Aquário comunitário 80x30x40cm3~90L


Recommended Posts

Olá a todos!

 

Tenho atualmente um aquário de 20L com 6 danios zebra à cerca de 2 meses (http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=231334) mas gostaríamos de lhes dar um local mais espaçoso para viverem. Estou por isso a começar a montar um aquário com as seguintes características:

 

Dimensão: ~90L (80x30x40 cm3)

Substrato: areia preta e areão azul escuro

Termostato: 100 W (irá ser regulado para os 26ºC)

Filtro: externo SACEM Marathon 1000L/h

 

Fauna em mente: 10 peixes zebra (Danio rerio) - 6 já adquiridos!

12 neons tetra (Paracheirodon innesi)

1 limpa vidros amarelo (Gyrinocheilus aymonieri)

 

Flora em mente: Elodeas - ja adquiridas!

Eleocharis parvula

Sagittaria subulata

 

1) A minha primeira dúvida começa mesmo pelo aquário: o vidro deste aquário tem um aspecto esbranquiçado quando seco. Pelo que li penso que seja calcário, mas já os esfreguei intensivamente com limões, vinagre, vinagre fervido e até ácido clorídrico (18%). A melhoria foi muito pouca para o esforço. Alguém tem alguma dica de o que posso fazer para o limpar melhor, e se se trata mesmo de calcário?

 

2) Em relação à fauna estava a pensar acrescentar um cardume de uma terceira espécie, alguma sugestão? Basta que sejam peixes comunitários para que possam viver sem problemas? Já agora, será que para o tamanho do aquário basta ter um limpa vidros ou convém ter mais? Na verdade nem sei se o Gyrinocheilus aymonieri é um limpa-vidros, limpa-fundo ou ambos, mas se fosse ambos era o ideal para tratarem da limpeza do aquário.

 

3) Tenho a ideia de plantar o aquário com plantas rasteiras para dar um efeito de "relva", mas ao mesmo tempo não queria colocar substrato fértil. O que acham das plantas que sugeri? São boas opções e de fácil manutenção?

 

4) Nunca utilizei este tipo de filtro antes e sinceramente ainda não percebi se é suposto colocar carvão ativado. Uns dizem que se deve colocar outros dizem o contrário, mas a meu ver como o aquário é novo o carvão é capaz de baixar os níveis de amónia e capturar algumas impurezas não desejadas da água nova, não é assim? Deverei ter sempre o carvão ativado no filtro?

 

5) Vou utilizar garrafões com água do LIDL para encher o aquário e também a água do aquário antigo (20L) para acelerar o ciclo. Também estou a pensar pôr o areão do mesmo aquário sem lavar para o mesmo efeito, ou seja, para levar as bactérias boas.

 

Sei que são muitas dúvidas, por isso qualquer ajuda a alguma delas é bem-vinda :D

Cumprimentos

Editado por Luís Almeida
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Luis

Acho que se ja tens danios zebra, deves comprar mais e so ter danios zebra e não os neons porque isso permite-te deixar o aquario sem termostato que é como os danios zebra preferem

Gyrinocheilus aymonieri estão mesmo fora de questão, são um peixe que fica gigante e que não é muito simpatico assim que cresce um bocadinho. Acho que era preferivel escolheres corys como as bronze que tambem se dão bem em aquarios sem termostato

Acho que devias esquecer a ideia do tapete... ainda é muito cedo para ti porque os tapetes são dificeis de fazer e a manutenção é imensa :s

O carvão é totalmente desnecessario

A coluna de agua não possui qualquer bacteria benefica, logo colocares agua do aquario antigo não te vai ajudar no ciclo, o que pode ajudar é colocar os materiais filtrantes do teu filtro anterior no novo filtro, mas vais sempre precisar de uns tempos de propagação dessas bacterias beneficas

Guilherme Martins

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia.

As Elodias que adquiriste têm alguma raíz, ou nem se diferencia o topo da base da planta?

Comprei uma recentemente, retirei o chumbo da base para as enterrar no substracto, e não têm qlqr raíz, já se soltaram alguns ramos, quiz enterrá-los e nem sabia qual a parte de cima ou a de baixo... :shocked028:

Não sei se é mesmo assim ou se comprei artigo fraco...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia a todos.

Ola Luís, olha não venho aqui responder a nenhuma das tuas perguntas porque ainda sou muito muito novato :P

Mas queria fazer-te uma pergunta se for possível.

Eu ando em busca de um aquário com as exatas dimensões do teu 80x30x40, mas tenho tido azar em encontrar, ou não é do tamanho correto ou e demasiado caro. Dai se não te importasses poderias me indicar onde adquiriste esse aquário e se já vem com iluminação.

 

Desde já muito obrigado :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.