Atenção Aquariófilos!


dg12

Recommended Posts

Viva a todos,

 

Este tópico servirá de desabafo meu e de exemplo como se tem que ter muito cuidado no que toca a comprar material/plantas/peixes no mundo da aquariofilia... Seja online ou em mão! Não foi criado com a intenção de identificar e chamar nomes a ninguém.

Já não é a primeira vez, nem primeira pessoa que tem um anúncio algures sobre alguma coisa falsa (para não revelar identidade nem situação em concreto). E enviamos uma mensagem só para ajudar e esclarecer que aquilo não é assim ou assado, e quem lhe arranjou aquilo em 1º lugar o enganou e lhe deu informações erradas sobre o que estava a comprar. Sendo que logo a 1ª mensagem de resposta é 'para o deixar em paz', que 'sabe o que está a fazer', que 'sabe o que está a vender aos clientes'.

Pronto, entendia-se que pode ser alguém inexperiente, e que alguém lhe disse aquilo assim e tinha a certeza absoluta que a pessoa que lhe enviou aquela mensagem 'crítica' tinha a intenção de apenas chatear... Até ao ponto de saber que essa mesma pessoa tem uma loja física/virtual, que anda naquilo há anos e que diz que não está para 'aturar estes actos'! Aí vemos que não é ninguém inexperiente, e que faz aquilo com sentido de irresponsabilidade para com ele mesmo e os possíveis clientes!

Peço também a todos que coloquem aqui alguma situação que tenha acontecido a vocês dentro deste assunto. Realço que este tópico não foi criado para apontar dedos a ninguém, só para servir de alerta.

 

Abraço,

David

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sem dúvida que a procura de informação, antes de efectuar qualquer compra (seja numa loja física, online ou em sites de classificados - fórum incluído), é algo que deve ser efectuado a fim de evitar surpresas desagradáveis...

 

O caso que referes, e que é de lamentar profundamente dada a postura do agente comercial em causa, é mais uma prova de que vale tudo para algumas pessoas... felizmente há agentes de autoridade a quem se pode recorrer, mas resta saber até que ponto estarão interessados/formados para poderem actuar em conformidade... é uma dúvida que tenho.

 

Aqui no fórum já houve várias situações de membros e até de lojistas que actuaram da mesma forma. Sempre que nos foi possível, actuámos em conformidade e efectuámos esclarecimentos e posteriormente ficou claro se eram erros ingénuos ou pura maldade. Infelizmente, ambas as situações se verificaram...

 

A ajuda da comunidade no sentido de identificar estas situações é muito importante. Todos juntos, como comunidade, podemos nos ajudar mutuamente e garantir que quem não actua em conformidade com as regras e a lei, não tem um lugar no mercado.

 

Obrigado pelo alerta!

JB

ONDE OUVISTE FALAR DO FÓRUM PELA 1ª VEZ? VOTA! - Discus - 1º Salgado - 2º Salgado - Dúvidas sobre aquariofilia devem ser colocadas no fórum e não enviadas por MP. Dúvidas/sugestões sobre o fórum devem ser colocadas nas Sugestões e Novidades do fórum.

Aqua Team: 20.563.645 Points  (Rank: #3304)       Join World Community Grid today! World Community Grid Logo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva João Branquinho,

 

É verdade que cabe a cada um de nós zelar pelos nossos interesses e ter muito cuidado e atenção que que fazemos... Não só em comprar peixes ou plantas, mas em todas as situações do nosso dia-a-dia. Um esquecimento de olhar para ambos os lados ao atravessar a estrada pode dar em asneira, quer tenhamos culpa, quer não!

 

Mas depois há situações (que eu tenho a certeza que já muitos devem ter passado por) em que mesmo nós fazendo o nosso melhor, temos que confiar no outro lado... Seja num negócio em mão ou à distância. Até agora não me posso queixar, mas ainda há uns meses valentes deu uma reportagem num canal português sobre pessoas a serem enganados em sites de classificados em comprar cães/gatos vindos de Inglaterra (penso que os vendedores diziam que era preciso pagar apenas os portes+seguro)... Obviamente a identificação e dados de pagamento das pessoas não correspondiam à verdade, mas as pessoas não olharam para isso como já tinham em mente o animal. A verdade é que após pagarem 150-250€ ou que foi, esperaram... e esperaram... e esperaram... E a verdade é que não veio nenhum gato norueguês dos bosques, ou shitzu...

 

E tenho no meu mail guardado um mail desses mesmos anúncios (sim... eu gosto de picar e gozar com pessoas maliciosas... peço desculpa por isso :P) em que mostrava interesse num gatinho de raça pura (em portugal na altura o valor do mesmo ascendia aos 500-600€), em que dizia que nasceu em Inglaterra, estudou e viveu em Portugal, morava na Itália ou algo, mas os dados de pagamento eram para os Camarões... Não é para estereotipar, mas muitos dos que foram enganados foram por pessoas de Camarões, Singapura e Nigéria... Ainda lhe cheguei a enviar uns dados engraçados e ridiculos para ver a reacção dele. Obviamente eles nem se dão ao trabalho de ir ao google inserir os dados para ver se podem ser ou não verdadeiros e ver se a pessoa caiu na armadilha... Só me pediam o pagamento. Até ao ponto de lhes dizer que pagava mais 250€ + bilhetes de ida e volta se viessem ao lado do animal para 'assegurar que chegasse bem a minha casa' Até poderia colocar aqui uns excertos engraçados... :ph34r:

 

Mas pronto, isto não tem a ver com o mundo da aquariofilia, mas serve para demonstrar que há que ter cuidado com tudo o que nos rodeia.

 

cumps,

David

Editado por dg12
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,


Dia 06-07-2014 comprei um betta numa loja dos animais, tentei ler ao máximo sobre este tipo de peixe para estar informado sobre tal, mas sou novo nisto de qualquer maneira e qual o meu espanto ao ver 2 Bettas machos e 1 Fêmea dentro de copos em separado, quando digo copos é mesmo copos de vidro, bem mas pensei se calhar é normal e como sou novo nisto não tenho que estar aqui a opinar sobre nada, mas mesmo assim perguntei o porque de estar cada peixe dentro do copo,


A resposta foi: Estão dentro de um copo porque são peixes que não necessitam de espaço para viverem.


Achei estranho porque li varias coisas e tudo dizia o contrario... Mas acabei por levar o betta para casa.


Gastei 6€ no Betta.


Cheguei a casa fiz os procedimentos todos normais, mas antes de juntar agua minha com a deles aos poucos dentro do saco preferi testar o PH deles que deu o resultado de 8.0PH.


Depois disto tudo finalmente meti o peixe dentro do meu aquário Ph 7.0 e o peixe deu uma volta ao aquário e ficou no chão, apaguei as luzes tudo no caso de ele estar em choque por causa da viagem.


Dia 07-06-2014

Cheguei a casa o peixe estava morto.


Liguei para a loja e disse a mulher o seguinte:


Eu: Olhe comprei um betta ontem e ele hoje esta morto como vai ser?

Ela: Mas isso não temos culpa o peixe estava aqui ontem e vivo por isso se calhar é do seu aquário

Eu: Do meu aquário não é pois tenho tudo certo, o vosso ph estava errado 8.0 e o peixe estava dentro de um copo sem filtro e sem aquecimento.

Ela: Mas você sabe a historia destes peixes? Eles vivem em poças de lama logo não precisam de espaço nenhum um copo chega.

Eu: Você esta completamente errada nisso, fico a espera do contacto para saber se me vão reembolsar ou não.



Foi basicamente esta a minha historia e sei que este topic não é destinado a falar de nomes etc mas quero dizer o nome da loja pois é inacreditável atitude perante o cliente e o próprio animal.


O nome da loja é "+Ani+" situada C.C Continente loja 29 Amadora!



Obrigado

  • Votar + 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Não quero de maneira nenhuma estar a defender a loja A ou B, nem me interessa isso minimamente. Interessa-me bem mais saber como manter os peixes o mais saudáveis possível. Quer para dar bem estar aos bichos como óbviamente por razões económicas. Tal como o cliente quando leva um peixe para casa e ele morre se sente mal, qualquer loja não terá prazer nenhum em ter os peixes a morrer, e nesse caso não há fornecedor que os reembolse.

 

Antes de ter loja também me fazia confusão os bettas separados em pequenos vasilhames. Mas com a prática cheguei à conclusão que quando os misturo nas baterias dos peixes a percentagem de mortes é altissima. Não sabendo explicar porquê. Quando os deixo separados mantém-se todos práticamente sem mortes. Daí que passei a ver a situação de outra prespectiva diferente.

 

Além disso, também já constatei que eles são muito mais sensiveis que outros peixes a mudanças bruscas dos parametros da água. Daí que muito provávelmente a causa da morte poderá estar relacionada com isso.

 

Na minha opinião, a loja poderia ter tido outra atitude tentado que ambos percebessem porque morreu o animal. Aprendias tú e passavam eles de futuro a aconselhar melhor os clientes.

  • Votar + 1

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Viva pessoal,

 

Alguém se quer rir (ou chorar) do seguinte link? http://saodomingosderana.olx.pt/lagostins-iid-464219197

 

Já reportei. Gostaria que mais o fizessem. Motivos?

- É proibido vender espécies invasoras, especialmente estes bichos ruins que estragam toda a fauna e flora nacional que se encontra em rios, ribeiras, milhais e até nos arredores!

- Condições em que são mantidos, pois mesmo que sejam bichos malvados, não merecem estar num jarro de 0.5lt ou o que seja aquilo.

 

Pode ser um incentivo absurdo, mas creio que apenas um reportar do anúncio não bastará para que algo seja feito... E é com estes pormenores pequenos que o mundo gira.

 

cumps,

David

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Olá David,

 

Infelizmente não podemos ler o pensamento da pessoa que está a vender, e há por aí gente muito maldosa, não só em lojas com em compras online.

Vê o meu exemplo:

 

Ganhei um leilão aqui no fórum que contemplava uma listagem especifica de plantas. De imediato fiz a transferência do valor do leilão para que fosse feito o envio o mais rápido possível... assim foi! Quando recebi a "encomenda" verifiquei que as plantas que tinha comprado vinham completamente esmagadas dentro de um envelope almofadado e que, para além de esmagadas não estavam as espécies que tinham sido referidas no dito leilão.

 

Conclusões a tirar daqui:

- Gastei 12,5€ num monte de lixo;

- Para a próxima compra que faça aqui no fórum irei exigir fotos do artigo (não do aquário com plantas lá dentro mas da planta em si já podada para entrega) e que o mesmo seja embalado de forma a não danificar o seu conteúdo.

 

Quanto às lojas físicas, nada como ter umas quantas de confiança. Não vou fazer aqui publicidade a nenhuma, mas fazendo aqui uma pesquisa no fórum encontram-se várias de confiança. Aliás foi através do fórum que tomei conhecimento das lojas de onde tenho adquirido todo o meu material de aquariofilia.

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais