Dúvidas - Python regius e terrário


Recommended Posts

Viva pessoal!

 

Quero comprar uma Python regius, mas sou um bocado inexperiente nisto das cobras.

Eu estava a pensar utilizar uma caixa de arrumação, com tapete de aquecimento ligado a um termostato, calha uv, taça de água, termômetro, higrometro e decorações.

E surgiram-me umas dúvidas que pode ser que alguém me possa ajudar:

 

1- Posso usar um cronotermostato envés do termostato?

 

2 -Qual deve ser a percentagem de humidade?

 

3- Devo baixar a temperatura à noite?

 

Obrigado desde já,

 

Abraço

 

André

Com os Melhores Cumprimentos!

 

André Ribeiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 9 meses depois...

Boas, não precisas de metade do que tens aí.

Não precisas de criar humidade, 30% já é bom, temperatura 26/º27º, também está bom.

O que deve haver é duas zonas no terrário uma quente e outra mais fria, para a cobra poder escolher, apesar de 99% das vezes ela irá ficar na zona quente.

Alguns sites dizem para se ter uma temperatura à noite e outra de dia, para as pythons isso não é necessário.

Luz também não é necessário, a luz em terrários de cobras é meramente decorativo, porém, se o terrário não estiver numa divisão da casa com janela, ou seja, se a cobra não conseguir saber quando é de dia ou de noite ai convem ter luz.

As cobras naturalmente ficam mais activas de noite.

 

Espero ter ajudado, apesar do topico já ter algm tempo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva pessoal!

 

Quero comprar uma Python regius, mas sou um bocado inexperiente nisto das cobras.

Eu estava a pensar utilizar uma caixa de arrumação, com tapete de aquecimento ligado a um termostato, calha uv, taça de água, termômetro, higrometro e decorações.

E surgiram-me umas dúvidas que pode ser que alguém me possa ajudar:

 

1- Posso usar um cronotermostato envés do termostato?

 

2 -Qual deve ser a percentagem de humidade?

 

3- Devo baixar a temperatura à noite?

 

Obrigado desde já,

 

Abraço

 

André

 

Boa tarde,

 

1- Podes usar mas não recomendo. O calor deve dissipar no solo ou superficies, mais que no ambiente. Isto é importante pois a anatomia da pitão (como qualquer cobra e serpente) ajustou-se a esta forma de regulação térmica, além de não interferir com a percentagem de humidade no ar, ficando mais fácil regular esta.

 

2- Recomendo que esteja sempre +65%. Facilitará imenso as mudas de pele ciclicas e hidratação da pele; a movimentação por entre as peças decorativas não é tão abrasiva; há menores profiferações de casos de ácaros nestas temperaturas; confere uma melhor resposta imunitária ao animal se imunodeprimido.

 

3- não é necessário nem devem existir oscilações de temperatura. Deves sim ter uma zona fria e outra quente, com valores definidos. A quente deve estar nos 30-32ºC durante o crescimento (1 ano e meio como). Como qualquer réptil a temperatura desempenha um papel crucial no crescimento progressivo. A fria nunca abaixo dos 18ºC.

 

Procura por terrários. Há oportunidades que por vezes aparecem. Digo isto, porque irá crescer e a interacção é outra se num espaço decorativo ou uma caixa de arrumação debaixo de um móvel ou cama. Até para identificarmos sintomas, se não estivermos a observar directamente, fica dificil.

 

Luz é necessária sim.

 

Saliento que a maioria dos hobbystas de reptéis refere que "não serve para nada" porque a pitão não absorve vitamina D através da luz, ela desenvolve a sua estrutura óssea de forma autónoma e nutricional.

Apesar de não identificarem alguns espectros como nós, reconhecem fotoperiodo, o que regula e determina o comportamento do animal. Senão existir, ficará quieta enrolada num canto ad eternum.

 

Sobre o material que mencionaste:

 

- Calha UV é pela razão que apontei, desnecessária. Mete uma luz de 5000k, por exemplo, ganhas ambiente e comportamento.

- Termostato sim, embora existam demasiados casos de queimaduras. Procura tapete de aquecimento 40-50cm são mais baratos e seguros para o animal.
- Termometro, um na zona quente outro na zona fria.
- Higrometro, é essencial.
- Chão: aposta em papel (prático e rápido de limpar), ou humus / solo esterilizado (esteticamente mais apelativo se optares por terrário de exposição, mantém humidade e calor.)
Nunca é demais relembrar que como qualquer réptil, a existencia de salmonella é natural e inevitável. Deves evitar o manuseamento da pitão por pessoas idosas imunodeprimidas ou crianças com idades inferiores a 5 anos.
Qualquer questão, apita.
Editado por Renato.Vieira
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

 

Boa tarde,

2- Recomendo que esteja sempre +65%. Facilitará imenso as mudas de pele ciclicas e hidratação da pele; a movimentação por entre as peças decorativas não é tão abrasiva; há menores profiferações de casos de ácaros nestas temperaturas; confere uma melhor resposta imunitária ao animal se imunodeprimido.

 

Luz é necessária sim.

 

Saliento que a maioria dos hobbystas de reptéis refere que "não serve para nada" porque a pitão não absorve vitamina D através da luz, ela desenvolve a sua estrutura óssea de forma autónoma e nutricional.

Apesar de não identificarem alguns espectros como nós, reconhecem fotoperiodo, o que regula e determina o comportamento do animal. Senão existir, ficará quieta enrolada num canto ad eternum.

 

 

Relativamente à humidade, conheço vários casos de pythons que apanharam infecções respiratorias devido a esses indices de humidades, na altura da muda, sim convem borrifar um pouco o terrário, a abrasão não existe, as cobras tem escamas muito resistentes.

 

A luz é necessária, no caso de o terrario estar num sitio sem acesso a luz natural, se a cobra estivar numa divisão com janelas é completamente desnecessário.

Editado por Pedro Boaventura
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Relativamente à humidade, conheço vários casos de pythons que apanharam infecções respiratorias devido a esses indices de humidades, na altura da muda, sim convem borrifar um pouco o terrário, a abrasão não existe, as cobras tem escamas muito resistentes.

 

A luz é necessária, no caso de o terrario estar num sitio sem acesso a luz natural, se a cobra estivar numa divisão com janelas é completamente desnecessário.

 

 

Bom a informação que partilho não a digo porque acho, digo porque a estudei, li, pratiquei e vi os resultados nos individuos. E sinceramente duvido muito que as infecções respiratórias se devam á humidade, quando na verdade, num réptil faz parte da profiláxia ter entre 50% a 60%. E durante as mudas das escamas, DEVES ter acima de 70%.

 

A abrasão existe sim, indiscutivelmente se colocares objectos decorativos ou troncos de madeira. As escamas são resistentes de facto, mas são celulares, não de aço.

Editado por Renato.Vieira
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho cobras, sempre tive e já tive vários répteis, falo pela minha pouca experiência, não tirei nenhum curso superior, mas se quando dizes que estudaste sobre o tema falas em pesquisar na net e ler livros, eu também o fiz, mas como disse não tirei nenhum curso.

Também li bastantes vezes afirmações como a tua, como a da humidade, mas também vi outras com que concordo.

De resto a afirmação da abrasão com a decoração essa é a primeira vez que vejo.

 

No caso da luz, tu próprio dizes que a luz só é importante para o fotoperiodo, ora se o terrario estiver numa divisão com janelas o próprio sol tomará conta da tarefa.

As minhas cobras, e neste momento tenho uma python, nunca tiveram luz (sempre estiveram em divisões com janelas) e à noite sempre estiveram activas.

As racks dos criadores de cobras é raro terem luz artificial.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho cobras, sempre tive e já tive vários répteis, falo pela minha pouca experiência, não tirei nenhum curso superior, mas se quando dizes que estudaste sobre o tema falas em pesquisar na net e ler livros, eu também o fiz, mas como disse não tirei nenhum curso.

Também li bastantes vezes afirmações como a tua, como a da humidade, mas também vi outras com que concordo.

De resto a afirmação da abrasão com a decoração essa é a primeira vez que vejo.

 

No caso da luz, tu próprio dizes que a luz só é importante para o fotoperiodo, ora se o terrario estiver numa divisão com janelas o próprio sol tomará conta da tarefa.

As minhas cobras, e neste momento tenho uma python, nunca tiveram luz (sempre estiveram em divisões com janelas) e à noite sempre estiveram activas.

As racks dos criadores de cobras é raro terem luz artificial.

 

Pedro, o que é necessário para reproduzir um animal é manifestamente diferente de quem o quer apenas manter. Seja que animal for...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Exacto, para fazer criação o animal precisa de estar em condições propicias ao seu bem-estar, logo se os criadores não utilizam luz artificial é porque não é necessário, desde que esteja numa divisão com janelas.

 

De qualquer das formas não vim para aqui medir conhecimento, vim tentar ajudar o membro que iniciou o topico, que provavelmente ja nem precisa dela.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas pessoal !!!

 

Eu estava a pensar em comprar Python regius e gostava de saber o que é preciso, o que é essencial para que ela se sinta confortável e para que tenha um habitat bom.

 

Ja estive a ver as outras duvidas mas continuo sem saber o que realmente é essencial

 

Espero que me possam ajudar, obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

Já não visitava este tópico à algum tempo, e queria agradecer a todos os que comentaram, ajudaram bastante.

Fiquei bastante mais esclarecido quanto a este animal espetacular.

 

Edit: Renato, secalhar tens a caixa cheia ou não reparaste mas enviei te MP

 

 

Cumps

André

Editado por André7474

Com os Melhores Cumprimentos!

 

André Ribeiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.