Espécie capturada na ribeira de Odelouca


Recommended Posts

Boas,

 

A semana passada fui fazer uma pequena expedição à ribeira de Odelouca.

Apanhei as inevitaveis Gambuzias, umas tainhas pequenas e algumas enguias, que prontamente devolvi à procedência.

 

Mas o meu maior espanto foi quando apanhei um alguns exemplares destes:

 

2694.jpg

Depois de pesquisar, descobri que são Syngnathus scovelli.

Já descobri alguns artigos porreiros como este:

 

http://www.fishchannel.com/freshwater-aquariums/fish-breeding/gulf-or-freshwater-pipefish.aspx

 

Alguém tem informações sobre esta espécie?

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A sério? Em água puramente doce? Normalmente as marinhas (que é como se chamam este tipo de peixes em Portugal) são espécies de água salgada ou salobra.

 

Como também encontraste tainhas suspeito que será agua salobra...

 

As marinhas são peixes interessantes mas se os vais manter convirá um aquário de água salobra.

 

Miguel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Miguel,

 

O sitio onde as apanhei fica a pelo menos uns 12km da costa.

A ribeira tem influencia da maré, mas acredito que quando está baixa (que foi quando as apanhei) a água fica unicamente doce.

Para além disso também vi um cágado, que acredito que não se adaptem a água salobra.

Mas isto são apenas algumas "deduções" minhas, poderei estar errado.

 

Estou a mante-las em água puramente doce, e até agora estão a aguentar-se.

Estou com problemas na alimentação, apenas tenho caracóis como presas vivas, e dou também um pouco de flocos, e uma delas parece já estar a dar-lhes umas trincas...

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Já mantive essa espécie (Syngnathus abaster) em cativeiro durante 2 meses, tendo sido capturadas em água salobra/salgada mas ambientadas a água doce dura.

Experimenta artémia congelada ou náuplios, as minhas pegavam bem nisso e alimenta-as 2 vezes ao dia já que possuem uma espécie de "exosqueleto" (as escamas formam uma pele rija e pouco flexível)e não conseguem dilatar o estomago para armazenar comida como os a maioria dos peixes consegue.

 

Cumprimentos,

 

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais