[ajuda/dúvida]- update iluminação


xico1987

Recommended Posts

Boas a todos

Tenho um aquário de 60x40x40 comunitário e estou a pensar iniciar me nos plantados. O problema é que a iluminação do aquário de origem é mt fraca. É uma t8 de 15 w que não dá para manter o plantado, então meti mãos à obra e encontrei um balastro electrónico Philips 2x 36 w pll mas só tinha uma lâmpada e não funciona pk pelo esquema só posso ligar duas em série. A minha dúvida é posso ligar de outra forma a lâmpada de jeito k só funcione uma com este balastro? Pergunto isto pk assim ligando só una pll de 36 w a este balastro mais os 15 w da t8 já tenho luz suficiente para o plantado e assim não comprava mais a outra pll além de que os gastos energéticos seriam menores.

Digam algo

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não é impossivel de se fazer, eu comprei na aquaeden esse conjunto e o Rui fez-me as ligações.

 

Mas no balastro não tem o esquema?

 

Deixa ver se tiro uma foto ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Se o balastro é 2x36 não dá para ter uma só ligada. teria que dizer no balastro 1x36w. Penso eu, isto foi do que li já a muito tempo quando fiz uma calha t5.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas a todos

Tenho um aquário de 60x40x40 comunitário e estou a pensar iniciar me nos plantados. O problema é que a iluminação do aquário de origem é mt fraca. É uma t8 de 15 w que não dá para manter o plantado, então meti mãos à obra e encontrei um balastro electrónico Philips 2x 36 w pll mas só tinha uma lâmpada e não funciona pk pelo esquema só posso ligar duas em série. A minha dúvida é posso ligar de outra forma a lâmpada de jeito k só funcione uma com este balastro? Pergunto isto pk assim ligando só una pll de 36 w a este balastro mais os 15 w da t8 já tenho luz suficiente para o plantado e assim não comprava mais a outra pll além de que os gastos energéticos seriam menores.

Digam algo

Cumps

 

Porque não usas iluminação led? muito mais económica!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

k sugeres como alternativa led???

eu cheguei a meter uma fita led smd50 qualquer coisa de 135 cm dividida em 3 gastava pouco mais de 7 w. o problema é a intensidade (lumens) que a luz mal chegava ao fundo e até um musgo que tinha e uma anúbia mal sobreviviam :(. daí eu querer meter iluminação com mais watts (infelizmente) mas com mais lm por watt.

Mas que sugeres????

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva xico1987,

 

Deixa ver se entendi... tens um aquário de 60cm, com uma lâmpada t8, 15W (+-44cm, certo?)... e queres actualizar para uma de 36W (não sei ao certo as dimensões desta)... Não estás a ver uma falha aqui? Podes ter 2 aquários um ao lado do outro com esse comprimento, ficando inestético e exagerado para o aquário.

 

O que está na moda agora são mesmo os leds... Tens spots, tens tiras, tens lâmpadas de casquilho, tens tubulares em led também (t8 e t5)... É veres o que te interessa mais.

 

Pessoalmente digo-te que as tiras led 5050, 5630, 5730 ficam espectaculares e poderosas, se bem dimensionadas e montadas. Spots, só para aquários maiores/mais fundos. E de casquilho, só para desenrascanço mesmo.

 

cumps,

David

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva xico1987,

 

Deixa ver se entendi... tens um aquário de 60cm, com uma lâmpada t8, 15W (+-44cm, certo?)... e queres actualizar para uma de 36W (não sei ao certo as dimensões desta)... Não estás a ver uma falha aqui? Podes ter 2 aquários um ao lado do outro com esse comprimento, ficando inestético e exagerado para o aquário.

 

O que está na moda agora são mesmo os leds... Tens spots, tens tiras, tens lâmpadas de casquilho, tens tubulares em led também (t8 e t5)... É veres o que te interessa mais.

 

Pessoalmente digo-te que as tiras led 5050, 5630, 5730 ficam espectaculares e poderosas, se bem dimensionadas e montadas. Spots, só para aquários maiores/mais fundos. E de casquilho, só para desenrascanço mesmo.

 

cumps,

David

boas David,

Não, o meu aqua é de 54 l e queria adicionar ao aqua mais W/lumens, ou para ajudar a t8 que já tem ou mesmo para substituir. e a minha questão era somente uma, visto ter um balastro electrónico 2 x 36 w para compactas de 4 pinos que com a ligação que tem só funciona com as duas lampadas, mas isto representava um enorme e excessivo consumo de 72 w, e eu pretendia ligar só uma PLL de 36 w a esse balastro, mas não sei como, nem sei se é possível :) .

 

Boas Xico

Que eu saiba não tem

Mas tem muita rapidamente o material e bons preços

cumps.

Pedro

 

Pedro boas

e que tipo de leds aconselhas???

não percebo muito disso, eu meti uma fita dos chinocas mas aquilo era só ligar a um transformador e colar na tampa/ calha. na embalagem só dizia smd 0630, aquilo consome muito pouco mas tb os lumens são uma miséria :(

cumps

e obrigada pela ajuda a todos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva novamente,

 

Os leds eram 5630 e não davam muita iluminação? hmm.... Algo está mal aí então:

- o transformador era adequado?

- são mesmo SMD 5630? Ou 3528?

- não estarão já usados ou queimados?

- estão na sua carga máxima? Tipo se traz um regulador de corrente ou assim?

 

Eu tenho umas tiras à venda disso, em RGB ou branco que são espectaculares. Para veres, tenho um projecto de plantas em estado emerso (sem água) e nunca vi plantas a desenvolver-se tão bem com apenas 1 metro de SMD 5050 rgb :)

 

cumps,

David

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva novamente,

 

Os leds eram 5630 e não davam muita iluminação? hmm.... Algo está mal aí então:

- o transformador era adequado?

- são mesmo SMD 5630? Ou 3528?

- não estarão já usados ou queimados?

- estão na sua carga máxima? Tipo se traz um regulador de corrente ou assim?

 

Eu tenho umas tiras à venda disso, em RGB ou branco que são espectaculares. Para veres, tenho um projecto de plantas em estado emerso (sem água) e nunca vi plantas a desenvolver-se tão bem com apenas 1 metro de SMD 5050 rgb :)

 

cumps,

David

 

Boas David

não afinal aquilo é 3020 smd, é mesmo mt pequeno, é daquelas fitas dos chinas, tem uma boa luz mas tem mt pouco lumens e a luz mal chega ao fundo do aqua de 30 cm de altura.

as 5050 pelo que vi são mais lunimosas e portanto devem ter mais lumens, mas consegues dizer os kelvin e os lumens/watt ou por led???

e o preço disso é quanto???

cumprimentos

Boas a todos

se queres muita luz põe fita de 30w metro de 24v

se quiseres trocar algumas ideias manda o teu número de telemóvel para eu ligar

cumps.

pedro

Boas 30 w /m ??

boa, e quantos lumens/watt ou por led emite???

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva novamente,

 

Essa tecnologia é das mais antigas... Não vale nada comparado com o que há agora. Os SMD 5050 são os médios, mas os melhores são mesmo os 5730 / 5630... Faz uma pesquisa no google por LED SMD e estuda um pouco o que queres.

 

Muita gente associa os lúmens / watts ou o que seja à profundidade de luz... E por vezes saem decepcionados com o resultado. Há em cor amarela (+-3500K) e cor branca fria (+- 6500K). E depois há as tiras RGB que permite escolher uma cor a partir da mistura das 3 cores vermelha, azul, verde.

 

Eu tenho umas tiras em leilão neste momento aqui no forum. Se tiveres interesse posso-te ajudar mais, mas convém mesmo dares uma volta aos googles para tentares ter uma ideia do que há na actualidade.

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais