Quando trocar de substrato?


Ricardo A. Domingues

Recommended Posts

Viva pessoal do fórum.

 

Após alguma pesquisa não consegui encontrar resposta a esta questão, por isso aqui lanço um novo post.

 

Estou a pensar em renovar o meu aquário, no entanto não tenho a certeza se poderei aproveitar o mesmo substrato para as plantas. Já ouvi dizer nas lojas que os substratos têm sensivelmente a duração de 1 ano e depois vão para o lixo, devendo ser substituído. Até me chegaram a sugerir bioballs da JBL em vez de substrato para plantas, pois iria sair mais barato e daria menos trabalho.

 

O substrato que adquiri é ADA Aquasoil Amazonia e está no aquário há 2 anos e meio. Não é propriamente um substrato barato e como os grânulos ainda estão intactos, julgo ser ainda possível aproveitá-los.

 

O que me dizem?

Editado por PSIQUICO

Ricardo Domingues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

A questão do substrato é das mais faladas por aqui, por isso o meu interesse.

O substrato que adquiriu é realmente dos melhores e deve até durar mais tempo do que o indicado nas lojas. Já experimentámos cá em casa vara opções e temos tido aquas plantados a funcionar durante bem mais do que isso.

A coisa melindra-se quando falamos de reutilizar um substrato já com dois anos e picos...em principio é possível e até pode haver algum beneficio disso (as boas das bactérias instaladas...). Contudo pode tornar-se algo complicado de separar o substrato do areão. Enfim, nada que uma enorme trabalheira não resolva.

 

Mas por cá experimentámos uma receita já com uns anos aqui do fórum: humus de minhoca e turfa. Tudo bem fervido e lavado, numa mistura de 60/40 e ainda com adição de um pouco de JBL Aqua Basis. Fizemos a instalação de dois aquas de 150 lts (uma bateria) vai já para 7 meses e as plantas estão muito bem. Sai bem mais barato, apesar de dar muito mais trabalho. Não sendo excêntricos (infelizmente o Euromilhões anda arredio) foi uma maneira de controlar custos sem reduzir a capacidade do plantado. E até agora está a resultar. Vamos repetir a dose para o resto dos aquas que ainda vamos montar.

 

Se precisar de alguma ajuda, cá estaremos para poder dar uma mãozinha.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela resposta :smile2:

 

Relativamente a separar o substrato do areão, estou ciente que dará algum trabalho. No entanto uso areia de sílica moída e a granulometria do substrato parece gigante quando comparada com a areia. Acho que um passador dos grandes será suficiente para conseguir separar um bom bocado do substrato.

 

A questão com que me deparo é se o substrato ainda teria algo de proveitoso para as plantas (incluindo as tais bactérias), passados 2 anos e meio.

 

Há uns tempos atrás andei a sondar o método do húmus de minhoca. Parece-me muito bem, mas lá está, o trabalho que requer assusta-me um bocado. Já para não falar na minha mulher, que nunca na vida me iria deixar utilizar uma panela para ferver aquilo. :girlhitboy:

 

Falando em substratos mais naturais e económicos, como só um lado do aquário levou substrato e algumas espécies de plantas resolveram invadir a zona de areão, para ajudar no seu crescimento roubei um pouco de turfa em rama que estava a usar no filtro e enterrei nessa zona. O resultado foi um crescimento desenfreado de runners por todo o lado, os quais tive de cortar mais tarde. Fiquei no entanto sem saber se este crescimento se deveu de facto à turfa ou se as plantas se desenvolvem mesmo na areia simples.

Ricardo Domingues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais