Recommended Posts

Boas amigos,

 

Tenho um problema que apareceu esta semana! O pH está a rondar os 8-8.5

Eu uso água da torneira para fazer os TPAs e o pH dela é de 7.

Acontece que n fazia os TPAs há 3 semanas (por motivos de ausência.) e já me morreu 4 peixes (2 corys, 1 guppy e 1betta).

O harscape do aquario é uma planta, anúbia, uma caverna em plastico própria para aquários e uso areão no fundo.

Tenho um aqua de 60L o filtro é interno (troquei agora os elementos ativos) e tenho mais alguns peixes.

Nunca tive este problema de pH tão elevado!

Será que alguém me pode ajudar a resolver este problema?

Será que se sifonasse o fundo e fizesse uma TPA mais forte (cerca de 50%) conseguiria baixar o pH sem por em causa os peixes que já tenho?

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Das duas uma..ou ambas :naughty:

 

Ou o PH da torneira é mais elevado ou há alguma coisa dentro do aquário que o eleva.

 

 

Por exclusão de partes podes experimentar:

 

 

- Coloca a água da torneira num jarro com uma bomba de ar e mede o PH passado uma 1/2 hora para veres quanto ele sobe.

 

- Colocar umas gotas de ácido em cima das pedras, areia, decorações etc. do aquário, se ferver são calcáreas e alteram o PH.

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Sr. Zé pela resposta.

Por acaso tive uma pedra que retirei com o TPA por pensar que possa ter sido a causa da subida do pH! Embora tenha-a testado com vinagre de maça e não se observou qualquer eferverscência.

Irei fazer o esse teste da água da torneira no jarro como me indicou.

Só acho estranho o pH ter elevado tanto e o aqua até estava estável sem mortes.

Se a causa for da pedra que lá esteve como baixo o pH da água? TPA mais regulares (2 em 2 dias?)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em principio não, antes pelo contrário. Muito provávelmente a morte dos peixes não foi pela subida (lenta) do PH, mas sim por algum pico de amónia derivado à troca das midias do filtro. O PH elevado o que faz é tornar a amónia mais venenosa.

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu só troquei nesta última TPA k fiz (ontem) por isso não sei bem. Na verdade eu não trocava os elementos ativos há 2 meses e fui-me informar de deve ser de mês a mês.

Vou fazer amanha troca de 50% e ver depois no que dá então.

Mais um vez obrigado pela ajuda.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.