Wood of Torment


rickmfc

Recommended Posts

Boas,

 

Venho apresentar o meu novo plantado que acabo de montar, devido ao meu antigo e 1º plantado invertsoil ter dado pra aprender, para cometer uns erros e coitado dele pelas desgraças que passou. O substrato amazonia começou a desfazer já parecia pó mal se podia tocar nele que se levantava uma nuvem de poeira.

 

Então decidi juntar uns trocos e remonta-lo, depois de uma visita à aquaeden para ir à busca da rotala macrandra e wallichii duas plantas que estou desejoso de experimentar, para meu desgosto não tinha mas acabei por ser convencido pelo Rui a experimentar a ludwigia sp e didiplis diandra.

 

Wood of Torment
Setup:

Aquário:
- 57© x 35(L) x 30(A) => 60L

Filtragem:
- Eheim 2213

Iluminação:
- 2 x 24w T5 (6800k +4200k)

Aquecimento:
- 50w

CO2:
- CO2 pressurizado a 2 bps

Inertes:
- Manten Stone e um tronco parecido com uma raiz de red moor wood

Substrato:
- ADA Aquasoil Amazonia 1L

- Pro soil 8L
- Tropica growth 2L

 

Fertilização:

- Elos fase 1, fase 2 e K40

Flora:
- Hemianthus callitrichoides ''Cuba''
- Pogostemon helferi
- Fissidens fontanus
- Taxiphyllum barbieri
- Rotala rotundifolia
- Anubia nana
- Microsorum pteropus windelov

- Ludwigia sp

- Staurogyne repens

- Alternanthera reineckii 'mini'

- Didiplis diandra

- Hygrophila pinnatifida

- Hottonia palustris

- Limnophila hippuroides

- Rotala macrandra e wallichii

Fauna:
- A pensar ainda... Aceito sugestões

 

14728773372_1c69161545_z.jpg

14706065806_fe993264fb_z.jpg

14748925323_767bd478ea_z.jpg

14726696514_b11aa006d5_z.jpg

14729064215_799a93c5ae_z.jpg

14542611877_21a78e8c55_z.jpg

 

23/07/2014

14725881431_c448716fca_b.jpg

Editado por rickmfc
  • Votar + 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa sorte com isso,

 

Grande lista de plantas para 60l :)

Não plantaste demasiadas plantas/variedades aí no centro (entre o tronco e a pedra)?

Isso com o crescimento é capaz de ficar tipo selva :)

 

Pedro.

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas aparentemente está muito bom, so na minha opinião esse tronco foi uma pena ter ficado tanto lá para trás.

 

Abraço

 

Sim também acho que o tronco ficou muito para trás mas também foi um pouco prepositado devido ao arco do tronco. Na minha anterior montagem invert soil o tronco estava mais para a frente e o arco fica mesmo no centro do aquario e tudo que estivesse de baixo dele nao crescia devido à sombra, não gostava muito dessa zona morta na parte onde o aquario recebe mais luz. Quiz experimentar algo diferente desta vez :)

 

 

Boa sorte com isso,

 

Grande lista de plantas para 60l :)

Não plantaste demasiadas plantas/variedades aí no centro (entre o tronco e a pedra)?

Isso com o crescimento é capaz de ficar tipo selva :)

 

Pedro.

 

Sim Pedro concordo contigo é uma grande lista para 60l já é habito, tenho dificuldade em escolher principalmente plantas que nunca experimentei e que nunca as tive no seu explendor. A lista posteriormente vai encurtar com as plantas que melhor se adaptarem às minhas condições e que ficarem mais enquadradas visualmente.

 

No centro entre o tronco e a pedra estão 4 especies talvez sejam demais não sei com o crescimento e com as moitas vou ver como fica talvez até meta a didiplis diandra à frente da limnophila em vez de estar ao lado.

 

 

Muito bom, dá a sensação que é mais de 60L.

 

Depois vais ter que dar bem a tesoura para não ficar selva e o tronco escondido.

 

Pois mas só tem 60L XD

 

Sim a tesoura aqui vai ter que trabalhar senão o tronco nem se vai ver

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas após uma semana de montagem já se nota alguns progressos as plantas já cresceram e os niveis de amonio e nitritos já estão a zero por incrivel que pareça :) Desde ontem acrescentei os primeiros vivos para ajudarem na limpeza, uns 20 red cherry e 2 caridinas japonicas, posteriormente vão entrar otos e mais japonicas.

 

A limnophila hippuroides parece ter algum problema em que as folhas do topo estão menos verdes e mais esbranquiçadas e nalguns pés essas folhas estão a desfazer-se será carência de N? nesta fase tão cedo? o substrato não deveria de estar a fornecer isso nas primeiras semanas?

 

Bem vejam as fotos e dêem as vossas opiniões.

 

A ludwigia sp está a ficar com um vermelho mesmo espectacular como se pode ver

14767215136_16e44dd749_z.jpg

 

Aqui está a limhophila com o tal problema que vos falei, que será?

14603697727_725e4e4b90_z.jpg

 

Os meus novos habitantes que me tem ajudado bastante na remoção da gosma do tronco principalmente os japonicas são uns esfomeados nunca param :roflroll2:

14603695827_f3324dac63_z.jpg

14787856414_d0a2fce1d6_z.jpg

14810050623_1f95348ef9_z.jpg

 

Dia 8 da montagem 30/07/2014

14810050623_1f95348ef9_z.jpg

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Trago novas novidades pessoal...

 

Hoje entraram no aquario rotala wallichii e a macrandra.

 

O problema da limnophila hippuroides foi resolvido era falta de ferro, apesar de gostar dela tive de a remover pois era muito volumoso para a dimensão do aquario, metia no meu outro de 90cm.

 

Também entraram 3 otos e mais 2 japonicas para ajudar nesta fase inicial de limpeza.

 

Para a semana já começo a fertilizar com ADA step 1 pela primeira vez vou usar a gama completa da ADA de fertilizantes vamos ver como corre. :naughty:

 

Bem agora uma fotos que é o que voces gostam :pompomgirl:

 

Rotala macrandra

14658882138_f3d52448cf_z.jpg

 

Rotala waliichii

14658806980_12ed498df2_z.jpg

 

Um dos novos habitantes

14845152282_cf5d0f3595_z.jpg

 

Dia 15 da montagem 06/08/2014

14822527306_196109028d_b.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Está a ficar com bom aspecto, parabéns.

 

Realmente..., tens aí uma Senhora lista de plantas.

 

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Está a ficar com bom aspecto, parabéns.

 

Realmente..., tens aí uma Senhora lista de plantas.

 

Abraço,

 

Pois tenho mas já estou a começar a reduzir na lista como já tinha referido já são menos duas hehhehe :roflroll2:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Preciso da vossa ajuda a minha didiplis diandra parece que está a morrer não sei bem o que se passa as folham começam a ficar sem cor como se fossem reabsorvidas e o caule fica preto tipo a meio e depois acaba por se partir e solta-se a parte de cima. Alguem com experiencia com esta planta que me ajude. estou a desesperar estava mesmo linda é a unica planta com sintomas todas as outras crescem bem sem qualquer sinal de nada.

 

14899665275_dfcebb2585_z.jpg14712994130_37d4718c13_z.jpg14713063658_efbeddb15a_z.jpg14876674296_d1265efcce_z.jpg14896615711_99b56a06ec_z.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois eu acho estranho porque estava a crescer bem e de repente aconteceu isto à uns dias e é a unica planta assim.

Que parametros tem o teu aquario para te estar acontecer o mesmo com a monte carlo?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

acontece a monte carlo mas vai se propagando e se uma folha contmidada estiver encostada a outra planta de outra especie essa tb comeca a morrer. nao percebo.

tenho 200litros, 3x39w t5, ph6.5 gh e kh a 3

fertelizacao el, co2 pressuarizado dropcheker amarelo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu acho que sim. ve se isso vai propangando. se sim corta toda a parte infetada e deve resolver...

ok vou estar entao atento se aparece noutras plantas, eu tenho rotala wallichii mesmo ao lado ate se tocam e não tem estes sintomas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parece que o problema não fica só pela didiplis diandra. Dei conta agora que a rotala wallichii está a começar a ficar exatamente com os mesmos sintomas. e já vi uma rotundifolia com o mesmo sintoma pois partiu-se porque ficou negro o caule um pouco a cima do meio.

Que poderá ser isto estou mesmo a desesperar se continuar vai afetar todas as plantas e fico com o aquario vazio :cry:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

vamos a ver se alguem aparece com a solucao.

eu nao temho a solucao, esta me a acontecer o mesmo nesta montagem e a anterior montagem tambem me aconteceu, mas como foi numa planta de caule cortei abaixo da zona afetada e resolveu. agora com a panta de tapete e mais complicado cortar de modo a retirar as zonas afetadas.

 

nao sera da durezs da agua? a minha é mole e a tua?

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tirando o problema da Didiplis, os problemas de melting serão, certamente, cadencia de nutrientes ou um GH muito baixo ou algo do género, partindo do principio que não há valores de PH muito distantes do normal em plantados. Claro que falo no caso das plantas estarem já há muitas semanas no aquário. Há plantas que fazem melting na entrada mas que depois crescem sem problemas. Embora isso nunca me tenha acontecido na Montecarlo, já ouvi alguns relatos.

Qual é o teu GH?

 

Quanto à Didiplis Diandra é uma planta DIFICIL. Precisa de muita luz e muitos nutrientes e mesmo assim tende a ficar com os caules pretos e ou se parte ou nós devemos replantar para a fazer vingar.

6 meses depois de a plantar isso ainda me acontecia em raras ocasiões nalguns caules no meu aquário de 300l. Cheguei mais para o meio onde tem mais luz e é rarissimo ver um caule partido e já não preciso replantar por essa razão.

Volto a dizer é uma planta difícil... mas muito bonita :)

 

Pedro.

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

na fonte a minha agua e kh e gh de 3 mas como estou a fertilizar com calcio e magnesio o gh esta a 7.

no caso do rickmfc podera ser entao da dificuldade da planta...chega lhe luz :P

Editado por Nutter
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o meu gh está a 6.

 

Pois só acho estranho ser da luz porque tenho mais de 1w/l e é uma regua que está mesmo perto da superficie da agua.

Mas para a semana ja devo ter uma calha a serio com mais iluminação e espetros completamente diferente. pois que eu voto no problema um pouco em torno dos espetros que tenho.

 

Já dupliquei a dose dos fertilizantes a ver o que acontece.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Bem depois de muito tempo sem atualizar venho trazer algumas novidades.

 

As plantas estão a crescer bem e aquele problema que estava a ter era da falta de fertilização que depois de duplicar a dose não voltei a ter problemas com a didiplis. :pompomgirl:

 

No sabado entrou a nova calha 3x24w (8000k + grolux + 6500k) feita pelo Rui claro e como sempre mais uma iluminação feita por ele 5* agora tenho luz em todos os cantos visto que estas lampadas são um pouco mais compridas que as t5l8 24w e já não acontece, as plantas inclinarem-se para o meio que era o caso da macrandra.

 

Também entrou um um cardume de 10 amandae Hyphessobrycon amandae possivelmente para a semana entram mais 10 :naughty:

 

Hoje também comecei a fertilizar com a gama da ADA que nunca experimentei.

 

Bem vou passar às fotos venham aí as opiniões e conselhos :tongue:

 

14922988590_57ea5dcb3e_z.jpg

14923068457_795a9836d1_z.jpg

14922986750_2defb34a9a_z.jpg

15109256562_02f8d1d5b0_z.jpg

15109614935_15372cb440_z.jpg

 

Dia 40 1/09/2014

15086624856_978b458f87_c.jpg

Editado por rickmfc
  • Votar + 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 5 semanas depois...

Boas

 

Após um mês sem atualizar o tópico venho mostra-vos como está atualmente o aquario.

Apesar dos 72w a didiplis vai ficando de ves em quando com os caules negros e parte-se aumentei esta semana a fertilização pra ver se resolve e também porque já se nota carencias na macrandra.

 

Tive um ataque de staghorn e depois de 3 semana a andar a meter carbono liquido parece estar mais controlado mas elas já voltam a surgir certamente é falta de mais caridinas para as comer... a ver se compro mais este fim de semana.

 

O tapete já está mais fechado que antes mas continua a um ritmo reduzido a crescer e sofreu bastante com o carbono liquido

 

Dia 70 01/10/2014

15412870565_50f1e8f92f_b.jpg

15226113199_5a467a1580_b.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ontem entraram mais 9 caridinas, neste momento tenho 12 e já comecei a ver melhorias. pelo menoos a staghorn que tinha no feto desapareceram por completo numa só noite vamois ver o que estes 12 meninos conseguem fazer... uma coisa é certa estas bocas todas têm de se alimentar :roflroll2:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.