Novo aquário


Included

Recommended Posts

Boa tarde, sou novo em aquarismo e então decidi inscrever-me aqui :smile2:

 

Já a bastante tempo que me deram um aquario (aproximadamente de 45L / 50L rectangular) ao qual eu deixei guardado num canto vazio porque seria um desperdicio deitar fora, com uma nova remodelaçao que fiz no meu quarto tinha um canto vazio e lembrei me que era boa ideia colocar lá o aquario em cima de um móvel baixo.

 

Des de então comecei a ganhar muito interesse pela aquariofilia e fiz bastante pesquisa antes de iniciar o aquário. Resolvi entao por querer fazer um aquário com plantas vivas com guppys e algum tipo de peixe de fundo.

 

Fui a loja comprar tudo o que precisava e falei com a vendedora que me informou bastante também e fiz o aquário e ficou assim:

 

h1j2.jpg

 

Tem substrato por baixo da areia, termostato, uma bomba de ar so para fazer bolhas por baixo da rocha vulcanica, o filtro é um aquaclear 20, a vendedora deu me a maioria das plantas porque eram do seu aquário pessoal e ja tinha demasiados rebentos de plantas e teve que os tirar, a luz não é muito forte mas a vendedora disse que estas plantas são fáceis de manter e que era suficiente.

 

Tratei a agua com o produto "Sera aquatan" esperei 3 dias e depois coloquei as bactérias "Sera bio nitrivec" e passado 2 dias acertei o ph e coloquei gotas de nutrientes liquido para as plantas "Sera florena".

 

A partir daí deixei o aquário como estava só a trabalhar com o filtro, á temperatura de 26ºC, algumas das plantas vinham com muitas manchas castanhas e agora essas manchas estão a desaparecer e nota se que estão a ficar bem verdes e já tenho vários rebentos a nascer e faço as TPA de 4 em 4 dias sempre com agua já repousada e tratada com ph 7.

 

Eu sendo um novato em aquarismo até aqui acho que está tudo bem, mas o ph do meu aquário não estabiliza, disseram me que com as plantas com o tronco e afims que o ph da agua devia baixar, mas acontece exatamento o contrário!

 

Ainda a pouco medi o ph e estava a 8, o que faço? O ph da água da torneira é acido (ph 6) mas eu tenho sempre acertado para 7, devo começar a fazer as TPA com água acida? A vendedora não me informou nada sobre o Kh mas pela pesquisa que fiz sobre isso acho que pode ser importante, será disso?

 

Eu não quero por nenhum peixe até isto ficar estabilizado :unsure:

Editado por Included
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se a água sai da torneira a 6 não faças acertos, por norma a água depois de repousada já tem tendência a subir o valor do Ph. (Devido a evaporação do cloro e outras substâncias usadas no tratamento sa água)

Deixa a água repousar 24 horas e depois vê o Ph.

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Esousa, não fazia ideia que a evaporação do cloro faz o ph subir, então estava a acertar o ph para nada, talvez seja por isso que depois o ph da água do aquário suba demais. Vou experimentar, obrigado :smile2:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se a água sai da torneira a 6 não faças acertos, por norma a água depois de repousada já tem tendência a subir o valor do Ph. (Devido a evaporação do cloro e outras substâncias usadas no tratamento sa água)

Deixa a água repousar 24 horas e depois vê o Ph.

Tem tendência a subir ou a descer?

A minha sai a 8 da torneira e desce até 7.5...

 

Não esperes grandes mudanças de ph quer com o repouso quer com plantas/troncos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tem tendência a subir ou a descer?

A minha sai a 8 da torneira e desce até 7.5...

Não esperes grandes mudanças de ph quer com o repouso quer com plantas/troncos.

A minha tem tendência a subir.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas respostas e pelas dicas #val3rio

 

Passado relativamente duas semanas a fazer trocas parciais de agua dia sim dia não o ph do aquário continua com tendencia a subir (7.5 ~ 8, não percebo porque :/ e agora está a ganhar bastantes algas castanhas, o que devo fazer? :wacko:

Editado por Included
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Included

 

 

Olha faz a sim,tiras um pouco do areão do aquário deixas secar,depois de seco tenta

fazer o teste com o vinagre,metes vinagre nas pedrinhas e se fervilhar ficas a saber que

tens pedras calcarias que são elas as causadoras da subida do PH,se a sim for,ou desmanchas

o aquário,e colocas outro que seija neutro,ou então fica a sim,e tentas ter peixes para esse PH.

Cump: Álvaro Silva :rolleyes:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Included

 

 

Olha faz a sim,tiras um pouco do areão do aquário deixas secar,depois de seco tenta

fazer o teste com o vinagre,metes vinagre nas pedrinhas e se fervilhar ficas a saber que

tens pedras calcarias que são elas as causadoras da subida do PH,se a sim for,ou desmanchas

o aquário,e colocas outro que seija neutro,ou então fica a sim,e tentas ter peixes para esse PH.

Cump: Álvaro Silva :rolleyes:

 

Boas, obrigado pela dica, fiz exatamente o que disses-te mas nem o areão nem a rocha que tenho no aquário fervilharam com vinagre, o ph está estabilizado em 7.5, será que o meu tronco não ficou suficientemente bem tratado para que agora me possa subir o ph da agua? Eu não percebo muito disto mas não vejo mais nada que me possa estar a aumentar o ph da água. :confused4:

 

Também me estive a informar de peixes para ph alcalino, será que posso por umas 2 ou 3 corydoras panda, 2 ou 3 ottos e endler guppys? Tive a pesquisar e acho que suportam ph entre 7 e 7.5 mas é sempre melhor perguntar a mesma.

 

Relativamente as plantas como não sou grande perito nisto apenas decidi plantalas pois foi o que a vendedora me disse para fazer e tendo em conta que a maioria das plantas foi ela que me ofereceu eu segui os concelhos dela, mas as plantas a meu ver estão saudaveis e a crescer bem, já nasceram bastantes rebentos, talvez daqui a uns tempos quando tiver o aquario muito plantado eu faça uma remodelação para por tudo como deve ser.

 

Agora tenho outro problema que é o areão, a rocha e os vidros com manchas castanhas, algumas das plantas também e com filamentos tipo cabelos fininhos, não sei se é isto que chamam de algas castanhas ou diatomos (não sei bem o que é), o que faço para remover isto?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Se o ph esta estabilizado não deves tentar mudar isso, mas sim encontrar fauna para esse valor.
Podes usar a fauna que queres, vivem bem com um ph de 7,5.

Essas algas, se forem as que penso, é normal aparecerem no inicio das montagens, se nao for esse o caso, coloca os ottos que eles comem isso. :D

 

Cumps,

Sands

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Se o ph esta estabilizado não deves tentar mudar isso, mas sim encontrar fauna para esse valor.

Podes usar a fauna que queres, vivem bem com um ph de 7,5.

Essas algas, se forem as que penso, é normal aparecerem no inicio das montagens, se nao for esse o caso, coloca os ottos que eles comem isso. :D

 

Cumps,

 

Boas, fiz exatamente isso, deixo o ph a 7.5 e assim até tenho menus trabalho, tenho 3 corys panda e 4 endler guppys, não encontro ottos em nenhuma loja na zona onde moro, disseram me todos para voltar a ir lá daqui a duas semanas. Também só consegui encontrar guppys macho, quero arranjar umas femeas para fazer criação mas não encontrei a venda, os guppys são quase iguais a este:

 

95148740.jpg

 

(tirei a imagem da net porque não consigo fotografar os guppys como deve ser, ficam sempre desfocados porque a camara não é la muito boa e os peixes são pequenos)

 

Também não coloquei os peixes todos de uma vez, primeiro coloquei as corys, passado uns dias os guppys, parecem me estar tudo bem, o problema sao as algas castanhas filamentosas no areão e nas plantas, os guppys la dão umas bicadas de vez em quando mas não dão conta do recado, enquanto não arranjo os ottos para me comer aquilo o que faço? Tenho medo que alastre :/ já pesquisei bastante e encontro opinioes diferentes, uns a dizer para reduzir nas horas de luz ligada, outros a dizer para aumentar as horas de luz... O que faço? :unsure:

 

Obrigado a todos pela ajuda! :smile2:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Diatoms, Brown Algae diatoms1-thumb.jpg diatoms2-thumb.jpg Description Forms in brown patches on the glass, substrate and plants. Cause Usually found in newly setup tanks due to silicates and ammonia as the filter and substrate have yet to mature. Removal Can be vacuumed out or wiped of the glass with a soft cloth. Usually disappears after a few weeks when the tank has matured. Otocinclus will eat it.

 

Eu, pelo que li, entendo que seja isto .. Se conseguires tirar passando o dedo ou uma escova de dentes, confirma-se.

Sinceramente acho que não aparece apenas em novas montagens porque por vezes tambem tenho nas pedras, quando aumento a luz.

Para remover, basta limpar e diminuir a luz para não voltarem.

 

Logo, por experiencia propria, eu limpo e reduzo a luz. Resulta.

Espera por mais opiniões ou vai lendo ate chegares a uma conclusão.

 

Cumps,

Sands

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Parece ser um problema mais frequente e exacerbado em novas montagens, contudo, depois de aparecerem podem reduzir mas são dificeis de eliminar por completo.

No meu caso consegui reduzir tanto as manchas castanhas como os filamentos, nas áreas directamente expostas à luz regressam sempre com intensidade, nas zonas "à sombra" fora da luz directa, na protecção de toncos ou por baixo de outras folhas maiores fica completamente limpo e não aparecem mais.

 

Já tentei reduzir a luz e nada.

Tenho uma lâmpada LED 6500K e durante uma semana substitui por uma fluorescente, e também não vi melhoras nenhumas..

Começo também a ficar sem soluções e fico envergonhado pelo mau aspecto que dá às folhas e ao areão - parece descuido ou sujidade no aquário que não favorece o ego do tratador - afinal é sobretudo disso que se trata - termos um aquário com seres vivos saudáveis que nos deixe satisfeitos e também bem vistos perante as outras pessoas que o admiram. :thumbup3:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boas pessoal.

 

Já a bastante tempo que criei este tópico e venho dizer o que acabei por fazer para resolver os problemas do meu aquário.

 

Não fiz quase nada! xD! Bastou-me ser bastante religioso no que toca a manutenção do aquario, ligar a luz e desligar sempre as mesmas horas, fazer sempre tpa todos os domingos e esfregar bem as paredes do aquario antes de remover água, mesmo não removendo as algas castanhas todas elas diminuiram bastante, cortei as folhas que estavam com algas castanhas também, agorapraticamente todas as folhas estão limpas e verdes

 

Em relação ao ph fiz o que foi sugerido, escolhi uma fauna que se adapte bem ao ph do aquario e assim deixou de ser um problema.

 

Adicionei também musgo de java no meu tronco, prendi com linha de cozer e adicionei 10 camarões red cherry e já tenho 3 com ovos, no entanto tenho medo que os guppys comam os camarões bebés, acham que devia comprar uma maternidade e por la os camarões com ovos?

 

Em relação aos endlers, estão a crescer muito bem e saudaveis mas tenho um grande problema, não encontro endlers femea a venda em lado nenhum e duvido muito que consiga encontrar em lojas, uma vendedora disse-me que podia comprar guppys femea normais mas tinham que ser totalmente brancas, acham boa ideia? Eu gostava de manter esta linhagem de guppys não quero que me saiam daqui peixes manhosos com cores desfocadas como já vi :/

 

Obrigado a todos pelos concelhos!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.