sem experiencia


mario dias

Recommended Posts

boas, tenho um aqua de 80L o qual foi reiniciado ontem de tarde com ha intenção de colocar escalares, por sorte ou por azar surgiu um otimo negocio de 6 escalares por 12 euros, e é ai que comesa a minha duvida, sera que os peixes naõ vão morrer sem fazer o ciclo de uma semana? obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O ciclo normalmente não e uma semana mas sim mais ou menos um mês dependendo se puseste aceleradores biológicos ou não.

Ao colocares peixes antes do ciclo estar concluído arriscas que os peixes morram.

Quais são os valores dos testes da água.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Estamos a falar de escalares de que tamanho e origem?

 

Se forem comprados em loja muito pequenos, grande parte das vezes nem em aquários devidamente ciclados se safam.

 

E ainda mais, se não tens experiência aconselho-te a fazer as coisas com calma e segundo as regras. E atenção que "ciclar" o aquário não é só deixá-lo a funcionar durante um mês e depois meter peixes à farta... tens de fornecer alguma comida inicial (pode ser um peixe que vai produzir detritos) para as bactérias começarem a colonizar o filtro e o aquário e depois ir metendo poucos peixes de cada vez para a colónia de bactérias ter tempo de se ajustar ao aumento da matéria orgânia.

 

Seis escalares em 80l parece-me muito... a menos que a ideia seja tentar formar um casal e depois retirar os outros.

 

De qualquer forma, convém forneceres mais informação sobre o aquário: medidas do aquário (escalares gostam de aquário altos), decoração, flora, outra fauna, filtragem, parâmetros da água...

 

Cumps.

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Coloca as bacterias que se compram para acelerar o ciclo e vai ver que nao tens problemas

Não acho normal ainda existirem este tipo de comentarios no forum!!

Não, as bacterias compradas não substituem um ciclo bem feito simplesmente ajudam no inicio do ciclo.

Mas adicionar peixes só porque meteram essas bacterias é mesmo receita para o desastre.

Tal como outros membros já disseram, 6 escalares em 80L é demasiado! eu acho que 80L não sao suficientes para escalares a não ser que esses 80L sejam acompanhados de uma manutençao de alta qualidade coisa que graças a inespriencia vai ser dificil ser conseguida

Mario ja pensaste em peixes mais pequenos como danios zebra ou neons? seriam bons para começar

Boa sorte! abraço

Guilherme Martins

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas, eu ja tive guppys durante muito tempo só que agora quero experimentar outro tipo de peixe, quanto a dimensão do aquario eu sei que vai ser pequeno mqs a minha ideia é mais tarde os colocar em um maior. neste momento tenho um temperatura de 27 e um PH 7.4 e com otima vegetação, eu para acelerar o ciclo coloquei sera filter biostart, e sei que o escalar não tem nada a ver com o guppy mas sei que com a voça ajuda vou conseguir.obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ha muita gente que vem pedir ajuda e não ouve nada do que se diz :s eu espero que nao sejas mesmo assim e acredito que não és

Na minha opiniao e repito, na minha opinião eu nao aconcelho colar 6 escalares em 80L
Tenta procurar outro tipo de peixes que podem ser do teu agrado como colisas ou se preferes ciclideos kribensis

A temperatura acho que esta um bocado elevada, talvez 25 ou 24

Quanto ao pH não está mau... depende dos peixes que escolhas

Guilherme Martins

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não respondeste à minha pergunta... qual é o tamanho dos escalares? E quais as dimensões do aquário?

 

O pH de 7.4 parece-me muito elevado para escalares que gostam de águas mais ácidas.

 

 

Cumps.

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Baixa o ph (de forma gradual e "natural" aka sem químicos). Aponta para os 6.5. Os escalares preferem e como bonus a amónia é muito menos tóxica.

Afonso Cunha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas, as dimensões são 80 comp x 40 alt x 40 lar, e os escalares pequenos. esta seria a casa deles durante 4 meses depois vão para um maior, que achas?

 

Pequenos tipo 2/3cm ou pequenos tipo 4/5cm?

 

4/5cm com TPA's diárias e de pouco volume talvez se safem... menos que isso eu não arriscaria. Mas também depende da filtragem que tenhas.

 

Quanto ao pH, mais baixo (à volta dos 6.5) era o ideal... mas mais vale teres um pH mais elevado mas constante do que estares a tentar baixar o pH e acabares por ter muitas oscilações.

 

Cumps.

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Link to comment
Partilhar nas redes sociais