Ajuste nos parâmetros


Pedro S.

Recommended Posts

Boas,

 

Iniciei um projecto de invertebrados à cerca de um ano, comecei por ter alguns sakuras e mais tarde adquiri CRS's S/SS. Mas as coisas não correram como esperado...

Os sakuras começaram por ser 8 e neste momento são aproximadamente 35 no entanto desde à 3 meses para cá deixaram de se reproduzir e as poucas fêmeas que ainda vão tentando perdem todos os ovos. O CRS ainda pior, adquiri 8 e agora apenas tenho 5, sendo que um deles já nasceu neste aquário. Dos crystal tenho duas fêmeas e dois machos (o mais novo ainda não sei). As fêmeas da primeira vez que engravidaram, uma delas perdeu os ovos todos e a outra apenas teve 4, sendo que só um deles sobreviveu. Da segunda vez que uma das fêmeas engravidou (a outra deve estar quase) dos 15 que consegui contar quando nasceram nenhum sobreviveu à primeira semana....

 

O setup é o seguinte:

Aquário: 50*38*35 (aprox. 60lts)

Filtro: Eheim 2213 e Filtro esponja

Termostato: jagger 75,

Iluminação: 16wts

Substrato: 9l ADA New Amazonia,

Hardscape: Tronco redmoorwood já usado durante 2 anos

Flora: taiwan moss, cryptocoryne wendtii green, Limnobium laevigatum, Ammania sp. 'Bonsai'

Parâmetros:

pH= 6.5

GH= 2-3

KH= 0-1

Amonia=0

Nitratos= 5 - 10 ppm

Alimentação: Dennerle ShrimpKing Complete e Mineral, Tantora mulberry leaves e Sera shrimp natural. Alimento dia sim dia não, e dou uma folha de mulberry de duas em duas semanas.

Pelos parâmetros dá logo para ver que as coisas não podiam correr bem. Desde inicio que tive o problema do gH baixo, o que explica a baixa taxa de sobrevivência dos recém nascidos. Tentei solucionar com dennerle nano crusta mineral, o qual deveria adicionar nas trocas de água mas nunca consegui acertar com o método de utilização. E mais tarde comprei umas mineral stones da Tantora, que parecem estar a funcionar mas muito lentamente.

Outro problema que tive foi pensar que tinha uma infecção bacteriana, devido ao escurecimento de alguns sakuras. Então decidi adicionar folhas de cattapa da Tantora. Estas adições foram sempre acompanhadas de uma medição regular dos parâmetros.

Outro erro que cometi foi nas trocas de água, tenho usado agua de garrafão com pH 5,3, gH 1, kH 0. No entanto pensava que único parâmetro que estava mau seria o gH, então adicionava 3 colheres do nano crustal mineral.

A semana passado depois de ver que algo não estava bem por me ter morrido um CRS, tendo antes apresentado sinais evidentes de stress, decidi ir à aquaeden e pedi ao Rui para me analisar a água. Afinal o meu pH não estava nos 6,5 mas sim 5,5. Ou seja a adição de agua de garrafão e a introdução das folhas de cattapa aliadas à maturação normal do aquario fizeram com que o meu pH baixasse para níveis perigosos para que ainda não acertou nas TPA's e tem um gH e kH tão baixos.

Depois deste testamento queria a vossa ajuda para voltar a repor os parâmetros de forma lenta e perceber um pouco melhor que água devo usar nas TPA's e a na reposição da água de evaporação, tendo apenas duas opções (e os minerais da dennerle para adicionar se for preciso):

Água de garrafão: pH 5.5, gH 1, kH 0, Nitratos 0

Água da torneira: pH 7.5, gH 6, kH 3, Nitratos 15ppm

E como fazer para diminuir a carga orgânica do aquário, sendo que já ouvi opiniões muito diferentes quanto à aspiração do fundo.

Cumprimentos,

Pedro Silva

Editado por Pedro S.
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Paulo,

 

Uso 24h, como copiei o setup de uma MP esqueci me alterar isso. Inicialmente pensei que não conseguia dormir com a bomba de ar ligada mas não faz assim tanto barulho por isso esta sempre ligada. Vou editar o post e corrigir, obrigado.

 

 

Cumps,

Pedro Silva

Editado por Pedro S.
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas...diz-me umas coisas:

-O que usas dentro do filtro 2213?

-Temperatura da agua?

-Tens alguma caneta para medir os TDS da agua?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Uso uma uma esponja de lã filtrante, 1l de Eheim subtrat pro, 1l Équo Stilla e uma esponja das azuis.

Temperatura normalmente está nos 23º mas agora no verão devo ter que subir para os 24º para a conseguir manter estável.

Não tenho caneta de TDS.

 

Cumprimentos,

Pedro Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, relativamente ao problema que tens como GH podes facilmente solucionar com este aditivo: http://www.saltyshrimp.de/english/beesalt_bee_shrimp_mineral_gh_plus.html

não só te vai elevar o valor do GH como te aumenta a condutividade da agua e como tens o ADA Amazonia com o PH não tens problemas. Se fosse a ti, utilizava a agua da torneira e esquecia a do garrafão, pois este produto tem um Buffer espetacular que aguenta os parâmetros da agua por muito tempo. Eu uso e tenho tido excelentes resultados.

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Eu neste momento tenho receio de fazer trocas com água da torneira por causa da diferença tão grande entre os parâmetros... não será melhor ir misturando água do garrafão com água da torneira até chegar a um ponto em que tenho água com um pH 6.2/6.5, gH 4/6 e kH 0 ? Tentar em cada TPA's ir gradualmente subindo o pH e gH?

 

Quanto ao gH com a agua da torneira já vai subir um pouco o que for preciso subir mais já tenho o nano crusta mineral da dennerle para adicionar nas trocas, não tenho é conseguido acertar com o doseamento.

 

Cumprimentos,

Pedro Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para acertares o doseamento mistura numa pequena garrafa o nano crusta mineral e vais doseando lentamente...eu faço assim e resulta...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Este produto deixa me bastante confuso... pelo que diz nas instruções devo adicionar 2 colheres por cada 10l do aquário para aumentar em 0.25 o gH, ou seja 10 colheres por semana (aquário de 50l), correcto? ou seja daqui a quatro semanas teria aumentado o gh para 3?

 

Hoje tenho que fazer uma TPA e vou por 5 colheres num garrfao de 5 litros com pH de 6.5, gH 2 e kH 2 e ver como corre...

 

Cumprimentos

Pedro Silva

Editado por Pedro S.
Link to comment
Partilhar nas redes sociais