Iniciação Agua Salgada Montagem de Aquario!!


Recommended Posts

Olá a todos

 

Antes de mais vou me apresentar o meu nome é Pedro Alves e sou de Évora e tenho 29 Anos,

 

Vou ou pelo menos quero me iniciar nos salgados :)

 

Tenho lido bastante e tirado bastantes apontamentos :)

 

Antes de vos indicar os equipamentos que ja tenho etc, tenho um pequeno problema que é o aquario.

 

Tenho um sunsun de cerca de 115x45x60 mais ou menos 320L ate aqui tudo bem, já é um auqrio interessante para iniciar.

 

O problema é que não esta preparado para sump!!! ou seja não tem os buracos :( Tenho um amigo que o pai tem uma fabrica de Vidros portanto tenho quem me possa fazer os buracos, mas a pessoa ficou um remitente em fazer o servico, porque tem medo que o aquario estale, se parta, etc.... os vidros são temprados?

 

Alguem tem experiencia se neste aquario e particular posso fazer buraco? o aquario é igual ou identico ao que coloquei em baixo:

 

Outra duvida é que cilicone posso usar para vedar os ditos buracos e colar a coluna seca? Penso que não poderá ser cilicone qualquer, correto?

 

P1030199.jpg

 

 

Obrigado e cmprimentos a todos!!

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não aconselho overflow, mas há casos de sucesso com isso. O ideal é fazeres uma coluna seca com 2 ou 3 furos no fundo do aquário... Ou senão fazes apenas 1 furo no vidro de trás que é onde vai escoar a água por gravidade... O solicite tem de ser próprio para aquários.. No Leroy Merlin tem esse silicone...

 

 

Sent from my iPhone using Tapatalk

Editado por tuning_sound
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não aconselho overflow, mas há casos de sucesso com isso. O ideal é fazeres uma coluna seca com 2 ou 3 furos no fundo do aquário... Ou senão fazes apenas 1 furo no vidro de trás que é onde vai escoar a água por gravidade... O solicite tem de ser próprio para aquários.. No Leroy Merlin tem esse silicone... Sent from my iPhone using Tapatalk

 

E não ha perigo de estragar o aquario aquando dos furos?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não:) terás de ir a uma vidreira preferencialmente.. Ou posso te dar o contacto de uma pessoa que faz aquários para te fazer o furo...

 

 

Sent from my iPhone using Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas

Tens duas opções.

O meu primeiro aquario de algua salgada com boa litragem foi um aquario parecido ao teu.

Acredita que não é facil furar esse vidro até porque o aquario se for como o que eu tive é "blindado" por debaixo. Cortar esse plastico acredita que não é nada facil.

Penso que o mais facil e pratico será comprares um overflow, no entanto podes sempre fazer um furo, mas esse será muito mais facil de fazer á superficie..

Cumps

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Efectivamente o overflow é muito mais pratico e é uma solução plug and play. Existem modelos para 1500L/H e modelos para 3000L/H.

 

A furação do aquário não é dificil de se fazer e pode ser feita no local. Se fosse no porto fazia isso sem problemas e tratava-te da tubagem.

Qualquer duvida dispoe.

"Labor vince"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Boa noite,

 

Parei completamente o hobby a cerca de 4/5 anos e existe algumas coisas já não me lembro, novas técnicas, novos materiais e tal como tu ando a fazer pesquisa e tentar estar informado para arrancar com um aquário outra vez.

 

Já pensou vender o que têm e fazer um projeto completamente novo?

 

Isto porque a logica é aproveitar o que temos mas vai chegar a conclusão que nada ou quase nada vai conseguir aproveitar, e as vezes gasta dinheiro para se chegar a essa conclusão.

 

- Pelo que vejo o aquário têm 45 de largura, pense num de 60 no mínimo, vai ver que a longo prazo essa largura vai ser pouca.

- A iluminação não serve pelo que vejo na foto nem o aquário deve ser fechado.

- O móvel ao longo do tempo vai ficar estragado por mais cuidado que tenha, acredite o sal estraga tudo.

- A maquinaria que têm provavelmente aproveita o aquecedor e a bomba de retorno na melhor das hipóteses.

 

Leia setup's de aquários já montados com algum tempo e chegará a essa conclusão.

 

Boa sorte para o projeto.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde,

 

Amigo, fez bem em perguntar, pois eu apenas andei a ler o fórum e já estou arrependido do que fiz.

 

Na minha modesta opinião o aquário tens serve, apenas tens de ter em atenção o seguinte:

 

1.1- Preferencialmente 3 furos dois para tubo diâmetro 50mm e um para diâmetro 20mm, instalas passa-muros (é o nome do acessório que em qualquer boa casa de canalização tem, tem atenção aos que compras, pois dever ter rosca interior e exterior, os das piscinas para mim são os mais indicados, são brancos, não precisa de silicone tens juntas de borracha), dois furos porque é para tua segurança, imagina que um entope e podes ter uma inundação. O furo diâmetro 20mm é para a entrada no aquário.

 

1.2 Podes fazer apenas um furo de 50mm e outro 20mm (foi o 1º erro que fiz, até hoje não tive azar, mas pode sempre acontecer).

 

2. Posicionamento dos tubos (2ª erro que cometi meti os dois juntos mas não o suficiente que deste modo limita-me o layout)- preferencialmente deves ter um em cada ponta para criares uma corrente superficial e deste modo limpar mais eficazmente os resíduos que aparecem na superfície.

 

3. Execução de um dorso para eliminar os ruídos provocados pela a entrada de ar no "esgotar" da água.

 

4. Execução de um pente para filtragem e evitar perca de "vivos" pela corrente e entrada na tubagem. Aqui podes ter uma caixa preta a esconder a tubagem, mas vai ocupar um bocado de área.

 

5. Furar no fundo ou nas costas??? Isso já depende de como queres o layout do teu aquário; encostado numa parede para sempre ou um dia a fazer de divisória.

 

 

A questão de furar o aquário vai sempre limitar o layout do teu aquário, ou tens de usar rocha para esconder os tubos e vais ser preciso uma boa base e tu só tens 45cm, ou furas nas costas e apenas vês três acessórios ao nível superior da água.

 

Na minha opinião se queres aproveitar esse aquário usa um overflow de compra, que ainda acabas por poupar dinheiro e fica mais "clean".

 

No que diz respeito aos silicones basta não ter anti-fungos, os silicones depois de secos são inócuos.

 

 

O meu aquário só tem CxAxL - 100x70x40 vidro 10mm, e não sinto necessidade de mais largura, tive foi cuidado na montagem da parede de rocha, de modo a não me limitar a limpeza dos vidros, criar refúgios e não cair tudo por ter pouca base. O único problema que tive foi na decisão dos furos e a sua localização.

 

Mas como os aquários nunca são definitivos, ainda tenho a esperança de um dia fazer o perfeito. ;)

Quero um bocado de mar lá em casa..........

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Boas a todos,

Já nao atualizava o meu topico a algum tempo,

Aqui vao algumas fotos de como vao as coisas.

O Aqua já tem quase 2 meses.

Ja tenho alguns corais e uns peixitos.. hehe :)

f9b8a1be4ebe1624b1022b51f1f40885.jpg
2647bb37b571054a2d8e8116c33e1b23.jpg
333a473e6930501f56dad48c29939f9c.jpg

 

Ainda falta algumas coisas e acrescentar outras...

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais