Novato


S.Gomes

Recommended Posts

Olá a todos!
O meu nome é Sérgio, sou duma aldeia de nome Casével que fica no conselho de Santarém.
Sou novo neste mundo da aquariofilia, peguei num aquário que era da minha Maria e estava para lá abandonado. É uma aqua de 20/25l, tenho um filtro interno que odeio, rouba espaço e não é nada prático. Tenho um aquecedor com termoestato de 35w, a iluminação e uma basica e27 de 6400k se não me engano. O aqua não está plantado e de fauna tenho 3 guppy, 4 neons negros, 2 tetra fantasma negros, 2 neos vermelhos e um corydora. Sim eu sei que não devia ter tantos peixes neste aqua mas o orçamento ainda nao deu para outro. Tensiono adquirir um de no mínimo 120l, se possivel mais e este fica para os guppy talvez. Tenho lido bastante e o fórum tem sido uma grande ajuda. Espero continuar a aprender convosco.
Cumprimentos

Sérgio Gomes

Editado por S.Gomes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Sérgio!!! Seja bem-vindo ao fórum.

Gostei muito do nome da sua aldeia, fica no ouvido.
Soa-me a algo francês e chique... Casével rima com Cacharel deve ser por isso... não ligue só pode ser da fome. :tongue:

Pois é, tem razão, não deveria ter tantos peixes e poderia (na minha opinião) ter optado por menos espécies. Mas este é um impulso que afecta todos (ou quase todos) os aquariofilistas em alguma faze das suas vidas. :rolleyes:

Não sei se é problema meu, mas não consigo ver a imagem que colocou.

Só me resta desejar-lhe uma boa estadia aqui no fórum e também que este novo hobby lhe traga muitos momentos de satisfação.

Editado por Pedro Centena
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Obrigado pelas vossas palavras. Reconheço que não devia ter feito estas opções, mas pronto, agora já está. O mais importante é que os peixes estão de boa saúde, convivem de forma saudável háais de um mês. Apenas no início do aqua perdi um corydora mas por culpa minha pois precipitei-me na introdução dos peixes e nao tive a calma necessária para conclui o ciclo. De momento não tenho problemas nem com peixes nem com a água, felizmente. Faco tpa semanl de cerca de 25% da água, se estiver a proceder mal por favor corrijam-me ;) pretendo aprender para poder evoluir neste meio que tanto me está a agradar.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Olá pessoal, este tópico não morreu :)

 

Continuo com o meu aqua de 25L, com peixes a mais para os padrões ditos normais. Felizmente os peixinhos estão bem e felizes da vida.

Adquiri há coisa de uma semana um aqua de 100L (80 x 30,9 x 47,2 - 116L brutos +/-) com iluminação LED, filtro interno com termostato. O filtro trazia só esponja e carvão activado, eu adicionei um saco de seramica. Terei que ver e confirmar todos os valores, tais como, watts de iluminação e do termostato, a unica coisa que confirmei foi que o filtro é de 260 L/h, acho pouco... Tenho 15Kg de areão preto para colocar (será suficiente?). Tensiono terminar o móvel para o novo aqua esta semana e depois meter o aqua a ciclar.

 

Poderei fazer uma TPA de 50% +/- ao mau aqua pequeno e adicionar essa água no inicio do ciclo do novo aquário? Será benéfico para iniciar o ciclo, ou estou errado? Estou a pensar colocar algumas plantas de baixa manutenção e um tronco. Tenho 4 corydoras no aqua pequeno (2 aeneus e 2 paleatus), poderei colocar logo duas no inicio do ciclo para ajudar a alimentar as bactérias ou aguardo uns dias?

 

Desculpem o testamento mas desta vez queria fazer tudo bem feito para poder dar um novo lar saudável aos meus peixes (no aqua pequeno ficaram apenas os 3 guppys e 2 corydoras aeneus)

 

Deixo-vos algumas fotos do meu lotado aqua de 25L

 

DSCF7750_zps679a59ac.jpg.

 

DSCF7746_zps4dd7c45d.jpg

 

DSCF7743_zps396b98d5.jpg

 

DSCF7740_zps33415be2.jpg

 

DSCF7731_zps490522ad.jpg

 

DSCF7730_zps02a34a93.jpg

 

DSCF7719_zpseb207bd9.jpg

 

DSCF7725_zps840927f7.jpgDSCF7715_zps14e6cc5b.jpg

Editado por S.Gomes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora Boas !! Desde já parabéns pela aquisição eheheh agora vais ter ainda mais gosto neste hobby :)

Atenção que a água deste teu pequeno aquário pode até ajudar no ciclo do novo mas não é na água que estão armazenadas as bactérias positivas.. é no filtro! Portanto o melhor será acabares a estrutura, montar tudo de preferência sem plantas ou decorações artificiais e dar inicio ao ciclo.. podes utilizar um algum acelerador do ciclo embora não seja a melhor opção mas introduz as corys só passadas 3 semanas.. isto porque as corys embora não pareçam, têm algumas exigências no que toca às condições da água.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pensei noutra opção que é adicionar ainda mais cerâmica a este filtro (outro saco) e depois colocar logo esse no filtro novo, talvez ajude.

Estou a fazer tudo com calma, gostava que saísse bem à primeira. Estou a ponderar adicionar apenas umas rochas e alguma plantas de manutenção fácil pois não tenho experiência nenhuma nessa área (e nas restantes pouca biggrin.png' alt=':biggn:'> )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pensei noutra opção que é adicionar ainda mais cerâmica a este filtro (outro saco) e depois colocar logo esse no filtro novo, talvez ajude.

Estou a fazer tudo com calma, gostava que saísse bem à primeira. Estou a ponderar adicionar apenas umas rochas e alguma plantas de manutenção fácil pois não tenho experiência nenhuma nessa área (e nas restantes pouca biggrin.png' alt=':biggn:'> )

Ora então estamos os dois na mesma medida e nos mesmos passos ver se vamos dando um feed da nossa evolução.

Eu retirei hoje umas rochas que tinha pois a agua teima em aquirir um tom leitoso após algumas horas e não sei se será da acidez mas como vi aqui no forum como eliminar as rochas com ph acido removias hoje e logo já testo com vinagre. De resto tb tenho plantas artificiais com ideia para colocar umas naturais pena não saber se posso colocar umas de um rio : ) caso contrario terei que comprar algumas...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu neste momento a prioridade é acabar o móvel, vou fazendo aos poucos conforme vou tendo tempo. Estou a fazer um móvel com 120c x 50l x 80a, depois vejo se dá para ter os dois aquas sem stress, se não der fica só para o maior e faço uma coluna para o outro. Assim que tiver o movel no sítio vou começar a estudar como ficará a disposição do interior. Tenho andado a pesquisar plantas de baixa manutenção, a maneira como crescem, o tamanho que atingem, para poder imaginar como ficará o interior. Gistava de arranjar umas pedras bonita para fazer umas triangulações, mas tenho que me informar melhor sobre os tipos de pedras a usar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola Sergio se me quiseres dar umas dicas tb tive uns contratempos mas voltei á estaca 0 os peixes resitiram às trocas e voltaram ao mundo redondo.
teria que ser mesmo pois não tenho onde os deixar e vou levar o aquario de 7 lts nas ferias comigo e dando atenção à familia e aos ditos lol

Fica o meu topico se quiseres partilhar ideias agradeço....nas plantas...para já ando à procura de musgo...

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=233026&p=1307240

 

Vitor

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Bem pessoal, este tópico não morreu. Infelizmente apareceu-me um fungo no aquário e morreram alguns peixes. Fiquei sem guppys, sem 3 neons e sem duas molys. Fiz o tratamento com EXIT e consegui salvar 5 peixes, 3 neons e 2 corydoras. Depois de tudo estar estabilizado e várias tpa, ontem vou para fazer a tpa da praxe e para meu espanto a bomba do filtro morreu... Sem saber muito bem o que fazer, peguei na biobox que vinha no kit do outro aqua, tirei a bomba e atamanquei a coisa para desenrascar. De seguida fui em busca de uma bomba mas nada. Acabei por comprar um daqueles filtro internos pequenos de 200l/h. Aquilo só traz esponja e carvão. O que fiz foi retirar o carvão e meter lá a cerâmica que estava no outro filtro, fui o mais rápido que consegui para não afectar ou tentar não afectar a colónia de bactérias. Não sei se fiz bem ou mal, mas até agora tudo está normal, os peixes felizes da vida e a água bastante mais cristalina. Acho q o outro filtro já não andava bom.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola malta.

 

Venho aqui deixar algumas fotos do estado actual do meu nano de 25l.

De momento tenho uma anubia nana e uma rocha vulcânica com musgo de java preso para ver se agarra, além de uma "bola" de musgo de java. Estes elementos serão para colocar no outro projecto, mas ainda estou a aguardar a chegada do filtro.

 

Aquário: Aquarialand 25l

 

Filtro: ICA Magi 200l/h

 

Termostato: Elite 50W

 

Substrato: Areão de rio

 

Fauna: Neons (3)

Corydoras Paleatus (2)

Caracois Helenas

 

Flora: Musgo de Java

Anubia nana

 

 

20140825_143524_zpsrgy7egyw.jpg

 

20140825_143834_zpsv91o0odm.jpg

 

20140825_143422_zpsotqtpind.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Olá a todos, o meu Nano não morreu!

Após um período conturbado e alguns erros agora prece no bom caminho.

 

Aquário: Aquarialand 25l

Filtro: ICA Magi 200l/h

Iluminação: E27 15W

Termostato: Elite 50W

Substrato: Areão de rio

Fauna: Neons ( 8)

Corydoras Paleatus (2)

Caracois Helenas

Flora: Musgo de Java

Anubia nana

Agora com fundo preto.

20140912_023940_zpsxaboxhro.jpg

20140912_023955_zpshngvdwa4.jpg

Editado por S.Gomes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.