Corydoras pygmaeus


rickmfc

Recommended Posts

Boas

 

Tinha 10 corydoras pygmaeus todos os dias tem andado a morrer uma... neste momento só tenho uma viva e só as comprei à uma semana. Os restantes peixes estão bem e nao morreu nenhum a não ser as corydoras.

Os parametros da agua estão normais temp. 26ºC kH-4º gH-6º e os restantes paramentros estão normais sem nitratos nem nitritos nem amónia.

 

Que poderá ser? ajudem pf

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

 

Será que tens um pH desadequado para a espécie? Já que é o único parâmetro que não indicas valor. Em alternativa, já não se encontravam bem e vieram com problemas da loja.

Boa aquariofilia

Ricardo José

 

http://www.boutiquedosdoces.com - Um doce para cada momento

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

 

Será que tens um pH desadequado para a espécie? Já que é o único parâmetro que não indicas valor. Em alternativa, já não se encontravam bem e vieram com problemas da loja.

 

O valor do pH é de 7.0 de momento. Quando vieram da loja pareciam bem visto que no primeiro dia nadavam em cardume só que depois no dia seguinte começaram a ficar no fundo quietas e escondidas e separadas uma das outras.

 

A aclimatização que fiz pareceu-me o mais correta visto que fiz durante 2h sistema gota a gota, 1-2 gota por segundo.

 

Como costumam aclimatizar os peixes que compram?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

os restantes paramentros estão normais sem nitratos nem nitritos nem amónia.

Boas,

 

Sem querer duvidar da tua palavra, mas... um aquário sem nitratos nem nitritos nem amónia, parece-me que alguma coisa não está bem.

 

Há quanto tempo o aquário está montado? Setup? Fauna, flora?

 

Quanto à aclimatização, não costumo ser assim tão paciente como descreves e nunca tive problemas.

 

Cumps.

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Sem querer duvidar da tua palavra, mas... um aquário sem nitratos nem nitritos nem amónia, parece-me que alguma coisa não está bem.

 

Há quanto tempo o aquário está montado? Setup? Fauna, flora?

 

Quanto à aclimatização, não costumo ser assim tão paciente como descreves e nunca tive problemas.

 

Cumps.

 

O aquario já está montado a uns 3 anos.. o setup fauna e flora podem ser visto na minha assinatura é o amazonia of sarawak

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Até pode ter sido pelos animais já virem com algum problema da loja, mas pelo que descreves eu apostava mais em algum parâmetro da tua água a que os outros peixes tiveram tempo para se ir habituando lentamente mas para os que entram de novo pode ser mais complicado.

 

E o suspeito que me ocorre são mesmo os nitratos. Eu repetia o teste... continuo a achar que um plantado montado há 3 anos sem nitratos não é normal. :sorry:

 

Cumps.

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Até pode ter sido pelos animais já virem com algum problema da loja, mas pelo que descreves eu apostava mais em algum parâmetro da tua água a que os outros peixes tiveram tempo para se ir habituando lentamente mas para os que entram de novo pode ser mais complicado.

 

E o suspeito que me ocorre são mesmo os nitratos. Eu repetia o teste... continuo a achar que um plantado montado há 3 anos sem nitratos não é normal. :sorry:

 

Cumps.

 

Quando disse sem nitratos referia-me que os valores eram normais não toxicos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Corydoras pygmaeus, uma das especies mais faceis de manter em aquario... mas é preciso acertar em alguns pontos:

 

1 - Espaço - Pode ser pouco espaço (aquarios de 50 L) desde que tenha muito esconderijo sob forma de plantas.

2 - Especie - É uma especie fortemente orientada para cardume. Para um aquario de 50L, uns 30 ou 40 individuos será por muitos considerado o minimo. Mantive durante muitos anos um cardume de 50. A determinada altura reduzi para metade, passado um mes já me tinham morrido umas 20. Nada alterou no setup do meu aquario, apenas reduzi para metade o cardume.

3 - Condições - Temperaturas baixas, sendo 24º o ideal, com descidas repentinas até aos 18º para efeitos de reprodução. Areia fina e clara. Aquarios baixos 30 ou 40cm, max. É uma especie bastante tolerante ao pH e dH, desde qua não haja variações repentinas. TPA's semanais de 30 a 40% do volume da agua.

4 - Alimentação - Coisas pequenas vivas e nutritivas. Sendo que Dafnias, Artemia o ideal.

 

Pronto, mais ou menos esta é a minha receita para ter corys pygmaeus durante anos sem problemas. É claro, que há itens mais importantes que outros. Sendo que nas experiencias que fiz o do tamanho do cardume foi o que teve mais impactos.

 

Reparaste como estavam os barbilhos das corys que morreram?

 

Cmprts,

Luis.Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas, também tenho corys destas e também tive um problema semelhante.

Depois de introduzidas no áqua metade morreu!

As que passam 2 semanas acabam por vingar.

Questionei um dos lojistas sobre isto ao qual me disse que as remessas de corys tem tido problemas.

Taxas altas de mortalidade, porque? (ninguem me soube explicar ao certo a razão).

Já tive com sucesso outras corys com boas ninhadas (embora mais fáceis), mas estas...

A experiencia do Luis é importante, bons conselhos. Apenas acrescento para teres olho na fertilização, penso que também são sensiveis se puxares pelos quimicos.

Sinceramente estou tentado a experimentar um fornecedor diferente.

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais