Algas ou manchas castanhas nas plantas e areao!


memphis4

Recommended Posts

Boa noite

Tenho um aquário de água doce de 120L;

Por motivo de umas obras em casa passei cerca de 12 dias sem efectuar qualquer TPA, sendo que após esse período se desenvolveram no mesmo sobretudo nas plantas e areão uma quantidade grande de algas espessas ou manchas castanhas que não identifico muito bem o que são.

 

Deixo algumas imagens para me darem uma ajuda se puderem.

 

Parece que nos bordos as folhas se estão a deteriorar e a abrir também alguns buracos.

Parecem muito mais frágeis.

 

 

DSC_0347_zps51af006d.jpgDSC_0343_zps63e9baef.jpgDSC_0348_zpsb3afa75c.jpgDSC_0345_zps473a58d4.jpgDSC_0341_zps3ca0910f.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como peixes de limpeza tenho 2 coridoras, 2 comedores de algas siameses, 1 caracol neritina e 1 otocinclus affinis, porem este problema tem-se propagado na mesma.

Acrescento que o aquário nunca está sujeito a luz solar.

Inicialmente achei que poderia ser excesso de luz e só a tenho ligada 4 a 5 horas por dia, sem melhoria.

Nos meus poucos conhecimentos, não sei mais o que fazer.

 

Obrigado a todos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Sem nenhum tipo de certeza, quase que aposto em falta de nutrientes. Tens algum tipo de substrato fértil, por baixo do areão? Ou efectuas algum tipo de fertilização?

Boa aquariofilia

Ricardo José

 

http://www.boutiquedosdoces.com - Um doce para cada momento

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Sem nenhum tipo de certeza, quase que aposto em falta de nutrientes. Tens algum tipo de substrato fértil, por baixo do areão? Ou efectuas algum tipo de fertilização?

 

Tenho substracto fértil granulado, uma boa camada aí com 2 cm.

Ultimamente, provavelmente no ultimo mês e meio, não tenho feito fertilização da água com nenhuma solução de nutrientes para plantas simplesmente porque a minha acabou e ainda não comprei outra, embora até aí também fizesse habitualmente de 3 em 3 semanas.

Não dá para perceber muito bem pelas imagens, mas se a montagem for recente, é normal ocorrer o aparecimento de diatomáceas.

 

A montagem é de facto recente, terá uns 2 meses; foi feita a transição de outro aquário já estabilizado para este, usando a mesma água, filtro, etc..

Apenas o substracto e o areão foram colocados de novo. As plantas são também maioritáriamente as mesmas, só acrescentei uma anúbia mãe grande que agora, à semelhança das restantes também se encontra coberta de manchas.

 

É uma situação que resolve por si, ou devo intervir de alguma forma?

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O meu já está montado à 2 meses, já teve diatomaces, desapareceram e agora voltou a ter...
Ainda não consegui acertar com o fotoperiodo nem com a fertelização. è uma questão de dar tempo ao tempo e ir tentando.

Neste momento tenho mais brown beard algae do que sei lá o quê.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se for diatomáceas associadas a uma montagem recente, é perfeitamente normal e isso vai ao sitio sem precisares de fazer nada.

 

Se for diatomáceas associadas a outro motivo, aí já é outra questão...

 

Mais Ajuda:

http://www.aquaticcommunity.com/aquariumforum/showthread.php?t=60144

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Afinal, apesar das TPAs, as manchas estão em força; na loja aconselharam-me adicionar um anti-algas para resolver o problema dado que parece estar a proliferar.

estava a tentar evitar mas não vejo outra solução, dado o mau aspecto com que estão as plantas e areão.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.