Ajuda!!!


Recommended Posts

Boa tarde,

 

este é o meu primeiro tópico neste forum daí peço desde já desculpa caso esteja a cometer algum erro.

 

Queria pedir ajuda em relação ao meu aquário, setup abaixo.

 

Já tenho o aquario a funcionar há 2 anos, mas sempre corre mal, já iniciei 2 vezes. Isto porque não consigo manter as plantas, sempre a morrer assim como os peixes. com a excepção do Botia, que já o tenho desde inicio para controlar caracois, os restantes tem uma duração média 3 meses. Não sei mais o que fazer, para além de gastar dinheiro.

 

1º dúvida, o pH tem sempre tendência a subir, não consigo manter dentro dos valores 6.8 e 7, quando dou conta está acima dos 7.5

 

2º, as plantas não aguentam muito tempo, começam por ficar amarelas, com buracos, depois desfazem-se. Tenho a luz ligada 8h, já me disseram que tinha luz a mais, luz de menos, intensidade forte. Já tentei 5-6h, ja tentei 10h. Não sei que mais tentar.

 

Setup Aqua:

 

Cap. 200Lt.

 

Medidas: 120x40x45

 

Iluminaria LED: http://www.meerwasser-aquaristik.de/onlineshop/catalog/aqua-light-led-lumen120-aufsetzleuchte-348watt-p-10571.html (não sei como explicar melhor, a que comprei é dentro desse género, alias comprei nesse mesmo site)

 

Peixes:

1 Botia

4 bêbados

2 Moly

5 bebes guppys

 

Plantas: apenas 3 tipos e a morrer (anubia, as outras não me lembro nome)

Fundo: areão

 

Decoração: Tronco, Barco 'naufragado'

 

 

 

 

cumprimentos,

Daniel

 

ps. caso seja necessário mais info é só dizer e foto vou tentar postar amanha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto ao Ph não vejo problema estar a 7.5 todos os peixes que tens aguentam bem esses valores, com excepção dos bêbados que gostam de um Ph mais baixo.

As plantas, tens de pensar que as plantas não comem luz, a luz e importante mas não é o mais importante as plantas tem de comer. E como tal devem ser fertilizadas.

Com que frequencia fazes TPA (trocas parciais de água) ao aquario, qual a quantidade, que filtro usas?

Todo isso e importante para o funcionamento do aquario.

Faz testes a água e depois diz alguma coisa

Já agora coloca fotos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Experimenta a tirar o tronco e vais ver que o Ph não sobe mais.

utilizas substrato ?

Colocas algum adubo liquido ou pastilhas?

 

Testes como o amigo Esousa pediu, so assim podemos chegar a conclusões :P

 

 

Cumps!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O tronco poderia baixar o ph, não o sobe...

 

Como ja te disseram faz testes e posta aqui.

Se não tens um substrato fértil e se não fertilizas, as plantas não têm nutrientes necessários para se aguentarem

Ja agora, os peixes que morreram tinham alguma alteração externa?

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho que admitir que as plantas talvez estejam mal cuidadas, já que não tenho substrato, era uma das coisas que tive na primeira vez que montei mas correu tão mal e houveram pessoas que disseram que não deveria ter colocado substrato que optei por não o fazer, mas agora ja tenho umas pastilhas para colocar junto as raizes que dizem ser alimento

 

Agora o pH preocupa-me de facto deveria estar bem mais baixo, até porque já usei alguns litros agua destilada para fazer baixar mas até agora sem resultado, mantém sempre os mesmos valores.

 

TPA tenho feito, mas apenas acrescentar, já que retirar não tem sido preciso, o aqua não está totalmente 'tapado' portanto a agua vai-se evaporando aos poucos. Tenho acrescentado 20 a 30Lt por mês

 

Quanto ao filtro tenho um externo (não me recordo agora a marca) que leva 3 cestos para as matérias filtrantes do género da foto seguinte

400x260xtetraex2.jpg.pagespeed.ic.RJq3Jx

mas não é desta marca

 

 

Philip dizes que o facto do pH estar alto deve-se ao tronco? será?

 

Quem esteve a analisar para tentar-me ajudar que foram o meu sogro e o dono de uma loja de animais, que também me fornece materiais para o aquario, seja produtos, sejam peixes. E ambos disseram que o tronco não tinha influência. Tomo por principio que eles os 2 sabem muito mais que eu e maior experiência. Não estou a tirar-te razão mas podes fundamentar?

 

cumprimentos,


O tronco poderia baixar o ph, não o sobe...

Como ja te disseram faz testes e posta aqui.
Se não tens um substrato fértil e se não fertilizas, as plantas não têm nutrientes necessários para se aguentarem
Ja agora, os peixes que morreram tinham alguma alteração externa?

Cumps

 

Que tipo de teste devo fazer?

 

Quanto as plantas estou a colocar umas pastilhas da Sera, deverá ser nutrientes ou algo do género

 

Os peixes que me apercebo que vão morrer começam a aparecer com as barbatanas com cortes ou 'falhas'

 

cumprimentos,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Vamos tentar esclarecer algumas coisas:

 

1º TPA´s - São fundamentais para remover elementos tóxicos do aquário (nitritos, nitratos, amónia, etc...). O ideal é efectuar um TPA semanal de cerca de 20% da capacidade do aquário. No mínimo dos mínimos deves efectuar uma por mês.

 

2º - Reposição da água evaporada - A água que evapora é 100 % pura, deixando no aquário todos os elementos que a compunham quando ali foi vertida. Ou seja a reposição deveria ser efectuada com água destilada. Razão pela qual o PH pode andar alto, é a quantidade de calcário que entretanto foi sendo acrescentada com as reposições. Para mim não faz sentido andar a adicionar água destilada, até porque isso comporta custos. Qual a solução? Uma vez mais o TPA. Ao retirarmos água do aquário, vamos também retirar elementos que existam em excesso e repôr as coisas como estavam (ou perto disso).

 

3º - Filtragem - Nos meus aquários uso dois filtros Eheim 2217. A vantagem de ter dois filtros é garantir que caso um dos filtros avarie, uma limpeza mal efectuada que elimine bactérias, etc, tenho o outro filtro que mantém as condições necessárias ao sistema.

 

4º - Filtro UV - Nos meus aquários também tenho instalado esterilizadores de UV. Elimina doenças, fungos, bactérias, algas em suspensão, etc... e garante uma vida saudável aos peixes, uma vez que mesmo que se adicione um peixe doente, a acção do UV impede a propagação de doenças.

 

5º - Plantas - Não sou muito entendido em plantas, mas tens de ter em atenção as lâmpadas (entre 6000 e 10000 K). Podes também optar por plantas de baixa manutenção e musgos. Tens muita coisa à tua escolha, tipo cambombas, elodeas, anúbias, musgo de java, plantas flutuantes (lentilha), etc...

 

6º - Nunca adicionar muitos peixes em simultâneo. O sistema necessita primeiro de criar as bactérias nitrificantes para poder lidar com a poluição produzida pelos peixes.

 

Espero que as minhas dicas te possam ser úteis e que brevemente vejas no teu aquário uma fonte de distracção e não horas de aborrecimento.

 

Cumptos.

Maurício

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu fundamento-me que tive um tronco uma vez no meu aquario e estava a alterar o Ph, retirei o tronco e resultou, pois o tronco não tinha sido devidamente tratado ou então traria algum Quimico nele. A mim resultou-me, dai eu dizer-te "experimenta" xP

 

Parece estupido pois os troncos tem decencia como o vmike diz baixar mas a mim deu resultado

Editado por PhilipC
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

antes demais quero agradecer o esforço em tentarem esclarecer algumas questões, senão todas mesmo.

 

Maurício, foste muito esclarecedor e vou tentar organizar as coisas conforme as tuas dicas. Devo acrescentar também que tenho um filtro UV no aqua já algum tempo daí não serem visíveis algas nem outras substâncias que já anteriormente me apareceram. Mas apenas mais uma coisa, quando falas em água evaporada, queres dizer que devo ter o aquário tapado o máximo possível para que a água que evapore regresse ao aquário? E as mudanças que falas retiro uma certa quantidade e reponho com água igual à originalmente colocada aquando inicio?

 

Philip, o tronco que tenho foi comprado numa loja da especialidade e foi lavado e mantido em água 15 dias antes de ser introduzido no aquário. Não estou a tirar-te razão porque vou experimentar (mal não vai fazer), mas era apenas para te colocar a par da situação

 

 

cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As pastilhas de que falas, na sua grande maioria, são apenas micro nutrientes. Informa-te bem se as tuas pastilhas têm macro nutrientes, pois sem eles nada feito.

 

A aquariofilia não é uma ciência exacta e muito de nós temos opiniões distintas acerca do mesmo tema, e eu não sou apologista de filtros UV sempre ligados, de vez em quando ainda vá que não vá, mas sempre ligado não. É simples, o que seria de ti se vivesses num ambiente completamente esterilizado? à mínima coisa o que te acontecia? Pois... Não sei se o tens sempre ligado, mas caso o tenhas, podes ter aí um ponto de "resposta" para a morte de alguns dos teus peixes, o UV é muito bonito, mas ao mínimo incidente os peixes não têm defesas nenhumas para conseguirem combater o microorganismo. É apenas a minha opinião.

 

 

Relativamente Às trocas de água, caso tenhas o aqua aberto, a água acaba por evaporar, eu sei que é mais fácil apenas acrescentar a água que evaporou, eu própria já o fiz, mas todas as toxinas vão permanecer na água. Faz uma tpa semanal, no teu caso com um aqua de 200L , troca cerca de 35/40L por semana

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

vmike,

 

relativamente ao filtro UV sim tenho sempre ligado, não sabia que fazia mal, alias após a má experiência que tive, que comecei tudo de novo, deitando tudo fora, o problema principal foi mesmo o aparecimento de algas 'estranhas' que se tornou numa praga de tal maneira que não tive outra solução se não deitar tudo para o lixo. Fui informado que nada disso aconteceria se tivesse um UV instalado, foi então que coloquei para nunca mais tirar e de facto posso dizer, e conseguem ver nas imagens, o aqua está impecávelmente brilhante e sem ponta de parasitas.

 

Quanto à troca de água, a velocidade com que esta se evapora não pensei que fosse 'obrigado' a mesma a retirar, mas é bem observado

 

 

cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para as algas é excelente, não digo o contrário. A questão, para mim, é como te disse, os peixes ficam sem defesas nenhumas com o UV sempre ligado...

 

a agua evapora, mas os nitratos e afins não, então vão permanecendo sempre lá, a única forma de os retirares é mesmo com trocas de água

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parece que já encontramos a razão dos peixes morrerem.

Como tu só fazes a reposição da água evaporada todos os ditritos ficam na mesma na água, o que tu deves fazer semanalmente é retirar cerca de 30 litros de água do aquario e voltar a por nova (de preferência água repousada, não é necessário ser destilada)

Quanto ao tronco podes deixar estar a vontade, os troncos baixam o Ph não sobem.

As plantas a anubia tens de desenterrar ela tem de ficar amarrada a um tronco ou uma pedra mas nunca enterrada na areia.

Podes também comprar fertilizante liquido que colocas todas as semanas quando fizeres as TPA (trocas parciais de água)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esclarece-me outra dúvida,

 

são esses nitritos e nitratos que fazem o pH esteja demasiado alto?

 

a minha maior preocupação é mesmo o pH, ronda os 7.8 e como já disse anteriormente não consigo baixar de maneira alguma, até já fiz um teste de acrescentar água com pH a ronda os 5 para ver se baixa, mas nem assim. E ainda foram na ordem dos 40Lt e mesmo assim o pH mantém os 7.8

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O Ph não tem nada a ver com os nitritos e nitratos da água, alias não entendo o teu problema com o Ph. Não e o Ph que mata os teus peixes ou plantas. O Ph é o valor que indica a acidez ou alcalinidade da água tens peixes que gostam de Ph ácidos e outros de Ph alcalinos.

Nitritos e nitratos e a sujidade (digamos assim) que a água tem.

Mas se fizeres muita questão em baixar o Ph é facil, compras Turfa colocas dentro do filtro que o Ph desce a água fica é com um tom chalado mas os peixes gostam.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu não coloco água da torneira no aqua, pois em minha casa na torneira corre agua da companhia e normalmente tem valores muito altos.

 

Eu tenho garrafões de 20Lt onde vou a uma fonte buscar, os níveis de gH e kH nunca os medi nem sei onde vou fazer isso, apenas tenho tido em conta os valores do pH. Claro que o pH me preocupa pois quero ter valores na casa dos 7 ou menos um pouco, e simplesmente não consigo baixar.

 

Quanto à 'sujidade' eu tenho um aparelho que ajuda a fazer as limpezas, sei que nitritos e nitratos provavelmente não limpa, mas suga muita sujidade e se bem entendo, o facto de não deixar ficar toda a porcaria na agua faz com que nao se transforme na agua

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E a água dessa fonte tem qualidade? é que muitas vezes água de furos e fontes trazem microorganismos prejudiciais à fauna, que nenhum teste de aquariofilia detecta, apenas testes laboratoriais conseguem

 

Não entendo porque queres ter ph inferior a 7, quando tens espécies de ph alcalino , excepto os bebados, mas eles convivem bem com isso. Não estou mesmo a entender o porquê de quereres baixar o ph, essas possíveis oscilações é que prejudicam a fauna

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

já tive mollys com esse ph e até superior. o ph é o parametro que menos afecta os peixes, acredita (caso não exista oscilações, claro!)

 

preocupa-te em manter um ph estável, não há necessidade de andar a fazer maluquices para o baixar :P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

antes demais quero agradecer o esforço em tentarem esclarecer algumas questões, senão todas mesmo.

 

Maurício, foste muito esclarecedor e vou tentar organizar as coisas conforme as tuas dicas. Devo acrescentar também que tenho um filtro UV no aqua já algum tempo daí não serem visíveis algas nem outras substâncias que já anteriormente me apareceram. Mas apenas mais uma coisa, quando falas em água evaporada, queres dizer que devo ter o aquário tapado o máximo possível para que a água que evapore regresse ao aquário? E as mudanças que falas retiro uma certa quantidade e reponho com água igual à originalmente colocada aquando inicio?

 

Philip, o tronco que tenho foi comprado numa loja da especialidade e foi lavado e mantido em água 15 dias antes de ser introduzido no aquário. Não estou a tirar-te razão porque vou experimentar (mal não vai fazer), mas era apenas para te colocar a par da situação

 

 

cumps,

 

 

Boas,

 

os meus aquários têm tampa. Há quem seja apologista de ter os aquários descobertos, eu defendo o oposto. 1º evita que os peixes possam saltar do aquário, 2º evita que impurezas, ou até algum objecto possa cair inadvertidamente dentro do aquário, 3º reduz as humidades no local onde o aquário está instalado, 4º reduz o nº de horas em que o termostáto está ligado, logo poupa energia, 5º reduz significativamente as perdas de água para a atmosfera, e há mais vantagens, mas para não ser muito exaustivo apenas aponto estas.

 

Em relação às TPA´s, retiras cerca de 20% da água, e acrescentas água "nova". Atenção que se for da torneira convém deixar repousar 24 horas para o cloro desaparecer. Deves também repor a água com uma temperatura próxima daquela que tens no aquário para evitar choques térmicos aos peixes.

 

Em relação ao PH, o que mata os peixes são as variações bruscas de PH. Se tens um PH elevado, não te aborreças com isso e adapta a tua fauna ao PH que tens. Os viviparos (gupys, mollys, espadas, platys) são um tipo de fauna que prefere águas alcalinas, mas há outras opções.

 

Em relação ao UV, existem também diversas opiniões. Eu tenho o meu UV ligado H24. Evita chatices e preocupações, e sobretudo poupo nos remédios e mezinhas. Prefiro ter peixes com menos defesas e vivos que peixes com muitos anti-corpos e mortos. Atenção que o caudal que passa pelo UV deve ser lento, pois quanto mais tempo a água está sob o efeito do UV, mais eficaz é a esterilização. A lâmpada do UV deve ser substituída pelo menos uma vez por ano.

 

Isto não é uma ciência exacta, como tal apenas te estou a transmitir aquilo que faço nos meus aquários, e tenho obtido bons resultados.

 

Cumptos.

Maurício

Editado por mauricio1972
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Maurício,

 

a questão do UV, não sabia que teria de ser um caudal lento, mas faz sentido, aqui no forum também já aprendi a regular o caudal do meu filtro.

 

Por falar nisso não tinha descrito o filtro é um Sicce - Genio, debita 1000l/h, mas dá para regular. (outra coisa que também quero confirmar se fiz correto, que produtos devo ter nas bandejas do filtro? )

 

Na questão da lampada, como escolho a indicada e onde comprar? O UV encomendei pela net, mas para ser sincero já nem me lembro de onde veio.

 

Vou também ver se descubro onde fazer os testes gH e kH

 

As pastilhas para as plantas são estas:

03315_-ES-PT-_sera-floreplus-24-tabs_TOP

Posso acrescentar, agora que o aquario está funcionar em pleno, substrato de fundo por cima do areão? ou as pastinhas chegam?

 

CO2 uso em pastinha, também, são estas:

104add3ebf.jpg

 

cumprimentos,

Daniel Cruz

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Maurício,

 

a questão do UV, não sabia que teria de ser um caudal lento, mas faz sentido, aqui no forum também já aprendi a regular o caudal do meu filtro.

 

Por falar nisso não tinha descrito o filtro é um Sicce - Genio, debita 1000l/h, mas dá para regular. (outra coisa que também quero confirmar se fiz correto, que produtos devo ter nas bandejas do filtro? )

 

Na questão da lampada, como escolho a indicada e onde comprar? O UV encomendei pela net, mas para ser sincero já nem me lembro de onde veio.

 

Vou também ver se descubro onde fazer os testes gH e kH

 

As pastilhas para as plantas são estas:

03315_-ES-PT-_sera-floreplus-24-tabs_TOP

Posso acrescentar, agora que o aquario está funcionar em pleno, substrato de fundo por cima do areão? ou as pastinhas chegam?

 

CO2 uso em pastinha, também, são estas:

104add3ebf.jpg

 

cumprimentos,

Daniel Cruz

 

 

Boas,

 

em relação ao UV, passa neste link http://faq.thekrib.com/pt/filters.html#sterilization aqui poderás obter alguns esclarecimentos adicionais. Em relação à lâmpada, podes adquirir numa loja de animais ou de lâmpadas. Atenção que tem de ser UVC.

 

No que toca às massas filtrantes, eu tenho estado a substituir as minhas por esponjas, e estou muito satisfeito com o resultado. Têm dupla função (biológica e mecânica).No entanto podes ir para as cerâmicas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.