Sugestão de melhoria - Ortografia


Recommended Posts

Viva novamente pessoal,

 

Posso estar a criar aqui um off-topic, mas é com o intuito de 'angariar opiniões'. Existe aqui esta frase nas regras gerais do fórum:

 

-------------------------

:arrow: O fórum tem um motor de pesquisa (link Pesquisar no topo da página), que deve ser utilizado antes de ser colocada qualquer questão no fórum. A sua dúvida pode-se encontrar já respondida, não sendo assim necessário estar a duplicar esse tema, e dar ainda mais trabalho aos outros membros

---------------------------

 

No entanto, de vez em quando lá aparece um tópico ou outro (por vezes até com uma ortografia engraçada), principalmente colocados por membros novos:

- com uma fotografia de um Planorbis ou Physa a perguntarem o que é, se é maléfico para o aquário;

- a perguntar o que se pode dar de comer aos peixes vermelhos;

- com uma dúvida do tipo: posso colocar um peixe de grande porte com camarões;

- a querer saber um número de peixes que se podem colocar num daqueles globos de vidro de 2 litros.

 

Eu sou relativamente novo neste fórum, que nem 1000 mensagens tenho, apenas com uns 2 anitos de dedicação a este hobby, mas mesmo assim é um pouco chato para mim deparar-me com estes tópicos. É pouco gratificante o trabalho que algumas pessoas têm de colocar tópicos muito bem trabalhados e explicativos, para depois ninguém os ler mesmo precisando da informação que lá consta porque gostam de 'ter a papinha feita'.

 

Imagino que muitos dos já calejados neste fórum sintam algo idêntico, especialmente os que passaram pelo mesmo que eu e foram aprendendo com os erros e pesquisando aquilo que precisavam de saber por não haver na altura a facilidade de obtenção de informação ou possivelmente não haver muitas mais pessoas que soubessem a resposta.

 

Não estou a denegrir os membros recém chegados nem a dizer que ninguém pode ter dúvidas, mas seria bom até para o funcionamento deste fórum e paciência até dos que mais se esforçam para ajudar e responder a perguntas em tópicos, que fossem obrigados a pesquisar o problema deles usando 2 ou 3 palavras-chave no link de pesquisa dos tópicos do fórum antes de colocar a pergunta.

 

Esta é a minha opinião e maneira de pensar. Se mais alguém partilhar a opinião e os moderadores quiserem, posso passar esta mensagem para um tópico separado.

 

cumprimentos,

David


Hmmm, não consegui citar a frase do tópico das regras gerais. Tive que colocar assim :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva novamente pessoal,

 

Posso estar a criar aqui um off-topic, mas é com o intuito de 'angariar opiniões'. Existe aqui esta frase nas regras gerais do fórum:

 

-------------------------

:arrow: O fórum tem um motor de pesquisa (link Pesquisar no topo da página), que deve ser utilizado antes de ser colocada qualquer questão no fórum. A sua dúvida pode-se encontrar já respondida, não sendo assim necessário estar a duplicar esse tema, e dar ainda mais trabalho aos outros membros

---------------------------

 

No entanto, de vez em quando lá aparece um tópico ou outro (por vezes até com uma ortografia engraçada), principalmente colocados por membros novos:

(...)

(Editado para não ocupar muito espaço no tópico)

 

Apoiado.

 

Inclusivamente vês que nesses tópicos, cada vez menos gente lhes responde, devido a isso mesmo, estarem-se sempre a repetir.

 

 

Este apareceu ontem

 

Queria ter uns guppies mas não sei nada sobre aquarofilia.

 

Podem ajudar-me?

 

Espero pelas vossas respostas.

 

Bruno

(http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=234178)

 

Neste caso este post padece de dois males:

  • Pede ajuda, mas não diz no quê
  • E pede ajuda sobre tópicos mais que detalhados neste forum, nomeadamente o da iniciação à aquariofilia que está em modo sticky no sub-forum "OS PRIMEIROS PASSOS NA AQUARIOFILIA DE ÁGUA DOCE"

Eu lá respondi, mas vejo que entretanto mais ninguém responde, precisamente por isso.

 

Quando tens 1000 tópicos iguais, ficas com a informação toda dispersa, e aí sim a ferramenta de procura irá tornar-se impossivel de usar.

 

 

Por outro lado o que podem os moderadores fazer? Se forem estar sempre em cima desses topicos, vão passar o dia inteiro nos mais diversos sub--forums a apagar tópicos de empreitada?

É uma questão complexa, porque quem se dedica a gerir este forum, o faz por gosto, e não por profissão.

 

Eu trabalho na àrea, e mesmo a ser pago é complicado fazer content managment constante, por isso simpatizo com a moderação do forum.

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ricardo, qual é o modelo do teu telemóvel? Talvez sabendo possamos ajudar ;)

 

Warmode, tal como tu muitos de nós não nos sentimos à vontade com coisas que aparecem escritas aqui no forum e agradeço a tua vontade de ajudar. Mas não queremos que da má caligrafia se passe para outro tipo de atitudes menos corretas entre membros, eu sei que há muito boa gente que não só não se esforça como ainda leva a mal quando é corrigida ou chamada à atenção. Mas há que evitar depois entrar em certas atitudes menos correctas. Sempre que possível deve-se tentar ajudar em vez de criticar ou responder à coisas menos bonitas :)

 

Bons dias António,

 

Eu sabia quando iniciei este tópico, que mais tarde ou mais cedo este tipo de situações iriam ocorrer.

 

Já geri alguns forums, e nalguns a regra da ortografia era levada ao que consideras ser demasiado rigoroso, e as coisas corriam bem, de vez em quando lá alguém esperneava, mas tinhamos umas PM's genéricas de resposta que normalmente tratavam dessas situações sem stress.

 

Ontem cheguei à conclusão que torna-se cada vez mais dificil que as pessoas se entendam mutuamente quando um reparo simples é feito.

Estando saturado de tentar que esta questão seja aceite, e sendo chamado de frustrado, e sem mais nada que fazer etc, decidi que chega.

 

Não é por mal, nem por causa de ninguém. Virei ao forum de vez em quando ver como está tudo, mas vou-me retirar de participar nele.

Não vejas isto como uma atitude sobre-dramatizada, ou a fazer-me de mártir ou assim, até porque em 5 anos participei com ~200 respostas, portanto ninguém irá dar pela minha falta biggrin.png' alt=':biggn:'>

 

Continuem o bom trabalho, eu sei que não é fácil.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas entendo que ao trabalhares nessa area te torne um bocado rigoroso. Tal como o antonio disse mais vale uma ajuda do que uma critica.

Se em 5 anos respondes te 200 vezes, nem que fosse 10, e sinal que te importas em ajudar.

O telemovel e um da insys e ainda nao descobri como por os acentos, as vezes sem querer isto ainda ainda abre umas opções mas acentos nada.

Na minha opinião um forum e um local de convivio entre pessoas no mesmo hobbie, um local onde podemos tirar duvidas e ajudar em duvidas, tirar ideias etc.

Se vamos ser rigorosos e criticar membros por causa de acentos ou mesmo erros, isto vai começar a ficar vazio.

Ninguem vem para discutir por causa de erros.

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Todos os problemas são conhecidos e todos concordamos que existem e são indesejáveis. Agora, aquilo que eu ainda não vi aqui, foi qual a vossa sugestão para parar ou reduzir os problemas. Algo a dizer a esse nível?

 

Ao fim de mais de 11 anos não conseguimos fazê-lo, mas se alguém tiver ideias nesse sentido, agradeço.

