Mountain Peasant Reef


Ledo

Recommended Posts

Pessoal, resolvi compartilhar o meu projeto desde o princípio, para que tudo possa ser discutido.

 

Assim, tudo está aberto a opiniões.

Esse é um projeto que será colocado em execução dentro de uns 20 meses. É tempo de sobra de mudar quase tudo, ou de colocar a cabeça no lugar e desistir :lol:.

A idéia é montar um aquário misto. Aquarismo, para mim, é também experimentação, então não sou daqueles sujeitos que focam um objetivo e me mantenho na linha buscando perfeição. Deixo esse tipo de conduta para outras áreas da minha vida. Essa é a filosofia.

Tenho disponível um living, onde ficará o aquário e, logo ao lado, uma parede de uma varanda.

 

O display terá as seguintes dimensões (CxLxA): 240cm x 80cm x 70cm).

A idéia é fazer um sump totalmente remoto, em forma de armário, que será fechado, mas conterá tudo. Não quero nada fora dali.

 

O cálculo final para o sistema, ficou em cerca de 1500L líquidos.

O projeto, rascunho, está assim:

CapturadeTela2014-07-09agraves233112_zps

 

O "armário de máquinas", que será em uma área externa, está configurado da seguinte maneira:

 

1c1c55b7-fbca-4f84-bfd3-a5d9e31ff48b_zps

 

Aos poucos irei detalhando o projeto, bem como comentando dos equipamentos que estão previstos, alguns até já adquiridos.

 

Qualquer dúvida ou sugestão, estejam a vontade.

 

Abs

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá bom dia

parabéns pelo projecto, parece-me bem elaborado, com um excelente espaço (casa das máquinas) para trabalhar á vontade.

de momento não tenho nada a acrescentar e vou acompanhar o projecto para ver o desenvolvimento.

cumprimentos

afonso

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Afonso, tudo bem?

Muito obrigado pelo comentário.

 

Realmente, pela primeira vez em minha vida, não terei apenas o móvel abaixo do aquário para trabalhar.

Mas, como em várias situações, quando temos mais, mais queremos.

 

Meu sonho ainda é uma sala de máquinas.

 

Abs

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Bom planeamento! E a reposição?

 

Goncalo,

Boa pergunta.

 

A reposição será realizada através de um sistema de osmose reversa com resina aniônica e catiônica, que é o sistema que serve o meu aquário atual.

 

A água passa pelos seguintes estágios:

1) Filtro mecânico de polipropileno de 5 micras

2) Carvão ativado em bloco

3) Filtro mecânico de polipropileno de 5 micras

4) Bomba pressurizadora

5) Membrana de osmose reversa

6) Cartucho de resina mista de 20 polegadas

7) Outro cartucho de resina mista de 20 polegadas.

 

Após, ela é será armazenada em um bujão pressurizado, como esse aqui:

 

IMG_2200.jpg

 

Esse bujão serve para que o sistema não fique ligando/desligando toda a vez que o aquário demande.

O sistema o enche, e quando ele esvazia, ele é enchido novamente.

Tudo controlado por uma válvula de pressão.

 

Esse sistema alimentará o sump através de uma bóia mecânica, simples.

Como forma de prevenir problemas com a bóia, um sensor de nível elétrico ficará acima da linha d'água em uma posição segura e ligado a uma válvula solenóide.

Caso a bóia travar aberta, a reposição vai sangrar até o sensor de emergência ser ligado, e então a solenóide é travada, prevenindo um desastre.

 

Além disso, vou deixar uma canalização para que o sistema possa alimentar a caixa de mistura de sal para TPA e os reservatórios para o Balling (se persistir com a idéia de usar Balling).

 

Essa imagem é bem ilustrativa:

 

774fb90b-e513-4855-94ba-836721757e49_zps

 

Abs

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

grande projeto, boa sorte com a execução

 

Obrigado, Dani.

 

A execução depende diretamente da finalização da casa, que está em construção.

 

Por enquanto, possuímos apenas os encanamentos hidráulicos e elétricos que ligarão o armário de máquinas ao aquário, bem como alguns equipamentos e itens já adquiridos.

 

IMG_4204JPG_zps3c7fbc15.jpeg

 

Abs

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá boa noite

assim vale a pena, construir tudo de raiz.

a resposta á reposição, está bem explicada e faz sentido, e evita muito trabalho manual.

parece que o projecto tem tudo para dar certo.

força

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito bom mesmo, excelente projeto..

Vou seguir, adoro estes projeto, tenho pena de não ter mais espaço e capital, senão fazia algo monstruoso.. eheh

 

Boa sorte e vai dando novidades, ja agora podes colocar fotos do teu aquario, a malta gosta e de ver bons aquários..

Editado por Rui Filipe Silva
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Rui, envio a última foto que tenho do meu aquário atual, de 250L (100x50x50).

IMGP7676-L.jpg

 

DSC_0008.jpg

 

DSC_0016_zps1fdb0155.jpg

 

DSC_0005_zps200a83f8.jpg

 

DSC_0045_zps95310c76.jpg

 

DSC_0036copy_zpsfc888b2e.jpg

 

DSC_0024copy_zps1e1e31ed.jpg

 

DSC_0025copy_zpsbe9f73b7.jpg

Como vocês percebem, está tudo bagunçado.
Estou mais de olho no próximo do que neste.

Abs

Editado por Ledo.Daruy
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Trago a vocês alguns pensamentos sobre um dos itens a ser pensado para esse aquário:

 

Filtragem Biológica

Tenho uma bem sucedida experiência com DSB, que não empedrou, que não liberou fosfato (pelo menos que fosse detectável pelos testes tipo Hanna e outros), que não soltou gás de enxofre, que não fez nada que se tenha ouvido falar que DSB faça. E mantém meu nitrato, em um aquário de 250L lotado, zerado pelos testes. Já inclusive desmontei ele uma vez, e não tinha cheiro de ovo podre ou chulé, coisa que diziam para mim verificar.

 

Enfim, nada mais justo que repetir a boa experiência e colocar um belo DSB em todo o aquário, correto?

Essa era a idéia. Não é mais.

 

Estive analisando todas as possibilidades de filtragem biológica, e cheguei em algumas discussões comigo mesmo:

 

1) O DSB precisa do aquarista. E isso não é fácil.

 

DSB é a coisa mais genial do mundo, mas não anda sozinho. Tem que ser pilotado, e o aquarista é o piloto.

Uma das principais coisas é manter a meiofauna (macro e micro) ativa, pois ela se extingue com o tempo.

É ela a responsável por impedir que os problemas do substrato aconteçam.

Para um aquarista que mora longe de alguma praia do tipo estuário, conseguir inóculos é bem complicado. Tenho que me virar aqui.

Ainda, o DSB precisa ser "varrido" por uma boa quantidade de circulação, e sem pontos mortos.

Pensei em como lidar com um DSB cinco vezes maior e arrepiei. Depois pensei em como lidar com um DSB que não foi bem pilotado, ocupando todo um display de 1000L, e tremi na base.

Desisti.

Como eu gosto muito do danado, meu refúgio, que terá algo como 120L, terá um DSB padrão, mas que não será suficiente para tocar todo o sistema, dez vezes maior.

 

2) DSB remoto ainda é um DSB

 

Eu vejo alguns exemplos de DSB remoto, onde o sujeito enche uma ou mais caixas com substrato, joga no sump e esquece.

Vale para o DSB remoto todas as regras que eu escrevi ali em cima, e que se encontra em qualquer conteúdo (livros, internet) sobre DSB.

Então, a necessidade de pilotar é a mesma, com o agravante de você ter que manter snails, paguros e inóculos no sump. Complexo.

 

3) Não gosto de Bare Bottom

 

Aqui é uma questão de gosto. Por aí se encontram aquários BB que são lindos, todos conhecem e eu concordo.

Mas eu acho gosto muito de ver bichos no substrato. Não sei se isso é esquisito, mas eu tenho me aceitado muito bem como sendo esse tipo de pessoa.

E ainda, venham falar aqui em casa que não vai ter substrato com as minhoquinhas para ver a crise que se instala.

 

4) Sou muito desconfiado com SSB

 

Eu sei que existem vários exemplos de pessoas que mantém aquários numa boa com 4cm de substrato.

Sei também que a capacidade de um substrato (ou melhor, as bactérias) desnitrificar depende muito da granulometria, etc.

Mas eu tenho aqui um pé atrás com a capacidade de um substrato fino com mídia calcárea (não gosto de areia é gosto, nada contra) tomar conta de um aquário.

Como, ao ter um aquário desse tamanho, vou querer algumas coisinhas como cardumes de tangs, meu receio de não dar conta do recado aumenta.

Mas tem uma solução:

 

5) Siporax como um banco de bactérias

 

A idéia é usar o SSB, mas instalar uma caixa fechada, escura, com siporax, após o sump.

O siporax, aqui, serveria não só como auxílio à filtragem (filtragem demais mal não faz), mas também como um depósito de resiliência.

Se alguma coisa der errado, eu sifono o substrato, eu faço e aconteço com o sistema, mas continuo mantendo uma boa quantidade de bactérias vivas e funcionais.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá bom dia

mais uma vez obrigado pela partilha, pois acho muito interessante, eu tenho vários aquários, uns am casa outros na garagem onde faço criação de Pterapogon Kauderni, e nesse aquário mantenho uma DSB já há dois anos sem problemas, em casa o substrato é de 2 cm com mistura de granulometria de areia de coral (grossa e fina) também tenho snail e nassários., uso também o siporax e estou a usar o método vodka.

gosto de ler estes tópicos mais interessantes na expectativa de troca de experiencias, embora eu aprenda sempre mais do que transmito.

cumprimentos

afonso

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.