Dúvidas nas Manutenções


Recommended Posts

Boa noite malta,

 

O meu nome é Rogério Marques e sou novo nestas andanças e tenho algumas dúvidas no que toca às manutenções do aquário.

Tenho o aquário a funcionar à cerca de 4 meses , tem cerca de 60L sem qualquer flora e no fundo tem areão. O filtro é interno e é um Elite Stingray 15. A iluminação é um pouco fraca mas ilumina em condições o aquário. O termoestado era o que vinha com o aquário.

A Fauna é a seguinte:

-1 beta

-2 escalares

-5 cardinais (neons)

-4 guppys

-2 corys

 

A minha dúvida prende-se com a correta manutenção do aquário. Costumo fazer TPA de semana a semana ou de 2 em 2 semanas.

Agora como devo de limpar o fundo do aquário e de quanto em quanto tempo? Aqui costumo remecher o fundo todo e deixar o filtro "limpar" mais ou menos a cada mês.

Logo de seguida limpo o filtro com a água da TPA. Quando não limpo o fundo, limpo sempre o filtro quando faço a TPA.

 

Gostaria de ouvir sugestões e que me ajudassem sobre este tema que sei pouco pois, é bastante importante para evitar mortalidade no aquário e para ter os peixes "felizes".

Quando tiver tempo adicionarei o meu projeto no local correto com todas as descrições do aquário para aprender mais e para ouvir criticas/sugestões.

 

Obrigado malta e abraço

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde,

 

Parece-me que andas a fazer tudo bem excepto uma coisa... escalares em 60L é um crime...

 

Escalares além de serem melhores em grupos maiores, precisam do mínimo 100L, apontando mais para os 120L.

 

Se gostas deles, e queres o melhor para eles, arranja-lhes uma casa em condições. :cool2:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A única alteração que faria era ao fazer a TPA, sinfonava o fundo e fazia um dois em 1... e dps colocava os niveis de h20 com a TPA.

Editado por Ricardo José

Boa aquariofilia

Ricardo José

 

http://www.boutiquedosdoces.com - Um doce para cada momento

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois os escalares não são muito grandes ainda! Mas de facto concordo que o aqua é pequeno e depois também fico limitado em termos de espaço! Secalhar vou ter de os trocar por um casal de peixes. Que aconselhavas? Uns killis?

 

Obrigado pelas respostas :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.