Sleeping Dragon 200L


Pedro Bernardo

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Pelo informação que li até agora não será propriamente fértil mas sim activo, agora não sei explicar qual a "diferença", mas segundo li ele terá capacidade de captar os nutriente da coluna de agua e libertar gradualmente, existem referências que seria bom para camarões e é certo que eles "gostam", as corydoras adoram...

 

Uma propriedade que achei importante é o capacidade de manter a água num ph ácido, e é certo que a água da torneira sai com um PH de +/- 7 e no aqua mantém-se nos 6.5 a 6.8, mesmo antes de começar a injectar co2 pressurizado e mesmo agora com TPA's de 50%, ideal para a fauna que tenho, e gostei do aspecto.

 

Cumprimentos

Pedro Bernardo 

 

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eu usei esse recentemente na minha montagem "Tibúrcio is coming" e na altura fiquei com a ideia que era semelhante ao Pro Soil da Aquatic Nature que também é o que chamam de substrato natural (já com alguma base fertil)

Optei por esse pois como era prório para camarões, quase garantidamente não ia libertar amónia, coisa que o da aquatic nature e outros libertam no início.

Como também já tinha fauna não arrisquei, e claro o preço também era mais simpático do que o da aquatic nature:)

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Sim o preço foi algo que chamou logo a atenção!

 

E apesar de me considerar ainda um leigo nestas andanças, e considerando que a ignorância e o método de tentativa erro me fez gastar muito dinheiro com o aquário, acho que este substrato não foi o caso e até foi uma boa compra, tendo em conta os factores que indiquei, capacidade de manter o PH, ser indicado para camarões

 

Cumprimentos

Pedro Bernardo 

 

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Boas,

 

Desde o inicio que tenho "moído" a cabeça sobre a melhor forma de colocar os tubos inflow e outfow dos filtros.

 

Tenho dois eheim, o Pro 3 350 e o Classic 250,

 

Inicialmente só com o Pro, tinha a flauta na lateral direita e o tubo de entrada com pré filtro na parte esquerda/traseira, e a corrente era muito forte, esforçando o betta e as plantas mais altas estavam sempre dietadas...

 

De forma a harmonizar a corrente aumentei a flauta para o dobro do tamanho colocando-a na traseira, ocupando as duas metades do aquário, divididas pela travessa, conforme a foto abixo:

 

gallery_69905_4206_22149.jpg

 

Desta forma o volume de água a circular é o mesmo mas com menos pressão e a orientação é feita da flauta » vidro » fundo » trás.

 

Tenho os dois tubos de entrada de água na lateral esquerda, mas vou colocar um num lado esquerdo e o outro no lado direito, mantendo a flauta como está.

 

A saída de água do filtro classic 250 está livre para o aqua.

 

Acham que assim é suficiente ou será melhor sempre a circulação ocorrer da lateral para outra lateral em vez de trás para a frente...

 

Já li alguma coisa e fico na mesma, no entanto li que existe relação entre circulação "fraca" e algas, e no momento tenho green spot...

 

 

 

 

Cumprimentos

Pedro Bernardo 

 

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olá,

má circulação pode como dizes provocar problemas com as algas:

->impede a chegada de nutrientes e co2 as plantas

->pode provocar "zonas mortas" em que a acumulação de detritos pode acontecer dando origem a picos de amónia.

->Não vês as plantas a ondular o que é foleiro :) tou brincar

 

Como tens a flauta não é errado.

Não se vê muito por aí a utilização desse esquema, mas desde que garanta a circulação da água por todo o aqua está bem.

O mais habitual é teres o inflow e outflow numa das laterais do aquário.

Também é normal teres cuidado a esconder o inflow e outflow dos filtros mas de seguida colocas 2 bombas de circulação enormes e pretas, isso também é porreiro :)

 

Podes futuramente trocar a flauta por tubo ou acrílico transparente para disfarçar mais um pouco.

 

Nota:

green spots normalmente estão associadas a desequilíbrios nos valores dos fosfatos/ injecção de luz.

Aumenta os fosfatos ou diminui um pouco a duração ou intensidade da luz.

Abraço

Editado por Manuel Resende
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Boas,

 

 

Neste momento tenho os dois tubos inflow com pré-filtro eheim no lado esquerdo e irei colocar um em cada lado, uma vez que a circulação da água se faz do topo traseiro para a frente batendo no vidro e seguindo para baixo através do outflow em flauta, no entanto receio um pouco que os troncos possam fazer "barreira" e criar zonas "mortas", dai ponderar a circulação de um lado para o outro... o movimento da coluna de água seria mais estreito mas mais dinâmico e com menos resistências pelo hardscape, mas teria o mesmo problema inicial, as plantas sempre deitadas...

 

Já percebi que terá de ser por tentativa e erro.

 

Cumprimentos

Pedro Bernardo 

 

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Epa, muitos parabens!

O aqua esta muito fixe, mas a casa das maquinas esta "upa up" :) fantástica!

 

Gostava de saber melhor esse esquema para os tpas bem como o material necessario. Tenho um eheim 2217. Obrigado

Cumprimentos

 

Quiet Paradise

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Epa, muitos parabens!

O aqua esta muito fixe, mas a casa das maquinas esta "upa up" :) fantástica!

 

Gostava de saber melhor esse esquema para os tpas bem como o material necessario. Tenho um eheim 2217. Obrigado

 

Boas,

 

Sistema é simples e a mim tem facilitado as TPA's semanais de 50% (100 litros) sozinho sem qualquer ajuda, claro que se for para fazer sifonagem a areias tem de ser pelo método tradicional, aqui procurei facilitar a simples troca de água.

 

Ressalvo que a técnica não é minha, existem muitos colegas que o fazem e com direito a sistema de canalizações em PVC. Eu apenas mostrei como o fiz por aqui...

 

Alguns filtros já trazem torneiras outros não, eu optei por comprar torneiras no ebay, pois as eheim são melhores mas mais caras.

 

As torneiras em questão são as das fotos abaixo.

 

med_gallery_69905_4206_867967.jpg
Apenas tem uma torneira, e um plug numa das pontas que dá para desconectar da torneira, diferente das torneiras duas eheim, que dá para fechar nas duas partes.
Canalização:
- Utilizei um T que adicionei à mangueira de saída de água do filtro. tendo assim uma derivação para saída de água para escoamento e entrada de água da torneira.
- Na derivação adicionei uma torneira e um plug de mangueira de jardinagem com mais uma torneira por segurança, uma vez que o objectivo durante o normal funcionamento do filtro, é não passar uma gota.
Escoamento da água do aquário:
- Aquando da TPA, desligo o filtro, fecho todas as torneiras e fecho o bloqueio do filtro.
- Conecto a mangueira para sair a água,
- Abro as torneiras da derivação de saída de água,
- Abro a torneira de entrada de água no filtro, oriunda do aquário,
- Abro o bloqueio do filtro e ligo este.
Em suma como a torneira da mangueira que leva água do filtro ao aquário está fechada e a derivação aberta, a agua sai para a mangueira de escoamento que no meu caso vai para a varanda aproveitando para regar os canteiros com a água rica em nutrientes...
Reposição da água no aquário
- Desligo o filtro, fecho todas as torneiras e bloqueio do filtro ligo a mangueira que serviu para escoamento, à torneira da cozinha com um adaptador para plug de jardinagem.
- Abro as torneiras da derivação de escoamento, que agora servirá para a entrada de água directamente para o aquário.
- Abro a torneira da mangueira que leva a água do filtro ao aquário, seguindo esta directamente para o tanque.
- Sem pressas abro a torneira da cozinha e muito devagar vou controlando a água, que vai entrar pelo outflow (saída de água para o aquário ).
Neste momento vem à temperatura ideal e como se mistura com a água que está no tanque, não há grande diferencial de temperatura, no entanto no inverno terei de controlar devagar com o esquentador para que não existam diferenças de temperatura (muito atenção a este ponto)
As fotos abaixo demonstram a seca de texto que escrevi:
med_gallery_69905_4206_869472.jpg
med_gallery_69905_4206_12292.jpg
gallery_69905_4206_57166.jpg
gallery_69905_4206_106125.jpg
gallery_69905_4206_37772.jpg
med_gallery_69905_4206_1828071.jpg
med_gallery_69905_4206_1013107.jpg
med_gallery_69905_4206_166177.jpg
gallery_69905_4206_74093.jpg
gallery_69905_4206_1902084.jpg
Como referi, o meu objectivo neste caso é apenas a reposição de grandes quantidades de água com pouco trabalho, mas há que ter em conta alguns factores que podem por em causa a saúde da fauna.
A temperatura, o cloro da água e eventuais resíduos, metais pesados ou PH,
No meu caso, tenho a aquário estabilizado com PH de 6.8 +/-, a água da torneira com um PH de 7~7.2 +/- e depois de repor a agua no aquário uso acondicionador para remover o cloro.
Abraço
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Cumprimentos

