Meu 1° nano :)


Pedro Pimenta

Recommended Posts

Bom dia, tarde ou noite (conforme a hora a que estiver a ver)

Estou a começar a fazer o meu nano reef de 60x30x32. Para isso irei usar apenas:

Tersmostato de 40 watts,

v2skim 120,

Iluminação (por fazer mas em princípio 2 balastros brancos e 1 azul)

e um filtro interno de água doce para fazer de bombas de circulação.

 

Gostaria de perguntar se podia usar areia da praia para fazer de substrato?Acho que já chega visto que vou usar água natural e o dinheiro pouco.Se faltar alguma coisa gostava que me avisassem.

 

Obrigado por lerem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Pedro,

 

Nem sempre as pessoas estarão disponíveis para ajudar. Talvez seria uma boa ideia ir aos googles e pesquisar um pouco. Talvez até consigas encontrar uma resposta simples e fácil de achar.

 

Eu não sou entendido na área dos salgados.

 

cumps,

David

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia Pedro.

 

É sempre um risco usares areia da praia por causa dos poluentes que podem trazer. Ainda mais pelo tamanho do teu aquário com menos de 10€ já compras areia suficiente.

 

Um saco de 4 Kg da TMC penso que fica a volta de 6/7€ na fishplanet e é suficiente...

 

Abraço

90be7b96aa898d6ef0ae364609eb9cceu233a216.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Areia eu consigo arranjar sem poluentes e já arranjei.Um primo meu faz mergulho e traz.me dessa areia. Estava só a espera de confirmação de alguém só para ter a certeza que não fazia mal aos meus peixes e invertebrados.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Como ja te disseram acho que por 10 euros não vale a pena.

Alem de possíveis silicatos, a areia vai-te mexer com outros parâmetros.

Embora não goste é preferível não teres areia nenhuma, mas deixa-me avisar-te de uma coisa, em aquários de água salgada não se deve poupar dinheiro. Há coisas que temos que ter mesmo. Se não tens dinheiro vai juntando o material e montas quando tiveres tudo.

 

Falta-te a osmose.

 

Outra coisa, não me parece que esse filtro te vá fazer grande circulação.

Quando falas em balastros está a falar de lâmpadas certo? Mete t5.

 

Não leves a mal mas acho que estás muito verde, tens vários tópicos aqui no forum, alguns para iniciados, que devias ler e aprender mais um pouco e depois tira dúvidas pois assim pouca gente te vai ajudar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu vou usar agua natural mesmo.

E mais para a frente compro outra bomba de circulação 1 de 1000 l/h acho que chega.

Então quanto ao areão compro da tmc :)

Eu tenho um candeeiro de 50 watts e vejo muita gente a usar candeeiros com êxito. Então compro uma t5 azul para fazer de moonlight.

 

Obrigado pela ajuda

Pedro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais uma vez te digo lê primeiro.

 

Vais usar mesmo agua natural e a água de reposição?

Candeeiro? Queres dizer calha? Não sei que calha é nem que lâmpadas usa mas as calhas que se usam para iluminar as casas não diferentes das dos aquários.

 

Potencia(Watts) não é tudo. Diz ao certo o que é para que as pessoas te ajudem.

 

T5 a fazer moonlight? Não me parece.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agua de reposiçao um aquariofilista indicou.me a agua engarrafada do lidl para não comprar osmose.

Eu quis dizer um candeeiro mesmo já vi muitas pessoas a usar aqui neste fórum, no recife, no aquaforum...

Então o que me aconselha a fazer de moonlight?

Obrigado por toda a atenção.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Água engarrafada as vezes é pior que a da torneira.

Se não queres problemas com algas, compra uma osmose.

 

Cada aquário é um aquário, por essa pessoa usar água engarrafada não quer dizer que o teu aqua siga o mesmo caminho. Com isto quero dizer que essa pessoa até pode ter sucesso dessa maneira e tu podes ter só problemas.

De qualquer forma e valores dos testes dessa água? fosfatos? nitratos? silicatos? ferro?

 

Deves estar a falar das par38. Seria mais fácil meteres logo o nome das coisas para que quem leia saiba do que estas a falar.

 

Moonlight, eu apenas deixo os leds(tenho calha led) uma hora a mais que os outros ligados e depois desliga tudo. As lâmpadas t5 azul têm muita luz. Quanto muito vai aos chineses e compra uma tira led azul.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O senhor não usa a agua engarrafada ele indiciou.me a do lidl pois dizia que tinha poucas coisas dissolvidas e que para o tamanho do meu aquario não havia a necessidade de comprar uma osmose. Há algum tempo pensei num filtro deionizador daqueles DIY.

Bem eu já tenho tudo menos a iluminação e a rocha viva e já enchi o aquário com o areão da TMC e com agua natural. Já tenho todo o material a trabalhar :)

Agora preciso de alguma ajuda...

Acham melhor 5 ou 10 kg de rocha viva?

E como afino o skimmer ele com menos de 30 minutos fazia uma água no copo mas muito clara...

Obrigado a todos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sei o que é para ti um filtro deionizador. Se é daqueles filtros com resina NPS isso vem em algumas osmoses. Algumas pessoas poe esse estagio na osmose pois têm águas muito pesadas, o que é o meu caso e dessa maneira consigo manter os tds baixos por mais tempo, mas o principal, o que filtra maior parte das coisas é a membrana.

Faz as contas e ve quanto vais gastar em garrafões ou então na resina, sim porque a resina só, sem o resto da osmose vai-se gastar muito rápido.

Editado por rjpf
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pessoalmente não conheço quem use disso.

 

De qualquer forma isso não pode ser comparado a uma osmose. Como já disse o principal da osmose é a membrana.

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que o dinheiro que vais gastar ou a fazer esse filtro mais a membrana ou mesmo nos garrafões de agua mais vale uma osmose logo e ficas bem servido. E o mais rápido possível. Se já tens o aqua a funcionar ao deitares agua da torneira estas a carregar areia e rocha com fosfatos e silicatos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A não ser que tenha uma osmose, o que duvido e por isso a minha resposta é não.

 

Já te dei a minha opinião e sobre isso não vou falar mais, se queres que as coisas te corram bem não poupes dinheiro no equipamento fundamental.

Pensa, lê e faz como achares melhor.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

5 estrelas :) Já tem rocha há uma semana poupei e fiz um filtro deionizador ( muito usado no Brasil, e eles têm águas muito piores que a nossa e eles dizem bem dele e decidi experimentar).

Segui um conselho de um membro, tirei grande parte do areão e preenchi com rochas o fundo, deixei apenas um pouco para decorar.

e tenho um wave maker de 1200 l/h do chinês.

Gostava também de agradecer ao membro David7 pela venda da rocha viva, que trazia imensa vida e pela rocha que me ofereceu.

Que acham do layout?

IMG_0161_zpsd3472b80.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

fiquei curioso com o filtro deionizador.

Relativamente ao layout, acho que tens muita rocha se a circulação não for realmente boa, vais acumular muitos detritos nas rochas e vais ter problemas com algas, foi o que me aconteceu na minha primeira tentativa...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais