Apresentação - projecto para lago.


Recommended Posts

Olá a todos.

 

O meu nome é Esteves sou de Viseu e descobri este fórum de algumas pesquisa que fiz pela net.

 

Quero dar início a um projeto para um lago de água doce, mas antes de começar quero saber a opinião de quem já anda nisto a mais tempo.

 

Então é assim, tenho uma manilha redonda de cimento de 1.20 Cm por 60 Cm, é para colocar peixes tipo carpa koi.

 

Fiz um desenho (não tenho grande jeito para tal) mas julgo que dá para explicar como pretendo fazer.

 

Com se vê no desenho tem um filtro deitado que é para filtragem da sujidade e outro na vertical que é para filtragem UV-C 15W a ideia de ter o filtro deitado é para não ficar na parte de fora, a minha ideia é quando fizer a base para assentar a manilha é deixar uma cavidade onde fique o filtro encaixado de forma que fique a face do fundo lo lago.

 

E é aqui no filtro que eu tenho as minhas dúvidas...

Vou fazer de PVC com 4 compartimentos para levar os devidos materiais de filtragem, mas também quero aplicar a bomba na extremidade do tubo.

1ª A bomba é de aplicar na vertical, posso aplicar na horizontal?

2ª O facto de o filtro (tubo) estar na horizontal tem algum problema?

3ª A bomba é de 1750 (L/H) é muito para os cerca de 600 Litros que o lago vai ter de capacidade?

 

Características da bomba:

 

Bomba para Lagos BG-PP

 

Bomba_lago_zps86b7998b.jpg

 

- Potência 50W, Resíduos(mm): Águas Limpas
- Entrega(Mt): 2
- Caudal(L/H): 1750
- Temp Máx. (º): 35
- Prof(Mt): 3
- Cabo(Mt): 10
- Outras Características: Águas limpas
- Filtro
- Parte superior da carcaça em inox

 

 

PS: Editado por falta das imagens.

Editado por Ct2Esteves
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

Eu não ando nisto há muito tempo mas acho que devias considerar por a bomba depois do material filtrante, assim a bomba não leva com tanta "porcaria" e sempre dura mais uns aninhos. Quanto ao projecto, parece-me bem mas espera que alguém mais entendido diga algo sobre o assunto :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Esteves

O lago parece-me bem pequeno para koi :s

Já pensaste noutro tipo de peixes? como tetras buenos aires ou tanictis?

Outra coisa, acho que a bomba é desnecessaria, podes filtrar o lago utilizando processos naturais

Aconselho-te a ler este post

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=163101&page=4#entry1298798

Guilherme Martins

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Eu não ando nisto há muito tempo mas acho que devias considerar por a bomba depois do material filtrante, assim a bomba não leva com tanta "porcaria" e sempre dura mais uns aninhos. Quanto ao projecto, parece-me bem mas espera que alguém mais entendido diga algo sobre o assunto :)

 

Boas, @CFlor.at

 

A ideia de colocar a bomba depois do filtro parece-me bem, com o filtro vai ficar debaixo de agua e no fundo não deve haver problema de esforçar a bomba, o peso da agua ajuda.

 

Boas Esteves

O lago parece-me bem pequeno para koi :s

Já pensaste noutro tipo de peixes? como tetras buenos aires ou tanictis?

Outra coisa, acho que a bomba é desnecessaria, podes filtrar o lago utilizando processos naturais

Aconselho-te a ler este post

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=163101&page=4#entry1298798

 

Boas, Magikarp,

 

Bem o lago ser pequeno também acho mas como já tenho a manilha não vou desperdiçar o material, para já vou fazer com a que tenho, talvez lhe vá dar mais um pouco de profundidade, talvez uns 70 Cm.

Quanto ao tipo de peixes... falei em Carpas Koi porque vi num amigo e gostei de ver, mas pelo que estou a ver ele vai-me arranjar algumas mas pequenas, talvez entre 8 Cm a 12 Cm.

 

Mas se este projecto correr bem, e como tenho espaço para aplicar outra manilha talvez de 2 metros faço outro lago, e como o terreno e desnivelado depois talvez faça tipo cascata, a agua sair de uma e entrar na outra.

 

Agora utilizando processos naturais também é uma ideia, mas para já vou partir para este projecto com bomba e filtragem a partir do filtro.

 

 

 

Agora outra situação... já mandei vir uma lâmpada UV-C e vou fazer a "caixa filtro" para a colocar, já vi por aqui no fórum alguns exemplos como fazer, e bem executados, mas eu quero fazer de outra maneira, e onde estou a travar é na parte do isolamento entre a lâmpada e os fios.

 

Tenho na ideia de isolar desta forma: um pedaço de manga termoretractil um pedaço de tubo do diâmetro da lâmpada, então fazia assim o processo: lâmpada ligação dos fios de seguida o tubo e a manga, depois encher o tubo com cola veda, será resistente há agua por muito tempo???

 

Outra situação: O balastro electrónico é obrigatório ficar perto da lâmpada ou pode ficar distante? cerca de um metro... há tenho por aqui um de 18W e a lâmpada é de 15W há algum problema?

 

Outra situação: O tubo envolvente a lâmpada UV se tiver um diâmetro de 120mm é muito??? ou tem de ser mesmo como tenho visto por aqui, 40mm...

 

Desculpem lá tanta pergunta, mas não queria avançar e estragar dinheiro, visto que por aqui não cresce muito biggrin.png' alt=':biggn:'> biggrin.png' alt=':biggn:'> biggrin.png' alt=':biggn:'>

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!.

 

Quanto ao Uv o que te interessa é que a água passe "devagar", de modo ao filtro poder actuar.

 

Apenas tenho uma duvida, como é que vais aceder ao filtro e a bomba? Porque fiquei com a sensação que os mesmos vão ficar "enterrados".

Boa aquariofilia

Ricardo José

 

http://www.boutiquedosdoces.com - Um doce para cada momento

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas . como o Ricardo José, também fiquei com a sensação que a bomba vai ficar enterrada.

 

O melhor e arranjares espaço ao lado da manilha, Abres uma "toca" fazes uma parede em tijolo, um pequeno telhado ate podes fazer uma pequena placa e utilizares umas pedras em cima da placa para ficar rústico.

 

O filtro UV arranjas um t.

A água vem da bomba, vai ao T parte da água vai directa para o lago a outra vai para o filtro UV. Para controlares o caudal da agua para o uv , metes uma torneira na saída de água para o UV.

 

Também podes utilizar o dito telhado, e aproveitas e fazes uma cascata, neste caso com a agua que vai directa da bomba.

 

Cumps

Editado por Carlos Pacheco

[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=178746"]Projecto aqua 150x60x60[/url]
[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=185896"]chaparro caido[/url]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Ricardo José e Carlos Pacheco

Depois da observação da/e CFlor.at vou alterar um pouco a situação, mas o filtro de sujidade e UV vão continuar a ficar no fundo do "lago".

 

Como já disse pretendo fazer uma cavidade no fundo do lado onde encaixe os filtros, o que pretendo fazer é uma cavidade rectangular onde encaixe na totalidade os filtros, mas para esconder os mesmos vou colocar uma placa de acrílico perfurada onde vai ficar fixar aos filtros, depois em sítios estratégicos leva 2 argolas para eu de fora poder "pescar) e são tudo completo, filtros e bomba.

 

Fica um desenho para dar entender o que pretendo fazer.

 

daba5b731e0e47c7b77ebf943e4ff64b.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por experiência propria,os filtros no fundo do lago são uma dor de cabeça. difíceis de limpar e sempre entupidos. mas se não houver alternativa fora lago ,pois la terá de ser. já o uv ,dentro do lago ,vai dar problemas. os filtros que estão no mercado não sao feios para esta submersos. qualquer problema no isolamento e fritas os peixes ou a ti mesmo se não tiveres o quadro eletrico perto e bem protegido. é bastante perigoso. ainda mais sendo um filtro feito por ti. o balastro tem de ficar obrigatoriamente fora do lago,mesmo sendo recomendando manter os cabos curtos que ligam a lampada(chamados hot wires)

 

vais ter vidro de quartzo a proteger a lampada? se não esquece que ja tentei com uma lampada t8 sem vidro e não fica nada que preste. a lampada nunca aquece e como tal não da rendimento nenhum que preste.alem de ser propicio a corre mal.

um outro problema que ja foi referido,é; o filtro uv tem de ter pouco caudal. se vais por o caudal máximo da bomba directo ao filtro nada feito.

Editado por tmaster

Vivendo e aprendendo

 

 

 

clicar aqui para ver:O meu lago/tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Bem tenho lido com atenção as vossas opiniões e sugestões e já fiz umas alterações ao projecto.

 

1ª Alteração foi alterar o tamanho da manilha passou para 2500Cm de diâmetro.

2ª Alteração colocar os filtros fora da manilha, aqui na ligação do do filtro de limpeza pretendo ligar assim: como vai ficar encostado a manilha faço um furo na manilha a 15 cm do cimo e ligo ao filtro, ai a agua vai entrar por cima e sai ao fundo para o filtro UV e de seguida para a canalização até a bomba.

 

E esta alteração deve-se ao técnico da BobCat, afundou demais que o previsto e alargou para mais que o dobro do previsto.

 

A opção dos filtros ficar de fora é porque vão ficar numa zona que vão ficar "tapados" completamente devido a inclinação do terreno.

 

Agora respondendo ao @tmaster, em relação ao filtro UV para já vai ficar sem a protecção quartzo, mais tarde vou fazer um com o tubo quartzo.

Quanto ao balastro da forma que vai ficar já fica junto da lâmpada.

 

Bem aqui ficam as primeiras fotos (sem grande qualidade) já ficou +/- preparado para levar o betão no fundo, também já alinhavei a tubagem.

0001_zpsdbccf59a.jpg

 

 

Pronto a levar o ferro e betão

 

 

0004_zps22976b9a.jpg

 

 

 

Material (só alinhavados para a foto)

 

 

Material01_zpscaa5de5a.jpg

 

 

UV01_zps6586c65a.jpg

 

UV02_zps0bfae521.jpg

 

Material (só alinhavados para a foto)

 

 

 

0007_zps4c90c0a2.jpg

 

 

O Pormenor dos filtros (só alinhavados para a foto)

 

0005_zps5ed45717.jpg

 

 

 

Para a semana já leva meio metro de betão com isolante.

 

 

 

PS: Editado por falta das imagens.

Editado por Ct2Esteves
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

quantas horas por dia estas disposto a dispensar a limpar esse filtro? acredita que mais não vale um pote de plastico fora do lago que se limpe facil. se veres o meu topido do outro lago de 6000l que tenho com kois(esta no link assinatura por baixo) vais ver que inicialmente tinha um pre filtro como tu vais fazer .

Tinha uma caixa de plastico enterrada onde está a bomba ,que nivela por gravidade com a agua do lago. antes da bomba tinha saca de ráfia enrolada e esponja. tive de desistir no primeiro verão pois estava sempre entupida e nao tinha tempo todos os dias de a andar a limpar e a desperdiçar agua com lavagens atrás de lavagens. actualmente tenho só la a bomba a bombar para dentro de um pote novo(que não o original) cheio de gravilha de 4mm e esse sim é feito a manutenção de 15 em 15 dias ou mes a mes no inverno atravez de pressão de ar.

 

é so um alerta ,para veres o que te espera com um filtro submerso com filtragem mecânica em pouco espaço(esse tubo de pvc) .vai ser o teu tormento quando a agua ficar com algas do sol de verão .vai estar sempre a entupir e a ters de ir la abaixo lavar as esponjas ou la o que colocares.. eu não faria ssim.. é simplesmente demasiado arriscado/ineficiente. mas é so a minha opinião, que como perguntaste ..eu dou :)

 

O que eu faria era: colocava a bomba sozinha dentro do lago. a bombar para fora. para um filtro mecanico,que podia ser um pote com brita ou gravilha ou ate areão,

uma vez que me pareceu haver espaço, fazia um canal isolado em plástico e la dentro colocava plantas aquaticas filtrantes a volta da manilha ou a apanhar uma parte, . do genero das sombrinhas chinesas,papirus cannas ,juncos ou outras que filtrassem a agua. por ultimo e SÓ se fosse necessário colocava o UV,mas se o canal de plantas for bem feito e dimensionado talvez nem fosse necessário uv . esta ideia do canal fora do lago é uma ideia que tem pernas para andar e que quero implementar nos meus futuros lagos, alem de filtrarem fazem sombra.

Editado por tmaster

Vivendo e aprendendo

 

 

 

clicar aqui para ver:O meu lago/tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

@tmaster não sei se reparas-te no meu post anterior já mencionei que alterei a situação do filtro, ou sendo vai ficar fora do lago, é para entrar a agua por gravidade e sai no fundo do tubo e é canalizada até a bomba.

 

Eu não mencionei as medidas do tubo PVC mas este tem 60 Cm de comprimento 20 Cm de diâmetro, mas dizes que ainda é estreito por acaso posso arranjar ainda mais largo, ou então mesmo a tal barrica, julgo ter por aqui uma de 60 litros.

 

E estava a pensar fazer a filtragem com gravilha no fundo, a seguir argila, e no cimo meter lã de vidro que é usada nos aquários, e talvez uma esponja filtro para as primeiras sujidades.

 

Julgo que o lago depois de pronto deve levar +/- 1400 litros. As medidas são 2500cm de diâmetro e 60 cm de altura.

 

((mas é so a minha opinião, que como perguntaste ..eu dou))

 

Quanto a tua opinião eu aceito e agradeço, tanto as tuas como de outros, é para isso que servem os fóruns.

 

Na área da foto-voltaica (Autoconsumo) e mais a minha paria e tb foi nos fóruns que desenvolvi mais o meu conhecimento.

Editado por Ct2Esteves
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Porreiro. tinha-me passado essa frase do colocar fora da manilha. era mesmo um disparate ficar dentro. quanto a largura do tubo pvc para a gravilha, quanto mais largo mais superfície de contacto com a agua tem e mais tempo entre manutenção consegues ter. so uma observação: nos filtros de gravilha (sand and gravel) a agua SOBE. se colocares por cima entope mais facilmente . a entrada de agua por baixo , filtra o "miudo" e fica o "grado" em baixo por gravidade. faz uma pesquisa em filtros sand and gravel no google ou no youtube e ficas com melhor ideia.

 

quanto a ideia do filtro de plantas em vala fora do lago,tambem considero um excelente complemento e que com 10% de area do lago plantado faz "milagres". devo fazer a experiencial em breve num lago que estou a construir.

 

o volume deve ser Image133.gif deve dar mais que isso cheio ate a cima.

Vivendo e aprendendo

 

 

 

clicar aqui para ver:O meu lago/tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

@tmaster já andei a pesquisar o sistema (sand and gravel) e parece-me bem, num dos lados do lago vai ficar quase a face da terra, visto o terreno ser desnivelado, e nesse lado tenho condições de colocar um filtro largo mas já na altura não queria que sai-se fora da superfície da terra.

 

Mas da forma que sugeriste da agua entrar por baixo posso colocar um filtro mais lago, tipo 40 ou 50 cm de diâmetro e de altura 60 cm, mas é aqui que me está a fazer confusão... então eu coloco o filtro ao nível da terra, o que deve ficar com a saída da ao nível da agua do lago, e agora coloco a bomba em que posição!!! a bombear para o filtro ou a tirar a agua do filtro???

 

Julgo eu que para tirar a agua por cima tenho de ter o filtro um pouco abaixo do nível da agua certo?

 

Quanto a filtragem feita por plantas no exterior do lago é um caso a pensar mais tarde, até porque num dos lados do lago vai ficar praticamente "morto" talvez o sitio ideal para fazer tipo um viveiro em forma de escadas tipo bancada de futebol e a agua ser bombeada para a parte mais alta e vir em cascata até ao lago, mas para já fica em stand-by.

 

Julgo que o sistema que mencionas é assim.

Filtragem_zps08bf844a.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu colocaria sempre a bomba a empurrar para não obstruir ou ficar em seco.

o filtro que digo é exactamente este:

http://users.vcnet.com/rrenshaw/upflow.gif

aqui

 

a agua entra por cima ,vai ate abaixo por dentro de um tubo central ou lateral, volta a subir pela gravilha devido a pressão e sai por cima outravez. o unico problema é, se enterrares, depois se tiveres de retirar a gravilha é uma chatice.

enquanto a bomba tiver pressão e se o recipente tiver tampa ,a agua passa sempre ,mesmo que fique mais baixo que o lago .

 

existe uma tubagem no fundo para ejetar AR apartir de um compressor de ar. para fazer a limpeza . asbolhas de ar sobem levando a sujidade da gravilha para cima ,depois jogas a agua suja fora e esta limpo..

 

e mais barato de fazer ..nem na china

Editado por tmaster

Vivendo e aprendendo

 

 

 

clicar aqui para ver:O meu lago/tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Como já disse num dos teus tópicos AQUI já estou a ficar familiarizado com a plataforma do fórum e já vou descobrindo umas coisas, e parabéns pelo projecto.

