[DUVIDA] - Osmose inversa - Como testar a qualidade da água?


Recommended Posts

Boas Pessoal,

 

Tenho uma questão, adquiri recentemente uma sistema de osmose inversa da Aquili de 3 estágios.

 

Como posso testar a qualidade da água? Li que se poderia verificar se o processo esta a decorrer normalmente usando um medidor de TDS:

 

'Se você estiver usando um medidor de condutividade ou TDS para monitorar o desempenho de uma membrana de RO, o valor medido deve cair pelo menos um fator de 10 a partir da água da torneira de origem. Assim, por exemplo, se a água da torneira lê 231 ppm, a água RO deve ser inferior a 23 ppm. Em muitos casos, ela vai cair muito mais do que isso. Menos de uma queda de um fator de 10 indica um problema com a membrana de Osmose Reversa.'

 

fonte: http://aquabahiasergipe.com.br/2010/07/25/o-que-e-um-tds/

 

Acontece o seguinte a água da torneira tem uma concentração de sólidos dissolvidos de 98ppm e deixei o sistema a funcionar por 2 horas e a leitura da água de saída era 48ppm. Deveria ser de 9.8 sensivelmente correcto? O que poderá estar a correr mal?

 

 

Obrigado a todos pessoal! :D

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá boa noite

antes de poder dar a minha opinião diga-me,

- o sistema que comprou é novo ou usado ?

em relação ao link que enviou já tinha lido, é de facto muito esclarecedor, tira muitas dúvidas.

cumprimentos

afonso

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá bom dia

assim torna-se mais difícil o diagnóstico.

eu pensei que fosse usado e assim não teria dúvidas que fosse da membrana.

o meu sistema é de 5 estágios e de facto a água sai a 2/3 ppm, acabei por comprar mais um filtro de resina "DI" assim sai com 0 ppm

Então resta-nos esperar que alguém com equipamento igual possa prestar ajuda.

se entretanto conhecer alguém que tenha um equipamento igual, peça-lhe para trocar a membrana só para experimentar, assim tirava-se daí as dúvidas.

cumprimentos

afonso

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola novamente Afonso, nao conheco ninguem com um sistema identico! Vou colocar o sistema a correr novamente e verificar os resultados!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola bom dia.a minha osmose é igual e apesar de nao trocar de membrana nem filtros á uns 4 anos :doofywave: a agua á saida da osmose sai a cerca de 8 ppm depois passando por resinas que eu adicionei saindo a 0ppm. logo meu caro amigo algo se passa com a sua membrana ou com o seu medidor de tds..se quiser passar ca por casa traga a osmose que resolvemos o misterio em 10 minutos e ainda bebemos uma bejeca :burp: ..podiamos medir o tds da cerveja tambem...looollll :idea2:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá bom dia

bom já apareceu alguém com vontade de ajudar

Ricardo se eventualmente vier a Vialonga, depois do problema resolvido venham os dois até aqui e bebemos cá as ditas"bejecas" e sempre vê mais um sistema.

cumprimentos

afonso

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal!

 

Querendo despistar uma possivel avaria na caneta de TDS, realizei alguns testes na água de osmose.

 

Obtive os seguintes resultados:

 

pH:6.5

GH: 1.5/2.0

KH: 2.0

Cu: 0

Fe: 0

 

Com estes dados que opinião avançam? O sistema estará a funcionar correctamente e tenho o medidor de TDS avariado?

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

É nova a osmose? ou era usada?

Eu também tenho uma dessa marca e só consigo valores baixos com um 4º estagio, o da resina. Muito sinceramente estou a ponderar mudar de osmose, cada vez a acho mais fraca.

Na minha opinião desses testes só o ferro interessa, digo isto pois o ferro serve de alimento a algumas coisas más.

O melhor seria testares com outro tds mas não me admira esses valores visto que só tens 3 estágios.

De qualquer forma se quiseres testar a agua de osmose testa os fosfatos e silicatos.

 

Fizo vais ter que me ensinar como fazes isso. 4 anos? Não sei quanta água fazes, mas eu na ultima vez que troquei os filtros, tinham quase 3 meses e acusava no tds 14 ppm. E não faço muita água, só mesmo para reposição num aqua de 200l. Sem falar que esses filtros tem uma duração de de 3000l ou 6 meses, o que acontecer primeiro. Isto em filtros simples, os duplos duram um pouco mais.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

é muito simples,a unica coisa que mudo é a resina desmineralizadora a membrana limpo ocasionalmente,os filtros de particulas e carvao nunca mudei...embora esteja agora a pensar em mudar,mas acabei ainda agora de fazer um teste a saida da osmose sem resina e deu 10ppm mas a minha agua da torneira tem 115ppm..

logo a minha osmose ainda ta dentro dos valores aceitaveis depois de 4 anos sem mudar algum filtro nem membrana..mas para mim 10ppm é inaceitavel e com as resinas fica a zero,no meu aquario so entra agua a zero..

ps o meu aquario tem cerca de 280 litros devo fazer uma media de 40 litros por semana..nos 4 anos devo ter feito cerca de 9000 litros de agua..tb uso a agua para o ferro a vapor e maquina do cafe

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

É nova a osmose? ou era usada?

Eu também tenho uma dessa marca e só consigo valores baixos com um 4º estagio, o da resina. Muito sinceramente estou a ponderar mudar de osmose, cada vez a acho mais fraca.

Na minha opinião desses testes só o ferro interessa, digo isto pois o ferro serve de alimento a algumas coisas más.

O melhor seria testares com outro tds mas não me admira esses valores visto que só tens 3 estágios.

De qualquer forma se quiseres testar a agua de osmose testa os fosfatos e silicatos.

 

Fizo vais ter que me ensinar como fazes isso. 4 anos? Não sei quanta água fazes, mas eu na ultima vez que troquei os filtros, tinham quase 3 meses e acusava no tds 14 ppm. E não faço muita água, só mesmo para reposição num aqua de 200l. Sem falar que esses filtros tem uma duração de de 3000l ou 6 meses, o que acontecer primeiro. Isto em filtros simples, os duplos duram um pouco mais.

Boas!

 

A osmose como referi anteriormente é nova! Hj voltei a 'remontar' o sistema todo e ja tenho leituras de TDS a 2ppm. Parece-me que devo ter instalado mal a membrana! Esta tudo operacional!:)

 

Obrigado a todos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais