O meu arranque na "NA AQUARIOFILIA DE ÁGUA DOCE" :)


Recommended Posts

Boas Tardes Pessoal,

Como podem constatar sou novato nestas andanças.
Ia pedir a vossa paciência e tempo, para me poderem ajudar, nas duvidas que me irão surgir. Acredito que podem até ja ter sido respondidas noutros tópicos, mas ainda não me familiarizei por completo no forum.

Agradeço desde já a disponibilidade a todos aqueles que a virao a demonstrar.

Cumprimentos "aquariofilos" :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este é o material que tenho disponível neste momento.

O que deverei eu comprar para começar a ter a companhia dos meus "bichinhos"? que produtos devo acrescentar a agua? como é que monitorizam o pH da agua? a que temperatura coloco o termostato?
20140708_122457_zps2b8de95a.jpg20140707_170341_zpsdd2ef228.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Gonçalo,

 

Eu também sou novo nestas andanças e partindo do principio que irás fazer um aquário de água doce tropical e assim sendo aconselho-te a:

 

1. Descrever o teu aquário (medidas e capacidade)

2. Tipo de iluminação que possuis e potência.

3. Se queres colocar plantas verdadeiras, artificiais ou nenhumas.

4. Que tipo de decoração pretendes, rochas, troncos, areia (sílica, rio, etc).

5. Peixes que gostes e queiras ter.

 

Depois de o pessoal saber isto, já tem uma base para te poder ajudar e orientar-te nas questões seguintes, tal como a filtragem, testes, nível de ph, TPA, potência da iluminação, etc.

 

Espero ter ajudado.

 

Cumps.

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Gonçalo,

 

Eu também sou novo nestas andanças e partindo do principio que irás fazer um aquário de água doce tropical e assim sendo aconselho-te a:

 

1. Descrever o teu aquário (medidas e capacidade)

2. Tipo de iluminação que possuis e potência.

3. Se queres colocar plantas verdadeiras, artificiais ou nenhumas.

4. Que tipo de decoração pretendes, rochas, troncos, areia (sílica, rio, etc).

5. Peixes que gostes e queiras ter.

 

Depois de o pessoal saber isto, já tem uma base para te poder ajudar e orientar-te nas questões seguintes, tal como a filtragem, testes, nível de ph, TPA, potência da iluminação, etc.

 

Espero ter ajudado.

 

Cumps.

Obrigado, irei faze-lo! ;)

 

Cump

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Filipe,

Foi bom perceber que alguém compreende duvidas/questões "básicas" por mais absurdas que possam parecer a um "não leigo" na matéria.

Então:

1. Descrever o teu aquário (medidas e capacidade)

Aquael 60/30/20
cerca 40L (frente oval)

2. Tipo de iluminação que possuis e potência.

Lâmpada 15W/77

3. Se queres colocar plantas verdadeiras, artificiais ou nenhumas.

Verdadeiras

4. Que tipo de decoração pretendes, rochas, troncos, areia (sílica, rio, etc).

Tronco areia Branca

5. Peixes que gostes e queiras ter.

Ao inicio, apontava para os ciclídeos africanos, na loja e em conversa com outra pessoas dizem-me que o aquário que tenho é pequeno.

Basicamente, gostava de ter COR!

Depois de me ter aventurado a iniciar a construção... de momento apresenta-se assim:

20140708_182217_zps97a7b777.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Gonçalo,

 

Também abri um tópico idêntico ao teu à 3 dias ( se temos dúvidas é aqui que as temos de esclarecer. Ve o meu tópico e acho que também te irá ajudar.

 

Quanto aquilo que já tens montado, creio que terás um problema com as plantas, pois deverias de colocar substrato fértil por baixo do areão. Logo deves adquir o mesmo, retirar o areão e colocas o substrato por baixo (não chegues o substrato muito á frente, nem às laterais do aquário, pois assim vê-se o mesmo por fora) e só depois colocas o areão por cima.

 

Se não quiseres ter este trabalho, nem gastar dinheiro no substrato fértil, podes optar por fertilizante liquido, pois foi algo que também a mim me sugeriram.

 

A questão da iluminação tem haver com as plantas que vais colocar. Depois e também de acordo com as tuas possibilidades e conhecimentos (se não tiveres, certamente tens algum amigo que te ajude), compras umas fitas de Led e um transformador de 12v (os amperes vão depender da potência das fitas) e retiras o suporte da lâmpada fluorescente que tens na calha de iluminação e metes lá as fitas. Eu vou agora fazer isso para um aquário de um amigo, depois deixo-te umas fotos. Vais poupar muito dinheiro em electricidade e os ledas duram no mínimo 2 anos.

 

Quanto aos peixes e parece-me inclusive que já li algures aqui no fórum que os ciclideos tem um fórum próprio fora deste, que é http://www.ciclideos.com/forum/ . dá lá uma vista de olhos. Contudo e pelo que sei, esta espécie tem umas características próprias e uns cuidados mais específicos.

 

Eu não percebo muito, pois também sou novo nisto, mas espero ter-te ajudado.

 

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado mais uma vez pela compreensão.

Sim, tenho de ler sobre "isto"...

Bem visto, não tinha pensado na parte do gasto de energia e claro que optar por led, ajuda a diminuir gastos.

Disseram m que esta planta era "facil" d cuidar... Montei isto hoje, agora teria (segundo indicações da loja) esperar 10dias... so depois ir la buscar os peixinhos...


Cump

Editado por Gonçalo Silva
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Meus caros

 

Antes de mais benvindos ao maravilhoso mundo da aquariofilia.... Segundo se pesquisarem um pouco terão carradas de posts acerca das vossas duvidas basta ter um pouco de trabalho e procurar... Assim tambem se aplica nos vossos aquarios.

 

Por ultimo, não existem perguntas parvas ou idiotas... Ninguém nasce ensinado mas há que pesquisar e começar logo a perguntar tudo..,

 

Ao vosso dispor ;)

  • Votar + 1

Pimenta

 

" A solução para a poluição é a diluição "

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Gonçalo,

 

Também abri um tópico idêntico ao teu à 3 dias ( se temos dúvidas é aqui que as temos de esclarecer. Ve o meu tópico e acho que também te irá ajudar.

 

Quanto aquilo que já tens montado, creio que terás um problema com as plantas, pois deverias de colocar substrato fértil por baixo do areão. Logo deves adquir o mesmo, retirar o areão e colocas o substrato por baixo (não chegues o substrato muito á frente, nem às laterais do aquário, pois assim vê-se o mesmo por fora) e só depois colocas o areão por cima.

 

Se não quiseres ter este trabalho, nem gastar dinheiro no substrato fértil, podes optar por fertilizante liquido, pois foi algo que também a mim me sugeriram.

 

A questão da iluminação tem haver com as plantas que vais colocar. Depois e também de acordo com as tuas possibilidades e conhecimentos (se não tiveres, certamente tens algum amigo que te ajude), compras umas fitas de Led e um transformador de 12v (os amperes vão depender da potência das fitas) e retiras o suporte da lâmpada fluorescente que tens na calha de iluminação e metes lá as fitas. Eu vou agora fazer isso para um aquário de um amigo, depois deixo-te umas fotos. Vais poupar muito dinheiro em electricidade e os ledas duram no mínimo 2 anos.

 

Quanto aos peixes e parece-me inclusive que já li algures aqui no fórum que os ciclideos tem um fórum próprio fora deste, que é http://www.ciclideos.com/forum/ . dá lá uma vista de olhos. Contudo e pelo que sei, esta espécie tem umas características próprias e uns cuidados mais específicos.

 

Eu não percebo muito, pois também sou novo nisto, mas espero ter-te ajudado.

 

Cumps.

Fertilizante liquido???? E porque não fazer como deve de ser e colocar substrato. As plantas alimentam se pela folha e raiz....

 

"Além disso, a água que passa por estação de tratamento fica muito mole, o que acarreta uma perda enorme de nutrientes essenciais para as plantas.

 

Macronutrientes como nitrato e fosfato podem se supridos apenas com a alimentação dos peixes, restos de ração e dejetos. Por isso, em um plantado um leve (eu disse LEVE) excesso de alimentação é bem vindo.

 

Além disso, esse excesso supre a longo prazo as necessidade de micronutrientes, coisa que realmente não há preocupação.

 

Mas há um porém nisso tudo, alguns macronutrientes como o cálcio, potássio, magnésio, costumam ser deficientes na maior parte dos aquários que vejo. Por isso se você tem plantas e quer apenas que elas fiquem vistosas e com o crescimento saudável, fertilize de potássio e mantenha o GH do aquário entre 3 e 4. Suas plantas vão agradecer e muito.

 

Lógico que aquários densamente plantados e plantas mais exigentes para exibir aquela cor de campeonatos, requer técnicas de fertilização e fertilizantes mais específicos. Em aquários densamente plantados o consumo de nutrientes é maior que a reposição via TPA, por isso é fundamental fertilização.

 

Tem um ótimo livro que discute muito bem praticamente todos os aspectos de fertilização (seja substrato, seja fertilização líquida, seja por alimentação de peixes e dejetos) que é o livro da Diana L. Walstad - The Ecology of Planted Aquarium."

 

e para terminar porque info nunca e demais

 

http://www.tsunamiaquarios.com/aula.html

 

Abraço

Pimenta

 

" A solução para a poluição é a diluição "

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Pimenta,

sim, é verdade.. mas sabes que o entusiasmo de começar com esta actividade precipita alguns passos...

Mais, sem isto não estaríamos a falar... tb creio que é p isso que o forum serve :P

Ha alguma diferença na cor usada na luz do aquario?


Abraço




Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim e verdade, mas custa me ver que e mais facil colocar um post com as questoes todas do que pesquisar no forum... Ao pesquisares iras encontrar as respostas que necessitas e ate focares esclarecidos em certos pontos que talvez desconhecas. Claro que devem colocar posts e questionar, mas acerca de info util que ainda nao esteja no forum ou existam poucas respostas.

A nivel da luz depende se tens plantas verdadeiras ou não. Ja sei que vais falar das luzes azuis lol essas apenas e somente servem para realcar a cor dos peixes nada mais. A nivel de espectro de luz para plantas ha um vasto leque.

 

abraco


Sim e verdade, mas custa me ver que e mais facil colocar um post com as questoes todas do que pesquisar no forum... Ao pesquisares iras encontrar as respostas que necessitas e ate focares esclarecidos em certos pontos que talvez desconhecas. Claro que devem colocar posts e questionar, mas acerca de info util que ainda nao esteja no forum ou existam poucas respostas.

A nivel da luz depende se tens plantas verdadeiras ou não. Ja sei que vais falar das luzes azuis lol essas apenas e somente servem para realcar a cor dos peixes nada mais. A nivel de espectro de luz para plantas ha um vasto leque.

 

abraco

PS: sem querer entrei atraves do google e não reparei que isso me criou uma conta goncalo pimenta. tenho de falar com o adm pois esta e a que tenho a outras, a qual te respondi antes e para apagar sorry pela troca lol

Pimenta

 

" A solução para a poluição é a diluição "

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.