Apresentação . Projecto Aquário 25L Água Quente [iniciante]


Recommended Posts

Olá a todos,

 

Tenho 21 anos, sou de Viana do Castelo e sou Designer Gráfico.

 

O meu interesse por esta área começou com este programa: http://www.animalplanet.com/tv-shows/tanked [http://www.acrylicaquariums.com/]. Cada vez que via um episódio novo ficava "babado" e sempre que via um episódio com a minha namorada acaba por lhe confessar que um dia adorava ter um.

 

Acontece que certo dia surpreendeu-me e ofereceu-me um aquário [Fluval Chi 25L - http://www.fluvalaquatics.com/uk/lifestyle/lifestyle-aquariums/series/chi/] e lançou me o bichinho :D. Mas, devido ao facto de não perceber nada acabei por deixar morrer os três peixinhos de água fria que ela me ofereceu [1 Kinguio Laranja + 2 Telescópios pequeninos]. Como fiquei triste e indignado por tal acontecer, decidi procurar o que poderia ter feito de mal e vim dar até este forum. Através da leitura de muitos tópicos percebi rapidamente muitos dos erros que cometi e isso deu me vontade de continuar a ler mais e a aprender sobre aquariofilia.

 

Agora que já sei um pouquinho mais decidi adaptar o aquário e iniciar um projecto para peixes de água quente :).

 

Aquário: 25x40x25 cm

Capacidade: 25L

Filtro: EHEIM pick up 45 [https://www.eheim.com/en_GB/products/technology/internal-filters/pickup]

Termostato: EHEIM thermocontrol 25W [https://www.eheim.com/en_GB/products/technology/aquarium-heaters]

Decoração: Areão+Ornamentos em plástico

 

Deixo aqui algumas imagens:

01_zpscc077a9b.jpg

03_zpsdee736f2.jpg

04_zpse0d917c0.jpg

02_zps3789487e.jpg

06_zps58d17d9a.jpg

05_zps1dd2359a.jpg

 

 

Eu tenho muitas dúvidas e se alguém me pudesse ajudar, agradecia imenso:

Desde domingo que todas as noites tenho colocado um floco de comida de peixe [imagem abaixo] no aquário por causa do ciclo. Estarei eu a fazer bem? Quando a minha namorada me ofereceu o aquário veio com aqueles dois produtos que podem ver na imagem abaixo: o Nutrafin Cycle + Nutrafin Aqua Plus. É aconselhável usar algum deles agora no início?

 

07_zpsb611045b.jpg

 

Quanto tempo me aconselham a deixar o aquário a fazer o ciclo e como sei que estará pronto para receber os peixinhos? E por falar em peixinhos, o que me aconselham dado o aquário que vos apresento?

 

Enquanto está a fazer o ciclo, gostava de adicionar uma planta natural, mas algo que seja de simples manutenção, que plantas me aconselham? E relativamente à luz para a planta?

 

Obrigado desde já,

Abraço,

Editado por Paulo Korpys
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia,

 

Tanta dúvida, a ver se consigo ajudar. :tongue:

 

Primeira questão, Nutrafin Cycle não serve para nada.

É constituido por bactérias heterótróficas, que em nada contribuem para a constituição da colónia de bactérias que estás a tentar formar no aquário. As bactérias que estás a tentar formar no aquário, são autotróficas, e essas sim são bactérias nitrificantes essenciais.

(Expliquei aqui em maior detalhe: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=230377#entry1296634)

 

Nutrafin Aqua Plus é um condicionador para retirar cloro e metais pesados da água da torneira, para ser seguro ao colocares imediatamente no aquário. Deixar a água num garrafão aberto por uns dias faz o mesmo efeito.

 

 

 

O ciclo do aquário da maneira que estás a fazer, demora aproximadamente um mês, mas não é possível medir isso com exactidão sem comprares os testes necessários (amónia, nitritos e nitratos).

 

 

Em relação a peixes, 25L é bastante curto... normalmente aquários desses dão para uma colónia de camarões e um par de peixes.

 

 

Plantas de baixa manutenção, vais ao site da tropica, à secção de baixa manutenção e toca a escolher. Normalmente a malta atira-se para as anúbias e fetos de java, é uma questão de gosto.

 

 

Em relação a Luz, esse aquário já traz luz... :blink:

 

Compraste um novo filtro para o aquário e com isso perdeste a luz, certo? existe alguma razão para essa decisão?

 

 

 

Outra coisa... começa a pensar se não gostarias mais do aquário como representação natural do habitat da bicharada que vais lá colocar... essas coisas de plástico a imitar sabe-se lá o quê... :blink: dá sempre preferências a plantas vivas e hardscape(pedras e troncos) como método de ornamentar o aquário :cool2:

 

 

último ponto... o aquário é bastante mais alto que largo, o que quer dizer que não dá espaço quase nenhum para peixes de fundo... portanto esquece corydoras!

 

"Conselho de amigo": Não caias no erro de muita malta, que por ignorância vais às lojas de peixes e compra os animais sem saber nada deles, e acabam por ter fauna no aquário de maneira quase cruel... antes de comprar, pesquisar bem a litragem necessária, quantos exemplares deves comprar, se são peixes solitários, ou de grupo... qual o PH que preferem... compatibilidade com outras especies.. etc...

 

 

Espero ter ajudado.

Abraço

  • Votar + 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Penso que o WarMode já esclareceu as duvidas.

 

Deixo só mais 1 conselho, tens o aqua a 31ºC, atenção que é uma temperatura muito alta, tanto para plantas naturais como para a maioria dos peixes. Antes de colocar qq vivo nesse aquario certifica que a temp está apropriada à especie que introduzes.

 

Boa sorte

  • Votar + 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes de mais, obrigado aos dois :)

Hmm pois, vou ver se entretanto compro os testes para poder analisar a água então e partilhar os valores convosco. Durante o ciclo faço trocas parciais de água semanalmente? Já li algures de 20, 30% certo?

"uma colónia de camarões e um par de peixes", queres dizer com isso que consigo ter as duas espécies ao mesmo tempo? :D isso era fixe :)

Acabei por comprar um novo filtro, porque depois de procurar nuns websites críticas sobre o aquário, percebi que muita gente se queixava que o filtro não era suficiente para o tamanho do aquário. É muito decorativo e pouca função ao que parece.

Tens toda a razão, também gosto muito mais de um aquário natural hehe. Entretanto vou me ver livre dos plásticos que vinha com ele quando comprar a planta e adicionar um tronco :).

Daquilo que já procurei sobre isso, pensei em Guppys. Dado o aquário pareceu-me a espécie que melhor se adequava (penso eu).

Penso que o WarMode já esclareceu as duvidas.

Deixo só mais 1 conselho, tens o aqua a 31ºC, atenção que é uma temperatura muito alta, tanto para plantas naturais como para a maioria dos peixes. Antes de colocar qq vivo nesse aquario certifica que a temp está apropriada à especie que introduzes.

Boa sorte


Certo baar, vou ajustar a temperatura :).

Editado por Paulo Korpys
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas tardes,

 

Não há qualquer problema em teres uns camarões e peixes ao mesmo tempo, desde que sejam compatíveis (a maneira de se determinar se são compatíveis, é se os camarões cabem na boca dos peixes.. :tongue: )

 

Guppys tens um problema... criam-se que nem coelhos... e com um aquário pequeno estás tramado quando se começarem a criar...

 

Se escolheres uns Neons, um grupo de 5 e uma colónia de camarões, estilo Red Cherrys, já te safas.

  • Votar + 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Nos guppies se apostares apenas em machos, nao deverás ter problemas.

 

No entanto, antes de decidires por uma espécie, mede o pH de modo, a não teres depois de andar a "mudar" pH ou de espécie. Mede também o pH da água que vais usar para efectuar as trocas.

 

Sim podes fazer tpa's d 20% se não for menos, digo isto por causa do volume do aqua. e baixa a temperatura para uns 22/23ºC

Editado por Ricardo José
  • Votar + 1

Boa aquariofilia

Ricardo José

 

http://www.boutiquedosdoces.com - Um doce para cada momento

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas tardes,

 

Não há qualquer problema em teres uns camarões e peixes ao mesmo tempo, desde que sejam compatíveis (a maneira de se determinar se são compatíveis, é se os camarões cabem na boca dos peixes.. :tongue: )

 

Guppys tens um problema... criam-se que nem coelhos... e com um aquário pequeno estás tramado quando se começarem a criar...

 

Se escolheres uns Neons, um grupo de 5 e uma colónia de camarões, estilo Red Cherrys, já te safas.

 

Boa, isso é altamente :D. Agora percebo o porquê de ter visto na Jardiland [Maia] os Guppys Machos separados das Fêmeas loool.

 

 

Boas!

 

Nos guppies se apostares apenas em machos, nao deverás ter problemas.

 

No entanto, antes de decidires por uma espécie, mede o pH de modo, a não teres depois de andar a "mudar" pH ou de espécie. Mede também o pH da água que vais usar para efectuar as trocas.

 

Sim podes fazer tpa's d 20% se não for menos, digo isto por causa do volume do aqua. e baixa a temperatura para uns 22/23ºC

 

Olá Ricardo e o obrigado pelas dicas :)

 

Pois, se os parâmetros da água permitirem talvez opte por guppys machos [gosto muito da espécie]. Mas também enquanto o aquário cicla tenho bastante tempo para pensar e reflectir sobre os seres que vou adicionar :P.

 

 

Já agora, se quiser ter camarões tenho de ter algum fundo específico?

Editado por Paulo Korpys
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpem pelo double post.

 

Hoje comprei os testes para Amónia, Nitritos e Nitratos.

 

Passaram 5 dias desde que iniciei o ciclo e tenho adicionado um floco de comida de peixe todos os dias. Mas depois de fazer os três testes hoje obti os seguintes resultados:

 

Amónia: algures entre 0 e 0.6

Nitritos: 0,0 mg/l

Nitratos: 10mg/l

 

Supostamente a Amónia não deveria ter valores maiores nesta altura?

 

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpem pelo double post.

 

Hoje comprei os testes para Amónia, Nitritos e Nitratos.

 

Passaram 5 dias desde que iniciei o ciclo e tenho adicionado um floco de comida de peixe todos os dias. Mas depois de fazer os três testes hoje obti os seguintes resultados:

 

Amónia: algures entre 0 e 0.6

Nitritos: 0,0 mg/l

Nitratos: 10mg/l

 

Supostamente a Amónia não deveria ter valores maiores nesta altura?

 

Abraço,

 

Boas,

És de viana? Também sou... Se precisares de alguma coisa podes contar comigo :sorry:

Bem antes de mais queria dizer que se fores a pet ao shopping e falares com o Mário ou o Paulo (são gémeos) tenho a certeza que te tiram as duvidas e te aconselham o melhor que precisares....

 

Começando pelos níveis de Amónia 3 dias de ciclo é normal que eles ainda nem tenham começado a subir. Eu normalmente ao fim de 3 semanas meto peixes no aquário e ate agora nada de baixas. Convém estares atento quando meteres os peixes e fazer tpa's mais frequentes de menos percentagem para manter a agua "saudade" e nao teres picos de Amónia e por ai fora.

 

Quanto ao peixes eu metia red cherry's e guppy's endler. Claro que se quiseres um aquário bonito e calmo podes meter red's e neons que são bonitos e pessoalmente também gosto. Mas se fosse eu como gosto de aquários "ativos" metia guppy's endler muitos musgos e plantas naturais e red cherry's isto porque gosto sempre de ver novas crias no aquário. Musgos e plantas são fundamentais caso tenhas essas duas espécies. E se tiveres população a mais no aqua, olha vende... se nao venderes a particulares tenho a certeza que se fores cliente da pet e disseres que nao tens espaço para os bichos eles te ficam com eles em troca de um vale.

 

Qualquer questão é so dizeres! como disse sou de viana ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Boas,

És de viana? Também sou... Se precisares de alguma coisa podes contar comigo :sorry:

Bem antes de mais queria dizer que se fores a pet ao shopping e falares com o Mário ou o Paulo (são gémeos) tenho a certeza que te tiram as duvidas e te aconselham o melhor que precisares....

 

Começando pelos níveis de Amónia 3 dias de ciclo é normal que eles ainda nem tenham começado a subir. Eu normalmente ao fim de 3 semanas meto peixes no aquário e ate agora nada de baixas. Convém estares atento quando meteres os peixes e fazer tpa's mais frequentes de menos percentagem para manter a agua "saudade" e nao teres picos de Amónia e por ai fora.

 

Quanto ao peixes eu metia red cherry's e guppy's endler. Claro que se quiseres um aquário bonito e calmo podes meter red's e neons que são bonitos e pessoalmente também gosto. Mas se fosse eu como gosto de aquários "ativos" metia guppy's endler muitos musgos e plantas naturais e red cherry's isto porque gosto sempre de ver novas crias no aquário. Musgos e plantas são fundamentais caso tenhas essas duas espécies. E se tiveres população a mais no aqua, olha vende... se nao venderes a particulares tenho a certeza que se fores cliente da pet e disseres que nao tens espaço para os bichos eles te ficam com eles em troca de um vale.

 

Qualquer questão é so dizeres! como disse sou de viana ;)

 

Sou pois :D hehe brigadão :) é sempre bom conhecer pessoal da zona :P

 

Pois, o aquário de água salgada que lá tem é qualquer coisa.

 

Então sendo assim vou aguardar e ir testanto até notar diferenças. Eu adoro os guppys também, são "reguilas" :D. E parece-me que a minha opção vai ser mesmo essa: red cherry e guppy :).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Sou pois :D hehe brigadão :) é sempre bom conhecer pessoal da zona :P

 

Pois, o aquário de água salgada que lá tem é qualquer coisa.

 

Então sendo assim vou aguardar e ir testanto até notar diferenças. Eu adoro os guppys também, são "reguilas" :D. E parece-me que a minha opção vai ser mesmo essa: red cherry e guppy :).

 

É mesmo... mas só que aquilo gasta em manutenção€€ meu deus!

 

Bem qualquer coisa ja sabes.. e vai postando fotos do aqua que é o que o pessoal quer :P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boas.

 

Junto-me ao grupo de viana xD

Ora entao eu no teu caso optava por um filtro de cascata, sei de um sitio que tem uns baratos e para mim sao bons. Comprei lá um e até agora zero problemas.

Quanto à flora era umas plantas de baixa manutenção. Um tronco ramificado tambem ficava porreiro, tinhas era que o colocar ao alto.

 

Quanto à fauna uns neons e um cardume de red cherrys e estava no ponto.
Isto é a minha opinião :P

 

Cumprimentos Rodrigo Guerra.

Editado por Rodrigo1820

Mais que um hobby, uma vida <3

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Olá de novo pessoal,

 

O aquário está quase no fim do ciclo e sofreu muitas mudanças com base nos conselhos e referências que fui obtendo :).

 

Aqui ficam umas novas imagens:

Antes:

01_zpscc077a9b.jpg

Depois:

nano01_zps174ca452.jpg

nano02_zpsf1901355.jpg

nano03_zps59d2318b.jpg

nano04_zps7c3698ba.jpg

nano05_zps390562bf.jpg

nano06_zps7fa5ec2c.jpg

nano07_zps99ec9386.jpg

 

 

Aquário: 25x40x25 cm

Capacidade: 25L

 

Filtro: EHEIM Classic 150

Lily Pipes: Ecoarium Inflow 12/16, Outflow 9/12

 

Termostato: EHEIM Thermocontrol 25W

Termómetro: Ecoarium Hang On 6

 

Iluminação: PAR38, 9 LEDs, 9W, 6500K, 900Lm

 

CO2:

Super Starter Pack da Ecoarium

[http://www.ecoarium.pt/co2-super-starter-pack/]

Mini redutor de pressão CO2 + Valvula Solenoide + Conta Bolhas
Tubo CO2 Rígido (Metro)
Tubo CO2 Maleável (Metro)
4KH Solution 100ml
Reagente CO2 2ml
Drop Checker S + Ventosa
Válvula Anti Retorno em Vidro
VIV Beetle Glass Diffuser 30Ø
Extintor CO2 2kg (Recarregável) c/ Pega Furada p/ Aplicação de Pressão

 

Hardscape: Xisto

Substrato: Elos Bottom Mineral + Elos Terra Brown Small

 

 

Agora chegou a altura de decidir a espécie de peixe e camarões que lá vou colocar :).

 

 

Abraço,

pkorpys

Editado por Paulo Korpys
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Mil Vezes Melhor :drool3: Parabéns pela Evolução.

 

Em tempos tive um aqua semelhante ao teu apenas com Red Cherry (comecei com uma colónia de 20) e Neons (uns 10).. O efeito é muito giro, penso que ai também resultava..

 

Cumprimentos,

Mário

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Mil Vezes Melhor :drool3: Parabéns pela Evolução.

 

Em tempos tive um aqua semelhante ao teu apenas com Red Cherry (comecei com uma colónia de 20) e Neons (uns 10).. O efeito é muito giro, penso que ai também resultava..

 

Cumprimentos,

Mário

 

hehehe obrigado :D

 

Em princípio irei optar por um cardume de Cardinais+Colónia de Camarões. Contudo ainda não decidi a espécie, vai depender da forma como vai evoluir o aquário :).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.