwm2a5h7.jpg

Editado por S.Gomes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Epá, temos carpinteiro :thumbup3:

 

Se apenas pretendes manter plantas de rizoma ( anúbias e fetos) e musgos não precisas de substratos férteis, usa antes fertilizantes líquidos.

 

Leds há de todas as potências, sem mais informação não te posso ajudar. Vai é poupando para um filtro externo decente para bem da fauna.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim a ideia é mesmo so pl antas de rizoma, sendo assim já poupo algum para o filtro. Quanto à iluminação não tenho nenhuma referência da potência em lado nenhum. Vamos ver no que dá.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, mesmo tendo pouco feedback este tópico não parou.

Hoje houve mais alguma evolução, embora pouca, é mais alguma coisa para começar a estudar o hardscape. Hoje adicionei o areão para ir moldando, fazendo testes e tentar perceber o que adicionar, se um tronco, uma raiz, rochas ou uma combinação de um tronco ou raiz com rochas. Depois será a adição das plantas para que fiquem em harmonia com o resto.

 

Algumas fotos:

 

20140814_204215_zps88a2ae92.jpg

 

20140814_194240_zps5e3300da.jpg

 

20140814_194031_zps801661e8.jpg

 

20140814_194012_zpsfb4cc657.jpg

 

20140814_193945_zpsf3d86cb5.jpg

 

PS: Aquele filtro é que estraga tudo cabecadura

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Porque é que é má escolha? Serve perfeitamente.

 

Claro que se os euros não forem problema o modelo acima terá um melhor desempenho, mas este faz o serviço concerteza.

 

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pronto, não será a melhor escolha, pelo menos do meu ponto de vista e por aquilo que tenho lido sobre filtragem. No meu,de vez em quando, gostava de ter um pouco mais de circulação. O 130 não será muito pouco para 100 litros ? Nunca tive outro filtro, mais uma vez,baseio-me apenas no que tenho lido sobre filtragem. Mas concerteza que será melhor do que o que o op tem atualmente .

 

Editado por ignace
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está a ficar com excelente aspecto - esse areão parece-me ter sido uma escolha muito boa.

Da experiência que tenho com filtro Biobox o problema é que fica saturado muito depressa e é preciso fazer-lhe manutenção quase todas as semanas; a qualidade da água acaba por sofrer e com isso os peixes.

Atendendo ao preço elevado dos filtros externos (pelo menos para o meu bolso) e isto de montar um aquário exige dispender de muitas economias.. estou a fazer neste momento um filtro externo "homemade" que espero que resolva o problema - é sempre uma hipotese a considerar e fica de facto bem mais barato.

 

Relativamente aos LEDs a minha experiência é com um aqúario de 120L onde tenho uma lampada tubular LED de apenas 8W.

Em todo o lado leio que é pouco, porém as plantas são saudáveis, os peixes não se incomodam e já lá vão uns 4 meses.

Tive um surto inicial de algas diatomáceas (castanhas) que entretanto se resolveu e agora tenho a água um bocado esverdeada mas espero também melhorar isso quando instalar o novo filtro e eventualmente um UV, logo veremos.

Por isso dependendo dos watts da fita LED que tens, para anubias e afins deve ser suficiente.

 

Parabéns pelo móvel - é pratico e rubusto e também muito bonito.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acabei mesmo por comprar o filtro. Parece-me ser indicado. O que me levou à escolha foi o baixo consumo (5W) e o facto de fazer 500l/h, ou seja 5x a litragem do aquário, que segundo o que tenho lido é o indicado, ou o mínimo aceitável.

 

Quanto a novidades, adquiri num leilão do fórum, musgo de java, feto de java e anubia, para começar parece-me bem. Agora tenho que arranjar uma raiz e algumas pedras para poder por tudo em ordem. Ainda conto com a chegada do filtro esta semana...

 

Quanto ao móvel tive uma grande ajuda do meu pai. Ficou robusto e com boa arrumação :smile2:

 

cumps

 

Sérgio.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal. O aquário já tem água e de momento tem algumas plantas e helenas. O filtro ainda não chegou por isso tenho a biobox montada só para ir mantendo circulação e limpar a maior, quando chegar o outro começo então o ciclo a sério. Dada a chegada das plantas e o pouco tempo que tenho tido ainda não tenho mais nada dentro do aqua pelo que algumas plantas estão a flutuar, espero que não seja grava. Vou tratar disso assim que possível.

 

Cumprimentos

Sérgio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal.

 

Como disse anteriormente, recebi algumas plantas uns caracóis helenas e meti água no aquario, liguei a biobox (pois o filtro eheim ainda não chegou), e meti lá as plantas e os caracóis só para manter.

Ficou algo deste género

 

20140821_180155_zps3px38smc.jpg

 

20140821_180351_zpsxxzmgnvh.jpg

 

Depois de bastante tempo a olhar para o aqua cheguei à conclusão que a maioria de voz já chegou... Já fiz Bosta!!!

 

Foi então que meti mãos à obra, retirei as plantas e os caracóis para o Nano e toca a tirar a água toda, areão e fazer tudo de novo... Tava com coragem :D

 

Fui à fishroom a Leiria (foi a primeira vez e gostei) e comprei umas pedras, uma rocha vulcânica, um tronco, areia fina e substrato fértil e aí venho eu para meter mãos à obra.

 

Comprei tambem um difusor de co2 para testar a receita caseira.

 

O resultado final foi este:

 

20140823_120540_zpsmqyi4nqv.jpg

 

20140823_120608_zpsvqnir9fl.jpg

 

20140823_120659_zpsxhsyproo.jpg

 

20140823_120747_zpsjn4bb6ou.jpg

 

20140823_122114_zpsp7qmmxvy.jpg

 

20140823_121407_zpsaqiq1kid.jpg

 

Aguardo as vossas opiniões e ajuda. Agora vou esperar que venha o filtro e tentar arranjar mais uma plantas para depois plantar e ciclar como deve ser.

 

Ps: Desculpem a qualidade das fotos mas só tinha o telemóvel à mão.

Editado por S.Gomes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Olá a todos.

 

O filtro chegou esta semana e o aqua já se encontra a ciclar.

 

De momento o setup é

 

Aquário: ICA Aqua Led Pro - 80cm x 30,9cm x 47,2cm - 100L (116 brutos +/-)

 

Iluminação: Fita de 39 LED

 

Termostato: Resun 100W

 

Filtragem: Eheim Ecco Pro 130 (500l/h)

 

CO2: Diy (Receita caseira com difusor artesanal)

 

Substráto: JBL Aquabasis plus

 

Hardscape: Areão preto, areia fina, rocha vulcânica, tronco e algumas pedras.

 

Fauna: Nada, está a ciclar.

 

Flora: Anubias nana, Musgo de java. Para plantar ainda: Cryptocoryne SP Red, Eleocharis Acincularis e Hygrophila Difformis

 

20140906_100633_zps9a1pxr8g.jpg

 

20140906_100719_zpspp3yq2yk.jpg

 

20140906_100536_zpsgfzgronk.jpg

 

20140906_100515_zpsvdqcotdd.jpg20140904_205611_zpsnjbhtvck.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.