 

Hoje foi o dia de meter o fundo do lago, betão (Qualidade B25) (20 cm de espessura) 2 camadas de malha sol e já foi previamente "queimado".

 

Já a forma de ligar a bomba a saída do filtro, a ideia é que fique no meio do lago, como a bomba tem vários efeitos a ideia era ir trocando aleatoriamente os efeitos.

 

Mas ao ver o teu lago que mencionei fiquei baralhado, gosto de ver a agua com efeitos mas também gostei de ver o teu sistema, bem vou avançado com as obras e vou ver como fica melhor.

Editado por Ct2Esteves
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desde Sexta Feira que esteve a secar e hoje foi o dia de fazer o primeiro teste de estanquecidade, para já parece que está sem fugas.

 

E como hoje nem tinha nada para fazer fui dar uma volta até ao rio e colhi lá umas plantas.

 

Para já estão no lado sem qual quer orientação é mesmo para ver se aguentam.

 

Lago_02_zps2fcc7994.jpg

Editado por Ct2Esteves
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o lago é so isso? e escavas-te tanto?

FICHAS --> Oto affinis - Pristela - Danio Gigante - Dáfnia Pulex - Tubifex tubifex - Colisa lalia - Oto zebra - Camarão Camaleão - Anentome helena



bowdownFaz reciclagem, não poluas os rios, não poluas os mares, não poluas a terra. bowdown


:Fade-colorSê feliz fazendo os outros felizes, não estragues o que não é só teu. :Fade-color


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o lago é so isso? e escavas-te tanto?

 

Pois a escavação foi muita, mas o betão ainda foi mais :sad2: :sad2: :sad2:

 

Ficou com muita altura, logo o Anel ficou mais alto, agora vou ver o vai dali sair.

 

Num dos lados vai nascer um viveiro (Gaiola gigante) de Rolas Diamante talvez vá ficar o anel todo de fora, estou a prever revestir com pedra meia rústica, na ultima imagem dá para ver do lado direito a pedra que pretendo aplicar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu nao metia passaros perto do lago, pois iria ficar cheio de penas!! muitas mesmo...

 

e se em vez de meteres pedras em volta, metesses terra? tipo a acompanhar o lago, ficava tipo um montinho.. (apenas meras opinioes)

 

eu nao sei o terreno que tens á volta :s

FICHAS --> Oto affinis - Pristela - Danio Gigante - Dáfnia Pulex - Tubifex tubifex - Colisa lalia - Oto zebra - Camarão Camaleão - Anentome helena



bowdownFaz reciclagem, não poluas os rios, não poluas os mares, não poluas a terra. bowdown


:Fade-colorSê feliz fazendo os outros felizes, não estragues o que não é só teu. :Fade-color


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

@R.F.S.F. Quanto aos pássaros em questão não são de largar penas, no caso dos periquitos esses sim largam muitas penas, mas não vai ser o caso, a forma como vai ser feita a gaiola não vai acontecer.

 

Já a situação de meter as pedras a volta, ainda ando a ver a melhor forma, para já até vai ficar sem nada, porque a construção da gaiola não pode ser para já, o maquinista entrou de ferias e nos próximos dias nada feito.

 

O terreno a volta de um lado é alto mas do outro é baixo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Depois de algumas mudanças de agua hoje já levou areia, gravilha, e umas pedras apanhadas no rio.

 

Plantas, agora tem outras, mas amanhã já vai levar nenufares, um amigo fez o favor de me arranjar.

 

Por agora fica a imagem sem agua apesar de já estar com agua agora, mas o telemóvel para tirar fotos a noite é para esquecer.

 

Fundo_lago_zpsc3cbee69.jpg

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu nao sei se metia aí esses fetos ;/ penso que acabarão por morrer por excesso de água

FICHAS --> Oto affinis - Pristela - Danio Gigante - Dáfnia Pulex - Tubifex tubifex - Colisa lalia - Oto zebra - Camarão Camaleão - Anentome helena



bowdownFaz reciclagem, não poluas os rios, não poluas os mares, não poluas a terra. bowdown


:Fade-colorSê feliz fazendo os outros felizes, não estragues o que não é só teu. :Fade-color


Link to comment
Partilhar nas redes sociais