 

JB

ONDE OUVISTE FALAR DO FÓRUM PELA 1ª VEZ? VOTA! - Discus - 1º Salgado - 2º Salgado - Dúvidas sobre aquariofilia devem ser colocadas no fórum e não enviadas por MP. Dúvidas/sugestões sobre o fórum devem ser colocadas nas Sugestões e Novidades do fórum.

Aqua Team: 20.563.645 Points  (Rank: #3304)       Join World Community Grid today! World Community Grid Logo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acredito que a unica coisa que podemos fazer é mesmo chamar a atenção sempre que verificarmos uma situação destas.

 

Muitas vezes quando lemos posts escritos de forma incorreta nem acabamos de ler e saimos logo... secalhar era melhor chamar a atenção e depois tentar ajudar

 

Outra coisa, queria so dizer que é certo que muitas vezes dei erros ortograficos neste forum até porque sou dislexico e não é facil para mim não os dar, no entanto esforço-me para evitar isso dai vir aqui falar e dar a minha sugestão

Guilherme Martins

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho exagerado e dramático chamar a atenção aos membros por causa de erros. Ainda ontem li bastantes posts e vi alguns erros inclusive de moderadores. Acho normal, afinal somos humanos e não máquinas. Devem sim chamar a atenção devido a posts em estilo de abreviaturas. Quanto á acentuação muitas vezes depende do telemóvel que estamos a usar, mas se isso acontecer devemos ajudar o membro em vez de critica lo. Esta é a minha opinião. Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nem eu estava a dizer para chamar a atenção de todos os erros isso era horrivel !!
Estava a falar para chamar a atenção para posts como a linda frase do pedro ahahah e para posts que utilizam abreviações como "k" e isso :tongue:

Guilherme Martins

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E sempre que virem mensagens desse género, podem ajudar a equipa de moderação carregando no botão de alerta :)

 

Obrigado,

JB

ONDE OUVISTE FALAR DO FÓRUM PELA 1ª VEZ? VOTA! - Discus - 1º Salgado - 2º Salgado - Dúvidas sobre aquariofilia devem ser colocadas no fórum e não enviadas por MP. Dúvidas/sugestões sobre o fórum devem ser colocadas nas Sugestões e Novidades do fórum.

Aqua Team: 20.563.645 Points  (Rank: #3304)       Join World Community Grid today! World Community Grid Logo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso sim concordo, tive uma pequena discussão com o warmode por causa dos acentos nos és, eu nao tive culpa, telemovel novo e nao sabia como por os acentos. Palavras formadas apareciam mas (é) nao aparecia, ele fez um filme por causa disso. Achei desnecessário porque não estava a fazer com intenção mas sim porque não tinha alternativa. Só ontem descobri como por acentos. Telemóvel complicado. Bem mas está resolvido. Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva João,

 

Não sei até que ponto não seria possível mesmo a atribuição de pontos/alertas para casos de ortografia e introdução de tópicos desnecessários. Não quero dizer agora que isto se aplicasse a todos os casos... Por exemplo pode surgir uma dúvida do género 'que peixe é este com fotos', que foi abordado noutro tópico mas que é díficil encontrar dado que a imagem é que contém a informação toda necessária.

 

Agora casos como: Sou iniciante, quero ter guppies, ajudem-me sou iniciante, o que faço?... Aqui acho que o utilizador 'peca' por vários motivos:

- Falta de leitura das regras;

- Possível ortografia engraçada;

- Falta de pesquisa.

 

cumps,

David

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva João,

 

Não sei até que ponto não seria possível mesmo a atribuição de pontos/alertas para casos de ortografia e introdução de tópicos desnecessários. Não quero dizer agora que isto se aplicasse a todos os casos... Por exemplo pode surgir uma dúvida do género 'que peixe é este com fotos', que foi abordado noutro tópico mas que é díficil encontrar dado que a imagem é que contém a informação toda necessária.

 

Agora casos como: Sou iniciante, quero ter guppies, ajudem-me sou iniciante, o que faço?... Aqui acho que o utilizador 'peca' por vários motivos:

- Falta de leitura das regras;

- Possível ortografia engraçada;

- Falta de pesquisa.

 

cumps,

David

E achas que devemos punir um membro recém-chegado? Ou será que lhe devemos responder algo do género:

 

 

Olá! Bem-vindo ao fórum e ao fantástico mundo da aquariofilia!

 

Dado que és novo no fórum, vou-te ajudar com algumas dicas sobre a utilização do fórum:

1 - Antes de colocares uma nova pergunta, deves primeiro pesquisar pois este fórum tem mais de 10 anos e muitas das questões já foram colocadas e estão respondidas. É esta a grande vantagem do fórum!

2 - Relativamente à tua questão, e através de uma rápida pesquisa, tens os tópicos xxxxxxxxxxxxxxx e xxxxxxxxxxxxxxxxx e xxxxxxxxxxxxx e também o xxxxxxxxxxxxx. Recomendo-te ainda a leitura do tópico para iniciados que estão aqui xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

3 - Para que a pesquisa seja útil e por uma questão de cordialidade, deves colocar as tuas mensagens em português correcto. Tens no google chrome por exemplo um correcto automático, o que ajuda bastante neste tipo de situações.

 

Obrigado, diverte-te por aqui e boa aquariofilia!

 

 

Sendo tu um membro iniciado, como gostavas de ser recebido? Com pontos de alerta ou com a mensagem em cima?

 

Naturalmente que se ao fim de algumas mensagens no fórum, o membro continuar com a mesma postura, então aí sim, podemos falar de punições e limitações no acesso ao fórum. E é isso que fazemos, sempre que alertados para tal ou quando identificamos estas situações.

 

JB

ONDE OUVISTE FALAR DO FÓRUM PELA 1ª VEZ? VOTA! - Discus - 1º Salgado - 2º Salgado - Dúvidas sobre aquariofilia devem ser colocadas no fórum e não enviadas por MP. Dúvidas/sugestões sobre o fórum devem ser colocadas nas Sugestões e Novidades do fórum.

Aqua Team: 20.563.645 Points  (Rank: #3304)       Join World Community Grid today! World Community Grid Logo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso seria ideal João, receber essa mensagem. A verdade, é que possivelmente mais de metade dos membros recém-chegados inscrevem-se aqui no site para tirar umas informações rápidas e nem vão ler esse texto :/

 

Mas se isso fosse implementado como mensagem de boas-vindas, sim! :)

 

cumps,

David

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma mensagem de boas-vindas existia mas com os upgrades do fórum, a funcionalidade perdeu-se. Vou tentar recuperar essa tradição, obrigado pela lembrança!

 

Relativamente às dúvidas dos iniciantes, é precisamente aí que a resposta em cima deve existir. Para as tais informações rápidas.

 

Se as pessoas não tiverem respostas ou se levarem com ponto de alerta ou respostas tortas, então de certeza que não ficam cá ;) Cordialidade é algo que deve sempre existir, e tentar ajudar e orientar as pessoas, principalmente quando são recém-chegadas a uma comunidade.

ONDE OUVISTE FALAR DO FÓRUM PELA 1ª VEZ? VOTA! - Discus - 1º Salgado - 2º Salgado - Dúvidas sobre aquariofilia devem ser colocadas no fórum e não enviadas por MP. Dúvidas/sugestões sobre o fórum devem ser colocadas nas Sugestões e Novidades do fórum.

Aqua Team: 20.563.645 Points  (Rank: #3304)       Join World Community Grid today! World Community Grid Logo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa mensagem. Agora acho que está a faltar algo neste fórum. Por exemplo eu entro e primeiro vou ver se alguém respondeu aos meus tópicos, de seguida vou ver os topicos novos ou os que ando a seguir. Sei que há uma sala senão me engano sala conversa aquática mas está estagnada. Acho que falta qualquer coisa para os membros que vêem diariamente, tipo o meu caso que venho espreitar o fórum umas 20 vezes por dia.

Este não foi o sitio mais correcto para esta mensagem. Se quiserem eu crio um tópico. Abraços

 

Enviado do meu INSYS C3-S350 através de Tapatalk

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa mensagem. Agora acho que está a faltar algo neste fórum. Por exemplo eu entro e primeiro vou ver se alguém respondeu aos meus tópicos, de seguida vou ver os topicos novos ou os que ando a seguir. Sei que há uma sala senão me engano sala conversa aquática mas está estagnada. Acho que falta qualquer coisa para os membros que vêem diariamente, tipo o meu caso que venho espreitar o fórum umas 20 vezes por dia. Este não foi o sitio mais correcto para esta mensagem. Se quiserem eu crio um tópico. Abraços Enviado do meu INSYS C3-S350 através de Tapatalk

Ricardo, as áreas são mais ou menos dinâmicas, em função dos membros ;)

 

Porque não partilhas umas novidades e uns assuntos interessantes que encontras-te? Porque não fazemos todos algo deste género?

 

Durante algum tempo todas as mensagens que eram partilhadas no facebook do fórum eram replicadas na área da conversa aquática, mas desde que implementámos a ligação ao facebook na barra do lado direito do fórum (não, no tapatalk não se vê essa barra), passou a ser redundante, para não falar no consumo de tempo que tinha em fazer a mesma coisa em todas as redes sociais e aqui no fórum.

 

Ou seja, a minha resposta à tua questão é, porque não toda a comunidade contribuir em vez de estar à espera que outros o façam? O significado de comunidade é esse mesmo, fazer parte, participar, ajudar, pedir ajuda... o que tenho reparado, é que à excepção de poucos membros, a maior parte da comunidade está mais inclinada para pedir algo do que propriamente em dar...

 

O que acham que falta para que isto aconteça com mais frequência? A vossa opinião é bem-vinda!

 

JB

ONDE OUVISTE FALAR DO FÓRUM PELA 1ª VEZ? VOTA! - Discus - 1º Salgado - 2º Salgado - Dúvidas sobre aquariofilia devem ser colocadas no fórum e não enviadas por MP. Dúvidas/sugestões sobre o fórum devem ser colocadas nas Sugestões e Novidades do fórum.

Aqua Team: 20.563.645 Points  (Rank: #3304)       Join World Community Grid today! World Community Grid Logo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

HAHAHA!! O que eu vi agora!

 

A palavra 'aquariofilia' não é reconhecida pelo corretor ortográfico do fórum! Inadmissível! :tongue:

 

Moderadores, é favor de adicionar essa palavra à biblioteca de palavras lol

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

HAHAHA!! O que eu vi agora!

 

A palavra 'aquariofilia' não é reconhecida pelo corretor ortográfico do fórum! Inadmissível! :tongue:

O corrector não é do fórum.... é do Google Chrome.... podes adicionar localmente no teu pc as palavras que não constam.

ONDE OUVISTE FALAR DO FÓRUM PELA 1ª VEZ? VOTA! - Discus - 1º Salgado - 2º Salgado - Dúvidas sobre aquariofilia devem ser colocadas no fórum e não enviadas por MP. Dúvidas/sugestões sobre o fórum devem ser colocadas nas Sugestões e Novidades do fórum.

Aqua Team: 20.563.645 Points  (Rank: #3304)       Join World Community Grid today! World Community Grid Logo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O corrector não é do fórum.... é do Google Chrome.... podes adicionar localmente no teu pc as palavras que não constam.

 

Viva João,

 

Ah, pensei que fosse um addon do fórum mesmo, que acedia a uma lista de palavras pré-definida, sendo assim tenho que adicionar ;)

 

Abraço,

David

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Arquivado

Este tópico está arquivado por ser já antigo. Para falar sobre o mesmo assunto, por favor cria um novo tópico.