Iniciação (devem estar farto destes tópicos lol)


Fraz__

Recommended Posts

Boa Tarde

 

Começo por me apresentar, desde à 6 anos que possuo aquários de agua doce, comecei com um comunitário, e nestes últimos 3 anos mantive um de ciclideos africanos, no qual adorei a experiência tendo perdido apenas uma espécie que possuía. Entretanto mudei de casa e passei para um apartamento no qual o meu aqua que tinha 1.20m de comprimento ficava apertado no espaço que idealizei para ele, portanto consegui vender o mesmo com tudo o que continha, mas o bichinho ainda se mantém e queria dar o salto para os salgados, mas como todos, tenho imensas dúvidas que gostava que me ajudassem a minimizar.

 

- Aquário- visto que vendi o que tinha, estou no Km 0, andei a ver os redsea max 130, os da tetra, mas gostava de obter a vossa opinião sobre a melhor relação qualidade/preço, se comprar já com todo um setup standart (read sea ou tetra) ou comprar um aqua com as medidas que queria ( 60x50x50) algo por aí, e equipá-lo de raiz.

 

-Dúvidas- Relativamente ás TPA´s, uma vez que ainda moro distante da praia, as TPA´s segundo o que percebi são feitas quinzenalmente acrescentando sal marinho, dos que pesquisei nomeadamente o Read Sea´s Coral Pro Salt de 22kg custa uma módica quantia de 75 €, gostava de saber as dosagens de sal para um aqua de aproximadamente 130Lt, se gasto mais em sal por mês do que quase de alimentação para mim lolol

 

Referente à reposição de água doce, sei que pode ser feita através de um equipamento automático, mas a água tem que ser o mais pura possível, pode ser água da companhia, que processo é o mais eficaz??

 

 

Gostava de manter alguns corais moles e LPS´s, a dúvida surge, tenho que ter luz durante as 24h do dia ou é feito como nos comunitários em que x de horas por dia são suficientes??

 

 

Que tipo de comida podemos oferecer aos peixes marinhos, nomeadamente aos Palhaços, Anjos, arranja-se com facilidade?? é que na minha zona não abundam as lojas da especialidade, e as que há deixam um pouco a desejar.

 

 

 

Desculpem pelo texto tipo Biblía, lolol mas as dúvidas são muitas e não se ficam por aqui certamente.

 

 

 

Cumprimentos

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olha um compatriota :D

Respondendo, sim, podes usar sal, esse que tu falas é um dos melhores, já traz praticamente as condições de Mg, Ca entre outros. A dosagem é de 550grm + - para 15 l, ou seja 170grm + - por cada 5 l.

 

As tpa's devems ser as mais regulares possiveis, ou seja eu podia fazer de 30 l de 15 em 15 dias, mas é muito melhor fazer de 15l todas as semanas. No teu caso irias fazer de 20 litros todas as semanas.

 

Quanto á agua a utilizar, agua de osmose, podes usar agua da rede publica e etc mas aviso-te que dificilmente poderás ter algo em condições.

 

Luz, a luz é como em agua doce, com a diferença que o moon light tem uma função mais importante alem de que deves conjugar actinica, com blue com day light, o numero de horas poderá variar de acordo com a necessidade mas em casos normais 7h/8H

 

Comida, compra na net, eu bem sei o que estás a sentir, aqui na nossa zona é mt lixado encontrar cenas de salgados :S

 

Cumps! e qualquer coisa MP , se quiseres ás de me mandar o teu face para te adicionar

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela resposta, mas és mesmo do Bombarral?

É que ter alguém daqui com que pudesse partilhar e esclarecer algumas duvidas era bom, é que um olhar vale mais que mil palavras, e ver um aqua montado não é o mesmo do que ler e fazer por nos próprios.

 

Abraco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

É perto, tens material para venda ou algo do género? Onde costumas comprar as tuas coisas para os salgados?

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa Tarde

 

Surgiram-me outras duvidas, aqui fica para quem poder ajudar.

 

Durante as minhas pesquisas acho que já vejo luz ao fundo do tunel, estou a pensar mandar fazer um aqua com C60xL50xA50 (cerca de 150L), mais sump, aqui reside uma questão, a sump te que ter mais litragem que o aqua?? ou seja se o aqua tiver mais litragem por força da gravidade não corro o risco de transbordar a sump? nunca tive com sump não sei como funciona.

 

Relativamente ao escumador eu vi um BSF-005 até 900l tipo mochila, interno com um fluxo de 1000l/h, isto pode ser colocado na sump?? depois tenho a duvida de saber com funciona o escumador já li que é preciso uma bomba alguém me explica o porquê ou se neste tipo de escumadores não é necessário.

 

 

Depois a bomba de retorno, que eu ainda nao percebi para que serve, é so para colocar a agua na sump dentro do aqua?

 

Abraços obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O escumador aconselho-te sem ser de mochila, tipo um Buble-Magnus um nac 5 ou 3.5

A bomba de retorno é para recolocar a agua no aquario, ou seja fazer a elevação da agua de novo para o aquario

Link to comment
Partilhar nas redes sociais