Valisnéria a morrer


AMateus

Recommended Posts

Bom dia a todos,

 

Tenho um aquario de 30L, montado há cerca de 2 semanas e ainda a ciclar. Este aquario foi montado especificamente para ter um betta.

 

Especificações:
Iluminação 4W Led
Filtro tipo mochila com cascata 200L/H (com caudal muito leve)
Substrato fértil e Areão escuro tipo areia
Termostáto 50W
Flora
Valisneria
Musgo de Java
Fauna
Ainda nenhuma.
Foto da montagem no 1º dia:
14190469560_029f0e856e_z.jpg
Ontem notei que a Valisneria começou a ter algumas folhas castanhas. Aparenta estar a morrer.
Quando chegou estava optima.
Tenho o aquario a 26º/27º, com substrato fértil. A luz está ligada entre 5h a 6h por dia.
Fotos:
14443962902_9d3b83b1c5.jpg
14465484073_e2a9e26978.jpg
14258673109_937583d8ea.jpg
14443961152_46b85ede8b.jpg
Sugestões?
Obrigado,
António
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

As valisnerias podem ficar com folhas de mais de 1,5m... como é que é suposto quereres meter uma num aquário de 30l?! :tapfoot: Eu tenho valisnerias nana num aquário de 60cm de altura e facilmente me chegam à superficie.

 

Se cortares as folhas da valisneria a meio acabam por morrer e ganhar algas... se cortares todas as folhas a meio, a planta acaba por morrer. Parece-me que é esse o teu problema (ou pelo menos um deles).

 

Cumps.

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Desculpa a minha ignorância, mas não é suposto podar as valisnerias? Eu só podei aquelas que estavam ratadas nas pontas... As restantes não mexi.

 

De qualquer maneira reparei também que estão a nascer rebentos novos.

 

Quanto às algas, estás a falar daqueles "filamentos" que algumas folhas aparentam?

 

Obrigado,

António

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso aconteceu com algumas plantas minhas, e sinceramente, deitei-as fora, mas deixa que alguém mais especializado fale sobre o assunto.

Editado por NR26
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpa a minha ignorância, mas não é suposto podar as valisnerias? Eu só podei aquelas que estavam ratadas nas pontas... As restantes não mexi.

A melhor forma de podar valisnerias é cortar as folhas maiores totalmente. Se cortares a folha a meio (mesmo na diagonal), o mais normal é a planta desistir da folha e ela começar a decompor-se lentamente. Pelo menos é essa a experiência que tenho com as vals.

 

Quanto às algas, estás a falar daqueles "filamentos" que algumas folhas aparentam?

Sim, aqueles filamentos parecem-me algas. É normal quando as folhas morrem começarem a ganhar algas se não forem retiradas do aquário.

 

Cumps.

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...