Pedro Bernardo 

 

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muito bom e muito menos dor de costas!

 

cuidado se tiveres camarões com o temperar da agua usando o esquentador.

O esquentador tem uma serpentina que aquece a agua e que é normalmente em cobre.

 

O Filipe Oliveira já alertou para esse facto do esquentador pois os camarões são sensíveis ao cobre e com tpas de 50% podem sofrer/morrer por intoxicação.

 

Segundo ele é preferível colocar agua fria pois toleram melhor a agua fria do que o cobre, o único problema poderá ocorrer apenas no inverno, pois pode surgir Íctio mais facilmente.

 

**não tenho o link original para esta informação relatada pelo mesmo, mas foi durante um workshop que ele deu e que circula pelo youtube.

Quem quiser ouvir em primeira mão é uma questão de procurar pelos vídeos dos workshops do mesmo.

Editado por Manuel Resende
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Excelente! Acho que vou experimentar algo semelhante! Diz-me só uma coisa...o que é o fecho de bloqueio do filtro?

 

Um abraço

Ja agora o t é da eheim? As torneieas que mandaste vir do ebay...tens o link? No meu filtro, a mangueira de saida é 12/16, mais fina...

Cumprimentos

 

Quiet Paradise

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No filtro que tenho como se pode ver na imagem,logo em baixo do encaixe das mangueiras existe uma patilha que permite regular o fluxo bem como fechar completamente a entrada é saída da água.

 

O T será idêntico aos demais mas custa cêntimos numa loja de jardinagem tem de ter o diâmetro interior igual no teu caso de 12mm.

 

As torneiras, podes pesquisar no ebay por aquarium hose tap valve, mas aparecem as minhas que apenas existem nas medidas 16/22 mm ou com 12/16 no Plug apenas no lado que se separa...

 

 

Existe torneiras fixas sem o plug (pretas e laranja) mas também as tenho, mas não uso pois a qualidade é duvidosa, perdiam água da parte central, não da mangueira em si...

No outro filtro secundário o Classic 250 idêntico ao teu, já trazia duas mangueiras eheim e num segmento usei torneiras também de jardinagem com rodas de aperto para mangueira de 12/16mm, deixo embaixo uma foto.

 

A torneira que me refiro é a da direita, preta com a patilha para rodar em laranja.

 

gallery_69905_4206_57166.jpg

 

Abraço

 

EDIT: Foi adicionado foto da torneira

Editado por Pedro Bernardo

 

Cumprimentos

Pedro Bernardo 

 

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  • 2 semanas depois...

Boas,

 

O Manuel Resende deixou um alerta muito importante no que toca a TPA'S de água directamente da torneira e usando o esquentador para temperar...

 

Tenho camarões e isso preocupa-me, e a contaminação do cobre não deve ser saudável para a restante fauna...

 

Não me é possível fazer a tpa de outra forma e se agora a água vem com boa temperatura no inverno é impossível aquecer 100 litros de água todas as semanas sem ser pelo esquentador...

 

E tendo em conta que a água virá muito fria mesmo, essa diferença também é negativa...

 

Sabem se existe algum filtro que pela simples passagem da água consiga remover o cobre?

 

O que não faltam são aquários com mais de 200 litros com necessidade de grandes TPA'S por fertilização pelo método EI. Como fazem para equilibrar a temperatura da água?

 

Abraço

Editado por Pedro Bernardo

 

Cumprimentos

Pedro Bernardo 

 

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Este domingo fiz a TPA de 50% (100 litros), sem temperar a água pelo esquentador e a temperatura no aquário, baixou 2ºC..

 

Peço por favor aos colegas que façam TPA com estes volumes que partilhem como o fazem.

 

Não me é viável ter um bidon de 100 litros para aquecer a água de um dia para o outro!

 

Não vejo outro solução a não ser o esquentador, mas ai existe o problema do cobre....

 

Fiz pesquisa e encontro relatos de quem faz TPA com recurso ao esquentador e afirma que não tem qualquer problema, igualmente existem relatos de morte de camarões por existência de cobre com uso deste método...

 

Agradeço a ajuda possível

Editado por Pedro Bernardo

 

Cumprimentos

Pedro Bernardo 

 

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Se fores adicionando devagarinho a baixa de temperatura é gradual, se colocares o termostato mais em baixo pode ficar ligado enquanto adicionas a agua mais fria. Ou então colocares um termostato dentro do recipiente?

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Obrigado pela dica.

 

Mas mesmo "devagar" os 14º que tenho na torneira no inverno irão baixar muito os 26º do aquário (penso eu)... Torna-se pouco pratico...

 

Poderia usar um recipiente de 100 litros com termostato uns dias antes, mas está fora de questão, pois não são baratos, na varanda não tenho espaço e por outro lado iria rivalizar com o frio do exterior e na sala nem pensar ter um monstro todas as semanas...

 

Existem resinas para absorção de metais pesados, mas são caras e implicavam a permanência no sistema de filtragem, pelo menos não removem numa passagem da água apenas... e também será inconveniente o uso com fertilizantes...

 

:unsure::huh:

 

Cumprimentos

Pedro Bernardo 

 

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Boas.

 

Logo no inicio da montagem, naquela fase em que ainda se sabe menos que agora :rolleyes: comprei um reactor de CO2, no entanto nunca o cheguei a usar pois necessitava de um fluxo de mais de 500l/h e no filtro onde o iria usar não tinha essa capacidade...

 

Tenho tido difusores (já usei vários :rolleyes: ) no interior do áquario, normalmente a trabalhar com cerca de 3 bolhas por segundo, com bons resultados visíveis nas plantas e no drop checker sempre verdinho.

 

Mas queria tirar aquilo de dentro do aquário e por outro lado há muitas bolhas mesmo que pequenas que sobem logo à superfície, existindo desperdício.

 

Ponderei o uso de um atomizador, e comprei um mondelo da UP, na co2art, com tubo de alta pressão pois este menino trabalhar na ordem dos 2.5 bar, optei por este pois dá para retirar o cilindro de cerâmica para limpar...

 

Resultado:

 

med_gallery_69905_4206_2111356.jpg

 

med_gallery_69905_4206_1247866.jpg

 

med_gallery_69905_4206_1660879.jpg

 

med_gallery_69905_4206_2271666.jpg

 

med_gallery_69905_4206_83259.jpg

 

 

 

Tinha algum receio da micro bolhas serem muito notórias, mas como se vê nas fotos, apenas na lateral onde tenho saída da água com mix de co2 e muito proximo e que se notam as micro, mesmo micro bolhas de co2,

 

de frente não se notam qualquer efeito 7UP biggrin.png' alt=':biggn:'> .

 

Coloquei a funcionar com 2 bolhas p/ segundo, mudei o liquido do drop checker e colquei-o a 3 cm do substrato (entretanto já voltou para cima para testar), e no fim do dia tinha o liquido amarelo (CO2 a mais) apesar da fauna estar bem e não exibir qualquer indicio de estar afectada, o PH manteve-se na ordem dos 6.7, o normal...

 

Hoje reduzi para uma bolha por segundo e tudo corre as mil maravilhas, para além do descrito, noto que as micro bolhas seguem o fluxo da água e não sobem logo à superfície.

 

 

Com o CO2 e a fertilização pelo método E.I. tive um boom brutal na plantas e a green spot que removi do vidro, tem dificuldade em aparecer biggrin.png' alt=':biggn:'>

Editado por Pedro Bernardo
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Pedro Bernardo 

 

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Boas,

 

Isso está com um belíssimo aspecto, se bem que 1 BPS acho curto para essa litragem, depois de removeres a areia branca e colocares mais substrato como disseste mais acima vai ficar um mimo.

 

Sugiro para o novo substrato montecarlo ou a eleocharis sp. mini e umas Blixas ou P. Helpheri na bordadura para fazerem a transição, acho que ficava 5 estrelas.

 

Continua o bom trabalho.

 

Abraço,

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Amigo António, obrigado pelas dicas.

 

Vou estando de olho na coisa, mas se ontem com 2 b/s ao fim do dia já tinha o liquido do drop cheker amarelo indicando excesso... Hoje voltei a mudar o liquido e em poucas horas ficou verde e manteve-se assim... Vamos afinando, mas que a coisa parece ser 100% eficiente, parece....

 

Sobre as bolhas li algo ontem que diz para não ter em conta só este aspecto, pois mesmo com conta bolhas igual, o factor pressão pode influenciar a dita bolha e o método de difusão também conta quando estamos a dosear

 

Vou estudar as plantas que indicou, mais uma vez obrigado

 

Tenho aquele atrofiado de plantas ali nas esquerda mas foi o local provisório para plantar uma podas que arranjei até ter o substrato e tempo para orientar a coisa.

 

Abraço

Editado por Pedro Bernardo

 

Cumprimentos

Pedro Bernardo 

 

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Boas.

 

Estou gostar, como referi, pelo que verifiquei consome menos co2 para atingir o mesmo efeito, logo será mais eficaz e o receio que tinha de ficar com uma garrafa de 7 up gigante não se verifica. As bolhas estão lá mas só de perto é que noto...

 

Atenção que existem vários modelos parecidos, vejam vídeos e testes que existem.... Este é o novo da UP que dá para abrir e retirar o cilindro para limpeza...

 

Abraço

Editado por Pedro Bernardo

 

Cumprimentos

Pedro Bernardo 

 

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Afinal a coisa parece funcionar bem com 2 b/s,

 

Inicialmente deixei o sistema a funcionar com 2 b/s e no fim do dia quando vi que o liquido do drop cheker estava a amarelo indicado excesso de co2, já o sistema de co2 tinha desligado e liguei só para afinar para uma bolha por segundo.

 

Hoje durante o dia tive oportunidade de ir vigiando a coisa e reparei que estava com um débito maior de bolhas por segundo.

 

Conclui que quando o sistema liga e está regulado para 2.6 bar, até que ganhe a pressão no tubo e atomizador, para vencer a resistência da cerâmica e esta ganhe permeabilidade e consiga que o CO2 passe e se misture na água, demora um pouco e só ai irá atingir o débito com que irá ficar a funcionar de forma estável.... Ou isto ou o meu conta bolhas está com defeito...

 

Á partida com 2 ou 2.5 b/s funciona de forma eficaz e mantêm a concentração de co2 ideal, agora cada caso é um caso e o número de bolhas pode ser variável, tendo em conta o "conta bolhas" e a pressão de trabalho, como é lógico devemos regular o débito considerando o resultado final, a quantidade de co2 na água...

 

Uma coisa que reparei hoje é que se notam mais as micro bolhas de co2 por todo o aquário, mas apenas olhando de perto, nada que incomode...

 

Deixo uma questão, tenho a flauta do filtro grande em cima submersa mas sempre agita um pouco a superfície da água, durante o período nocturno tenho um skimer da eheim a agitar um pouco mais no sentido de promover a "oxigenação" acham que seria melhor aumentar ainda mais essa agitação no período da noite?

 

Tenho-me questionado sobre isso pois com a eficácia do atomizador, a dissolução do co2 é maior e este mantém-se a circular na água por mais tempo, não subindo logo como com o difusor, logo as saturações aumentam...

Editado por Pedro Bernardo

 

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Pedro Bernardo 

 

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  • 4 semanas depois...

Foram feitas uma alterações...

 

Os troncos foram mais deslocados para o centro as pedras removidas e a areia e espaço preenchido com mais subtrato activo...

 

As plantas estão a necessitar de poda para orientar o crescimento e dar forma à coisa, mas não tempo para tudo de uma vez...

 

Um in flow do filtro estava junto ao outro no lado esquerdo agora estão um em cada lado, reduzi o tamanho da flauta para ter um pouco mais de corrente e nota-se que assim há uma melhor circulação...

 

gallery_69905_4206_6315124.jpg

 

Abraço

Editado por Pedro Bernardo
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Pedro Bernardo 

 

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