Primeiro aquário decente - 60L


CFlor.at

Recommended Posts

Olá,

Venho então, depois de uma tentativa desastrosa, mostrar-vos o meu primeiro aquário a sério que ainda só está a dar os primeiros passinhos.

 

Para já tenho

Cubo 60L

 

Substrato Humus de minhoca e areia de silica

 

Pedras de xisto

 

Termostato Hydor Theo 100W

Termómetro digital

Filtro é um daqueles foleiros mas é só durante pouco tempo enquanto não arranjo um de cascata. Não sei porquê mas não consigo encontrar ninguém que venda um...

 

Fotos (cliquem para ver melhor)!!!

 

P8051772

P8061784

P8061783

 

P8061803

P8061806

P8061807

P8061804

E para já é só isto. O que é que acham do hardscape?
Amanhã vou montar a iluminação e possivelmente encher, vamos ver como corre!

Obrigada e já sabem, qualquer coisa é favor dizer biggrin.png' alt=':biggn:'>

 

P.S.: já agora se por acaso alguma alma caridosa tiver umas podas que possa dispensar eu agradeço :drool3:

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bons dias,

A iluminação já está feita. DIY, barata, simples e na minha opinião bem bonita.

Só precisei de um LED de 20W, um braço daqueles de fazer prateleiras e alguns parafusos.

Aqui fica o resultado!!!

P8071809

P8071811

P8071812

P8071810


Isto está tudo muito caladinho... Opiniões se faz favor :tapfoot:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá CFlor.at,

 

gosto bastante do hardscape inicial, vou ficar atento a este tópico para ver ai umas plantas ;).

 

Boa sorte com o projecto.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigada!

Já pus as poucas plantas que tinha da melhor maneira que consegui. Ainda vai levar mais musgo a tapar a frente mas o que eu gostava mesmo era de fazer um tapete de musgo.

O filtro é que me está a chatear, ainda não consegui arranjar algo dentro do meu orçamento... Este nem tem um fluxo mau e da maneira como está colocado a água anda à roda no aquário, mas mesmo assim não chega.

 

Bem, e posto isto é hora das fotos!!!

 

P8071813

P8071814

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para camarões tinham uns de 10W mais pequeninos que são perfeitos, acho que custam à volta dos 12€ se não me engano. Os senhores de lá são bem simpáticos, o meu veio com um defeito (não estava bem selado e parecia que tinha levado uma pancada) e eles nem questionaram, pediram logo imensas desculpas e trocaram.

 

Já agora aproveito para dizer qual a flora que tenho de momento:

Foxtail

Sagittaria subulata

Rotala rotundifolia

 

Hygrophila polysperma

 

Musgo de Java

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hoje adicionei Sera Bio nitrivec para poder por os peixes o mais rápido possível.

 

Tive de trocar o termostato da Hydor de 100w pelo que tinha de 25W da aquael, porque acho que perdi alguma litragem com o areao e as pedras, por isso vou vender o da hydor ou trocar por um de 50 ou 75W.

Agora o que me anda a chatear mesmo é o raio do filtro! Não consigo arranjar nada a um preço simpático, vai que não vai e vou acabar por ir aos chineses -.-

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hoje adicionei Sera Bio nitrivec para poder por os peixes o mais rápido possível.

 

Tive de trocar o termostato da Hydor de 100w pelo que tinha de 25W da aquael, porque acho que perdi alguma litragem com o areao e as pedras, por isso vou vender o da hydor ou trocar por um de 50 ou 75W.

 

Agora o que me anda a chatear mesmo é o raio do filtro! Não consigo arranjar nada a um preço simpático, vai que não vai e vou acabar por ir aos chineses -.-

 

Respondi ao seu outro tópico sobre as bactérias.

 

Se leu os meus posts sobre a adição de garrafas de bactérias, leu certamente que o que as garrafas publicitam, não é o que deve ser seguido.

 

Não é colocar o liquido e meter peixes. É meio caminho andando para matar a bicharada toda.

 

Muita gente pensa que aquariofilia é um hobby de gasto de dinheiro... mas na realidade é um hobby de paciência. Toda esta pressa vai-lhe sair caro.

 

 

Eu sei que o ímpeto de querer meter peixes no aquário é grande, mas não é assim que se deve fazer.

 

 

Não sei que tipo de bacterias tem esse produto que comprou, mas com autotróficas, pode colocar um peixe agora, e ir adicionando outro peixe de 15 em 15 dias... mais que isso, vai dar barraca.

Se o que comprou é com bacterias heterótróficas, não ponha peixe nenhum, porque acabou de atrasar o ciclo de azoto.

 

É esperar uns dias para que as bacterias que acabou de introduzir morram, para que o ciclo comece como deve ser.

 

 

Convém ter alguma paciencia, colocou o outro post às 13hrs, e nem esperou uma tarde para ir logo comprar o produto...

 

Tudo isto é apenas um conselho, só aceita se quiser :happy:

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigada pelo conselho. Eu já tinha comprado o produto e fiz uma pesquisa aqui pelo fórum e vi que muita gente era da opinião que este produto também ajudava, não fiz as coisas assim tão à toa... Os peixes ainda não estão lá mas onde eles estão tenho a certeza de que é pior que um aqua sem o ciclo feito. Eu vou adicioná-los aos poucos e ficar atenta aos parâmetros da água.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigada pelo conselho. Eu já tinha comprado o produto e fiz uma pesquisa aqui pelo fórum e vi que muita gente era da opinião que este produto também ajudava, não fiz as coisas assim tão à toa... Os peixes ainda não estão lá mas onde eles estão tenho a certeza de que é pior que um aqua sem o ciclo feito. Eu vou adicioná-los aos poucos e ficar atenta aos parâmetros da água.

 

Não precisa de levar o que escrevi na defensiva, estava apenas a tentar ajudá-la.

 

Se essas bacterias são heterótroficas, eis o que vai acontecer:

 

Você adicionou as bacterias, agora adiciona peixes... vai medindo os parametros e parece tudo bem.. a amónia sempre a zero, ganha confiança, mete mais peixes, e entretanto as bacterias morrem... como não fez o ciclo correctamente, não terá bactérias nitrificantes no filtro para suportar toda a amónia que de repente irá aparecer, e nessa altura... quando os peixes forem morrendo um a um, voltará a comprar mais bactérias, e fica assim dependente de colocar o produto de x em x tempo para que não lhe morram os peixes... e nunca fará o ciclo correctamente.

 

É por isso que se deve ter paciência, e fazer as coisas segundo as regras e conselhos da comunidade, que sabe o que faz.

 

Mais uma vez aconselho paciência, caso contrario vai acontecer-lhe o que acontece a tanta gente que desiludida desiste deste hobby.

Editado por WarMode
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Peço desculpa se parecia que estava na defensiva, deve ter sido das reticencias XD

Mas vou discordar um bocadinho, a menos que haja uma sobre-dosagem das bactérias heterotroficas, vai haver sempre espaço para as autotroficas se instalarem e começarem o seu ciclo. A mim parece-me que os produtos de bactérias heterotroficas servem exactamente para isso, para poder ter os peixes seguros enquanto as autotroficas não se desenvolvem. É claro que esta é apenas a minha perspectiva como estudante de biologia, não me estou a gabar, aliás não tenho ainda muitos conhecimentos sobre ecossistemas mas parece-me perfeitamente viável que assim seja.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Peço desculpa se parecia que estava na defensiva, deve ter sido das reticencias XD

 

Mas vou discordar um bocadinho, a menos que haja uma sobre-dosagem das bactérias heterotroficas, vai haver sempre espaço para as autotroficas se instalarem e começarem o seu ciclo. A mim parece-me que os produtos de bactérias heterotroficas servem exactamente para isso, para poder ter os peixes seguros enquanto as autotroficas não se desenvolvem. É claro que esta é apenas a minha perspectiva como estudante de biologia, não me estou a gabar, aliás não tenho ainda muitos conhecimentos sobre ecossistemas mas parece-me perfeitamente viável que assim seja.

 

Não me querendo gabar, eu tenho mestrado em biologia :tongue:

 

O que lhe disse é verdade, e repare, serve para as pessoas ficarem viciadas nos produtos com bacterias heterotroficas, pois estas não só competem por recursos como competem pelo habitat e espaço que ocupam no filtro, e que não desaparece mesmo depois de mortas.

 

Ao usar estes produtos, não vai deixar o ciclo do aquário criar-se eficazmente, originando picos de amónia.

Porque acha que nas intruções diz que deve usar a dose de x em x tempo? Se reparar nas instruções da Tetra safestart por exemplo, é usar uma vez e acabou. Pode apenas usar para complementar as TPAs, e tal não é essencialmente necessário.

 

Acredite em mim ou não, e eu sou só um estranho na internet, mas eu sei do que falo e daí sempre que existem duvidas com estes produtos, eu tentar aconselhar as pessoas a não usarem!

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pronto! Calei-me logo com a primeira frase XD Já estava à espera, admito :roll:

O seu tópico é fixo? É que eu vi tanta gente a defender que as heterotroficas ajudavam... Foi só por isso que decidi adicionar.

Onde é que posso comprar esse da Tetra?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É bom ver gente a tirar biologia... mesmo não havendo quaisquer saídas neste país, não desista. :dance:

 

Em relação à tetra safestart, qualquer loja de aquariofilia vende, e até creio que já no jumbo de alfragide vi à venda...

 

(ultima nota: a garrafa defende à mesma a ideia que é pôr o liquido e encher o aquário de peixes... apesar de serem bacterias nitrificantes, não vá nessa conversa... fazer as coisas com paciência :happy: )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Percebido! Muuuuuita paciência. Um peixe de 15 em 15 dias com esse produto da tetra, é isso?

Quanto a não desistir de biologia, essa conversa dá pano para mangas. Gosto de tudo um pouco e ainda não sei o que quero fazer, acho que foi assim que vim parar a este fórum XD

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Muito fixe o aquario, gostei bastante da iluminação, pratico barato, só tem um inconveniente se mudares o aqua de sitio ficas com buracos na parede

Mas parabens pelo projeto

Eu tenho um filtro de cascata comprado no chines um aleas xp6 ou xp7 faz a volta de 450 ou 500 litros/h não sei ao certo até a data é impecavel tem quase um ano, ate agora 8€ muito bem gastos!!!

 

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nem sei bem o que dizer, fui hoje à Varziela e fiquei com medo de sair de lá com menos um órgão... Não consegui orientar-me e ninguém me ajudava, parecia mesmo que estava noutro país... Enfim, isto tudo para ainda não ter o raio do filtro :angry:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Boas!

Um mês depois aqui têm o resultado!

P9122078

P9122105

P9122082

Neste momento tenho dois platys (do aqua antigo), tres neons, e tres corydoras aeneus.

O plano é dar os platys, acrescentar mais neons, manter os corydoras e quem sabe não irei ter um casal de Ramirezis!!!!

O que acham? É muito cedo para ter ramirezis? O aqua não é o mais apropriado para eles? Digam o que pensam!!!

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.