O meu primeiro Lago


Recommended Posts

Boas a todos.

Antes de mais, apresento-me. Sou o Ricardo de Sintra e fui durante muitos anos um aquariofilo com uma predilecção grande por Ciclideos. Mantive(e ainda mantenho alguns) ciclideos desde Anões Sul Americanos, passando pelo Lago Malawi e depois a minha grande paixão o Tanganiika. Acontece que mudei de um apartamento com muito espaço interior para uma moradia com muito espaço exterior e pouco interior e isso fez com que acabasse com a maioria dos meus aquarios, mantendo apenas agora um de 60l com Appistogramas Hongsoi e um outro de 300 l +/- com Mbumas.

Considero-me alguem experiente em aquários, mas um perfeito newbie em lagos e por isso, peço a vossa ajuda para este meu projecto.

 

O projecto inicialmente iria incidir num espaço de uma floreira com uns 4 mts de comprimento e 60cm de largura, mas rapidamente foi abandona por razões logisticas e estéticas.

Como tenho outros espaços não usados comecei a preparar uma zona para um lago, jardim e piscina (pequena para crianças).

 

O lago vai ser feito em cimento e sem qualquer meio de filtragem artificial, vai ser tudo à base de plantas, desde oxigeneradoras como Vallisnerias Giganteas e Elodeas, a consumidoras de nutrientes como (se conseguir arranjar) Jac1ntos de Agua e outras flutuantes e mais algumas plantas marginais que tenham o pé/caule dentro de agua. Se tiver necessidade de alguma coisa urgente tenho em casa filtros para resolver um problema exporadico.

 

A fauna e como não podia deixar de ser, vai ser à base de ciclideos tais como Gymnogeophagus Labiatus e Meridionalis.

 

O Espaço é este: 2i79s9z.jpg

 

Tem uns 7 mts por 5 mts e o lago irá ficar em 1/3 disto mais ou menos.

 

 

Logo no 1º dia de escavações que estou a fazer sozinho, deparei-me com uma pedra que me parecia grande

hrdnoh.jpg

 

E não só era, como não estava sozinha

snz408.jpg

 

Este espaço demarcado para terem uma ideia tem cerca de 3,5 mt por 1,80 mt.

 

Ora, entretanto já consegui descobrir mais esta pedra que continua "a crescer" e mais outras que já consegui tirar algumas.

 

Devido às dimensões da mesma, vou optar por a manter no lago (esta e a que está a aparecer por baixo se não for a mesma que está a cerca de 60 cm da superficie). Devido a isto e querendo eu ter pelo menos uma zona com uma profundidade de 90cm, estou a ver se tenho sorte na zona que podem ver estarem apenas a aparecer pequenas pedras.

Estou a fazer isto sozinho e o aparecimento destas pedras e a decisão de as manter fez com que os trabalhos se atrasassem um pouco, visto que andei a fazer um trabalho de arquiologia a escavar à volta das pedras sem as partir.
As chuvas da ultima semana tb não ajudaram, mas hoje ao final do dia devo conseguir adiantar um pouco mais as escavações e vou depois metendo fotos.

O que acham da ideia?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A minha ideia é colocar no fundo uma camada de uns 5cms de cimento com gravilha e fazer as paredes da mesma forma com um angulo a rondar os 75/80º usando moldes como se fazem os muros. Depois dar com apenas cimento, impermeabilizante e tinta para piscinas branca isto claro, rodeando as pedras. O que acham? É viável?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Ricardo!!

Isto sim é um lago e isso sim são habitantes biggrin.png' alt=':biggn:'> biggrin.png' alt=':biggn:'> biggrin.png' alt=':biggn:'> tambem mantenho gymneos e são um sonho... em lago entao... UI !! :drool3:

Acho que fazes muito bem em manter tudo natural ;) Uma boa planta que pode ser utilizada como o filtrante principal é o papiro

Só estas a pensar manter gymneos ? ou queres algo mais?

Mal possso esperar para ver isto a evoluir

Abraço

Guilherme Martins

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estou a pensar em algo mais, mas a base vai ser gymneos, depois o que vier é só o que não causar problemas para eles, mas tenho outros em vista ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

WELCOME ABOARD! :) ao ver as tuas fotos lembrei-me logo no meu lago principal das kois. tirei de la meio camiao de pedras a picareto e polvora: ver aqui

 

se deixares as pedras grandes no meiodo cimento é capaz de te rachar o cimento todo. Caso faças em cimento ,tens de armar isso em ferro ou pelo menos malha sol(rede de arame) se nao estala tudo. penso eu de que..

 

Se queres mesmo manter as pedras deverias usar tela de pvc ou borracha, ou entao ir escavando ate elas saltarem :P

 

uma outra coisa que não deve funcionar muito bem são as plantas filtrantes. pelo menos os jacintos de agua e alface de agua que são de clima temperado e queimam todos no inverno com o frio(e olha que estou no Algarve),

 

Com essas dimensões de lago e principalmente se apanhar muito sol direto ,apesar de muita gente dizer que consegue manter o lago sem filtro,..não é coisa facil de achar o equilíbrio. o mais certo é ficar em sopa de algas no verão, funciona melhor em lagos bem grandes e mesmo assim muito bem plantados e com poucos peixes.

 

força no picareto e vai-te as pedras :) agora mesmo estou a acabar o meu 3 lago ,(1º na minha casa,os outros estão na casa dos meus pais).

Vivendo e aprendendo

 

 

 

clicar aqui para ver:O meu lago/tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado tmaster.

 

O lago não apanha muito sol directo, apenas de manhã apanha sol directo.

Irei usar essa malha de rede, já estava previsto.

Nunca usei os Jacintos de Agua, mas acho estranho essa informação, porque a informação que tenho sobre eles é que é uma praga em Espanha e que está perto de chegar a Portugal pelo Guadiana.

Os peixes como disse atrás, são principalmente ciclideos de pequenas dimensões e penso que assim, com um lago bem plantado, conseguirei de forma natural manter boas condições, mas tb sei de antemão que terei o lago mais verde no verão, algo que desde que os meus peixes gostem, eu não me irei importar ;).

 

Já agora, tb me falaram que criar uma boa quantidade de dafnias e mete-las no lago quando está mais verde é uma boa ajuda. Alguem confirma?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boas pessoal. Já há lago :pompomgirl:

 

Com o mau tempo tive de ir parando, mas agora que o tempo melhorou já o acabei, mas tenho ainda uma duvida.

 

Ontem dei-lhe a 1ª demao do impreamibilizante da Sika, hoje de manha dei a 2ª e já está o trabalho feito. Este impermeabilizante dizem ser para depositos de agua potavel, para quem já o usou ou que tem conhecimento, quanto tempo tem de secar até poder meter agua? Como este impermeabilizante tem 2 compostos e o liquido é tipo resina, acham que preciso mudar a agua muitas vezes até meter os peixes? A minha ideia é meter agua amanha se já o poder fazer e depoisvou 2 semanas de férias para o algarve e quando viesse tirava a agua e metia nova e peixes lá para dentro, pode ser?


O produto que usei foi este sika topseal 107 http://prt.sika.com/pt/solutions_products/02/02a015/02a015sa06.html

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Aqui fica o update que fiz antes de ir de férias, depois disto enchi e ontem cheguei e já comecei a tratar de plantas e verificar niveis do lago.

IMG_20140707_210150.jpg

 

IMG_20140707_210206.jpg

IMG_20140711_200754.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ontem mudei a agua mas verifiquei que o PH ainda andava em 10 e entretanto já o baixei para niveis melhores (8.6). Meti tb os jacintos já dentro de agua, algumas elodeas e já tenho as valisnerias dentro de um balde para amanha fazer mergulho e planta-las na zona mais baixa do lago onde podem agora ver uma zona branca onde estão as pedras de decoraçao com cerca de 10 cm de diametro para segurarem as raizes. Amanha tb conto ir buscar mais algumas plantas, mas como é o meu dia de aniversario, só lá para 5ª feira é que conto começar a tratar do jardim à volta. Amanha saltam lá para dentro tb 2 pequenas carpas para ver se está tudo ok e se sim, no fim de semana vão os 10 meridionalis fazer o seu 1º dia de natação no lago!

Aqui fica a foto tirada agora mesmo apenas com os trabalhos a meio, mas para terem uma ideia de como está a ficar:

IMG_20140729_182321.jpg

 

Foto tirada de cima

Editado por Wampyro
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Actualmente o lago tem já como plantas, 3 jacintos de agua, 1 Cyperus papyros (amanha vem outro), 1 Caucasia Rubra (Black Magic), 2 Mimulus rigens, 2 Nymphoides Peltata (amanha vem outra), 3 Hottonia Palustris e varias Valisnerias e tb varios ramos de Elodeas.<<<<<<<<<<<<

 

Como peixes, para já apenas as 2 pequenas carpas, mas amanha entrarão os restantes. Não deu para tirar foto porque acabei os trabalhos já de noite, amanha meto aqui uma ou duas fotos para verem como ficou!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais