Montando um novo aqua de ciclideos africanos Malawi Mbumas


Luis Coelho

Recommended Posts

Boas pessoal primeiro que tudo ola a todos sou novo aqui no forum

 

 

Bem é o seguinte: ha muitos anos que tenho peixes neste momento tenho apenas 3 scalar neons nariz de bebado etc num aqua plantado que me correu bem mas vou montar um aquario de ciclideos africanos malawi mbumas...

 

o meu aqua tem as seguintes dimensoes 120x45x50 gostava que me fossem ajudando aqui na montagem de um projecto com pernas para andar começando por uma das minhas maiores duvidas o substrato...

 

 

queria um substrato que suba o ph pois a gua da minha zona é de 7 e que nao fosse muito caro a areia de silica é o mesmo que a areia de filtro de piscina?


gostava muito de contar com a vossa experiencia para me ajudar a montar um bom lar para os meus futuros membros da familia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal primeiro que tudo ola a todos sou novo aqui no forum

 

 

Bem é o seguinte: ha muitos anos que tenho peixes neste momento tenho apenas 3 scalar neons nariz de bebado etc num aqua plantado que me correu bem mas vou montar um aquario de ciclideos africanos malawi mbumas...

 

o meu aqua tem as seguintes dimensoes 120x45x50 gostava que me fossem ajudando aqui na montagem de um projecto com pernas para andar começando por uma das minhas maiores duvidas o substrato...

 

 

queria um substrato que suba o ph pois a gua da minha zona é de 7 e que nao fosse muito caro a areia de silica é o mesmo que a areia de filtro de piscina?

gostava muito de contar com a vossa experiencia para me ajudar a montar um bom lar para os meus futuros membros da familia

gostava muito de contar com a vossa experiencia para me ajudar a montar um bom lar para os meus futuros membros da familia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem vindo

 

Começo por dizer o que muitos te vão dizer ou seja o aquario que tens não serve para ter mbunas, claro que até podes comprar e coloca-los lá dentro mas á medida que crescem vão andando á porrada até sobrar 1.

Porquê?

Porque são territoriais e quando querem acasalar perseguem a femea até á exaustão razão pela qual apesar dos machos serem muito mais espetaculares ser mais difícil arranjar femeas.

Os machos por sua vez lutam pelo território.

 

Podes no entanto manter saulosis ou demasonis como aquario mono-espécie. Digo isto numa perspetiva de os deixares crescer até adultos entendes pois ficam muito grandes.

Posso dizer que tenho um aquario de 250 e apenas tenho 10 espécies, e acho que talvez estejam um pouco apertados pelo que imagina num de 120, que confesso foi por onde comecei mas rapidamente comprei um de 150 porque andavam á bulha dai dar este conselho.

 

Quanto ao substrato se puderes compra areia de coral, não para subir o PH mas para fazer de tampão mantendo os valores em alcalino.

 

Abraço e qualquer duvida apita

Luis

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

estou farto de pesquizar por inumeros forun e casas de aquariofilia e todos me dizem que o meu aqua pode perfeitamente ter mbumas sao mais pequenos que os nao mbumas desde que tenha imensos esconderijos muitas pedras para poderem esconder se. foi o senhor o primeiro a dizer me que nao aconselha o meu aqua eu ja manti 5 ciclideos americanos em um aqua de 115 litros durante muitos anos saudavelmente e pacificamente é claro que com o meu aqua nao posso colocar 10 especies como vivem no seu mas acredito que poderei manter uns quantos casais desde que o layout do aqua seja bem montado, agradeço muito a sua opiniao formada por experiencia propria mas tera de permitir me que discorde totalmente do que me disse...

 

o meu aqua chega esta semana vou postando fotos da evoluçao leva cerca de 270 litros brutos vamos ver no que da mas garanto que qualquer tipo de elemento a meter dentro do aqua sera muito bem ponderado,

 

quanto ao areao ja encomendei 5 kg de areia de coral para meter por cima de um areao que ainda nao decidi mas ja falei com duas pessoas que criam e vendem para todo o pais e ilhas ciclideos africanos que me aconselham areia de silica ou filtro de piscina ...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas, não concordo com a opinião do utilizador soares, pelo seguinte motivo: tudo depende das especies colocadas e do layout do aquario, tenho um aqua identico ao teu e tenho 8 especies e um pleco que vivem sem bulhas, se forem criados juntos desde pequenos a hipotese de andarem a porrada é muito mas muito menor, sendo que os meus raramente lutam, e tenho tirado crias atrás de crias, agora tudo depende, claro que se puseres especies conflitosas dá problema, eu tenho labidochromis chisumulae, hongi e caeruleus, pseudotropheus neon spot, itungi e socofoli e tenho metriaclimas aurora e greshakei, tudo a viver em harmonia, inclusive partilhando territórios, quando querem criar, ficam um pouco mais agressivos, mas nem todos criam ao mesmo tempo.

 

pondera bem as especies, cria um bom layout e tenta po-los todos desde pequenos que as coisas funcionam melhor.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas ,

 

Luis

Claro que podes ter sorte mas pensa que as casas de aquariofilia querem é vender e dizem-te o que queres ouvir

Quanto aos fóruns onde te disseram que podes ter nesse aquario posso perguntar em que fórum foi?

 

Souvenir

Posso perguntar que tamanho tem os teus mbunas?

Os meus que são adultos tem o menor 13cm e são adultos e é com esse principio que comento entendes

Claro que se tens ciclídeos ainda jovens eles são mais tolerantes, mas aceito que tenhas sorte com os teus

Posta ai umas fotos do teu aqua

 

Abraço

Luis

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado pelas vossas opinioes mas de qualque forma tenho tempo para pensar vou pedindo ajuda aqui vou iniciar a fase de restauro do movel que vai suportar o aqua fortalecelo lixa lo e meter bondex o aqua chega na proxima terça feira ja comprei 25 kg de silica e 5 kg de areia de concha e coral penso que ainda nao deva ser soficiente

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

concordo plenamente com o peplsoares.

desculpa que te diga, mas esse aquario não serve para mbunas.

conheço vários exemplos de pessoas que arrancaram com aquas dessa medida e ao final de 1 ano..."ah e tal tinham razão, morreu tudo".

enquanto forem pequenos vai correr tudo bem , quando chegarem a adultos e principalmente agora no verão com as temperaturas altas vai ser certinho...

para esse aquario , tambem recomendo um mono-especie de saulosis ou demasonis.

demasonis tem de ser bem feito o racio de machos e femeas , pois apesar de pequenos , são bastante agressivos.

se fosse a ti, e ja que a tua agua tem um ph baixo, não utilizava silica.

100% areao de coral.

sai mais caro no arranque, mas a longo prazo compensa.

 

cumps

Um Abraço

Rui Cardoso

discusani2.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado vou entao pesquizar um monoespécie que fique mais adequado ao meu aqua... entao sera a melhor opçao tendo sempre bastante mais femeas que machos, mas ja agora o meu aqua nao serve para mbumas porque sao muito agressivos e precizam de espaço ou porque é demasiado pequeno para as especies de mbumas?? e que me aconselhavam a meter neste aqua se fossem voces a comprar?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nao é pelo tamanho, mas sim pelo comportamento em adultos.

Quanto a especies é como te disse saulosis (de qualidade) ou demasonis.

Os saulosi talvez seja melhor opcao porque as femeas sao amarelas, o que da um contraste de cores, ao contrario dos demasonis que sao muito identicos ambos os sexos.

 

Cumps

Um Abraço

Rui Cardoso

discusani2.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 ano depois...

Novidades????

 

Está em curso um novo concurso mensal sobre Ciclideos Africanos, gostaria de ver a tua participação com uma foto. De salientar, que é concurso patrocinado e os prémios são de interesse.

Deixo-te aqui o Cartaz do Concurso basta clicares nele e direciona-te directo para link do concurso!

Boa aquariofilia!

cartaz%20setembro%20alto_zpsi8a3wfbs.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais