Iniciante em Aquariofilia - Primeiro Aquário


Gualdino

Recommended Posts

Bom dia,

 

Sou um iniciante em Aquariofilia e agradeço desde já a vossa disponibilidade para aturar a minha ignorância. Tentei ler o máximo que pude antes de vir aqui colocar o meu primeiro tópico.

 

Adquiri um equipamento usado e pretendo montar o meu primeiro aquário. Tenho preferência pelos nano e, apesar de gostar de ter um nano incrível como os que vejo pelo YouTube e mesmo aqui pelo fórum, sei que não tenho o conhecimento e muito menos a paciência.

 

Tenho em conta o anteriormente exposto, vou optar por, como primeira experiência, montar um aquário low tech.

 

Coloco de seguida o material usado que adquiri (com aparente ótimo estado ) :

- Aquário(blau cubic) 30x30x35

- luz solar duo 13w com moonlight

- aquecedor 25w

- filtro eheim aquacompact 40

- termómetro

 

Coloco de seguida o que pretendo colocar no aquário:

- areão preto

- tronco ou pedra vulcânica

- musgo de Java (no tronco/pedra)

- 2 anubias, entre o fundo e o tronco

 

Mais à frente e depois do aquário estabilizado, pretendo verificar o pH da água e comprar peixes que se adequem, em vez de estar a ter de alterar a água. Gostava de ter uns camarões, mas pelo que li aquilo é mais complicado do que parece e para primeiro experiência vou optar por algo mais simples.

 

Tenho algumas questões:

- que vos parece a minha estratégia?

- tendo em conta que o filtro foi usado até há poucos dias atrás, acham que me devo preocupar com o filtro biológico? Acham que devo montar o aquário e colocar amónia na água, para ver passado alguns dias se o filtro está a fazer o trabalho dele, ou monto e ligo tudo e posso ficar descansado?

- quanto tempo devo deixar o aquário sem peixes, partindo do princípio que o filtro não é novo?

- têm algum comentário ou sugestão?

 

Obrigado! ☺

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva e bem-vindo a este maravilhoso mundo!

 

Vou-te respondendo por pontos:

 

- Se estiveres a pensar em ter areão escuro no fundo, não optes pela pedra vulcânica devido ao contraste que proporciona. Opta mesmo por um tronco ramificado que fica melhor e dá para fazer umas brincadeiras com ele;

- Não te esqueças de fazer o CICLO;

- Com o areão preto e um tronco poderás bem começar no sub-mundo dos amantes dos invertebrados, com os Neocaridina. Podes começar com uns Reds que são fáceis de manter e criam que nem coelhos. Até que com esse aquário não dá para muito mais... Só se for uns guppies banais, uns rasboras, um betta ou uns ottos/corys;

- quanto ao filtro e material... Tens a certeza que estava tudo funcional, em boas condições? Se o aquário não tinha parâmetros de água esquisitos ou se havia alguma doença na fauna que o habitava? Talvez o melhor seria lavar tudo, montar, tratar do 'scape' e começar o CICLO;

 

Mais alguma dúvida é perguntar.

 

cumps,

David

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela tua resposta, David.

 

Eu tenho ideia que está tudo em ordem, até porque o antigo dono teve o aquário montado até há pouco tempo e com bom aspeto. Vendeu porque comprou um bastante maior.

 

Pensei na rocha vulcânica porque tencionava cobri-la com musgo e conseguir o tal contraste.

 

Relativamente ao CICLO do azoto, para o começar que produtos tenho de adquirir? No caso de colocar o filtro tal qual está, basta-me comprar um produto que simule a amónia na água, se optar por lavar o filtro e claro esta o filtro biológico, tenho de adquirir um produto para colocar as bactérias nesse filtro, que no meu caso são umas bolinhas, certo?

 

O restante material, irei lavar todo. Deve ser tudo lavado com água da torneira, ou mesmo para as lavagens tenho que remover o cloro da água.

 

Obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Lê um pouco mais sobre o ciclo. Passa pelo link inicial do fórum que tem lá umas informações interessantes e importantes para quem está a começar. Assim depois ficas com uma noção de uma pequeníssima parte de mundo.

 

Quanto a produtos de aceleração de ciclo, e outros produtos... Eu não sou fã e não uso nos meus aquários. Gosto de tudo 'au naturél'. Vale mais esperar umas semanas e fazer a coisa bem feita do que dar asneira e arrependimentos.

 

Podes lavar o material com água corrente da torneira. Agora as TPA's convém deixar a água de repouso durante uma noite no mínimo. Isto a contar que a água que sai da torneira tem parâmetros aceitáveis para a aquariofilia.

 

cumps,

David

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia,

Tenho mais uma dúvida.

 

Pretendo colocar o aquário na sala, num local sem luz direta do sol. Nesse caso devo ligar na mesma as lâmpadas 6/8 horas por dia, ou devo ligar um pouco menos?

 

Obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva novamente Gualdino,

 

Podes ligar mais ou menos esse periodo. Mas se vires que há um crescimento de algas, ajustas.

 

Também tens que equilibrar depois com a fauna. Já tens a ideia de que fauna queres?

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite.

Posso garantir que está tudo impecável e que não tinha regusyo de doenças, pragas ou algas como podem verificar no forum. Compra um areao preto e um tronco. Mete uns musgos e anubias/fetos de Java. Passado 5 dias mete 2 camaroes amano, completa o ciclo e adiciona restante fauna ;) abraço e boa sorte com o teu projecto

Registo*

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelos vossos comentários.

 

Hoje passei pela Aquoporto para comprar alguns materiais para dar finalmente começo ao projeto. Fui muito bem recebido e acabei também por esclarecer algumas duvidas que tinha. Em vez de areao preto acabei por comprar areia mais cinza (tem grãos pretos e brancos). Ao ver o artigo acho que resulta melhor com o aquário. Comprei também uma anubia grandita e como tal não comprei duas, como tinha pensado inicialmente. Quanto ao tronco, comprei um Mangrove (esta neste momento de molho para ver se não liberta coloração).

 

É isto. Segunda feira vou lá buscar um musgo de Java e um produto para fazer o ciclo (apesar de em princípio não ser preciso, mal não faz).

 

Só me falta lavar o Aquário. Amanhã faço isso é já o monto. Vamos ver se com ou sem tronco.

 

Relativamente à fauna, tem lá muita coisa. Aproveitei para ver várias espécies de camarões e também de peixes. Não tenho grande pressa. ☺

 

Em princípio depois tiro umas fotos.

 

Obrigado

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ontem sempre consegui montar o aquário. Está como tinha pensado e parece-me que, para primeira experiência, não está nada mal.

 

Deixo umas fotos para que vejam.

 

1.º Dia - a água um pouco turva mas já com o tronco e a Anubia.

 

DSCN0954_zps3e12b24e.jpg

 

DSCN0966_zps69bd3c9a.jpg

 

DSCN0964_zpsab94d9c6.jpg

 

Hoje - já com menor poeira

 

DSCN0972_zps86d0ccff.jpg

 

DSCN0970_zps96e52d14.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens bom olho, enhoco. ;)

Foi mesmo esse o areão que comprei.

Para o meu primeiro contacto com a aquariofilia, vais ser so mesmo a Anubia que já coloquei e um pouco de musgo de java. Tenho que ir aos poucos, aprendendo e mantendo as coisas vivas!

 

Hoje à noite vou meter o bocadito de musgo, que já tenho, e começar o ciclo. Daqui por 15 dias vou colocar os primeiros animais. ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Red Cherrys vou colocar. Quanto a peixes, vi umas Boraras que gostei bastante. Vamos ver.

 

Entretanto já comecei o ciclo e coloquei o musgo (2 apontamentos).

 

E o teu novo projeto, enhoco? Como é que isso vai?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.