60L de veludos


João Cunha

Recommended Posts

Boa tarde a todos os foristas.

Chamo-me João Cunha e comecei nisto da aquariofilia há 1 ano, com dois aquas: um de red cherries e outro de guppies.
Ao experimentar as duas vertentes, peixes e invertebrados, os shrimpies ganharam de longe. Sem reconversão possível :sorry: Desfiz-me dos guppies e adquiri neocaridina blue velvet do membro David EC Costa. A quem deixo o meu muito obrigado.

Venho apresentar o meu aqua de neocaridina blue velvet. Chegaram hoje, vêm muitas seladas ( e que belas éguas), pelo que estou ansioso por ver mais portistas espalhados pelo aqua :drool3:

2014 07 23 16.09.22

2014 07 23 16.10.03   Cópia

2014 07 23 16.12.01   Cópia

2014 07 23 16.12.44

2014 07 23 16.13.17

Medi o pH e estava entre 7.4 e 7.6 :eusathink: Mas como adquiri uns testes da nutrafin usados, não sei se os valores serão viáveis. No outro aqua de red cherries deu o mesmo intervalo de pH porém tenho tido todas as semanas novas fornadas de benfiquistas. Mas nesse aquário não tenho um tronco como tenho neste. :eusathink:

E sendo assim, a minha ideia de colocar aqui caridinas (CBS grade baratinha) vai pelo cano abaixo,certo?

Venho, vaidoso, mostrar o meu aqua, mas também humilde e à espera de todas as críticas possíveis para que possa melhorar. Quero mesmo crescer neste hobby da "invertebrofilia". biggrinbiggrin
E peço já desculpa pelas fotos, mas a fotógrafa de serviço encontra-se ausente! :dry2:

Editado por João Cunha
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É um aquário low-tech, sem luz artificial (experiências que vão de encontro ao low-budget).

Dimensões: +/- 60L

Iluminação: não tem

Filtragem: Eheim Biopower 160 internal com 2 divisórias

Substrato: mais ou menos 3cm de altura de areão preto inerte

Flora: Musgo de Java, Sagittaria subulata, Bocappa monieri, Hygrophila polysperma, Ceratophyllum submersum, lemna minor

Fauna: Neocaridina blue velvet, caracóis.

Hardscape: Tronco


O que devo colocar nas duas divisórias do filtro para maximizar eficácia? Tenho siporax numa divisória e esponja na de baixo.

Queria baixar o pH dos dois aquários de forma natural... Compro mais troncos?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

pra desceresbo ph tens muitas maneiras,

podes usar agua engarrafada que costuma ter 6.6ph se não me engano para as tpas, tipo garrafao de 5l + 5l agua torneira misturada

 

podes comprar as folhas de amendoeira que dizem descer o ph e as pinhas de amieiro tbm.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desde já obrigado pelas vossas respostas. biggrin.png' alt=':biggn:'>
Eu já tenho as pinhas de amieiro e as folhas de amendoeira nos aquas. Há duas semanas. Daí estranhar os valores dados por estes testes... :eusathink: A minha água, sendo da torneira, juntamente com as pinhas de amieiro, as folhas de amendoeira e o tronco, obtenho valores de 7,6? Então isso quer dizer que a água estaria a 8, por exemplo? :silly:

Podem explicar-me melhor o que é a água de osmose reversa e quais os preços?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já estive a ver preços e acho demasiado dispendioso. 300€? :D
vou comprar uns testes da nutrafin novos e se os valores se verificarem, terei de me cingir aos neocaridinas. com muita pena minha.

outra coisa, como fazem a alimentação dos camarões. de quantos em quantos dias fazem uma pausa e que tipo de vegetais posso dar?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas João

 

Eu tinha o mesmo problema em relação ao PH, valores na ordem de 7,4 e tinha no aqua troncos e pinhas de amieiro e não existia qualquer variação do PH.

 

A unica forma que tive para baixar para valores do PH 6,6 +-, foi usar um substrato para essa efeito, mais propriamente a Akadama por ser mais em conta, mas tens outros no mercado mais conceituados.

 

Cumps

Editado por Pedro A Santos
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Pedro, pela resposta. Eu já tinha pensado nisso, mas pensei que fosse erro dos testes. Mas afinal os valores podem ser fidedignos... :tapfoot:
Como faria para trocar o substrato, tendo plantas e camarões pequenos? :eusathink:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Pedro, pela resposta. Eu já tinha pensado nisso, mas pensei que fosse erro dos testes. Mas afinal os valores podem ser fidedignos... :tapfoot:

Como faria para trocar o substrato, tendo plantas e camarões pequenos? :eusathink:

 

 

 

Digo-te já que vai dar trabalho, mas podes fazer como eu fiz.

 

Com o auxilio de um tubo para distribuir a akadama no fundo do aquário, fui adicionando aos poucos uma camada de Akadama por cima do sustrato já existente, de modo a que os camarões possam circular por outras zonas do aquário. Este procedimento tem de ser feito por várias vezes.

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tinha areia preta inerte e coloquei a akadama por cima e até hoje não tive qualquer problema.

 

Por isso é que se tem que fazer por varias vezes, com intervalos, e com pouco akadama de cada vez, pois a agua suja um pouco, mas nada de especial. Não tive qualquer morte. Levei 2 ou 3 dias a concluir este processo.

 

 

E outro motivo que tinha me equecido de acrescentar é que como se adicionando akadama aos poucos o PH desce gradualemte e não bruscamente.

Editado por Pedro A Santos
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Também pode usar turfa para diminuir o pH.

(pode ser de qualquer marca, mas esta em bolinhas é melhor porque suja menos)

jBEc6qVceQ9ka.jpg

"SERA super peat liberta os valiosos ácidos húmicos e oligo-elementos em percentagens correctas para a água. Sera super peat reduz a dureza de carbonatos e o valor de ph, dependentemente dos valores anteiores da água. Durante um longo período de tempo os valores são estabilizados na zona de ligiera acidez. Assim os peixes das regiões tropicais de água macia sentem-se melhor. SERA super peat inibe o crescimento de fungos, bactérias e algas. SERA super peat é adequado para o acondicionamento da água para criação, também no caso de baixa dureza de carbonatos (KH)."

O inconveniente é que deixa a água meio acastanhada, tipo chá, mas isso acho que as folhas de Amendoeira da Índia e as pinhas de Amieiro também deixam.

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu queria pôr nos dois aquas. Já alguém usou o sera super peat?
Não sei quantas caixas terei de arranjar para os 2 aquas.

Compensa em relação ao akadama?

Editado por João Cunha
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não,

 

Boas, amigo, não perebes-te enso eu.

Que eu saiba a turfa ou eat e usada nos filtros, muitos usam, caso não esteja em erro nos ciclídeos anões para baixar durezas e nos killis para as desovas.

Mas não ponhas isso no substrato, aposto que faz melting e não compensa.

Então uma saca de akadama anda à volta dos 25-30 €
E da para 4 aquarios no míno, ainda para mais se for só para cobrir a superfície.

 

Esta é a minha modesta opinião.

 

Abraço

  • Votar - 1

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

800gr de sera peat dá para encher um aqua de 60L? por cima do substrato inerte.

A turfa usualmente é colocada dentro do filtro. Quem não tiver espaço no filtro coloca a turfa dentro de uma meia de vidro, faz uma pequena bola/saco e coloca-o dentro do aquário.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais