Estimative Index - onde comprar sais, dosagens e afins


Luis Batista

Recommended Posts

Boas.

Quero começar a fertilizar segundo este metodo e após pesquisar encontrei 2 sites ingleses onde vendem os respectivos sais, as belas das colheres e afins mas os portes são um bocado puxados:

 

Este tem os portes mais baratos: http://www.fluidsensoronline.com/index.php?main_page=index&cPath=93

 

http://www.aquariumplantfood.co.uk/fertilisers/dry-chemicals/starter-kits/ei-starter-kit.html

 

Entretanto noutro topico recomendaram um laboratorio nacional que comercializa estes produtos.

Após contacto, recebi este orçamento para as Macros ( NPK) em quantidades de 1KG :naughty: e a informação que não fazem mistura para Micros por não ser viavel :

 

Nome: LaborSpirit

Contacto: info@laborspirit.com

 

orccedilamento_zps20853a09.png

 

Após comparar preços, apenas o Nitrato de Potassio é mais barato, bem mais barato!

Mesmo indicando os componentes e quantidades, não fazem a mistura de Micros...

 

 

Pois então, alguem sabe onde se possa comprar mais barato?

Por cá ou lá fora?

 

Cumps.

Editado por Luis Batista

Cumprimentos,

Luis Batista

Wet Dream 100x30x45 (9 Abril 2014) Easy Rider 50x50x50 (28 Maio 2015)

Green Velvet 53x26x34 (12 Outubro 2015)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Parece me 1 boa iniciativa.

Mas consigo comprar o Nitrato de Potassio cá em portugal a 5€/KG.

Os restantes sais são a bom preço, em especial o Fosfato de Potassio...

Sendo assim, apenas me interessava adquirir o Fosfato de Potassio e o Sulfato de Magnesio.

Vamos ver como decorre a preparação da encomenda...

Cumps.

Cumprimentos,

Luis Batista

Wet Dream 100x30x45 (9 Abril 2014) Easy Rider 50x50x50 (28 Maio 2015)

Green Velvet 53x26x34 (12 Outubro 2015)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Acho um exagero 1kg de fosfatos.

Eu comprei 200g à 1 ano quase e ainda nem 50g usei num aquário de 54L.

 

Imaginando um aquário de 300L e doseando semanalmente 3ppm ( segundo o EI e para evitar bbas convém dar sempre um pouco em excesso logo mais 1 ppm ou 2ppm semanal ).

 

fert.png

 

Deixo aqui a calculadora de onde veio a imagem, considero util em tudo exceto em Micros que não acho que esteja bem feito ( resultados não batem certo com outras calculadoras). http://www.theaquatools.com/fertilization-calculator

 

Atenção que os valores que estão lá recomendados são valores SEMANAIS e não os indicados por dose! Sendo assim se por dose damos 5ppm de NO3 ao final da semana isto é igual a 15 ppm ( 3x 5ppm ).

 

Resumindo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Acho um exagero 1kg de fosfatos.

Eu comprei 200g à 1 ano quase e ainda nem 50g usei num aquário de 54L.

 

Imaginando um aquário de 300L e doseando semanalmente 3ppm ( segundo o EI e para evitar bbas convém dar sempre um pouco em excesso logo mais 1 ppm ou 2ppm semanal ).

 

fert.png

 

Deixo aqui a calculadora de onde veio a imagem, considero util em tudo exceto em Micros que não acho que esteja bem feito ( resultados não batem certo com outras calculadoras). http://www.theaquatools.com/fertilization-calculator

 

Atenção que os valores que estão lá recomendados são valores SEMANAIS e não os indicados por dose! Sendo assim se por dose damos 5ppm de NO3 ao final da semana isto é igual a 15 ppm ( 3x 5ppm ).

 

Resumindo

Boas.

Eu quero comprar 1 kg de cada apenas porque é para dividir com 1 amigo, ficando metade para cada 1, dividindo tambem os portes...

Realmente dos sais utilizados o fosfato de potassio é dos que se gasta menos.

Tenho andado à dias de volta dessa calculadora e de outras tentando encontrar a receita correta para os meus 100L, fazendo mistura de 300ml, que é a medida da garrafa da tropica, e doseando 12ml, que são 10 bombadas da garrafa...

Talvez tenha de optar por outra alternativa ao Nitrato de potassio, como fonte de Potassio, como Cloreto ou Sulfato de Potássio para atinguir os tais 20-30ppm´s por semana sem carregar nos Nitratos.

 

Cumps.

Cumprimentos,

Luis Batista

Wet Dream 100x30x45 (9 Abril 2014) Easy Rider 50x50x50 (28 Maio 2015)

Green Velvet 53x26x34 (12 Outubro 2015)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu também tenho essa garrafa da tropica!


Convêm diluíres um pouco os sais e também fazeres uma solução para cada produto, com 300ml vais estar sempre a fazer misturas (chato).


Imagina fazes uma unica solução onde adicionas semanalmente:


15ppm NO3,

3ppm PO4,

30ppm K.


Ao final de 1 mês olhas e dizes hmm vou subir o NO3 para 25 ppm. O que acontece? Sobes tudo, sem qualquer necessidade! Isto é um dos motivos porque os fertilizantes de marca acabam por ser caros tens de aumentar todos não podes combater uma carência especifica.


Ainda queria deixar uma nota, para alguns é obvio para outros não. Colocar uma planta de crescimento rápido ( consumidora de muitos nutrientes) numa zona onde as condições de crescimento são super favoráveis ( o melhor sitio: boa circulação de agua, co2 e luz ) e observar essa planta como indicadora de deficiências! Porque? bem quanto mais rápido cresce a planta mais rápido se notam os sintomas/carências.

É um conselho que dou, só assim consegui acertar a minha fertilização.


Atualmente num aquário de 54L faço isto (semanalmente):


NO3 -> 30 ppm

PO4 -> 3 ppm

K -> 40 ppm

Mg -> 5 ppm


Trace/Micros -> 1 ppm


Tudo em excesso garantes crescimento e evitas a chatice de ai falta isto ai falta aquilo. Depois é reduzir, observar as plantas de 3 em 3 semanas, e ver se houve problemas com elas se sim então voltas à quantidade que fazias anteriormente.


Agora não andes uma semana fazes isto outra aquilo e não das tempo as plantas isso é o pior, porque não vês nada porque não há um plano.

Faz um plano !


Cumps.

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Eu também tenho essa garrafa da tropica!
Convêm diluíres um pouco os sais e também fazeres uma solução para cada produto, com 300ml vais estar sempre a fazer misturas (chato).
Imagina fazes uma unica solução onde adicionas semanalmente:
15ppm NO3,
3ppm PO4,
30ppm K.
Ao final de 1 mês olhas e dizes hmm vou subir o NO3 para 25 ppm. O que acontece? Sobes tudo, sem qualquer necessidade! Isto é um dos motivos porque os fertilizantes de marca acabam por ser caros tens de aumentar todos não podes combater uma carência especifica.
Ainda queria deixar uma nota, para alguns é obvio para outros não. Colocar uma planta de crescimento rápido ( consumidora de muitos nutrientes) numa zona onde as condições de crescimento são super favoráveis ( o melhor sitio: boa circulação de agua, co2 e luz ) e observar essa planta como indicadora de deficiências! Porque? bem quanto mais rápido cresce a planta mais rápido se notam os sintomas/carências.
É um conselho que dou, só assim consegui acertar a minha fertilização.
Atualmente num aquário de 54L faço isto (semanalmente):
NO3 -> 30 ppm
PO4 -> 3 ppm
K -> 40 ppm
Mg -> 5 ppm
Trace/Micros -> 1 ppm
Tudo em excesso garantes crescimento e evitas a chatice de ai falta isto ai falta aquilo. Depois é reduzir, observar as plantas de 3 em 3 semanas, e ver se houve problemas com elas se sim então voltas à quantidade que fazias anteriormente.
Agora não andes uma semana fazes isto outra aquilo e não das tempo as plantas isso é o pior, porque não vês nada porque não há um plano.
Faz um plano !
Cumps.
André

 

Boas.

Tou a ver que lidas bem com isto dos pós.

Vou te atacar em força com questões :smile2:

Só muito recentemente começei a pesquisar sobre isto.

Pois o ideal seria mesmo 1 garrafa para cada produto...

Tou a tentar fazer 1 plano seguindo estes parametros que penso serem os base da fertilização EI:

 

Nitratos- (NO3): 20 ppm - 30ppm

 

Potássio (K): 20-30 ppm

 

Fosfatos (PO4): 1-3 ppm

 

Magnesio: (Mg): 10 ppm

 

Ferro (Fe): 0.5 ppm

 

Queria fazer 1 mistura na tal garrafa de 300ml, dosear uma conta certa de bombadas, por exemplo 10 bombadas são 12ml ou pode ser tambem 15 bombadas que são 18ml... Não queria valores das doses maiores para não estar a dar umas 20 ou 30 bombadas 3x por semana...

Mas tenho tido dificuldade com os valores. Para ter o potassio dentro do recomendado tenho de subir mais os Nitratos pois provêm ambos de Nitrato de Potassio.

Há problema de ter os Nitratos perto de 30ppm´s?

Relembro que o aqua é de 100L uteis e tenho 1W/L de iluminação.

Se poderes passa pelo meu aqua, ta na minha assinatura, para veres as plantas que mantenho...

Neste momento tou a fertilizar com o tropica plant growth specialized, que contem com NPK e micros, 7 bombadas 3x semana,8,4ml, sou seja, 21 bombadas por semana,25,2ml, mais do dobro do recomendado pela Tropica... Mas pelo que li por ai, é recomendavel duplicar a dose recomendada.

Mas acho que tou com poucos fosfatos, já que começou me a aparecer a tal alga green spot na anubia e nos vidros...

Não consegui encontrar informação sobre a quantidade de ppm´s por dose deste fertilizante...

 

1 abraço

 

Luis Batista

Cumprimentos,

Luis Batista

Wet Dream 100x30x45 (9 Abril 2014) Easy Rider 50x50x50 (28 Maio 2015)

Green Velvet 53x26x34 (12 Outubro 2015)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Luis, utiliza Sulfato de Potássio (K2SO4) como fonte de potássio.

Não sei onde estas a comprar os sais mas quem vende costuma ter.

Utiliza uma calculadora/excel onde possas adicionar os sais e te diga quanto tens de cada nutriente (por causa do kno3, por exemplo).

 

Atenção a diluição dos sais na agua destilada. Podes ter de aumentar a dose para os conseguires dissolver em mais agua.

 

Agora não andes uma semana fazes isto outra aquilo e não das tempo as plantas isso é o pior, porque não vês nada porque não há um plano.

Faz um plano !

André

Este conselho do André é precioso. Tento transmitir sempre isto mas há pessoal muito apressado. Até podemos as vezes notar algo em duas semanas, mas nunca devemos fazer grandes mudanças sem termos a certeza do que estamos a fazer.

 

Pedro.

Editado por Pedro Rosa

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Luis, utiliza Sulfato de Potássio (K2SO4) como fonte de potássio.

Não sei onde estas a comprar os sais mas quem vende costuma ter.

Utiliza uma calculadora/excel onde possas adicionar os sais e te diga quanto tens de cada nutriente (por causa do kno3, por exemplo).

 

Atenção a diluição dos sais na agua destilada. Podes ter de aumentar a dose para os conseguires dissolver em mais agua.

 

Este conselho do André é precioso. Tento transmitir sempre isto mas há pessoal muito apressado. Até podemos as vezes notar algo em duas semanas, mas nunca devemos fazer grandes mudanças sem termos a certeza do que estamos a fazer.

 

Pedro.

Boas.

Ainda ontem tavas em Inglaterra e hoje já cá tas ;)

Tava mesmo a pensar em incluir o Sulfato de Potássio para poder ter mais Potassio sem carregar nos nitratos.

Ainda não comprei os pós, ando a pesquisar preços, como podes ver pelo orçamento acima, encontra se bons preços e sais com qualidade alimentar ou superior, mesmo por cá.

2 feira tenho de dar 1 salto à Malveira a ver se compro um redutor de co2 para ver se largo o fermento e estabilizo o co2.

O mês que vem então, com tudo ja planeado e dosagens elaboradas, compro os sais...

Ainda não sei bem se sempre utilizo a bela da garrafa da Tropica ou se arranjo outro recipiente onde possa fazer mais quantidade, com dosagens maiores. Tenho de estudar bem a coisa.

 

Conselhos e sugestões são sempre bem vindas e bastante apreciadas...

 

Cumps

Cumprimentos,

Luis Batista

Wet Dream 100x30x45 (9 Abril 2014) Easy Rider 50x50x50 (28 Maio 2015)

Green Velvet 53x26x34 (12 Outubro 2015)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes fazer numa garrafa maior (coca-cola, sumo, etc) e depois ires enchendo a da tropica.

Atenção aos micros - não faças para mais de 2 ou 3 meses....

  • Votar + 1

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não tentes poupar os pós!!! É melhor dar em excesso que por defeito ( é o "buffet" para as algas ).

 

Fica um ponto de partida para as tuas misturas ! ;)

 

2heijxv.png

 

Ficavas assim responsável de adicionar 3x por semana 10ml dia sim dia não de Macros, o que resulta em:

500ml / 30ml_semana / 4 semanas_do_mes = 4 meses e qualquer coisa, penso estar a fazer bem a conta :)

 

O suficiente para não te preocupares durante uns bons tempos!

 

Fazer as misturas é fácil.

Compras 4 garrafas de água do continente e uma seringa pequena ( 10ml ) sem agulha...

Fazes uns rótulos com papel e fita cola, para saberes o que é o que.

 

Adicionas as quantidades de cada pó a cada garrafa enches 75%, misturas enches o que falta e abanas de novo para ajudar a dissolver os sais. Convém esperar umas horas para aquilo se dissolver tudo tudo.

 

Quanto ao que o Pedro disse, ao adicionar os micros cuidado que eles reagem ( estragam-se) com os fosfatos logo não podes meter no mesmo dia que metes micros e tem estilo um "prazo de validade" depois estragam-se pois o Ferro deixa de ser possível de ser absorvido pelas plantas.

 

Para os micros é que a garrafa da tropica é ideal, é mais pequena e simples de usar. A minha de micros fiz com apenas 300ml.

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Quanto ao que o Pedro disse, ao adicionar os micros cuidado que eles reagem ( estragam-se) com os fosfatos logo não podes meter no mesmo dia que metes micros e tem estilo um "prazo de validade" depois estragam-se pois o Ferro deixa de ser possível de ser absorvido pelas plantas.

Atenção... isso não é verdade... Podes perfeitamente fertilizar ferro e fosfato no mesmo dia. Não deves é fertilizar um a seguir ao outro. Convém esperar uns 5~10 minutos entre estes dois nutrientes. Se assim fosse, os fertilizantes tudo-em-um teriam sempre fosfato de ferro no fundo.

E já agora, nem todos os micro-nutrientes se degradam ao longo do tempo. Muitos deles são adicionados ao nosso aquário em formas já totalmente oxidadas (Cobre, Zinco, Manganês, etc...). Agora, o mais importante de todos os micro-nutrientes, o Ferro, é que é necessário protegê-lo dos ambientes oxidativos que são a nossa atmosfera e a água do aquário. O estado mais estável para o Ferro, principalmente em solução aquosa é o estado de oxidação III (3). E dificilmente as plantas conseguem absorvê-lo desta forma. Daí que se usem moléculas orgânicas para os proteger, chamadas quelatos, formando assim o que comunalmente se entende como complexos organo-metálicos (sendo um dos mais conhecidos o EDTA). Agora, não é só pegar nuns gramas de Fe(II)EDTA e dissolver em água, seja ela destilada ou outra coisa qualquer. Há que evitar que a mesma, em contacto com o ar, se degrade facilmente, e o Ferro se oxide facilmente. Para tal, costuma-se utilizar ácido ascórbico, ou um sal derivado desse ácido. Mais conhecido por vitamina C, que é um anti-oxidante. Ou seja, oxida-se mais facilmente que o Ferro, daí que em contacto com oxidantes, seja primeiro oxidado o ácido ascórbico, e somente depois o Ferro... Mas não é tudo. A estabilidade dos quelatos depende do pH da solução, daí que muitas das vezes se veja gente a adicionar ácidos (ou bases, consoante o quelato) para estabilizar o pH e evitar que o quelato se degrade mais facilmente...

 

Espero ter ajudado.

Cumprimentos

Luís Fortunato

  • Votar + 2

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O que eu disse, sobre a validade da mistura dos micros, era exatamente o que o Luís descreve e não a consequência da fertilização de macros/micros nos mesmo instantes.

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes fazer numa garrafa maior (coca-cola, sumo, etc) e depois ires enchendo a da tropica.

Atenção aos micros - não faças para mais de 2 ou 3 meses....

Boas Pedro

 

Sim, já tinha pensado em fazer a mistura maior para ter melhor dissolução dos pós.

Também já li sobre as micros terem menor prazo de validade sem a adição de conservantes e estabilizadores.

Penso fazer uma solução que me dê para 8 semanas. Penso que bem guardado fora de luz que não ganhe bolor.

 

Obrigado

 

Cumps.

 

Não tentes poupar os pós!!! É melhor dar em excesso que por defeito ( é o "buffet" para as algas ).

 

Fica um ponto de partida para as tuas misturas ! ;)

 

2heijxv.png

 

Ficavas assim responsável de adicionar 3x por semana 10ml dia sim dia não de Macros, o que resulta em:

500ml / 30ml_semana / 4 semanas_do_mes = 4 meses e qualquer coisa, penso estar a fazer bem a conta :)

 

O suficiente para não te preocupares durante uns bons tempos!

 

Fazer as misturas é fácil.

Compras 4 garrafas de água do continente e uma seringa pequena ( 10ml ) sem agulha...

Fazes uns rótulos com papel e fita cola, para saberes o que é o que.

 

Adicionas as quantidades de cada pó a cada garrafa enches 75%, misturas enches o que falta e abanas de novo para ajudar a dissolver os sais. Convém esperar umas horas para aquilo se dissolver tudo tudo.

 

Quanto ao que o Pedro disse, ao adicionar os micros cuidado que eles reagem ( estragam-se) com os fosfatos logo não podes meter no mesmo dia que metes micros e tem estilo um "prazo de validade" depois estragam-se pois o Ferro deixa de ser possível de ser absorvido pelas plantas.

 

Para os micros é que a garrafa da tropica é ideal, é mais pequena e simples de usar. A minha de micros fiz com apenas 300ml.

 

 

 

 

 

 

Boas

 

Obrigado ai pelo ponto de partida.

Usaste ai uns pós diferentes do que eu tinha inicialmente pensado.

 

Tinha pensado em algo deste genero para as Macros:

 

Como fonte de Nitratos : Nitrato de Potassio ( KNO3 )

Como fonte de Fosfatos: Fosfato de Potassio ( KH2PO4 )

Como fonte de Potássio: tem os Nitrato de Potassio e Fosfato de Potassio, posso reforçar depois com Sulfato de Potássio (K2SO4)

Como fonte de Magnésio: Sulfato Magnésio (MgSO4)

 

Agora pergunto, como fonte de Potássio secundária é melhor o Cloreto de Potássio ou Sulfato de Potássio? Não há problema com os subprodutos que trazem, os cloretos num caso e os sulfatos no outro?

 

Obrigado pela ajuda

 

Cumps.

Olá.

 

Atenção... isso não é verdade... Podes perfeitamente fertilizar ferro e fosfato no mesmo dia. Não deves é fertilizar um a seguir ao outro. Convém esperar uns 5~10 minutos entre estes dois nutrientes. Se assim fosse, os fertilizantes tudo-em-um teriam sempre fosfato de ferro no fundo.

E já agora, nem todos os micro-nutrientes se degradam ao longo do tempo. Muitos deles são adicionados ao nosso aquário em formas já totalmente oxidadas (Cobre, Zinco, Manganês, etc...). Agora, o mais importante de todos os micro-nutrientes, o Ferro, é que é necessário protegê-lo dos ambientes oxidativos que são a nossa atmosfera e a água do aquário. O estado mais estável para o Ferro, principalmente em solução aquosa é o estado de oxidação III (3). E dificilmente as plantas conseguem absorvê-lo desta forma. Daí que se usem moléculas orgânicas para os proteger, chamadas quelatos, formando assim o que comunalmente se entende como complexos organo-metálicos (sendo um dos mais conhecidos o EDTA). Agora, não é só pegar nuns gramas de Fe(II)EDTA e dissolver em água, seja ela destilada ou outra coisa qualquer. Há que evitar que a mesma, em contacto com o ar, se degrade facilmente, e o Ferro se oxide facilmente. Para tal, costuma-se utilizar ácido ascórbico, ou um sal derivado desse ácido. Mais conhecido por vitamina C, que é um anti-oxidante. Ou seja, oxida-se mais facilmente que o Ferro, daí que em contacto com oxidantes, seja primeiro oxidado o ácido ascórbico, e somente depois o Ferro... Mas não é tudo. A estabilidade dos quelatos depende do pH da solução, daí que muitas das vezes se veja gente a adicionar ácidos (ou bases, consoante o quelato) para estabilizar o pH e evitar que o quelato se degrade mais facilmente...

 

Espero ter ajudado.

Cumprimentos

Luís Fortunato

 

Boas Fortunato

 

Tu és um autentico manual de quimica pah.

Dá me grande prazer ler todos os teus tópicos, sempre tão bem fundamentados e por sinal consegues te fazer entender perfeitamente, mesmo para quem foi para Humanidades para fugir à matematica ( para levar com Latim)...

 

Muito obrigado por partilhares um pouco desse conhecimento...

 

Cumps.

Editado por Luis Batista
  • Votar + 1

Cumprimentos,

Luis Batista

Wet Dream 100x30x45 (9 Abril 2014) Easy Rider 50x50x50 (28 Maio 2015)

Green Velvet 53x26x34 (12 Outubro 2015)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico está interessante!

 

Estou farto da fertilização liquida comercial, não acerto com a coisa, principalmente com os fosfatos, sempre a fazer testes... E os nitratos apenas tenho os testes de tiras e desconfio da precisão.

 

Tendo em conta a pouca precisão e dos gastos associados com os fertilizantes e teste, estou a ponderar adoptar o método E.I., estive a ver nas lojas que indicam no tópico e a que tem o kit de iniciação tem os portes caros, ficam em 20 e tal libras os portes do kit que custa 18 libras, a outra loja ainda não respondeu sobre quais serão os portes para Portugal.

 

Vou esperar, à partida com este método irei finalmente descomplicar a fertilização e manter o equilíbrio, as plantas tem crescido muito com a fertilização liquida que tenho feito, a rotala por exemplo então é só retirar "filhos" e replantar, mas não me vejo livre da gree spot...

 

Cumprimentos

 

Cumprimentos

Pedro Bernardo 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico está interessante!

 

Estou farto da fertilização liquida comercial, não acerto com a coisa, principalmente com os fosfatos, sempre a fazer testes... E os nitratos apenas tenho os testes de tiras e desconfio da precisão.

 

Tendo em conta a pouca precisão e dos gastos associados com os fertilizantes e teste, estou a ponderar adoptar o método E.I., estive a ver nas lojas que indicam no tópico e a que tem o kit de iniciação tem os portes caros, ficam em 20 e tal libras os portes do kit que custa 18 libras, a outra loja ainda não respondeu sobre quais serão os portes para Portugal.

 

Vou esperar, à partida com este método irei finalmente descomplicar a fertilização e manter o equilíbrio, as plantas tem crescido muito com a fertilização liquida que tenho feito, a rotala por exemplo então é só retirar "filhos" e replantar, mas não me vejo livre da gree spot...

 

Cumprimentos

Boas Pedro.

 

Tomei a iniciativa de criar este tópico para que num mesmo espaço se possa encontrar onde comprar os fertilizantes e como dosear os mesmos.

Enfim, para que possamos esclarecer todas as nossas duvidas...

 

Tambem estou farto de gastar bons euros em fertilizantes conceituados e depois acabar por ter algum nutriente em falta.

Sim, os portes e produtos da loja que tem o kit de iniciação, a Aquarium Plant Food UK, são mais caros que na Fluid Sensor Online.

Deixo aqui os preços nos dois sites, já com portes para Portugal:

 

No Fluidsensor:

 

Tudo em quantidades de 1kg.

 

411a55f3891164bbcc870138021e1884.image.7TNC Trace Elements - 1Kg £21.95 £21.95 small_delete.gif

 

8f115e1d33bfd468c3fda3a65258314f.image.7Monopotassium Phosphate - 1Kg £12.70 £12.70 small_delete.gif

 

c5a529bbf7204345dcd2679c6fd16416.image.7Magnesium Sulphate - 1Kg £5.70 £5.70 small_delete.gif

 

465fd88b9919920ed4c469cb7ef8b673.image.8Potassium Nitrate - 1Kg £8.95 £8.95 small_delete.gif

 

Sub-Total: £49.30
Portes para cá: £22.79
Total: £72,09
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------
No aquariumplantfood:
Tudo em quantidades de 1kg.
pot_nitrate-2.jpg Potassium Nitrate KNO3 £5.50 £11.00
mag_sul-2.jpg Magnesium Sulphate MgSO4 £3.60 £7.20
chelated_trace-2.jpg Chelated Trace Elements £6.00 £24.00

 

 

 

Subtotal £54.20

Shipping & Handling (Shipping Method - Europe Courier) £24.00

Grand Total £78.20

 

 

Também se pode comprar cá em Portugal, como podes ver no orçamento acima que me deram num Laboratorio.

 

Cumps.

Tenho também mais um orçamento de um patrocinador do forum:

 

AquaHobby

 

KNO3 1Kg - 19€
KH2PO4 1 kg - 19€
K2SO4 1 kg - 19€
MgCl2.6H2O 750g a 6,75€, ou em baldes de 3kg a 25€
Editado por Luis Batista

Cumprimentos,

Luis Batista

Wet Dream 100x30x45 (9 Abril 2014) Easy Rider 50x50x50 (28 Maio 2015)

Green Velvet 53x26x34 (12 Outubro 2015)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela dica, mas deixo só uma correcção, os portes na Fluidsensor tendo em conta peso são £22.79, esses £10.50 são em UK só...

 

Boas.

Epa vou investigar a coisa, mas tenho certo que meti a morada e tudo e foi esse o valor que me deu...

 

 

 

EDIT:

Obg Pedro. Portes alterados para o valor correcto...

Editado por Luis Batista

Cumprimentos,

Luis Batista

Wet Dream 100x30x45 (9 Abril 2014) Easy Rider 50x50x50 (28 Maio 2015)

Green Velvet 53x26x34 (12 Outubro 2015)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acabei por comprar os pós a um patrocinador aqui do forum, AquaHobby:

 

500g Cloreto de Potassio - 9€

1000g Nitrato de Potassio - 17€

500g Fosfato de Potassio Mono Basico - 9€

 

Acabei por não comprar o Magnésio após aconselhamento aqui do forum e da loja...

 

Agora falta a bela da balança ou aquelas colheres de medida manhosas. Alguem sabe onde se venda isso por cá?

 

Cumps.

Editado por Luis Batista

Cumprimentos,

Luis Batista

Wet Dream 100x30x45 (9 Abril 2014) Easy Rider 50x50x50 (28 Maio 2015)

Green Velvet 53x26x34 (12 Outubro 2015)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O que me dizem a esta receita para as Macros ?

Ainda não tive oportunidade de testar os Nitratos e os Fosfatos para saber o Uptake das plantas mas pode ser um ponto de partida?

 

Dose: 60ml por semana divididas por 3 aplicações de 20ml

 

as_zps9e0dca67.png

 

Obg a todos que têm contribuido para esclarecer todas as duvidas que têm surgido

 

Cumps

Editado por Luis Batista

Cumprimentos,

Luis Batista

Wet Dream 100x30x45 (9 Abril 2014) Easy Rider 50x50x50 (28 Maio 2015)

Green Velvet 53x26x34 (12 Outubro 2015)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Optei por comprar o kit da aquariumplantfood, trás:

 

2 x 500ml Dosing Bottles with Micro & Macro Labels
1 x 500g Potassium Nitrate
1 x 250g Potassium Phosphate
1 x 500g Magnesium Sulphate
1 x 250g Chelated Trace Elements
1 x "Instruction / Recipe" Sheet

 

Tem informação sobre a dosagem para as misturas e para a aplicação no aqua, 3x por semana de macros 3x de micros e TPA de 50% no sétimo dia.

 

Como os portes são em função do peso da encomenda, e como adquiri o pack que inclui as garrafas tendo adquirido à parte as colheres por £4.99, ficou o total em £37.63, sendo £23.98 os artigos e £13.65 os portes.

 

Os portes até 13.65 são para pesos abaixo dos 2kg, a partir destes valores variam e no site aconselham a estudar a forma de comprar os artigos em várias encomendas até 2kg, pois "pode" compensar...

 

Pelas contas e pela informação isto bastará para um ano, comparando com a fertilização liquida sai muito mais barato sem duvida, mesmo com as TPA's de 50% semanais.

Editado por Pedro Bernardo

 

Cumprimentos

Pedro Bernardo 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Acabei por não comprar o Magnésio após aconselhamento aqui do forum e da loja...

 

 

E pq razão te aconselharam isso? Fizeste testes à tua água? Que GH tens?

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Já andei a ver de umas dessas no olx. Rondam os 10 euros...

 

Epa com o armário cheio de sacos e frascos com pós e uma balança de precisão ainda tenho a judiciaria à porta :busted_red:

 

1 abraço Ferreira

Cumprimentos,

Luis Batista

Wet Dream 100x30x45 (9 Abril 2014) Easy Rider 50x50x50 (28 Maio 2015)

Green Velvet 53x26x34 (12 Outubro 2015)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Pedro Rosa

 

Não sei porquê mas por vezes não dá para citar e responder directamente a esse comentario. Tentei com o firefox e i.e e nada...

 

 

Bem a opnião que me deram foi que a agua canalizada já costuma conter bons niveis de magnesio, logo não ser um imperativo adicionar, como são os outros pós.

Não tenho testes nenhuns dos parametros do meu aquario. Ao inicio da montagem ainda tinha um resto de teste de Amonia que me deram mas actualmente não tenho nada.

É mais uma coisa a comprar. Testes de NO3 e PO4.

 

Cumps.

Cumprimentos,

Luis Batista

Wet Dream 100x30x45 (9 Abril 2014) Easy Rider 50x50x50 (28 Maio 2015)

Green Velvet 53x26x34 (12 Outubro 2015)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais