Iniciante, amazónico


Recommended Posts

Boa tarde a todos,

 

Gostaria de pedir ajuda quanto a opiniões sobre as minhas ideias para setup deste aquário pois sou mesmo iniciante.

Ainda não tenho nada comprado, nem o aquário pois quero ir fazendo tudo devagarinho para não fazer asneira.

 

Então aqui vai o que tenho pensado

 

Aquário:

vidro extra-claro

10mm de espessura

com tampa em vidro ou acrilico

60x60x30 ou 60x60x40? (CxLxA)

 

Filtragem:

Filtro canister ou sump? (A fauna será só de peixes pequenos e o meu receio e que eles passem pelos dentes do pente da coluna seca e vão parar à sump)

 

Fauna seria:

Maioritariamente um cardume de cardinais (paracheirodon axelrodi)

Tetras nariz de bebado

Neons rosa

Corydoras panda

Neritinas

 

Hardscape:

Fundo em areia fina inerte (clara de preferencia e penso formar uma camada fina pra sifinar facilmente sempre que necessario. Quanto às colónias de bacterias prefiro colocar mais midias filtrantes para criar mais colonias ai. É uma boa opcao?)

Varios troncos (o objectivo da altura menor do aquário era que os troncos fiquem um pouco fora de água)

Poucas rochas que ajudarao a suportar os troncos no mesmo sitio

 

Iluminação:

A iluminação não precisa de ser muito forte pois não terei plantas. Há alguma calha de leds que me possam aconselhar que possa nào ter luz em demasia e ao mesmo tempo realcar as cores dos peixes?

 

Aquecimento:

Fiel aos termostatos eheim jagger ;)

Controlador de temperatura

 

Reposição:

Tunze universal osmolator 3155

Deposito em vidro para agua de reposição

 

Fico a aguardar opiniões.

 

Em principio assim que receber as ajudas encomendo logo o aquário, a estrutura e a sump (caso decida a te-la) à Vidromoldura.

 

 

Espero não estar já para aqui a dizer algum disparate.

 

Cumprimentos

 

Pedro Marreiros

Editado por pedr0aquari090
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia,

 

Lembrei-me de uma outras dúvida que tenho:

 

Uma é se de todo imcompativel um casal de discus ou um de escalares para as litragens que falo.

 

O que me faz pensar que não dá para ter nem um nem outro é o facto de a litragem não ser assim tanta, o aquario ser um cubo e não rectangular e a altura do aquário ser pequena para o tamanho que estes peixes atingem. Outra das coisas é o receio que tenho de os escalares atacarem o resto da fauna que e bastante pequena.

 

Outra é em relação à filtragem:

Caso opte por um canister o Eheim Professionel 3 c/termostato é uma boa opção

Caso opte pela sump eu terei uma parte de seco-húmido com bioballs. Nas outras secções terei as ceramicas e mais outras midias que necessitar. Que marcas ou tipos de midias me aconselham para por na sump?

 

Alguém sabe onde poderei encontrar as tubagens de pvc que sejam de colar? É que a vidromoldura trabalha com uns passa-muros que são lisos o resto das tubagens tem obrigatóriamente ser coladas.

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

respondendo a algumas das tuas perguntas

 

Aquário:

vidro extra-claro

10mm de espessura

com tampa em vidro ou acrilico

60x60x30 ou 60x60x40? (CxLxA)

 

Eu prefiro o vidro, até porque o acrilico poderá vir a ficar empenado por causa do calor das lâmpadas.

 

Em relação às dimensões, quanto maior, melhor. Quanto mais litros levar maior é a estabilidade do sistema

 

Filtragem:

Filtro canister ou sump? (A fauna será só de peixes pequenos e o meu receio e que eles passem pelos dentes do pente da coluna seca e vão parar à sump)

 

Para as dimensões do aquário que estás a planear, apostava num filtro eheim 2215. É mais do que suficiente. Outra opção é teres dois filtros um pouco mais fracos tipo 2213. O facto de ter dois filtros pode evitar problemas quando um se avaria, uma vez que o sistema possui redundância de filtragem.

 

Fauna seria:

Maioritariamente um cardume de cardinais (paracheirodon axelrodi)

Tetras nariz de bebado

Neons rosa

Corydoras panda

Neritinas

 

Parece-me bem, embora eu preferisse guppys, uma vez que a reprodução é muito fácil e serve como estímulo a quem se inicia nos aquários.

 

Hardscape:

Fundo em areia fina inerte (clara de preferencia e penso formar uma camada fina pra sifinar facilmente sempre que necessario.

 

Eu sugiro areão. Caso resolvas vir a colocar plantas, as raízes têm dificuldade a desenvolver-se se a areia for muito fininha.

 

Quanto às colónias de bacterias prefiro colocar mais midias filtrantes para criar mais colonias ai. É uma boa opcao?)

 

Não sou muito favorável às bactérias em pacote. Julgo preferível iniciares com um ou dois peixes e deixares que o ciclo se efectue o mais naturalmente possível, tendo em atenção de não colocar muitos peixes no aquário ao mesmo tempo.

 

Varios troncos (o objectivo da altura menor do aquário era que os troncos fiquem um pouco fora de água)

 

Isso vai do gosto de cada um

 

Poucas rochas que ajudarao a suportar os troncos no mesmo sitio

 

Iluminação:

A iluminação não precisa de ser muito forte pois não terei plantas. Há alguma calha de leds que me possam aconselhar que possa nào ter luz em demasia e ao mesmo tempo realcar as cores dos peixes?

 

É recomendável cerca de 1w por litro, mas isso pode variar e muito. Sugiro que coloques algumas plantas de baixa manutenção. São essenciais ao bem estar dos peixes. Podes colocar anúbias, fetos de java e até algumas plantas flutuantes, assim como musgos (tipo java).

 

Aquecimento:

Fiel aos termostatos eheim jagger ;)

Controlador de temperatura

 

Estou de acordo

 

Uma é se de todo imcompativel um casal de discus ou um de escalares para as litragens que falo.

NÃO. Não te recomendo. Os escalares podem vir a tornar-se agressivos e dar-te problemas. Os discos não são de todo aconselháveis a quem se inicia nos aquários. São peixes sensíveis e requerem experiência.

 

Caso opte por um canister o Eheim Professionel 3 c/termostato é uma boa opção

 

Apesar de ser fã da Eheim, não sou apreciador desse tipo de filtros. É muita electrónica para avariar. Aposta na linha classic

 

Caso opte pela sump eu terei uma parte de seco-húmido com bioballs. Nas outras secções terei as ceramicas e mais outras midias que necessitar. Que marcas ou tipos de midias me aconselham para por na sump?

 

As massas filtrantes, recomendo esponjas. Visita o site da Eheim e vê o que recomendam.

 

Boa sorte para o projecto.

 

Cumptos.

Maurício

 

Editado por mauricio1972
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Porque 60x60? Vais colocar o aquário no canto de uma divisão?

Parece mais um reef ou um terrário com essas medidas, mas pode vir a ficar interessante.

Podias fazer uma espécie de biótopo com uma peça central em madeira/raízes, teres os cardumes e o casal de escalares..

 

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, desde já, muito obrigado pelas respostas.

 

Quanto a tampa será memso de vidro.

 

Em relação à filtragem acho que vou mesmo optar por um sump por uma razão simples. Mais tarde devo transformar o aquário num salgado e assim já é maio caminho andado. Só preciso e de ajuda para saber que mídias usar dentro da sump.

 

Em relação a fauna eu optei por estás espécies por ser super fã de cardinais.

 

Eu Tava a dizer que nao queria plantas pois como não sou experiente tenho medo de as perder. Pois não usarei fertilizantes nem substracto fértil. A iluminação será mais fraca para ser mais parecido com um biotopo. A tampa tira um pouco a luz mas como tive uma problema gravíssimo numa tentativa que fracasso com um aquário anterior. É essa a razão. Achas que vou conseguir manter mesmo que sejam poucas plantas com areao fino e fraca iluminação?

 

O que queria dizer em relação as mídias e as colônias de bactérias não e adicionar bactérias. O que Tava a dizer e que se tiver uma sump com bastantes mídias filtrantes que ganharão bactérias atenuaria a necessidade de ter uma camada de substrato tão alta. Acho eu...

 

Estou a pensar mesmo em basear-me num biotopo amazônico.

 

Obrigado pelas respostas :)

 

 

 

 

Boas,

 

respondendo a algumas das tuas perguntas

 

Aquário:

vidro extra-claro

10mm de espessura

com tampa em vidro ou acrilico

60x60x30 ou 60x60x40? (CxLxA)

 

Eu prefiro o vidro, até porque o acrilico poderá vir a ficar empenado por causa do calor das lâmpadas.

 

Em relação às dimensões, quanto maior, melhor. Quanto mais litros levar maior é a estabilidade do sistema

 

Filtragem:

Filtro canister ou sump? (A fauna será só de peixes pequenos e o meu receio e que eles passem pelos dentes do pente da coluna seca e vão parar à sump)

 

Para as dimensões do aquário que estás a planear, apostava num filtro eheim 2215. É mais do que suficiente. Outra opção é teres dois filtros um pouco mais fracos tipo 2213. O facto de ter dois filtros pode evitar problemas quando um se avaria, uma vez que o sistema possui redundância de filtragem.

 

Fauna seria:

Maioritariamente um cardume de cardinais (paracheirodon axelrodi)

Tetras nariz de bebado

Neons rosa

Corydoras panda

Neritinas

 

Parece-me bem, embora eu preferisse guppys, uma vez que a reprodução é muito fácil e serve como estímulo a quem se inicia nos aquários.

 

Hardscape:

Fundo em areia fina inerte (clara de preferencia e penso formar uma camada fina pra sifinar facilmente sempre que necessario.

 

Eu sugiro areão. Caso resolvas vir a colocar plantas, as raízes têm dificuldade a desenvolver-se se a areia for muito fininha.

 

Quanto às colónias de bacterias prefiro colocar mais midias filtrantes para criar mais colonias ai. É uma boa opcao?)

 

Não sou muito favorável às bactérias em pacote. Julgo preferível iniciares com um ou dois peixes e deixares que o ciclo se efectue o mais naturalmente possível, tendo em atenção de não colocar muitos peixes no aquário ao mesmo tempo.

 

Varios troncos (o objectivo da altura menor do aquário era que os troncos fiquem um pouco fora de água)

 

Isso vai do gosto de cada um

 

Poucas rochas que ajudarao a suportar os troncos no mesmo sitio

 

Iluminação:

A iluminação não precisa de ser muito forte pois não terei plantas. Há alguma calha de leds que me possam aconselhar que possa nào ter luz em demasia e ao mesmo tempo realcar as cores dos peixes?

 

É recomendável cerca de 1w por litro, mas isso pode variar e muito. Sugiro que coloques algumas plantas de baixa manutenção. São essenciais ao bem estar dos peixes. Podes colocar anúbias, fetos de java e até algumas plantas flutuantes, assim como musgos (tipo java).

 

Aquecimento:

Fiel aos termostatos eheim jagger ;)

Controlador de temperatura

 

Estou de acordo

 

Uma é se de todo imcompativel um casal de discus ou um de escalares para as litragens que falo.

NÃO. Não te recomendo. Os escalares podem vir a tornar-se agressivos e dar-te problemas. Os discos não são de todo aconselháveis a quem se inicia nos aquários. São peixes sensíveis e requerem experiência.

 

Caso opte por um canister o Eheim Professionel 3 c/termostato é uma boa opção

 

Apesar de ser fã da Eheim, não sou apreciador desse tipo de filtros. É muita electrónica para avariar. Aposta na linha classic

 

Caso opte pela sump eu terei uma parte de seco-húmido com bioballs. Nas outras secções terei as ceramicas e mais outras midias que necessitar. Que marcas ou tipos de midias me aconselham para por na sump?

 

As massas filtrantes, recomendo esponjas. Visita o site da Eheim e vê o que recomendam.

 

Boa sorte para o projecto.

 

Cumptos.

Maurício

 

Boas,

 

Porque 60x60? Vais colocar o aquário no canto de uma divisão?

Parece mais um reef ou um terrário com essas medidas, mas pode vir a ficar interessante.

Podias fazer uma espécie de biótopo com uma peça central em madeira/raízes, teres os cardumes e o casal de escalares..

 

Cumps.

Boas,

 

Porque 60x60? Vais colocar o aquário no canto de uma divisão?

Parece mais um reef ou um terrário com essas medidas, mas pode vir a ficar interessante.

Podias fazer uma espécie de biótopo com uma peça central em madeira/raízes, teres os cardumes e o casal de escalares..

 

Cumps.

Tiraste-me praticamente "todas as palavras da boca". Ou seja, estas medidas já são a pensar num futuro salgado.

Adoro cubos e penso colocar uma peca central com bastantes raízes. Vamos ver o que vai dar.

 

Obrigado pela resposta :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Lembrei-me de uma coisa. Será que usar apenas plantas flutuantes iris resolver o problema da falta de oxigenio? Estas estando à superficie, mesmo com tampa apanham luz mais facilmente assim como apanham o Co2 da atmosfera mais facilmente. Há alguma planta flutuante que me aconselhem que seja de facil manutenção para iniciantes? Presumo que com isto resolvo tambem o problema do excesso de luz para os peixes pois estas plantas fazem bastante sombra. Tenho é mais uma dúvida, escolhendo a sump como filtro não há perigo de estas plantas entrarem na coluna seca ou na sump e mesmo entopirem qualquer coisa?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se calhar é mais facil se contar a minha historia na aquariofilia e as razoes para ter receio dos plantados.

 

À algum tempo comecei a montar um salgado, tinha tudo montado e a ciclar, com um setup com os melhores equipamentos do mercado, uma sump bem grande e um refugio bem grande e um deposito grande com reposicao automatica. O aquario era de 120x60x50. Acontece que fui 3 dias para fora em trabalho e quando cheguei tinha algumas paredes e o teto completamente preto. Nao sei o que se passou, explicaram-me que pode ter sido de a temperatura ambiente da divisao ter baixado em relacao à temperatura da agua. Eu como vivia e vivo em casa dos meus pais tive de desmontar tudo e vender tudo por tuta e meia.

 

Dai a minha razão para querer que o aquário tenha mesmo tampa. A tampa parece uma coisa que é impensavel para um plantado pois rouba imensa luz.

 

A divisao tem o teto muito baixo mas nem e muito pequena. Há alguma tinta para paredes que me aconselhem para pintar a divisão de maneira que eu tenha a certeza que posso fazer um plantado sem tampa?

 

Tenho um setup todo pensado e com um bom orçamento para um plantado mas não avancei por receio das oaredes ficarem iguais (apesar de a litragem ser muito menor).

 

Que acham?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

na minha opinião, os aquários devem ter tampa. Reduz a evaporação, evita que os peixes saltem para fora do aqua, reduz as despesas com o aquecimento, etc... Para mim são mais os prós que os contras em ter tampa

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

na minha opinião, os aquários devem ter tampa. Reduz a evaporação, evita que os peixes saltem para fora do aqua, reduz as despesas com o aquecimento, etc... Para mim são mais os prós que os contras em ter tampa

.

 

Mas achas que poderia montar um plantado por exemplo com tampa sem ter qualquer problema para as plantas?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Todo depende das plantas que quiseres, se quiseres montar um aquascamping com plantas de extrema dificuldade a tampa não vai facilitar, agora se queres um plantado normal se colocares uma boa luz não vais ter problema. Eu por exemplo o meu plantado tem tampa e para dificultar ainda mais a coisa tem uma altura de 70cm, e mesmo assim plantas não lhe faltam, depois eu coloco uma foto para teres uma ideia.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Todo depende das plantas que quiseres, se quiseres montar um aquascamping com plantas de extrema dificuldade a tampa não vai facilitar, agora se queres um plantado normal se colocares uma boa luz não vais ter problema. Eu por exemplo o meu plantado tem tampa e para dificultar ainda mais a coisa tem uma altura de 70cm, e mesmo assim plantas não lhe faltam, depois eu coloco uma foto para teres uma ideia.

Se calhar é mais facil eu deixar o setup que tenho pensado para o plantado e assim dizem se dará ou não para por tampa no aquário.

 

De qualquer forma alguem conhece alguma tinta para paredes que impeca que volte a ficar com as paredes pretas por causa do aquário?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqui ficam as fotos do meu aquário.

Medidas 150/50/70 com tampa iluminação 4x54W

p3fh3bZl.jpg

zRHCZTrl.jpg

CwBZqmll.jpg

4TV4Afol.jpg

zk3RP6hl.jpg

 

Quanto a parede tenho as minhas duvidas que tenha sido o aquário, eu tenho um de 60 litros, sem tampa e o único problema é que todos os dias tenho de repor água.

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqui ficam as fotos do meu aquário.

Medidas 150/50/70 com tampa iluminação 4x54W

p3fh3bZl.jpg

zRHCZTrl.jpg

CwBZqmll.jpg

4TV4Afol.jpg

zk3RP6hl.jpg

 

Quanto a parede tenho as minhas duvidas que tenha sido o aquário, eu tenho um de 60 litros, sem tampa e o único problema é que todos os dias tenho de repor água.

 

 

 

Do aquario sei que foi pois a água que evaporou do aquario foi muitissima que o deposito de reposicao tinha levado uma razia... Ja para não falar que o sistema tinha de litragem cerca de 650lts.

 

Mas pronto já está... Na altura gostava de ter voltado a insistir mas pronto...

Aqui ficam as fotos do meu aquário.

Medidas 150/50/70 com tampa iluminação 4x54W

p3fh3bZl.jpg

zRHCZTrl.jpg

CwBZqmll.jpg

4TV4Afol.jpg

zk3RP6hl.jpg

 

Quanto a parede tenho as minhas duvidas que tenha sido o aquário, eu tenho um de 60 litros, sem tampa e o único problema é que todos os dias tenho de repor água.

 

 

 

Adoro o teu aquário!!!! As plantas estao lindissimas e os escalares estão divinais!!!

Diz-me uma coisa, tens tampa no aquario mas tens a iluminação toda entre a agua e a tampa? É que não era isso que estava a falar. O que estava a falar era de uma tampa em vidro e a iluminação ficaria do lado de fora, ou seja com a tampa entre a agua e a luminaria. Isto desta forma tambem tem problema?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então aqui vai o setup de que falava

 

Aquário:

- 60x60x30 com ou sem tampa?

- vidro extra-claro de 10mm

- estrutura de ferro metalizado com portas frontal e laterais em vidro temperado com fixação por imans

 

Iluminação:

- 2 módulos TMC grobeam 1500 ultima

- 2 módulos TMC grobeam 600 ultima

- multicontrolador TMC

- moonlight

- iluminação led dioder do IKEA para iluminação da "casa das máquinas"

 

Filtragem:

- filtro eheim professional 3 com termostato 2171 (já sei que este filtro tem demasiada electrónica propicia a avarias e já me deram outras opções mas especificamente para plantado há algum que me aconselhem?

- lily pipes ADA 17mm

 

Temperatura:

- dois termostatos eheim jager 150w (um apenas caso use o filtro que falo em cima) ou um hydor eth externo de 300w (aconselham este tipo de termóstatos? Ou é arriscado ter só um termóstato? É que com os eheim jager eu fico sem saber onde os esconder dentro do aquário)

- 4 ventoínhas jebo

- controlador de temperatura

- termómetro digital

- termómetro de vidro da ADA (para o caso de o digital falhar)

 

Substracto:

- duas unidades de Penac W da ADA (10gr cd)

- duas unidades de Penac P da ADA (10gr cd)

- Bacter 100 da ADA

- Clear super da ADA

- Tourmaline BC da ADA

- Power sand M da ADA

- dois sacos de Aquasoil Amazónia da ADA (9ltrs cd)

- um saco de La plata sand da ADA (cosmetic sand de 2kls)

 

Co2:

- difusor de Co2 da pollen glass beetle 30 da ADA

- check valve

- conta bolhas da ADA

- garrafa de Co2 pressurizada de 2000gr

- válvula solenóine

- adaptador para válvula solenóide

- drop checker da ADA

 

Fauna:

- paracheirodon axelrodi (tetra cardinais)

- otocinclus affinis

- corydoras panda

- caridina multidentata-japonica (camarões Takashi Amano)

- hemigrammus rhodostomus (tetras nariz de bêbado)

- hemigrammus erythozonus (neons rosa)

 

Flora:

- eleocharis parvula

- vallisneria nana

- staurogyne repens

- hygrophila polysperm rosanervig

- taxyphillum sp. spiky

- anubias barteri var. nana

 

Fertilização:

- ADA bright K (5 ou 6ml por dia antes do inicio do fotoperiodo)

- ADA green bright fase 1 (5 ou 6ml por dia antes do inicio do fotoperiodo até ao 3º mês)

- ADA green bright fase 2 (5 ou 6ml por dia antes do inicio do fotoperiodo a partir do 3º mês atê ao 12º mês)

- ADA green bright fase 3 (5 ou 6ml por dia antes do inicio do fotoperiodo a partir do 12º mês)

- ADA ECA (5 ou 6 gotas antes do inicio do fotoperiodo)

- ADA green drop (doseador de fertilizantes líquidos)

 

Ainda pensei em colocar uma bomba de reposição tunze universal mas acho que é muito arriscado em aquários sem sump pois estou sempre sujeito a inundação caso a bomba avarie ou algum dos sensores cole.

 

É este o setup fico a aguardar opiniões

 

Obrigado por toda a ajuda que me tem prestado :)

A iluminação e por cima do vidro.

Não tinha mesmo noção de que a luz ficasse tão forte mesmo por cima do vidro. Assim fico bem mais descansado :)

 

Já aqui deixei o setup para o plantado se me puderes dar a tua opinião eu ficava muito agradecido.

 

Orbrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu acho que podes avançar sem medo.

 

Quanto a fertilização vais ter de esperar por outras opiniões, eu faço uma muito mais básica.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem que confusão que para aqui vai! Plantados com sump? Aquário com vidros de 10mm de espessura para apenas 30 cms de altura? Não será demasiado? A parte do móvel em estrutura de ferro forrada com vidro temperado seguro por imans??? Depois a questão da fertilização...tanta coisa apenas para umas plantas, digamos, pouco exigentes como as que queres colocar?

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem que confusão que para aqui vai! Plantados com sump? Aquário com vidros de 10mm de espessura para apenas 30 cms de altura? Não será demasiado? A parte do móvel em estrutura de ferro forrada com vidro temperado seguro por imans??? Depois a questão da fertilização...tanta coisa apenas para umas plantas, digamos, pouco exigentes como as que queres colocar?

 

Acho que é 60 de altura e 30 de largura

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem que confusão que para aqui vai! Plantados com sump? Aquário com vidros de 10mm de espessura para apenas 30 cms de altura? Não será demasiado? A parte do móvel em estrutura de ferro forrada com vidro temperado seguro por imans??? Depois a questão da fertilização...tanta coisa apenas para umas plantas, digamos, pouco exigentes como as que queres colocar?

Pois acredito :( sou iniciante. Fui por o que me pareceu mais indicado mas preciso mesmo de bastante ajuda pois estou mesmo a zeros :(

 

Este plantado não terá sump. É um plantado onde puz a hipótese de usar um bom canister.

 

Que espessura me aconselhas para 30cm de altura?

 

A estrutura não será forrada a vidro. Isto é o mesmo que já tive noutro projecto que adorei e já houve mais duas pessoas a fazer igual depois de mim por terem gostado. É uma estrutura em ferro metalizado a cru, apenas com o tratamento anti-humidade. O resto não é forro. São mesmo portas em vidro na estrutura com dobradiças presas directamente na estrutura. O ímans são para manter as portas fechadas.

 

Em relação à fertilização e a tudo o resto que me aconselhas?

 

Obrigado pela sinceridade :)

Acho que é 60 de altura e 30 de largura

Não, são mesmo 30cm de altura.

60x60x30 (CxLxA)

Ah esqueci-me de dizer que pretendo tapar quase todo o fundo do aquário com um tapete de eleocharis párvula.

 

Em relação à altura eu adoro aquários baixinhos e com bastante largura. Por adoro alguns aquários do aquariofilista George Farmer.

 

Em relação ao setup puz este pois li mil e uma coisas e fiquei baralhadissimo. Então puz um setup para fertilização nos guias usados nos aquários da empresa Green Machine. Como não sou experiente fui para uma opção onde vi que haviam aquários de sucesso.

 

Se me puderem ajudar com conselhos eu fico grato.

 

Obrigado

Editado por pedr0aquari090
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

6 cms deve ser mais que suficiente para as dimensões que pretendes. Mas uma palavrinha ao Rui Melo será suficiente para te esclarecer às tuas dúvidas. Também há calculadoras online, basta pesquisares ;) Depois para 108 L brutos que com 18L de amazonia + a areia + troncos/pedras deve roubar uns bons 25/30 Litros, sobra-te quantos litros de agua?? Uns 70? E mesmo assim queres colocar dois termostatos de 150W cada? Sabes que os da Jaeger medem 36 cms? Vais coloca-los de lado? E o filtro, se fores para essa escolha tens a noção que debita 950L/H! Mais importante ainda que o débito é a capacidade de albergar matérias filtrantes dentro dele e 3L não é muito, qualquer 2213 tem o mesmo espaço. Em relação à fertilização da Ada nunca utilizei a não ser o substrato da Amazónia por isso não te posso ajudar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em relação à fertilização, não sou grande entendedor, mas acredito que nem precises mas se precisares não precisas de usar esses métodos da ADA super caros todos xpto, podia simplesmente usar o método estimativo "estimative index" pesquisa no Google que encontras (é um conjunto de duas soluções caseiras uma de macro nutrientes e outra de micro nutrientes ou então uma solução para cada nutriente) quanto aos substratos acho que percebi que vais usar a areia para as zonas sem plantas e o restante para a zona plantada como pensar separar os substratos e manter as elevações dos substratos é que as corydoras são tramadas nisso, gosto da ideia com os 30cm e troncos a sair da água tenho dois nanos de 30cm de altura e fica muito bom os troncos a sair da água!! Os cardumes de peixes talvez metesse só dois mas isso depende do gosto de cada um, é que quanto mais indivíduos da mesma espécie mais engraçado fica o cardume. O co2 não vejo grande necessidade visto as plantas que escolheste mas é uma mais valia tal como o fertilizante, e com esse equipamento todo do mais alto nivel que eu nem imagino vir a ter kkkk tem tudo para ficar um espetáculo!!!

River of the Stone Age (acabado)

____________________________________

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que já fiz a minha escolha.

 

Vou mesmo para um temático amazónico com areão inerte para por algumas plantitas mais resistentes e algumas flutuantes.

 

Sendo que penso por o aquário com 60x60x30 ou 60x60x40 que filtros externos tipo canister me aconselham? Prefiro ter dois para o caso de um falhar. Há algum com a hipotese de esconder os termostatos?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

filtros para mim são Eheim.

 

Cumptos.

Maurício

E que tal se forem dois filtros eheim Classic 250 (2213)?

 

Desculpem a ignorância mas parece-me que estes filtros tem pouca capacidade para mídias filtrantes. Ou é suficiente?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.