Natureza Verde - ADA 60P


Miguel Reis

Recommended Posts

Bem, depois de muitos anos na área dos Nanos, decidi partir para algo com um pouco mais de água, espaço e de ter liberdade.

 

Não estava previsto ser para já mas tanto o Rui Alves da Aquaeden como o Pedro Rosa obrigaram-me a trazê-lo para casa. Toda a responsabilidade cai sobre eles! :)

 

 

Quero agradecer muito por toda a disponibilidade e bons momentos ao Rui e à Sonia da Aquaeden e claro, ao Pedro Rosa pelo que se segue abaixo.

 

 

O objectivo foi fazer uma coisa muito simples e sair do meu registo habitual para não dizerem que faço sempre a mesma coisa.

 

Arranjei um grande Hornwood e foi pegar e largar!

 

 

Aquário: ADA 60P

Iluminação: Solstar 55w pl-l 6500k by Aquaeden

Filtragem: EHEIM 2215 c/ ADA Bio Rio

Substrato: ADA PowerSand S + Penac P + Penac W + Bacter 100 + Tourmaline BC + Aquasoil Amazonia

Fertilização: ADA Brighty K, Green brighty STEP1 e Green brighty Special Lights

CO2: Pressurizado 4 bolhas/segundo + difusor ADA Pollen Glass TYPE-2

Flora: Glossostigma Elatinoides, Eleocharis Parvula, Rotala sp. Green, Limnophila Hippuridoides, Ranunculus Inundatus, Riccia Fluitans

20140621-natverde-1copy.jpg

 

20140621-natverde-7copy.jpg

 

 

 

Abraço

  • Votar + 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Foi um prazer convencer-te a gastar dinheiro bigsmile e ajudar-te :)

Como está isso 8 dias depois?

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Xiiiiii, tanta variedade de plantas, nem parece do Miguel :ohmy:

 

Bonito tronco, adoro-o.

 

Cuidado com a riccia junto à glosso, é tramada...

 

Vai actualizando este, já que foste forreta com o outro...

 

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O nosso moderador de nanos a meter tanta agua duma só vez! :) Nem parece teu Miguel :) Esse tronco é magnifico mas parece-me que merecia um aquário ainda maior :P

O teu ajudante é o tipo que filmou isto? :P

 

Agora é ir actualizando frequentemente sff :tapfoot: não são aceites desculpas de que não há tempo :)

E já agora novidades do aquário ao lado não são possíveis?

 

Não é certamente por falta de material fotográfico!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Miguel.

O tronco é muito bonito.

Agora é deixar as plantas mostrarem o seu potencial.

 

Isso mesmo! Fiquei fã do tronco e tive de o trazer.

Vamos ver o desenvolvimento ou se é água a mais para mim. :)

 

Foi um prazer convencer-te a gastar dinheiro bigsmile e ajudar-te :)

Como está isso 8 dias depois?

 

Muito obrigado, Pedro.

Para já vai no bom caminho. Plantas a começar a desenvolver, sem algas e com apenas uma TPA (a tal que fiz na terça feira). A ranunculus é a segunda concorrente na corrida ao titulo na qual mais cresce nesta fase inicial! Afinal, Pedro, não estagnou neste inicio!

 

Boas,

 

Xiiiiii, tanta variedade de plantas, nem parece do Miguel :ohmy:

 

Bonito tronco, adoro-o.

 

Cuidado com a riccia junto à glosso, é tramada...

 

Vai actualizando este, já que foste forreta com o outro...

 

Abraço,

 

É isso mesmo! Nem parece meu! Como disse, vou sair um pouco do registo que tenho vindo a desenvolver nos últimos anos. Madeira e plantas de caule!

Quanto à Riccia junto da Glosso.. é isso mesmo que quero!

 

Muito fiche esse tronco :), boa sorte com a montagem.

 

Obrigado!

 

O nosso moderador de nanos a meter tanta agua duma só vez! :) Nem parece teu Miguel :) Esse tronco é magnifico mas parece-me que merecia um aquário ainda maior :P

O teu ajudante é o tipo que filmou isto? :P

 

Agora é ir actualizando frequentemente sff :tapfoot: não são aceites desculpas de que não há tempo :)

E já agora novidades do aquário ao lado não são possíveis?

 

Não é certamente por falta de material fotográfico!

 

 

É verdade! Acho que meti água a mais desta vez! A altura disto tem o comprimento do "copo de água" como vocês gostam de chamar. O tronco fica depois para um 90P juntamente com outro. :P

 

Novidades do aquário do lado foram divulgadas há uns dias atrás no respectivo tópico. Passa lá.

 

 

Abraço a todos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

mais uma montagem a seguir!

boa escolha da madeira, estou curioso para ver como se integra com as plantas.

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Miguel,

'tá com pinta, um aquário novo é sempre um aquário novo.

 

Tirando o tronco novo, que há de novo? Pedras está fora de questão? Musgos?

 

É que apenas vejo tronco, que é bonito! Disso não há dúvidas... mas e o resto?

 

Bom, vou esperar pela evolução!

Forte abraço!

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ainda o tentei convencer a por uns calhaus debaixo do tronco, até os escolhi por ele o tudo, mas ele é muito "zen" biggrin.png' alt=':biggn:'> biggrin.png' alt=':biggn:'> biggrin.png' alt=':biggn:'>

  • Votar + 1

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

mais uma montagem a seguir!

boa escolha da madeira, estou curioso para ver como se integra com as plantas.

cumprimentos

 

Obrigado. :)

 

 

Mais um excelente trabalho e mais um tópico a seguir, é manter o tópico actualizado para a malta ver o desenvolvimento do aquário.

 

Abraço

 

Neste momento, a minha vida profissional permite-me manter dois aquários por isso, actualizações serão o que mais depressa se faz! :P

 

 

Boas, este promete!

Gosto muito da posição do tronco.

 

Abraços

JD

 

De facto, o tronco só tinha esta posição de entrar. Simples e eficaz.

 

Muito bom! O tronco é fantástico !

 

Obrigado, amigos!

 

Gostava de ver a evolução do vosso. :)

 

 

Olá Miguel,

'tá com pinta, um aquário novo é sempre um aquário novo.

 

Tirando o tronco novo, que há de novo? Pedras está fora de questão? Musgos?

 

É que apenas vejo tronco, que é bonito! Disso não há dúvidas... mas e o resto?

 

Bom, vou esperar pela evolução!

 

Forte abraço!

 

Nando, Nandinho! :P Como vais?

 

Aquário novo e fora do que tenho feito. Um desafio sem duvida.

 

O objectivo desta montagem foi desafiar-me. Não pensei no hardscape e na forma de o montar. O tronco pareceu encaixar bem e ficou.

Pedras para quê? Da forma como estou a imaginar, irão ser engolidas pelas flora. Isso e tronco.

Vou projectar algo muito diferente do que estou habituado a manter. A criatividade por enquanto fica no Nano e neste ficarão aquilo que nunca tive, nomeadamente experimentar novas especies de plantas e conjugá-las e isso é dificil de fazer no nano devido à escala.

 

Estou à espera de ver estas plantas a desenvolver e partir para a 2ª fase na adição de plantas e irei responder com essa 2ª fase ao "resto" que falas! É preciso é calma. :)

 

Ainda o tentei convencer a por uns calhaus debaixo do tronco, até os escolhi por ele o tudo, mas ele é muito "zen" biggrin.png' alt=':biggn:'> biggrin.png' alt=':biggn:'> biggrin.png' alt=':biggn:'>

 

 

É verdade, Pedro, é verdade. Quis mesmo fazer a coisa minimalista em hardscape como sabes.

Sempre usei pedra por isso pedra neste não entra!

 

 

 

Abraço a todos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Miguel!

 

Gostei bastante desta nova montagem! Sim, realmente, é diferente do "estilo" a que nos habituaste mas tenho a certeza que a qualidade será a mesma! ;) Não considero que seja água a mais...aliás, para mim, é a quantidade ideal!

