"Lima-Limão" 500l - Discus


Renato.Vieira

Recommended Posts

Serve o presente post para cativar a criatividade dos mais iniciados em discus, pois por vezes existem dúvidas sobre que tipo de decoração será mais favorável para esta raça de ciclideos.

 

Algo cansado de aquários densamente plantados e com perspectiva em libertar espaço para os discus e escalares, sem abdicar de refúgios para os mais noctívagos, pensei numa nova disposição e conceito.

 

A inspiração veio do biotopo, certamente, muito embora sofreu bastantes alterações para melhorar e adaptar cada peixe, numa visão global. Troncos bem dimensionados criam um sentido de profundidade, numa ordem descendente da direita para a esquerda, para complementar o angulo de visão.

 

Troncos mais pequenos transmitem a ilusão de que a madeira é uma peça apenas, com raizes a brutar da areia no lado esquerdo. Esperando que os Echinodorus podados ganhem tamanho para diversificar a moldura.

 

Adicionei também uma lótus solitária no lado esquerdo perto do difusor de Co2, não visivel na foto. O pensamento fora da caixa surgiu no solo, tem uma ranunculus inundatus com uma utilidade pouco comum, com um preenchimento da área da madeira, dando também um verde bem visivel e quase tropical (dai o nome Lima-Limão). A única desvantagem é o rápido acentuado crescimento da planta necessitando de podas frequentes.

 

Setup:

 

- Aquário Aquatlantis 120x60x70 (504litros)

- Filtro Sunsun HW404B UV

- 2 Bombas circulação (800l/h cada)

- Termostato 500 W

- Calha 8x54W + 2fitas Led "moonlight"

- Difusor Co2 (5 bolhas/segundo)

- Équo Vigor Plus (15kg)

- Silica inerte

 

Condições água:

 

- Aquário ciclado

- pH 6,4

- 28,5ºC

- Amónia 0

- TPA's 1x semana (20%)

 

Hardscape:

 

- Driftwood (3 peças encaixadas)

- 2 Rochas vulcânicas

 

Flora:

 

- ranunculus inundatus (cobertura solo)

- Echinodorus Barthii

- Echinodorus Cordifolius "Fluitans"

- Echinodorus Rubin

- Valisneria Gigantea

- Egeria Densa

- Ludwigia repens

- Bacopa Compact

- Lotus Tiger (não integrada nas fotos)

 

Fauna:

 

- 9 Discus (Alenquer, Butterfly, Turquesa, Blue Diamond, Red Scribbelt, entre outros)

- 5 Escalares (3 Altum 2 scalari)

- 6 corydoras Panda

- 5 Ancistrus

- 1 Tricogaster Blue

- 5 neons

- 2 kuhlie

- 3 SAE

- 8 Ottocinclus affinis

- Lagostim Branco

 

Alimentação:

 

- Papa caseira (coração boi, etc)

- Artémia

- Cenoura e courgettes :)

 

Lamento a qualidade das fotos, que não fazem completa justiça, mas tentarei melhorar.

 

Para vossa apreciação:

 

20140624_232353.jpg

 

20140624_232424.jpg

 

20140624_232538.jpg

 

20140624_232818.jpg

 

20140624_232844.jpg

 

20140624_233014.jpg

Editado por Renato.Vieira
  • Votar + 5
  • Votar - 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelo feedback Manuel Resende.

 

Falta apenas encontrar um local onde encham extintores de co2 a preços razoáveis e as plantas deverão crescer rapidamente :) No entanto tenho que procurar um novo filtro para ajudar o HW404b UV (2.000l/h) que tenho, tenho a sensação que fica fraco embora tenha os valores de água impecáveis.

 

PS: Parabéns pelo "Tiburcio"!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito bonito, gosto do pormenor das raízes a sair da areia. Só receio pelas pontas afiadas e o mal que possam fazer à fauna.

Falta o setup completo ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito bonito, gosto do pormenor das raízes a sair da areia. Só receio pelas pontas afiadas e o mal que possam fazer à fauna.

Falta o setup completo ;)

 

Olá António, obrigado pelo teu feedback. As raizes são paus restantes da peça maior á direita, que coloquei para dar continuidade, na verdade não são afiados de todo, mas com os ângulos das fotos cria essa noção. Quando crescerem as plantas actualizo o post e tiro umas fotos mais próximas. Vou editar o primeiro post para colocar o setup ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Actualizado o post com as informações referentes ao setup completo.

Como será fácil identificar nas medidas do aquário, a altura é uma desvantagem para plantar um digno "tapete", razão pela qual decidi mudar a decoração para algo mais liberto em espaço para os peixes que tenho.

 

E como adoro a cor da maldita ranunculus inundatus, com folhagem ampla para cobertura dos peixes de "trabalho", pareceu-me uma boa aposta.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pelo que veijo pelas fotos nao veijo detalhe nenhum para acrescentar mas tu ai ao pe do aquario sabes melhor

 

layout triangular o espaco bem aproveitado para os discus 5 estrelas nada a apontar..

 

e com um aspecto bem natural pois ai é que mora a essencia pois para mim o que foge do natural para mim começa a ficar feio

Editado por alex0011
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas! Uma nota a apontar e muito positiva é o tamanho do aquário, adequado para a espécie e numero de peixes em si. Parabéns!

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Obrigado Alvaro,

 

Finalmente descobri um local perto e barato. Vou tratar disso quanto antes. Embora, as plantas que tenho não desesperem com a falta de co2 :)

 

 

Muito fixe!!!

 

Tens varios sitios onde podes encher o CO2...

 

:)

Editado por Renato.Vieira
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 8 meses depois...

Boas! Está interessante! Os altuns que referes, são falsos altuns, certo ("altum do perú")?

 

Olá,

 

São dois scalare altum e dois altum Peru, precisamente.

 

Obrigado pelas palavras!

Está com muito bom gosto o aqurio

 

os discus parecem muito bem tratados e saudáveis

 

parabens

 

Grato pela opinião CACOSTAR.

 

Boa aquariofilia!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como estão a dar-se os altuns? São F0 ou F1?

 

Bom creio que se não fossem pelas medidas e layout do aquário, a socialização não teria corrido tão bem. São dois F1 e de momento estão com um óptimo desenvolvimento, nunca tiveram problemas clinicos e capricho na dieta, confesso. Como esperado, no pico da juventude mostraram algum temperamento, mas com o crescimento dos discus no presente (média 18cm) já se tornaram submissos.

 

Continuo a ter algum atrito em alturas de desovas, naturalmente. Quando assim acontece, tenho que os separar quanto antes, alimento os pequenos á parte num berçário passado 1mês e meio e volto a reintroduzi-los no comunitário.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Óptimo! Questionei porque achei o aquário com luz a mais para o gosto dos altuns selvagens. F1 já não sei, calculo que se ambientem melhor.

Depois coloca fotos deles qd puderes, sff! Já tenho saudades dessa malta.

Boa continuação com o projecto!

Cumps!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Óptimo! Questionei porque achei o aquário com luz a mais para o gosto dos altuns selvagens. F1 já não sei, calculo que se ambientem melhor.

Depois coloca fotos deles qd puderes, sff! Já tenho saudades dessa malta.

Boa continuação com o projecto!

Cumps!

 

É de facto muita luz se tiverem todas ligadas. Conjugo 4 lampadas de cada vez, 4 diurnas trocando para outras 4 com espectros diferentes no fim do fotoperiodo. Os F1 estão bonitos e grandes, mas os discus começaram entretanto a desovar e gera-se o já sabido atrito geral.

 

Vou adicionar umas fotos assim que puder. Se tiver sorte com os scalares, ofereço-te uns. Obrigado pelo feedback.

Boas! Aquário 5***** . Excelente layout ! Continuação do bom trabalho

 

Cumprs

 

Muito obrigado Def pelo comentário.

 

Já agora, bem vindo ao fórum, com certeza terás a ajuda que precisas por aqui se tiveres alguma dúvida no hobby.

 

Boa aquariofilia!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gosto muito, tens uns vivos de meter inveja, continua o bom trabalho!

 

Eu próprio tenho escalares e em breve estou a ponderar juntar uns discus, mas é um projecto ainda em estudo. Quanto aos escalares esses F1 são espetaculares, o que eu dava para ter uns exemplares desses! Infelizmente não tenho nenhum desses, só altum pretos e platinum e um mix :)

 

Os teus ancistrus não dão cabo da tua jardinagem? Eu tenho 2 e um pelo menos anda armado em paisagista o sacana que dia sim dia não estou a plantar de novo :/

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.