Red cherry com..... CBS?


lreis

Recommended Posts

Boas,

 

Antes de mais, experiencia com camarões ZERO.

 

Decidi montar um pequeno aquário para camarões.

 

Aquário: Dimensões 50 x 25 x 30 [mm].

 

Filtro: interno mas bastante micro (daqueles do chinês).

 

Termostado: jager 75W

 

Iluminação: Calha T5 com uma lampada de 8W (daquelas que vende no AKI)

 

Substrato: JBL manado

 

Paisagem: um tronco e algumas pedras.

 

Parâmetros:

 

PH 7

 

Temperatura 24ºC

 

Flora:

 

Musgo

 

Fauna:

 

Pequena colónia de 6 Red's colocada à duas semanas.

 

Questões...

 

Os red's andam todos contentes, mas pretendo dar-lhes companhia.

 

Pensei nos CBS.

 

Alguem discorda?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

Sim, pode colocar os Crystal Black (CBS) com os Red Cherry porque eles não se cruzam. O único problema poderá ser a sua falta de experiência com camarões :eusathink:.
Manter CBS não é tão fácil como manter Red Cherry. Os CBS são muito mais sensíveis às alterações nos parâmetros da água, além dos intervalos aceitáveis de variação serem menores (ex.: CBS pH ideal 6,2 - 6,6; Red Cherry pH ideal 6,4 - 7,6).

Se fosse comigo, para evitar possíveis desgostos devido à falta de experiência, esperava mais algum tempo antes de adicionar os CBS. Mas como temos de ter sempre em conta o factor sorte de principiante... fica ao seu critério :smile2: .

Editado por António Nunes
correcção de siglas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Ireis,

 

Acho que deves avançar com isso, em relação a serem um bocado mais sensíveis é verdade como diz o Pedro mas se mantiveres os parâmetros que eles pedem e fizeres tudo direitinho acho que sim.

 

Podes esperar mais uns meses para ganhares experiência com o Red´s mas daqui a uns meses vais ter mais experiência com... Red´s, com CBS experiência zero.

 

Só acho que tens um entrave se quiseres adquirir nos próximos 2 meses, é o calor, mas se tens a agua nos 24 graus estáveis mesmo nos dias de maior calor é bom, é que se te morrer algum nesta altura nunca vais saber se foi algum problema com agua ou doença ou então do calor.

 

Começa é com grades baixos e vê como corre.

 

Boa sorte

Daniel Pedro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Sim, pode colocar os Crystal Black (CBS) com os Red Cherry porque eles não se cruzam. O único problema poderá ser a sua falta de experiência com camarões :eusathink:.

Manter CBS não é tão fácil como manter Red Cherry. Os CBS são muito mais sensíveis às alterações nos parâmetros da água, além dos intervalos aceitáveis de variação serem menores (ex.: CBS pH ideal 6,2 - 6,6; Red Cherry pH ideal 6,4 - 7,6).

 

Se fosse comigo, para evitar possíveis desgostos devido à falta de experiência, esperava mais algum tempo antes de adicionar os CBS. Mas como temos de ter sempre em conta o factor sorte de principiante... fica ao seu critério :smile2: .

Pedro,

 

Pois já ouvi e li que são um pouco dificeis de manter. Ainda para mais estou habituado a ciclideos africados que só não são à prova de tudo por acaso!

 

O PH que me sai da torneira é está ali entre os 6,5 e 7. tenho feito TPA (coisa pouca) e tem estado sempre estável sempre mais perto dos 7 (talvez deva arranjar um medidor de PH mais preciso)

 

Ás vezes corre bem a sorte de iniciante. Vamos ver...

 

Boas Ireis,

 

Acho que deves avançar com isso, em relação a serem um bocado mais sensíveis é verdade como diz o Pedro mas se mantiveres os parâmetros que eles pedem e fizeres tudo direitinho acho que sim.

 

Podes esperar mais uns meses para ganhares experiência com o Red´s mas daqui a uns meses vais ter mais experiência com... Red´s, com CBS experiência zero.

 

Só acho que tens um entrave se quiseres adquirir nos próximos 2 meses, é o calor, mas se tens a agua nos 24 graus estáveis mesmo nos dias de maior calor é bom, é que se te morrer algum nesta altura nunca vais saber se foi algum problema com agua ou doença ou então do calor.

 

Começa é com grades baixos e vê como corre.

 

Boa sorte

DPedro,

 

Obrigado pela motivação. Já sondei aqui na minha zona e consigo arranjar uns grade A/S (ainda não os vi ao vivo) a um preço acessivel.

 

E já ando aqui a controlar-me à mais de uma semana para não os ir buscar sem estudar bem o assunto. Dai ter colocado aqui este post.

 

Obrigado aos dois pelas opiniões.

Editado por António Nunes
correcção de siglas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Grade A/S não são propriamente grades baixos mas se os consegues a um bom preço vai em frente.

 

Aguenta ai mais umas duas semanas a ver se os Red´s se aguentam e se não tens baixas, vai lendo tópicos de malta mais experiente.

 

Eu o ano passado por esta altura tive algumas baixas que penso ter sido devido ao calor.

Daniel Pedro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não consegui encontrar aqui na zona grades mais baixos. O bom preço é relativo!!!

 

Talvez grade mais baixo saisse a um preço melhor. Vou continuar a procurar . . .

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

[OFFTOPIC]

 

Queria contacta-lo por causa dos 2 ciclideos sajica que tem para oferta mas o seu perfil não aceita mensagens privadas e não vi disponível outro contacto por isso o estou a fazer aqui e peço desde já desculpa.

Se for possível mandar-me um eMail ou mensagem privada aqui no Forum para ficar com o teu ou algo do
género

Cumprimentos e mais uma vez, peço desculpa
[/OFFTOPIC]
Editado por Da GoD!
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...