 

Como já foi dito, o tronco é brutal! Com o evoluir da flora, penso que vai ficar muito bom. Fiquei curioso como irá ficar o tapete com a mistura entre a glosso e a riccia...

 

Como é óbvio, irei acompanhar!

 

Abraço

Cumpts,

João Marujo

Vipasca

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok, vai ser um aquário para fazer volumes com plantas! Já faz tempo que alguém volte a dominar essa arte ;)

 

Boa sorte com o desafio!

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Miguel,

 

Gosto do tronco e da escolha de plantas.

 

Apesar de ser porreiro o tronco, acho que resultava melhor se deixa-se um espacito um pouco maior para o vidro esquerdo.

 

Essa Limnophilla não fica grande demais? Parece-me que só vai ficar bonita quando estiver mesmo cá em cima.

 

Boa sorte :thumbup3:

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Miguel,

 

Está muito fixe!! Vai actualizando.

 

Abr

Jorge Santos

 

Obrigado, Jorge!

Mostra como vai o teu. ;)

 

 

Boas Miguel!

 

Gostei bastante desta nova montagem! Sim, realmente, é diferente do "estilo" a que nos habituaste mas tenho a certeza que a qualidade será a mesma! ;) Não considero que seja água a mais...aliás, para mim, é a quantidade ideal!

 

Como já foi dito, o tronco é brutal! Com o evoluir da flora, penso que vai ficar muito bom. Fiquei curioso como irá ficar o tapete com a mistura entre a glosso e a riccia...

 

Como é óbvio, irei acompanhar!

 

Abraço

 

Também estou curioso a mistura da Glosso com a Riccia e ainda com os pés de parvula a vir para a frente.

 

Ok, vai ser um aquário para fazer volumes com plantas! Já faz tempo que alguém volte a dominar essa arte ;)

 

Boa sorte com o desafio!

 

Espero fazer uma coisa que me seja interessante de estudar e manter e bonita aos meus olhos.

 

Boas Miguel,

 

Gosto do tronco e da escolha de plantas.

 

Apesar de ser porreiro o tronco, acho que resultava melhor se deixa-se um espacito um pouco maior para o vidro esquerdo.

 

Essa Limnophilla não fica grande demais? Parece-me que só vai ficar bonita quando estiver mesmo cá em cima.

 

Boa sorte :thumbup3:

 

Olá Zeneo, impossível chegar o tronco mais para a direita. Toca em todos os vidros com excepção do frontal. :)

Quanto à Limnophila ficar grande demais e ficar só ficar bonita quando estiver mesmo bem acima, é esse o objectivo!

 

 

Abraço a todos

Passados quinze dias este é o resultado! :)

 

Mais uma semana e leva a primeira poda.

 

 

IMG_6113c.jpg

 

 

Cumps

  • Votar + 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Xiii... isso está feito e não cresceu nada em 15 dias.

É prova de que os substratos da ADA são só pozinhos que não servem para nada :bleh:

  • Votar + 1

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Xiii... isso está feito e não cresceu nada em 15 dias.

É prova de que os substratos da ADA são só pozinhos que não servem para nada :bleh:

 

isso não presta para nada! :P

Já experimentei alguns substratos e só depois de se experimentar o Aquasoil e restantes é que se percebe as diferenças.

 

e não esquecer as 4 bps para o tamanho do aqua que para a maioria do pessoal era impossível. :)

 

Engraçado que tive que separar a saída de CO2 da botija para os dois aquários e acabei por deixar este a 2 bps mas hoje já lhe estou a dar nas 4 bps.

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O Miguel acompanha o aquário diariamente poderá responder melhor, mas a glosso está a passar de emersa para submersa, etc. Mais umas semana dá-lhe uma poda e aquilo começa a crescer como se quer... isto se ele tiver mãos para isto pq é muita água para o que ele está habituado :bath:

Editado por Pedro Rosa

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais