relaçao entre CO2 e O2


Recommended Posts

Olá.

 

Por acaso é uma boa pergunta. Na minha opinião, com injecção de CO2, não significa que as quantidades de O2 diminuem. O que diminui é a concentração de O2. Ou seja, imagina que estás numa sala que só existe lá ar dentro, certo? Depois abres uma botija de CO2, só um pouquinho a libertar para a sala. Como é óbvio, ao fim de algum tempo (se não houver renovação do ar, pela porta ou janelas) a quantidade de CO2 há-de ser muito maior que à inicial, e tu vais começar a ressentir-te disso.

O que quero dizer é, que os peixes não respiram pior ou melhor por causa de haver mais CO2 dentro de água. Se a concentração começar a ser grande, aí sim, é que começa a haver problemas. Creio que há uma concentração "limite" de CO2, para os peixes. Acho que é 30 mg/L, ou 30 ppm.

 

Como é óbvio, o recíproco também se aplica. Ninguém te garante que por teres pouco CO2 dentro de água, que a concentração de O2 seja maior. A melhor hipótese que tens, para não teres problemas desses, é teres uma bomba de ar, ou uma agitação superficial grande, de modo a teres as concentrações de todos os gases equilibradas dentro de água.

 

Espero ter ajudado.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A quantidade de O2 não é alterada em termos absolutos pela quantidade de CO2 injectada.

 

Ou seja, se tiveres um valor x de O2 e injectares CO2 esse valor x mantém-se.

 

O que se altera é o valor relativo de O2 na água.

 

No entanto parece-me que a tua duvida tem a haver com segurança dos peixes. Simplificando é assim: se um peixe morrer por excesso de CO2, não foi por falta de O2. Não estão relacionados.

 

Claro que pode sempre aparecer alguém a dizer que eu estou enganado :) mas eu acho que não.

 

Vlad!

Se xcreves axim e eu respondi é pk tivxt sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo.

 

Parece que não me expliquei da forma mais coerente :)

Vamos lá a ver se consigo explicar. Tu ao respirares, estás a inalar uma mistura de azoto, oxigénio e CO2 (mais umas coisas, mas são desprezáveis :)), aquilo que a gente chama ar.

Mas se eu te puser a inalar exclusivamente O2, achas que não te faz mal? Faz muito mal, "queima-te" o aparelho respiratório todo.

Tudo depende das concentrações, não das quantidades. Para ti, ser humano, estás habituado a respirar uma mistura de, mais ou menos (não sei bem as percentagens), 70% de N2 (azoto), 29% de O2 (oxigénio) e 1% de muitos gases (incluindo CO2). Mas se mudarmos um pouco a atmosfera (tipo garagem, parque de estacionamento subterrâneo) começas logo a ressentir-te, certo?

Com os peixes é a mesma coisa. Se por ventura atingires a concentração de 30 mg/L de CO2 na água, o mais provável é os peixes começarem a ressentir-se. Para as plantas, salvo erro, entre 10 e 15 mg/L já é óptimo, e os peixes estão bem.

Resumindo e concluindo. Imagina que tens um litro de O2 dissolvido no teu aquário. Não que a injecção de CO2 vá baixar essa quantidade, mas a de CO2 ao invés de ser, por exemplo, 0.5 litros, vai passar a ser de 3 litros. Ou seja, os peixes passaram a respirar uma mistura que em vez de ser 1/0.5, passou para 1/3, em quantidades de O2 e CO2, respectivamente.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.