Que peixe é este


helderjsd

Recommended Posts

Viva,

Estive estes dias por Albufeira, e vi num dos lagos da cidade uns peixes extremamente interessantes e que adorei.

Tenho um lago exterior com algumas carpas e pimpoes, e gostaria de la colocar alguns destes, mas não sei o que sºao.

Alguem me pode ajudar a identifica-los?

 

Cumprimentos,

 

HD

 

IMG_20140531_162202.jpgIMG_20140531_162217.jpgIMG_20140531_190537.jpgIMG_20140531_190608.jpgIMG_20140531_190624.jpgIMG_20140601_103108.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

A mim parecem-me Chanchitos (Australoheros facetus antes Cichlasoma facetum), mais uma espécie exótica que não deveria andar pelos nossos cursos de água.

 

É sabido que o Chanchito foi introduzido em Portugal aí pelos anos 40, de modo a combater a malária (sezões, como era conhecida), através da predação da fêmea do mosquito anófles, se não estou em erro.
Também está divulgado que têm sido recolhidos alguns no sul de Portugal, onde se adaptou bem, apesar das diferenças imensas para a América do Sul.

Não sei se esta informação é correcta ou se foi culpa de algum palerma que os largou na natureza porque já não cabiam no aquário. :chair:

 

jbrqUylkVn2Ir4.jpg

jkKS4VLnlj5RX.jpg

Mais alguma informação acerca dos ditos cujos:
http://www.cartapiscicola.org/dgf/species.cfm?codspecies=hfac
http://www.oocities.org/marco_arruda1980/Chanchito.htm


Cumprimentos,

Pedro C.

Editado por Pedro Centena
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agoa, resta descobrir um sitio onde possa comprar um casal para o meu lago :)

 

Isso agora é que vai ser difícil. :eusathink:

 

Está espécie faz parte do anexo I do Decreto-Lei n.º 565/99 que regula a introdução na natureza de espécies não indígenas da flora e da fauna.

 

Capítulo III

Artigo 8.º

"2 - É proibido o cultivo, a criação ou a detenção em local confinado e a utilização como planta ornamental ou animal de companhia de espécimes das espécies constantes do anexo I identificadas como invasoras; a cedência, a compra, a venda, a oferta de venda e o transporte de espécimes das espécies constantes do anexo I identificadas como invasoras fica restrita a espécimes ou partes de espécimes não-vivos e sem propágulos viáveis, como forma de prevenir a possibilidade de introdução ou de repovoamento através de evadidos."

 

Só os irá conseguir arranjar se conhecer alguém que já os tenha e que lhe os ofereça ou se pescar algum.

Editado por Pedro Centena
Link to comment
Partilhar nas redes sociais